[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Set 2010, 16:12

Nina.
É claro que antes de enviar a foto, eu olhei bem para os periféricos para checar se tinha encontrado algo acidentalmente.
Como disse o Dado, baseado em mapas a estação de Praia Pequena ficava quase equidistante entre a futura Av. Democráticos e o Rio Jacaré.
Ao meu ver, a foto está fechada demais para aparecer a plataforma de Praia Pequena.
Nesse trecho, a Rio D'ouro ficava a direita da Estrada de Santa Cruz (sentido Del Castilho) e no trecho até Benfica, ficava no meio da Estrada de Santa Cruz, hoje um canteiro central que separa as 2 pistas da Suburbana em Benfica.
Acho difícil ser a estação, mas para dirimir isso, vou prosseguir as buscas por mapas e/ou mais fotos.
Nina escreveu:Imagem

O que eu destaquei em amarelo sugeriria uma cobertura de plataforma?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Set 2010, 16:23

5-Planta da cidade (1900): esse arrebentou a boca do balão ! Com destaques para a localização da Fazenda Grande (a estação também é mostrada) ao lado da Fazenda do Botelho,com a Estr.Velha da Pavuna entre elas; a linha da EF Rio do Ouro pela automóvel clube esta designada como Ramal da EF Rio do Ouro; no local da Estação José dos reis havia um pátio ferroviário (!!!) e a linha tronco (pela Suburbana) da Rio do Ouro não chegava a Engenho do Matto já nessa época ! ! !

Dado, Temos um mapa de 1907 que foi postado nos nossos fóruns que possui o ramal da "João Ribeiro" totalmente integrado à E.Mato.
Estaria o mesmo desatualizado?
Só mesmo outros mapas e/ou fotos para dirimir.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Set 2010, 17:01

Pode ser então isso ! ! ! Aquela linha que saía da Av.Suburbana e entrava na Av.dos Democráticos pode ter sido a ligação com o Porto de Inhaúma ! Será ? Boa sugestão,

Pessoal, eu continuo bastante cético quanto a esse "ramal das Democráticos", pois a foto que enviei é de 1938 e explico pelos motivos abaixo.

1) Nessa época, o ramal Rio D'ouro via Praia Pequena já tinha sido, ou deveria ter sido, erradicado. Reparem que na foto da SMU postada pela Nina, os trilhos saem da Suburbana e não da linha Auxiliar. Devido a isso, acho que a notação utilizada como ferrovia e linha de bonde pode ter sido a mesma.

2) Outra coisa, é que a foto que mostrei da tal "Av. Democráticos", o ramal que aparece é singelo. Em 1938, o único ramal singelo que existia dentro da nossa cidade nas linhas tronco, era o da Rio D'ouro.

3) A foto que postei mostra um pequeno elevado no terreno. Na Av. Democráticos, o único local que pensei ser assim, seria a elevação do bairro de Higienópolis, mas em 1938, o mesmo já havia iniciado a sua urbanização e existe um vazio grande na foto do portal Augusto Malta.

4) Em outra foto que postei existe um trecho reto grande a frente (talvez uns 400m e 500m) e acho que não existia tal trecho na Avenida dos Democráticos, mesmo quando era Estrada da Penha!

5) Em tratando-se de obras públicas, pode ter havido relação entre logradouros. Ou seja, está escrito pavimentação na Av. Democráticos, mas na realidade o local pode estar apenas relacionado com a mesma.

6) Não quero por água no suco de vocês (eu não bebo álcool), mas acho que a história do Porto de Inhaúma ainda era mais antiga que a de Maria Angú.
A Praia de Maria Angú ia da Estação homônima até o final da Praia de Ramos (sentido centro) e o Porto de Inhaúma era próximo a enseada que continha a Praia de Inhaúma e onde hoje está a favela da Maré.
Acho que quando a ferrovia chegou no Brasil, o porto de Inhaúma já deveria estar desaparecendo devido aos aterros e talvez o mesmo não tenha sequer sido contemporâneo às ferrovias.

Resumindo: Antes de tentar descobrir esse "misterioso ramal", devemos levantar a hipótese que o mapa postado pela Nina tenha linhas de bonde no trecho e a foto que mandei não seja da Avenida dos Democráticos, mas essa é apenas uma hipótese a mais que estou levantando.
Tem uma edificação vultuosa ao fundo.
Qual seria?

Vocês já pensaram que possa, já em 1938, ser a linha que vém do Porto, junto ao Cajú e passando pela atual Avenida Brasil, favela de Benfica, se unindo a auxiliar junto a extinta estação de Herédia de Sá?

Vou depois postar fotos da Avenida dos Demcráticos, também de 1938, e bem diferente das que mandei.

Posso estar errado, mas essa é a minha opinião cética por enquanto, a menos que mapas reveladores mostrem ao contrário!
Editado pela última vez por Adenilson em 23 Set 2010, 10:22, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Set 2010, 22:03

Adenilson escreveu:Nando.
Ainda não olhei o link que você postou, mas com certeza logo logo vou ler com atenção tudo.
Como ontem já era tarde, gostaria de complementar com a seguinte informação.
Eu particularmente acho cruzamento de ferrovias, uma das coisas mais ridículas que se pode conceber. Seria como cruzamento de pista de aeroporto.
Se o projeto com o traçado da E.F.Norte foi concretizado passando em 90º com a Rio D'ouro era porquê talvez já havia uma má intenção quanto à utilização do trecho V.Carvalho X Largo da Penha da Rio D'ouro, pois poderia ter sido construído uma ponte ou a E.F.norte ter sido traçada de forma a tangenciar a Rio D'ouro em alguns metros com intercâmbio de linhas para a utilização do traçado até Maria Angú pelas 2 ferrovias.
Vale salientar que nessa época, a E.F.Norte tinha bitola métrica, não havendo necessidade de adapatações em bitola mista como a auxiliar fez com a Rio D'ouro no trecho entre Triagem e Del Castilho.
Tendo sido mostrado esse decreto, resta a saber a partir de onde a E.F.Norte passou a utilizar o ramal restante de Maria Angú para si, uma vez que não dá para fazer uma curva repentina de 90º e para a adaptação do traçado com a outrora Rio D'ouro, deve ter havido a construção de um ramal sob a forma de curva para o desmembramento do ramal de subúrbios da E.F.Norte.
Por isso, a explicação do meu "chute" quanto a possibilidade da existência desse ramal há alguns comentários acima a partir da E.F.Norte!
Outra questão: Quando extatamente foi desativado por completo o ramal de Maria Angú? (Trecho da E.F.Norte).
Pergunto isso, pois a Avenida Brasil foi construída nos anos 40.
Se tais trilhos ainda passavam por ali, havia registro de passagem em nível pela Avenida Brasil?
Boa noite Adenilson, vejo que você escreveu bastante, mas vou concordar e discordar com você a me medida que me posiciono em relação as suas afirmações:
Adenilson você alega já um vislumbre de erradicação do ramal da Penha da Rio d’Ouro, com a construção da Linha Norte da Leopoldina, eu discordo redondamente de você, vou me fazer explicar, concerteza a Rio d’Ouro foi aberta ao transporte de passageirosem 1883, mas o ramal tronco do Caju ate Jaceruba. Dado foi muito feliz em mensagens atrás, onde ele descreve que o ramal de Xerém foi construído não pelo Paulo de Frontin, mas por outro construtor em 1891, ou seja 8 anos após a abertura provisória para o trafego de passageiros, a linha norte chegou a penha em 1886, onde esta escrito categoricamente que em 1883 o ramal da penha estava pronto? Quem cortou quem? Há um hiato de três anos ou mais, no dia que eu ver algo concreto que afirme que o ramal da penha da rio douro estava aberto antes dou minha mão a palmatória. Cuidado não estou deixando de afirmar que rio douro e mais velha, digo em relação ao ramal.
Não acredito que o ramal mesmo que fosse de 1883 ou antes, que a construção da linha norte o inviabilizaria, pois a ferrovia era moda, estações e variantes eram construídas no método de tentativa e erro, não so no Brasil e sim em varias partes do mundo, como te mostrei ontem a Leopoldina so teve o direito de ligar sua ferrovia a esse ramal bem depois, como demonstrado pelo trecho escrito pelo Dado
Uma coisa concordo com você a linha norte era bitola métrica, não dificultaria em nada a ligação dessa com esse ramal da rio douro, provável que no encontro das duas houvesse um desvio, um triangulo de reversão. A pergunta que não quer calar, após a ligação da linha norte com a rio douro na penha, será que as mesmas não poderiam usar o leito uma da outra sem baldeação? Tipo rio douro sequir ate Bonsucesso ou a linha norte ate jaceruba?
Não sei quando o ramal da penha foi erradicado, mas posso afirmar que ainda estava em mapas de 1926, se funcionando ou não nao sei, mas os mapas foram feitos com muito esmero, e não neglegenciaram detalhes desse ramal, será que se o ramal da penha já estivesse erradicado há muito tempo ainda manteriam os trilhos, vide casos descritos pelo Ralph nos estações ferroviárias, variantes extintas devido a retilinizaçoes seu traçado original tinha os trilhos arrancados, pois os mesmos eram muito caros na época, pois eram importados dos estados unidos ou Inglaterra.
Outra coisa que devemos esquecer construção da Avenida Brasil não inviabilizou o ramal, o que inviabilizou o mesmo foi o aterro desse porto para passagem da Brasil, parece papo de doido, mas e assim mesmo, tenho o livro do Helio Suevo, e la tem uma foto surreal para nossos dias atuais, uma composição de cargas, cortando as quatro faixas da Brasil parando os carros para sua passagem ate que se construísse o viaduto. Em síntese o ramal morreu não devido a Brasil ele o podia cruzar tranqüilamente a mesma como em Benfica, mas se o porto deixou de existir devido ao aterro, mas também não significa que o ramal da penha tenha perecido na década de 40, pois ele podia atender o curtume e o matadouro, sei que o matadouro existiu ate os anos 60 devido ao caso da fera da penha e o curtume ate o fim dos anos 90, mesmo com a extinsao do ramal de Vicente ate a linha norte e o trecho ate o porto, podia ter sobrado um mini ramal do matadouro quem sabe?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Set 2010, 22:08

Adenilson escreveu:Primeiro o fato da Linha Auxiliar começar na Ilha das Moças nao e para assustar, todos sabem que a estaçao inicial da Auxiliar era Alfredo Maia, mas afirmo para vocês Alfredo Maia ficava numa ilha chamada ilha das Moças, vocês devem se bperguntar como? No final do seculo 19 e inicio do seculo vinte prefeitos do distrito federal que era o Rio e os presidentes da ruplica queriam tornar CIDADE numa capital no estilo europeu, inspirados em ideias urbano-paisagisticas do frances Hausman que remodelou a Paris da belepoque, Pereira Passos e Rodrigues Alves, tiveram a mesma ideia de embelezar, sanear e tornar o Rio uma cidade cosmopolita, com grandes monumentos e edificios colossais para epoca, varios trechos do litoral do Centro como da Gamboa, Saude, Santo Cristo foram aterrados,....
Nando. Isso é fato. A parte leste da cidade do Rio foi construída corajosamente em cima de um vasto mangue que separava a Baia de Guanabara do Maciço da Tijuca e vários pontos foram aterrados.
Consultando um mapa de 1910, havia um pequeno alagadiço próximo ao Rio Jacaré. É provável que essa tenha sido a causa do nome da Estação Praia Pequena ter tido esse nome.


Sexto parada em Inhauma? Sabemos que ela era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante?
Nando. Eu e o Dado abordamos muito esse tema e nos baseamos em mapas com os traçados ferroviários que pode ser resumido abaixo.

1) Em 1875, a Rio D'ouro começa a operar e em 1883 começa o serviço de passageiros.
2) Esse trecho englobava o Ponto inicial do Cajú passando pela atual Prof. Olimpo de Mello até atingir a atual suburbana, passando pelo bairro de Del Castilho (a estação Liberdade ainda não existia) e seguindo até a atual João Ribeiro (antiga Estrada Nova da Pavuna) e na altura da estação de E.Mato, seguia pelo traçado como conhecemos.
As linhas auxiliar e o trecho da Rio D'ouro entre Inhaúma e E.Mato não existiam.
3) Em 1898, a linha auxiliar (Melhoramentos) é construída, assim como as Estações Liberdade e Inhaúma, passando a Rio D'ouro a ter duas variantes durante alguns quilômetros.
4) Em algum ano entre 1907 e 1913, o ramal da Rio D'ouro que ia de Liberdade até o encontro de E.Mato pela "João Ribeiro" é erradicado, permanecendo o trecho que vinha do Cajú até Liberdade, passando pela Praia Pequena.
5) Em 1922, Os trens da Rio D'ouro passam a partir de Francisco Sá, dividindo parte do seu leito com a auxiliar entre Triagem e Del Castilho.
6) Em 1931, é inaugurada a estação Engenho da Rainha, a caçula dos subúrbios do Rio da Rio D'ouro, e Engenho do Mato é desativada.

Resumo: Entre 1898 e algum ano entre 1907 e 1918, a linha Auxiliar passava muito próxima à Rio D'ouro entre Pilares e Tomás Coelho e a Rio D'ouro tinha duas variantes.
Fato a saber: Os trilhos existiam, mas existiu tráfego com as duas variantes da Rio D'ouro na mesma época?
Idem da pergunta acima, em relação ao trecho da Praia Pequena, quando a Rio D'ouro passou a sair de F.Sá.
[/quote]



Contesto um pouco sua afirmaçao sobre o corojasamente aterraram aquela extensao de mar mangues e ilhas. acho mais apropriado desastradamente e irresponsavelmente, pois eliminou muitos e belos acidentes naturais, contribuiu com assoreamento, mudança da dinamica das correntes, o que e determinante na falta de renovaçao de aguas em certos pontos da baia de guanabara, removendo um cem numero de comunidades que dependiam desse eco sistema preservado, entre outros impactos
Outro detalhe Sabemos que Inhauma era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante? Volte o forum e você vera um trecho de um diario, informando na data de 1922 que o trecho do caju estava sendo suprimido, exatamente no mesmo ano da inauguraçao da estaçao Francisco Sa o inicio da nova variente que dividia o leito com a auxiliar ate del castilho. coincidencia? Eu Acho que nao, com a inauguraçao desta opulenta, desativou se uma ja esvaziada variante.
Editado pela última vez por NANDORJ em 22 Set 2010, 22:22, em um total de 2 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 22 Set 2010, 22:16

Gente eu to meio out pq essa semana to me sentindo dodói.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Set 2010, 22:34

Adenilson escreveu:Pode ser então isso ! ! ! Aquela linha que saía da Av.Suburbana e entrava na Av.dos Democráticos pode ter sido a ligação com o Porto de Inhaúma ! Será ? Boa sugestão,

Pessoal, eu continuo bastante cético quanto a esse "ramal das Democráticos", pois a foto que enviei é de 1938 e explico pelos motivos abaixo.

1) Nessa época, o ramal Rio D'ouro via Praia Pequena já tinha sido, ou deveria ter sido, erradicado. Reparem que na foto da SMU postada pela Nina, os trilhos saem da Suburbana e não da linha Auxiliar. Devido a isso, acho que a notação utilizada como ferrovia e linha de bonde pode ter sido a mesma.

2) Outra coisa, é que a foto que mostrei da tal "Av. Democráticos", o ramal que aparece é singelo. Em 1938, o único ramal singelo que existia dentro da nossa cidade nas linhas tronco, era o da Rio D'ouro.

3) A foto que postei mostra um pequeno elevado no terreno. Na Av. Democráticos, o único local que pensei ser assim, seria a elevação do bairro de Higienópolis, mas em 1938, o mesmo já havia iniciado a sua urbanização e existe um vazio grande na foto do portal Augusto Malta.

4) Em outra foto que postei existe um trecho reto grande a frente (talvez uns 400m e 500m) e acho que não existia tal trecho na Avenida dos Democráticos, mesmo quando era Estrada da Penha!

5) Em tratando-se de obras públicas, pode ter havido relação entre logradouros. Ou seja, está escrito pavimentação na Av. Democráticos, mas na realidade o local pode estar apenas relacionado com a mesma.

6) Não quero por água no suco de vocês (eu não bebo álcool), mas acho que a história do Porto de Inhaúma ainda era mais antiga que a de Maria Angú.
A Praia de Maria Angú ia da Estação homônima até o final da Praia de Ramos (sentido centro) e o Porto de Inhaúma era próximo a enseada que continha a Praia de Inhaúma e onde hoje está a favela da Maré.
Acho que quando a ferrovia chegou no Brasil, o porto de Inhaúma já deveria estar desaparecendo devido aos aterros e talvez o mesmo não tenha sequer sido contemporâneo às ferrovias.

Resumindo: Antes de tentar descobrir esse "misterioso ramal", devemos levantar a hipótese que o mapa postado pela Nina tenha linhas de bonde no trecho e a foto que mandei não seja da Avenida dos Democráticos, mas essa é apenas uma hipótese a mais que estou levantando.
Tem uma edificação vultuosa ao fundo.
Qual seria?

Vocês já pensaram que possa, já em 1938, ser a linha que vém do Porto, junto ao Cajú e passando pela atual Avenida Brasil, favela de Benfica, se unindo a auxiliar junto a extinta estação de Herédia de Sá?

Vou depois postar fotos da Avenida dos Demcráticos, também de 1938, e bem diferente das que mandei.

Posso estar errado, mas essa é a minha opinião cética por enquanto, a menos que mapas reveladores mostrem ao contrário!



tenho certeza que você esta errado, o porto de inhauma e conteporaneo ao maria angu e a rio douro, o mesmo so desapareceu em definitivo no final dos anos 20, com o aterro da enseada de inhauma, esse porto era tao importante como o maria angu, nao faria sentido ser esse o unico sem um ramal ferroviario, segundo havia trilhos na democraticos como mapas indicam, terceiro dado postou um trecho do diario oficial de 1893 na qual e autorizado pelo diretor de obras a ligaçao com o porto de inhauma com trilhos, se sao os da rio douro eu nao acredito pois parecem vagonetes para carvoarias, mas o principal que 1893 ele ainda existia e recebia investimentos, volte o forum adenilson você vera o trecho do diario q o Dado postou, te digo mais para epoca os investimentos eram grandes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Set 2010, 23:07

...tenho certeza que você esta errado, o porto de inhauma e conteporaneo ao maria angu e a rio douro, o mesmo so desapareceu em definitivo no final dos anos 20, com o aterro da enseada de inhauma, esse porto era tao importante como o maria angu, nao faria sentido ser esse o unico sem um ramal ferroviario, segundo havia trilhos na democraticos como mapas indicam, terceiro dado postou um trecho do diario oficial de 1893 na qual e autorizado pelo diretor de obras a ligaçao com o porto de inhauma com trilhos, se sao os da rio douro eu nao acredito pois parecem vagonetes para carvoarias, mas o principal que 1893 ele ainda existia e recebia investimentos, volte o forum adenilson você vera o trecho do diario q o Dado postou, te digo mais para epoca os investimentos eram grandes.[/quote]

A autorização para a ligação do ramal saiu em 1893, mas ele foi construído?
Por quê algum mapa antigo, seja de 187?, 1907, 1910 e 1928 não possui o ramal da "Democráticos" quando possui os outros?

Eu também não afirmei que a construção da Avenida Brasil tinha qualquer relação com a desativação do ramal e sim apenas perguntei quando o porto de Maria Angu tinha sido desativado para saber se em algum momento tinha sido contemporâneo à Avenida Brasil.

Quando me referi também, à coragem de aterrar parte do leste da nossa cidade, me referi como uma obra de vulto grandioso em sua dimensão, e não de caráter heróico como se esse fosse o procedimento correto.

Sobre o ano possível do ano de inauguração do ramal de Maria Angú, consulte o site: História da preservação ferroviária/ A história nos trilhos.

Lá diz que os 2 ramais originais são os que saiam do Cajú e do ramal de Maria Angú.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Set 2010, 23:24

Adenilson escreveu:...tenho certeza que você esta errado, o porto de inhauma e conteporaneo ao maria angu e a rio douro, o mesmo so desapareceu em definitivo no final dos anos 20, com o aterro da enseada de inhauma, esse porto era tao importante como o maria angu, nao faria sentido ser esse o unico sem um ramal ferroviario, segundo havia trilhos na democraticos como mapas indicam, terceiro dado postou um trecho do diario oficial de 1893 na qual e autorizado pelo diretor de obras a ligaçao com o porto de inhauma com trilhos, se sao os da rio douro eu nao acredito pois parecem vagonetes para carvoarias, mas o principal que 1893 ele ainda existia e recebia investimentos, volte o forum adenilson você vera o trecho do diario q o Dado postou, te digo mais para epoca os investimentos eram grandes.
A autorização para a ligação do ramal saiu em 1893, mas ele foi construído?
Por quê algum mapa antigo, seja de 187?, 1907, 1910 e 1928 não possui o ramal da "Democráticos" quando possui os outros?

Eu também não afirmei que a construção da Avenida Brasil tinha qualquer relação com a desativação do ramal e sim apenas perguntei quando o porto de Maria Angu tinha sido desativado para saber se em algum momento tinha sido contemporâneo à Avenida Brasil.

Quando me referi também, à coragem de aterrar parte do leste da nossa cidade, me referi como uma obra de vulto grandioso em sua dimensão, e não de caráter heróico como se esse fosse o procedimento correto.

Sobre o ano possível do ano de inauguração do ramal de Maria Angú, consulte o site: História da preservação ferroviária/ A história nos trilhos.

Lá diz que os 2 ramais originais são os que saiam do Cajú e do ramal de Maria Angú.
[/quote]


Eu nunca afirmei que esse ramal foi construido, usei essa nota apenas pra demonstrar que o porto de inhauma e conteporaneo ao porto maria angu e a rio douro.
Nunca afirmei que houve um ramal na democraticos, que SUPOS E APENAS SUPOS foi o Dado, eu so fiz um pergunta e o porto de inhauma nao tem um ramal? ai caiu a ficha do dado sera que era a ligaçao que faltava dos trilhos com a democraticos? Ou seja esta no ambito das conjecturas, nunca falamos q era um fato.
TIRO O CHAPEU PRA você O RAMAL DA PENHA E ORIGINAL MESMO DE 1883, PARABENS ADENILSON
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Set 2010, 03:05

Boa noite ... quer dizer, bom dia pessoal !

Estive fora alguns dias, cheguei de viagem agora (2:52 da matina) e vi que vocês escreveram bastante ... duas páginas desde minha última mensagem !

Admito que estou perdido com a quantidade de informações e indagações feitas entre vocês, Nando e Adenilson ... aliás, seja bem vindo novamente, Adenilson !

Eu devo escrever melhor amanhã, após analisar todas as informações postadas por vocês, e também estou devendo imagens do Google Earth com as estações da EF Rio do Ouro que vi nos mapas do Arquivo da Cidade. Prometo também postar a imagem que fiz do ramal da Penha, baseado nos mapas antigos ... aliás, eu vou completar todos os ramais da ferrovia e postar aqui. Até o fim de semana eu concluo isso, se bem que devo viajar novamente no sábado, mas vou tentar. Tem uma questão que pode ter influenciado o fato da ferrovia não chegar até Engenho do Matto pela R.João Ribeiro nesta época, pois havia uma espécie de pátio ferroviário na estação José dos Reis ! Seria para manobras ? Seria apenas um entroncamento para as oficinas do Engenho de Dentro ? Será que esta linha, a pioneira entre Del Castilho e Engenho do Matto via Suburbana, ficou como coadjuvante, atendendo passageiros juntamente com a segunda linha, mas sem ligação em Engenho do Matto e manobrando em José dos Reis ? Lembrando que após esta ainda havia a estação Pilares, que não ficava no largo de Pilares, segundo dois mapas que vi no AGCRJ.

Amanhã eu analiso tudo que foi dito por vocês e comento ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Set 2010, 03:22

Só para finalizar por hoje ...

O Acervo online do JB (Jornal do Brasil) está disponível pelo Google News !

Link: http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC

Eu já havia visto algumas edições, falando sobre a EF Leopoldina, acidentes na EFCB etc etc ... mas agora fiquei sabendo que TODO o acervo está lá, desde 1891 até 1999 !

(erro: há um jornal lá de 1891, mas tem o Romário na capa !)

Quem sabe não encontraremos algo interessante lá neste acervo ?

É sempre bom mais uma ferramenta de pesquisa ...

okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Set 2010, 10:49

LRangel escreveu:Pessoal, boa noite.

Hoje fui ao Centro de trem e na volta resolvi passar na casa da minha coroa, que fica em Vicente Carvalho. Fui de 355 do Centro até lá e na Avenida Brasil, mais ou menos entre o CIAGA e um outro quartel, já na altura da Penha, ví trilhos cortados como se fossem para transpor aquele fétido canal. Seria alí a entrada do porto de Maria Angú? O onibus passou bem devagar e pude observar bem que tratava-se de bitola métrica. Coincidência? Alguém já observou isso tbm?

Abraços
^^
Caramba ! ! !

Valeu Rangel !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Set 2010, 11:14

Sexto parada em Inhauma? Sabemos que ela era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante?[/quote]

Nando e pessoal: Antes de postar uma resposta aqui, eu sempre dou uma pesquisada para não dar "tiro na água".
As informações dadas aqui sobre as variantes da Rio D'ouro foram dadas baseada em mapas e fotos.
Vamos dividir a Rio D'ouro em ramal A, B e C, sendo A= Cajú até o atual bairro de Del Castilho (contando o terminal do Cajú, as paradas S.Francisco, Rua Bella, Alegria e/ou Benfica, Praia Pequena e Venda Grande);B=Do atual bairro de Del Castilho até Engenho do Mato,via D.Helder Câmara atual e João Ribeiro (contando com as paradas Capão do Bispo, José dos Reis e/ou Henrique Scheid e Pilares); C=A partir de E.Mato, indo para V.Carvalho e etc; D=Trecho entre Del Castilho e E.Mato passando pela Automóvel Clube (Estações Inhaúma e E.mato, depois substituída por E.Rainha, mais de 1 Km antes) e E= Em conjunto com a linha auxiliar até Del Castilho e partindo de Francisco Sá.

Baseado em um mapa de 187? postado aqui, a Rio D'ouro tinha os trechos A+B+C.
Depois eu disse que a Melhoramentos foi inaugurada em 1898, assim como o ramal E da Rio D'ouro e por quê afirmo isso?...Pelo ano de inauguração das estações de Inhaúma (trecho E) e Turiaçú (Melhoramentos), ambas em 1898.

O Dado postou um mapa de 1907 (disponível na Biblioteca Nacional Digital e pelo link que ele disponibilizou aqui), onde no mesmo existe os ramais A+B+C+D da Rio D'ouro, assim como a Melhoramentos. Esse talvez seja o mapa com o maior número de linhas ferrovárias coexistindo.
Esse mapa mostra que as duas variantes da Rio D'ouro coexistiam, mas não há citações quanto ao tráfego. É possível que nesse período houvesse tráfego nas duas variantes da Rio D'ouro e o Dado já tinha até levantado esse hipótese ou ainda (hipótese que eu não acredito) o ramal B ter sido erradicado e o mapa estar desatualizado.

Na Biblioteca Nacional digital, existe um mapa de 1913 onde o ramal B da Rio D'ouro não existia mais. Apenas o A+C+D.

Postei fotografias aqui do Mercado de Benfica e do Largo de Pilares de 1928, onde deveriam passar os trechos A e B da Rio D'ouro e não havia o menor sinal desses trilhos.

Por isso, o cronograma montado acima.

Mais uma vez repito: Houve um tempo entre 1898 e 1907 a 1912 que as 2 variantes da Rio D'ouro coexistiram. Se utilizarmos o ano de 1912, daria apenas 14 anos de coexistência, dos quais ainda é um mistério quantos teriam sido utilzados para tráfego.

Outra coisa a dirimir seria se dada a inauguração do trecho E, o trecho A fou suprimido logo. Tudo bem, em relação ao diário oficial, mas o Dado já postou quadro de horários aqui, misturando as estações, literalmente falando. :D

Todos os informativos dados aqui são baseados em mapas e fotos e a partir daí são tecidas as opiniões.

Para finalizar, os diários de autorização de obras não significam muita coisa. Se vocês procurarem no Google sobre a estação de Todos os Santos, verão que em alguns dos resultados cita a autorização da construção de uma passarela sobre a antiga Estação.
Alguém viu a passarela construída?...Nem eu!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Set 2010, 11:25

Finalizando.
Para não dizer que estou querendo ter a razão e sim apenas colocando as idéias, o site Memória nos trilhos cita o ano de inauguração do Ramal Maria Angú com sendo junto com o da linha tronco, mas o livro do Hélio Suevo mostra o ano de 1890.
Qual estará certo?
O mapa postado pelo Dado de 187? mostra já a Rio D'ouro, mas não mostra o terminal de Maria Angú, mas existe um vazio urbanístico tão grande, que não dá para perceber se o mapa atinge ou não a região de Vicente de Carvalho.

Abraços.

P.S: Dado, obrigado pelas boas vindas, mas quando voltei de viagem tive a mesma sensação que vocês. Deixei o fórum na página 8 e quando voltei estava na página 13.
Por isso a sede de atualizar as minhas opiniões. okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Set 2010, 11:47

Exatamente, Adenilson ! Eu levantei algumas hipóteses, mas por enquanto nenhuma delas foram confirmadas ... aliás, a cada hora surgem novas hipóteses sobre a ferrovia, o que às vezes nos tira o foco de determinado assunto.

Em relação ao ramal "original" via suburbana, o que acredito é que a linha tenha sido interrompida ou erradicada em determinado ano e tenha coexistido com a segunda linha via Automóvel Clube, funcionando independentemente. Mas para eu afirmar isso, precisaria responder as seguintes questões:

1-Em que ano a linha original foi interrompida ? Isso se ela tiver sido mesmo interrompida ...
2-Qual o motivo?
3-Porque em dois mapas de aproximadamente 1900 a linha aparecia interrompida e no de 1907 a linha aparece completa até Engenho do Matto ? Estaria este de 1907 desatualizado ? Se levarmos em consideração que ele é bem rústico e simples, do ponto de vista gráfico, poderia ser isso ... mas é uma hipótese, eu ainda não acredito nisto (visto que se dermos uma boa examinada nele, seria o único erro/equívoco do mapa inteiro e seria muita coincidência).
4-Caso este mapa de 1907 esteja correto, porque os dois mapas (que são bem detalhados) que vi no AGCRJ estariam incorretos ? Vale lembrar que as demais estações (Capão, Pilares, José dos Reis) estão assinaladas nos mesmos locais em ambos os mapas ...

Aina tenho muitas coisas para especular ... daqui a pouco eu volto.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Set 2010, 13:52

Indicação da Parada Capão do Bispo (Google Earth):

Imagem

Não consegui apontar o local da Estação José dos Reis e do entroncamento entre a linha original via suburbana (vou chama-la daqui em diante de "linha original via Pilares") entre Del Castiho e Engenho do Matto com a linha que vinha de Inhaúma em direção às oficinas do Engenho de Dentro ... a paisagem e as construções atualmente estão me confundindo ...

Indicação da Estação Pilares, o Largo de Pilares e o suposto "final da linha":

Imagem

Mas tarde eu volto ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Set 2010, 14:59

Ai meu Deus ... vamos botar lenha na fogueira ... quer dizer, na caldeira ...

O amigo Flávio Cavalcânti, do excelente site "Viação Férrea Centro Oeste Brasil" postou mapas da RFFSA em 1965, abrangendo entre outras companhias, a EF Leopooldina, a EF Central do Brasil (com a EF Rio do ouro já encampada por esta) etc ... vejam o mapa abaixo e me digam ... será um erro do mapa ?

Imagem
^^ (Mapa com as linhas da EF Leopoldina em 1965 na região metropolitana do Rio de Janeiro - Note que nesta época trechos da EF Rio do Ouro e da Linha Auxiliar foram utilizadas pela EF Leopoldina para acessar a cidade de Três Rios sem passar pela Serra dos Órgãos, por isso a EF Rio do Ouro figura neste mapa como pertencente à EF Leopoldina)

Repararam em todas as estações da EF Rio do Ouro (utilizada na época pela EF Leopoldina) na cidade do Rio de Janeiro ?
É só uma pergunta ... não é afirmação ...
tnk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 23 Set 2010, 15:55

^^ Pera aí... tem algo estranho nesse mapa!!!

Até onde eu sei, a Linha Auxiliar havia sido repassada da EFCB para a EFL pela RFFSA (devido à eliminação da linha de Petrópolis da EFL), sem contar que a EFCB era em bitola larga (1,60m). A RFFSA decidiu segregar a EFCB em dois sistemas: o sistema de bitola larga (6a Divisão - Central) e sistema de bitola métrica (com a Linha Auxiliar sendo agregada à 7a Divisão - Leopoldina e a linha entre Belo Horizonte e Montes Claros sendo agregada à 14a Divisão - Centro Norte).

Engraçado que a Linha Auxiliar mostra algumas estaçòes da E.F. Rio D'Ouro, como Maria da Graça e Engenho da Rainha. tnk
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Set 2010, 20:19

Erick_UT440R escreveu:^^ Pera aí... tem algo estranho nesse mapa!!!

Até onde eu sei, a Linha Auxiliar havia sido repassada da EFCB para a EFL pela RFFSA (devido à eliminação da linha de Petrópolis da EFL), sem contar que a EFCB era em bitola larga (1,60m). A RFFSA decidiu segregar a EFCB em dois sistemas: o sistema de bitola larga (6a Divisão - Central) e sistema de bitola métrica (com a Linha Auxiliar sendo agregada à 7a Divisão - Leopoldina e a linha entre Belo Horizonte e Montes Claros sendo agregada à 14a Divisão - Centro Norte).

Engraçado que a Linha Auxiliar mostra algumas estaçòes da E.F. Rio D'Ouro, como Maria da Graça e Engenho da Rainha. tnk
Não ... o que acontece é que neste mapa especificamente, só mostra as linhas operadas pela Leopoldina em 1965. O trecho entre Del Castilho e Pavuna a Leopoldina utilizava a EF Rio do Ouro, utilizando após a Pavuna, novamente a Linha Auxiliar ... por isso que estão mostradas algumas estações da EF Rio do Ouro neste trecho ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 23 Set 2010, 20:57

Mas Engenho do Mato e Engenho da Rainha nao eram a mesma estacao?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante