Novo Trem do Metro - CAF


Correia431M
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Correia431M » 31 Jul 2010, 23:38

Gustavodc escreveu:Bem provável que eu estivesse nele.
O 362 deu show.
E só pra variar um pouquinho deve ter ferrado lindamente a já caótica Linha 3. Acertei?
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Vicente
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Vicente » 04 Ago 2010, 09:01

Parece que tiveram algo mais sério:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 0115,0.php

Metrô retira trens novos após falhas em curvas
Comprados por R$ 30 milhões cada, eles circulavam havia cinco meses na Linha Vermelha; dos seis, dois foram trazidos da Espanha04 de agosto de 2010 | 0h 00
Renato Machado - O Estado de S.Paulo
Menos de cinco meses após começarem a circular, os novos trens da Linha 3-Vermelha do Metrô foram retirados da operação comercial por riscos aos usuários. Duas composições apresentaram na segunda-feira problemas na chamada "barra de torção" e acabaram colidindo contra a plataforma na Estação Sé. Por precaução, toda a nova frota foi recolhida aos pátios para análise e não há previsão de retorno.


Os novos trens da espanhola CAF começaram a circular na rede paulistana em 27 de março, com o objetivo de reforçar a frota na linha mais superlotada do planeta - transporta diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. Cada um custou cerca de R$ 30 milhões. O mesmo contrato prevê a aquisição de mais 17 unidades, algumas para a Linha 1-Azul.

Atualmente há quatro dessas unidades em operação comercial na Linha 3-Vermelha e outras duas em fase de testes. Na segunda-feira, por volta das 8 horas (horário de pico da manhã), a composição H61 entrou desalinhada na Estação Sé e sua lateral atingiu a plataforma. Os passageiros sentiram apenas um "tranco" mais forte. O trem precisou ser evacuado e levado para o pátio de manutenção. O Metrô ressalta que a ocorrência não colocou em risco os usuários.

No mesmo dia, o trem começou a ser analisado por engenheiros da Comissão Permanente de Segurança (Copese) do Metrô - órgão que investiga "incidentes notáveis". Foi constatada que a barra de torção - equipamento que reduz efeitos de curvas no chassi - estava travada. Por isso, o trem não voltou a se alinhar após fazer uma curva. A inclinação provocou as batidas nas plataformas.

O mesmo problema na barra de torção foi constatado na composição H62, embora em menor proporção. Dois vagões desse trem atingiram a estrutura da estação - no primeiro incidente, toda a lateral raspou na plataforma. Por isso, o Metrô determinou o recolhimento de todos os novos trens fabricados pela CAF, até que técnicos da Copese assegurem que eles obedecem às condições de segurança.

"Os incidentes não provocaram riscos aos passageiros. Mas a falha nessa barra fazia com que os trens andassem empinados e, dependendo da inclinação, poderia haver descarrilamento. Por isso foram retirados de operação", disse um funcionário do Metrô que não quis identificar-se.

O primeiro trem da CAF já havia apresentado outro problema, que o impedia de trafegar em horários de pico. Quando estava com muitos passageiros, ele cedia e era rebaixado alguns centímetros. Por isso, o sistema de abastecimento de energia da composição - chamado conjunto coletor do terceiro trilho - ficava desalinhado da rede fornecedora e o trem não andava. Segundo o Metrô, esse problema foi totalmente corrigido.

Antes da falha das barras de torção, dois dos novos trens já circulavam no horário de semipico e os outros dois no horário de menos movimento.


Companhia diz que não houve risco aos usuários

O Metrô confirmou o incidente da manhã de segunda-feira com uma das novas composições da Linha 3-Vermelha na Estação Sé. "O trem H61, ao adentrar a plataforma da Estação Sé, na Linha 3-Vermelha, teve a tampa do painel externo de chaves raspada na plataforma", informou, por meio de nota.
A companhia ressalta, no entanto, que a ocorrência não colocou em risco os usuários.
Segundo o Metrô, o recolhimento de todos os trens da série envolvida no incidente faz parte de um procedimento de segurança. "Seguindo rigoroso procedimento adotado pelo Metrô, em situações desta natureza, todos os trens de mesma série são imediatamente recolhidos para análise, conforme protocolo de segurança", afirma a nota.
A companhia afirma que os engenheiros que compõem a Comissão Permanente de Segurança (Copese) estão analisando o problema, em todas as unidades da série. Os novos trens fabricados pela CAF voltarão a ser liberados para operação comercial somente após a conclusão do trabalho dos peritos. "O Metrô reafirma, ainda, que zela por total transparência."




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Vicente
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Vicente » 04 Ago 2010, 09:18

Depois dessa, eu tô é com pena do pessoal de operação da 3 por conta disso.
Se com os CAF's já havia déficit de frota, agora eles estão com um Ceagesp de abacaxis, pepinos, nabos e todos os vegetais sinônimos de problemas pra descascar...
Pergunta aos que já conhecem melhor: num caso de total insuficiência de frota na 3 (que pode ser o que ocorra), é possível colocar algum Budd pra operar lá? Ou seria judiar demais dos pobres anciãos?


Rafael Lopes
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 04 Ago 2010, 09:40

Xi. Por isso que segunda não vi nenhum rodando.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Correia431M » 04 Ago 2010, 13:41

Rafael Lopes escreveu:Xi. Por isso que segunda não vi nenhum rodando.
É por essas e outras que felizmente ainda não inventaram coisas melhores que os Alstom. Eles são pau pra toda a obra.

Tenho certeza que se mandarem algum A96 pra Leste, o bichinho não vai dar nenhum defeitinho.
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André Vasconcellos
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Ago 2010, 15:11

=o =o =o O problema é sério...

Esse problema na barra de torção pode levar a danos mais severos na caixa dos carros em geral??
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

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Nerilton
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Nerilton » 04 Ago 2010, 21:38

Que pena esses CAF's estarem dando tantos problemas! E realmente a CAF vai ter que explicar muito p/ Companhia do Metropolitano de São Paulo por tantas falhas assim. Gosto muito da CAF mas c/ essa sequência de falhas tá me deixando um pouco a desejar.
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:


Tiago Costa
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Ago 2010, 22:54

Gente, lembrem-se de que trens dão sempre problemas ao entrar em operação. O que ocorre hoje? Fabricantes estão sendo pressionadas a acelerar ao máximo o desenvolvimento dos seus projetos, e operadoras estão sendo pressionadas a acelerar ao máximo a liberação dos trens para a operação. Dessa forma, vemos problemas em operação que aconteceriam em testes, e ficariam fora da nossa visão (de usuários). Budd, Cobrasma, Mafersa e Milênio. Todos esses tiveram seus problemas durante os testes (até acidentes aconteceram fora de operação), mas hoje estão aí, firmes e fortes, apesar dos problemas crônicos.


Gustavodc
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 05 Ago 2010, 01:00

Correia431M escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Xi. Por isso que segunda não vi nenhum rodando.
É por essas e outras que felizmente ainda não inventaram coisas melhores que os Alstom. Eles são pau pra toda a obra.

Tenho certeza que se mandarem algum A96 pra Leste, o bichinho não vai dar nenhum defeitinho.
Hahahahahahahahahahahaha!
Pensa em um trem que da pau e não anda nem ferrando num despacho!
Ele mesmo!

Vou postar o que eu escrevi no orkut sobre o fato:
Alguns problemas que a Alstom deu:
Suspensão arriar (motivo do Milênio ir pra L2)
Falhas de ATP (idem)
ULTRA MEGA BAIXÍSSIMA propulsão (quero ver nas rampas da L15)
Roda soltando e trem descarrilando
Trem pegando fogo ao ligar.
Trem com freio falha aplicação.

Tuzi, foi ao contrário, no 361 foram 5 e no 62 foram 2 apenas.
O trem não raspou na plataforma de Sé até porque isso seria impossível, ele raspou na passarela de emergência, que inclusive da pra ver saindo de Sé na 2 umas marcas brancas de concreto raspado.
Não teve risco de descarrilar e falha COPESE está lá.

Milênio sem chance, Oeste de Sé na 2 no pico da tarde e o Milênio pede arrego.
Budds? Sem chance, sem freio, sem ter como em ATO.
Complementando, não é simples mandar os trens pra cá. O Milênio que é o mais próximo que a maioria tem treinamento não pode rodar na Leste, e não teria tempo hábil pra treinar todo mundo.
Vizendi, os CAF's quebraram um grande galho operando no pico, eles no pico deixavam 2 de reserva técnica.

COPESE = Falhas do capeta, como falha de ATP e coisitas mas.


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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Correia431M » 05 Ago 2010, 17:24

Gustavodc escreveu:
Correia431M escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Xi. Por isso que segunda não vi nenhum rodando.
É por essas e outras que felizmente ainda não inventaram coisas melhores que os Alstom. Eles são pau pra toda a obra.

Tenho certeza que se mandarem algum A96 pra Leste, o bichinho não vai dar nenhum defeitinho.
Hahahahahahahahahahahaha!
Pensa em um trem que da pau e não anda nem ferrando num despacho!
Ele mesmo!

Vou postar o que eu escrevi no orkut sobre o fato:
Alguns problemas que a Alstom deu:
Suspensão arriar (motivo do Milênio ir pra L2)
Falhas de ATP (idem)
ULTRA MEGA BAIXÍSSIMA propulsão (quero ver nas rampas da L15)
Roda soltando e trem descarrilando
Trem pegando fogo ao ligar.
Trem com freio falha aplicação.

Tuzi, foi ao contrário, no 361 foram 5 e no 62 foram 2 apenas.
O trem não raspou na plataforma de Sé até porque isso seria impossível, ele raspou na passarela de emergência, que inclusive da pra ver saindo de Sé na 2 umas marcas brancas de concreto raspado.
Não teve risco de descarrilar e falha COPESE está lá.

Milênio sem chance, Oeste de Sé na 2 no pico da tarde e o Milênio pede arrego.
Budds? Sem chance, sem freio, sem ter como em ATO.
Complementando, não é simples mandar os trens pra cá. O Milênio que é o mais próximo que a maioria tem treinamento não pode rodar na Leste, e não teria tempo hábil pra treinar todo mundo.
Vizendi, os CAF's quebraram um grande galho operando no pico, eles no pico deixavam 2 de reserva técnica.

COPESE = Falhas do capeta, como falha de ATP e coisitas mas.
Pelo visto, quem precisa ser benzida urgente é a Linha 3. Nenhum trem novo dá certo, CACILDS. :brrb:

Ô LINHAZINHA ZICADA ESSA AÍ, VIU!!! wll nnoo
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 05 Ago 2010, 17:36

Se essa linha fosse zicada, não transportaria mais gente do que qualquer outra linha de Metrô no universo existente.
O problema foi o trem, poderia ter acontecido com o G, como aconteceu com o Milênio também.


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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Ago 2010, 19:19

Pois é. Mas eu ainda era a favor de isso gerar um período de testes um pouco mais longo que o que tem sido ultimamente. Só assim para prevenir um pouco mais esses problemas em operação comercial.

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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por AGV » 05 Ago 2010, 21:19

Vicente escreveu:Parece que tiveram algo mais sério:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 0115,0.php

Metrô retira trens novos após falhas em curvas
Comprados por R$ 30 milhões cada, eles circulavam havia cinco meses na Linha Vermelha; dos seis, dois foram trazidos da Espanha04 de agosto de 2010 | 0h 00
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Menos de cinco meses após começarem a circular, os novos trens da Linha 3-Vermelha do Metrô foram retirados da operação comercial por riscos aos usuários. Duas composições apresentaram na segunda-feira problemas na chamada "barra de torção" e acabaram colidindo contra a plataforma na Estação Sé. Por precaução, toda a nova frota foi recolhida aos pátios para análise e não há previsão de retorno.


Os novos trens da espanhola CAF começaram a circular na rede paulistana em 27 de março, com o objetivo de reforçar a frota na linha mais superlotada do planeta - transporta diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. Cada um custou cerca de R$ 30 milhões. O mesmo contrato prevê a aquisição de mais 17 unidades, algumas para a Linha 1-Azul.

Atualmente há quatro dessas unidades em operação comercial na Linha 3-Vermelha e outras duas em fase de testes. Na segunda-feira, por volta das 8 horas (horário de pico da manhã), a composição H61 entrou desalinhada na Estação Sé e sua lateral atingiu a plataforma. Os passageiros sentiram apenas um "tranco" mais forte. O trem precisou ser evacuado e levado para o pátio de manutenção. O Metrô ressalta que a ocorrência não colocou em risco os usuários.

No mesmo dia, o trem começou a ser analisado por engenheiros da Comissão Permanente de Segurança (Copese) do Metrô - órgão que investiga "incidentes notáveis". Foi constatada que a barra de torção - equipamento que reduz efeitos de curvas no chassi - estava travada. Por isso, o trem não voltou a se alinhar após fazer uma curva. A inclinação provocou as batidas nas plataformas.

O mesmo problema na barra de torção foi constatado na composição H62, embora em menor proporção. Dois vagões desse trem atingiram a estrutura da estação - no primeiro incidente, toda a lateral raspou na plataforma. Por isso, o Metrô determinou o recolhimento de todos os novos trens fabricados pela CAF, até que técnicos da Copese assegurem que eles obedecem às condições de segurança.

"Os incidentes não provocaram riscos aos passageiros. Mas a falha nessa barra fazia com que os trens andassem empinados e, dependendo da inclinação, poderia haver descarrilamento. Por isso foram retirados de operação", disse um funcionário do Metrô que não quis identificar-se.

O primeiro trem da CAF já havia apresentado outro problema, que o impedia de trafegar em horários de pico. Quando estava com muitos passageiros, ele cedia e era rebaixado alguns centímetros. Por isso, o sistema de abastecimento de energia da composição - chamado conjunto coletor do terceiro trilho - ficava desalinhado da rede fornecedora e o trem não andava. Segundo o Metrô, esse problema foi totalmente corrigido.

Antes da falha das barras de torção, dois dos novos trens já circulavam no horário de semipico e os outros dois no horário de menos movimento.


Companhia diz que não houve risco aos usuários

O Metrô confirmou o incidente da manhã de segunda-feira com uma das novas composições da Linha 3-Vermelha na Estação Sé. "O trem H61, ao adentrar a plataforma da Estação Sé, na Linha 3-Vermelha, teve a tampa do painel externo de chaves raspada na plataforma", informou, por meio de nota.
A companhia ressalta, no entanto, que a ocorrência não colocou em risco os usuários.
Segundo o Metrô, o recolhimento de todos os trens da série envolvida no incidente faz parte de um procedimento de segurança. "Seguindo rigoroso procedimento adotado pelo Metrô, em situações desta natureza, todos os trens de mesma série são imediatamente recolhidos para análise, conforme protocolo de segurança", afirma a nota.
A companhia afirma que os engenheiros que compõem a Comissão Permanente de Segurança (Copese) estão analisando o problema, em todas as unidades da série. Os novos trens fabricados pela CAF voltarão a ser liberados para operação comercial somente após a conclusão do trabalho dos peritos. "O Metrô reafirma, ainda, que zela por total transparência."



Olha, sinceramente, ando pegando literalmente o trem andando nesta assunto.

Mas resumindo tudo numa pergunta: Por quê os CAF da Companhia do Metropolitano de São Paulo estão assim e os da CPTM não? :HH:


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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 06 Ago 2010, 00:13

Segundo corre na peão's radio, o CAF deveria (risos) transportar 6 gados por m², só que vocês sabem que tá quase o dobro.

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Vicente
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Vicente » 06 Ago 2010, 12:42

Lotação de 6 pessoas por m² na L3?
Só se conseguiria isso se baixasse -bastante- o intervalo. Os pobres Mafersa e Cobrasma que o digam. E suas estruturas já detonadas (socorro, preciso de reforma!!!), também.


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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Correia431M » 06 Ago 2010, 17:35

Vicente escreveu:Lotação de 6 pessoas por m² na L3?
Só se conseguiria isso se baixasse -bastante- o intervalo. Os pobres Mafersa e Cobrasma que o digam. E suas estruturas já detonadas (socorro, preciso de reforma!!!), também.
Mas aí Vicente, fica a pergunta, que nunca terá resposta: Como baixar "bastante" o intervalo, se você não tiver trens suficientes pra isso?
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Nick Sousa » 06 Ago 2010, 20:11

H62 em vídeo feito na semana passada.

e 2 desenhos.
Imagem
Quando é que ele sai?
Imagem

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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Vicente » 07 Ago 2010, 00:01

Correia431M escreveu:
Vicente escreveu:Lotação de 6 pessoas por m² na L3?
Só se conseguiria isso se baixasse -bastante- o intervalo. Os pobres Mafersa e Cobrasma que o digam. E suas estruturas já detonadas (socorro, preciso de reforma!!!), também.
Mas aí Vicente, fica a pergunta, que nunca terá resposta: Como baixar "bastante" o intervalo, se você não tiver trens suficientes pra isso?
Não dá, Rodrigo...
E é por isso que a expansão de frota é necessária nessa linha. Os CAF's são pra essa função. E pelo jeito já voltaram, foi um susto. Grande, mas um susto. (Ufa!!)


Gustavodc
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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 07 Ago 2010, 00:08

Continua o susto, só o 359 e 360 voltaram.

O 152 tá adesivado já, junto com o 363.
A dimunuição será conseguida com o CBTC (se sair) e com melhor distribuição (isso sim é importante) dos usuários para outros sistemas.


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Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Correia431M » 07 Ago 2010, 18:51

Gustavodc escreveu:Continua o susto, só o 359 e 360 voltaram.

O 152 tá adesivado já, junto com o 363.
A dimunuição será conseguida com o CBTC (se sair) e com melhor distribuição (isso sim é importante) dos usuários para outros sistemas.
Hummm... deixe me adivinhar, o 152 tá com aquela faixa igual do Linha 3, só que azul. Acertei? b )
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