Adenilson escreveu:Nando.
Ainda não olhei o link que você postou, mas com certeza logo logo vou ler com atenção tudo.
Como ontem já era tarde, gostaria de complementar com a seguinte informação.
Eu particularmente acho cruzamento de ferrovias, uma das coisas mais ridículas que se pode conceber. Seria como cruzamento de pista de aeroporto.
Se o projeto com o traçado da E.F.Norte foi concretizado passando em 90º com a Rio D'ouro era porquê talvez já havia uma má intenção quanto à utilização do trecho V.Carvalho X Largo da Penha da Rio D'ouro, pois poderia ter sido construído uma ponte ou a E.F.norte ter sido traçada de forma a tangenciar a Rio D'ouro em alguns metros com intercâmbio de linhas para a utilização do traçado até Maria Angú pelas 2 ferrovias.
Vale salientar que nessa época, a E.F.Norte tinha bitola métrica, não havendo necessidade de adapatações em bitola mista como a auxiliar fez com a Rio D'ouro no trecho entre Triagem e Del Castilho.
Tendo sido mostrado esse decreto, resta a saber a partir de onde a E.F.Norte passou a utilizar o ramal restante de Maria Angú para si, uma vez que não dá para fazer uma curva repentina de 90º e para a adaptação do traçado com a outrora Rio D'ouro, deve ter havido a construção de um ramal sob a forma de curva para o desmembramento do ramal de subúrbios da E.F.Norte.
Por isso, a explicação do meu "chute" quanto a possibilidade da existência desse ramal há alguns comentários acima a partir da E.F.Norte!
Outra questão: Quando extatamente foi desativado por completo o ramal de Maria Angú? (Trecho da E.F.Norte).
Pergunto isso, pois a Avenida Brasil foi construída nos anos 40.
Se tais trilhos ainda passavam por ali, havia registro de passagem em nível pela Avenida Brasil?
Boa noite Adenilson, vejo que você escreveu bastante, mas vou concordar e discordar com você a me medida que me posiciono em relação as suas afirmações:
Adenilson você alega já um vislumbre de erradicação do ramal da Penha da Rio d’Ouro, com a construção da Linha Norte da Leopoldina, eu discordo redondamente de você, vou me fazer explicar, concerteza a Rio d’Ouro foi aberta ao transporte de passageirosem 1883, mas o ramal tronco do Caju ate Jaceruba. Dado foi muito feliz em mensagens atrás, onde ele descreve que o ramal de Xerém foi construído não pelo Paulo de Frontin, mas por outro construtor em 1891, ou seja 8 anos após a abertura provisória para o trafego de passageiros, a linha norte chegou a penha em 1886, onde esta escrito categoricamente que em 1883 o ramal da penha estava pronto? Quem cortou quem? Há um hiato de três anos ou mais, no dia que eu ver algo concreto que afirme que o ramal da penha da rio douro estava aberto antes dou minha mão a palmatória. Cuidado não estou deixando de afirmar que rio douro e mais velha, digo em relação ao ramal.
Não acredito que o ramal mesmo que fosse de 1883 ou antes, que a construção da linha norte o inviabilizaria, pois a ferrovia era moda, estações e variantes eram construídas no método de tentativa e erro, não so no Brasil e sim em varias partes do mundo, como te mostrei ontem a Leopoldina so teve o direito de ligar sua ferrovia a esse ramal bem depois, como demonstrado pelo trecho escrito pelo Dado
Uma coisa concordo com você a linha norte era bitola métrica, não dificultaria em nada a ligação dessa com esse ramal da rio douro, provável que no encontro das duas houvesse um desvio, um triangulo de reversão. A pergunta que não quer calar, após a ligação da linha norte com a rio douro na penha, será que as mesmas não poderiam usar o leito uma da outra sem baldeação? Tipo rio douro sequir ate Bonsucesso ou a linha norte ate jaceruba?
Não sei quando o ramal da penha foi erradicado, mas posso afirmar que ainda estava em mapas de 1926, se funcionando ou não nao sei, mas os mapas foram feitos com muito esmero, e não neglegenciaram detalhes desse ramal, será que se o ramal da penha já estivesse erradicado há muito tempo ainda manteriam os trilhos, vide casos descritos pelo Ralph nos estações ferroviárias, variantes extintas devido a retilinizaçoes seu traçado original tinha os trilhos arrancados, pois os mesmos eram muito caros na época, pois eram importados dos estados unidos ou Inglaterra.
Outra coisa que devemos esquecer construção da Avenida Brasil não inviabilizou o ramal, o que inviabilizou o mesmo foi o aterro desse porto para passagem da Brasil, parece papo de doido, mas e assim mesmo, tenho o livro do Helio Suevo, e la tem uma foto surreal para nossos dias atuais, uma composição de cargas, cortando as quatro faixas da Brasil parando os carros para sua passagem ate que se construísse o viaduto. Em síntese o ramal morreu não devido a Brasil ele o podia cruzar tranqüilamente a mesma como em Benfica, mas se o porto deixou de existir devido ao aterro, mas também não significa que o ramal da penha tenha perecido na década de 40, pois ele podia atender o curtume e o matadouro, sei que o matadouro existiu ate os anos 60 devido ao caso da fera da penha e o curtume ate o fim dos anos 90, mesmo com a extinsao do ramal de Vicente ate a linha norte e o trecho ate o porto, podia ter sobrado um mini ramal do matadouro quem sabe?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.