[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Set 2010, 23:17

Nina.
Elas não eram a mesma estação.
Engenho do Mato: foi construída no final do século XIX e ficava em um ponto que atendia ao ramal antigo vindo da atual João Ribeiro e o da variante mais nova e definitiva da Rio D'ouro inclundo as estações Del Castilho (Liberdade), Inhaúma e Engenho da Rainha (construída em 1931 apenas).
Quando apenas o ramal da João Ribeiro existia, ia até Engenho do Mato, onde a partir daí o ramal seguia no mesmo leito que conhecemos até Vicente de Carvalho, Irajá e etc:
Em 1898, o trecho a partir de Del Castilho é inaugurado, incluindo aí Liberdade (Del Castilho) e Inhaúma. Ao chegar em Engenho do Mato, pois E.Rainha não existia, formava-se uma espécie de Y com a variante mais antiga vinda da João Ribeiro, o que reforça um pouco a tese que os dois ramais possam ter funcionado ao mesmo tempo, pois as linhas atingiam a plataforma, uma de cada lado (palpite).
A estação do Engenho do Mato ficava 100m ou 200m antes da atual estação de Tomás Coelho (do metrô).

Engenho da Rainha: Foi inaugurada em 1931, muito depois do ramal da João Ribeiro ter sido erradicado. Por isso, antes de 1931, as estações naquele trecho eram: Del Castilho, Inhaúma e Engenho do Mato.
O Dado já postou um documento que citava que com a operação de Engenho da Rainha, ficava extinta ao tráfego, a estação de E.Mato, o que não siginifica que ela tenha sido demolida. você se lembra do tão debatido assunto da suspeita da casa amarela?
A estação ferroviária de Engenho da Rainha era onde é exatamente hoje a sua estação de metrô homônima e Tomás Coelho (metrô) estaria moralmente substituindo E.Mato, suprindo as enormes distâncias entre algumas estações da extinta Rio D'ouro.

Por isso é que o mapa acima mostra as duas estações. Provavelmente E.Mato existisse como um prédio, mas não paravam mais trens lá depois que E.Rainha foi inaugurada. okk
Nina escreveu:Mas Engenho do Mato e Engenho da Rainha nao eram a mesma estacao?
Editado pela última vez por Adenilson em 23 Set 2010, 23:49, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 23 Set 2010, 23:22

eu lembro sim. seria mesmo só predio? entao pq estaria assinalada como estação no mapa?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Set 2010, 23:38

Dado!
Olhei atentamente o esquema via GOOGLE que você postou e fiquei mais ainda intrigado. :HH:
você se lembra quando eu disse que baseado nas medidas de distância que você tinha encontrado, eu tinha achado Venda Grande em frente a Igreja Universal? (depois vimos que ficava mais para o bairro Maria da Graça)
Pelo ponto que você plotou a partir da planta vista no AGCRJ, é Capão do Bispo!
A estação de Pilares, ficava onde eu tinha encontrado antes Botafogo (pelas medidas ferroviárias aqui expostas), ou seja, próxima ao atual supermercado Extra.

PERGUNTAS INTRIGANTES:

você não conseguiu encontrar Botafogo no mapa do Arquivo Geral? Caso sim, onde ficaria?
Será que Pilares e Botafogo eram a mesma estação ou não? você disse que Botafogo ficaria próxima ao Norte Shopping
Outra pergunta, será que por isso, a estação de Cintra Vidal (Melhoramentos) inaugurada depois de Pilares (Rio D'ouro) não poder ter recebido o nome do bairro que estava localizada por já possuir um estação homônima conforme ocorreu com Madureira (E.F.C.B) e Magno (Melhoramentos)?

Mudando o assunto sobre o mapa conjunto Rio D'ouro X Leopoldina, será que não existiu um contrato de comodato, ou ainda cessão onerosa, para a Leopoldina poder usar o ramal da Rio D'ouro? Afinal nessa época, ambas tinham bitola mista e acho que a Leopoldina também não tinha eletrificação como a Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Set 2010, 23:47

Nina.
As estações do Rocha, Todos os Santos e Encantado foram extintas no final dos anos 60 e depois (sabe lá quando!) demolidas e eu tinha um Guia Rex de 1985 com as 3 estações lá.
Garanto por memória própria que em 1979 as 3 já tinha sido demolidas.
Por isso não devemos interpretar Estação extinta com demolida. Exemplo: Francisco Sá, Barão de Mauá, Silva Freire e Matadouro são estações extintas, mas não demolidas.
O mesmo raciocínio devemos aplicar ao conceituar: Ramal erradicado com tráfego erradicado.
A primeira seria a supressão dos trilhos e a segunda, apenas do tráfego, mas com a linha existente.

O Dado tinha conseguido um documento que foi postado aqui, atestando que Engenho do Mato estava sendo extinta (não demolida) com a operação de Engenho da Rainha.
Como o guia de 1985, o mapa acima poderia citar o prédio sem o mesmo estar lá (demolido) ou o mais provável, que o mesmo ainda existisse como edificação, mas sem uso para estação.
São palpites e pura teoria! b )
Nina escreveu:eu lembro sim. seria mesmo só predio? entao pq estaria assinalada como estação no mapa?


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 01 Out 2010, 07:34

Vocês andam falando ultimamente em José dos Reis... Mas conversava com o Nando pelo MSN e não sei se ajudo, mas vocês já repararam na rua do próprio nome? Digo porque de um lado a rua é a José dos Reis, e depois de um determinado trecho do rio é a Carlos Lacerda cujo canal foi dragado e urbanizado. No Google após a Suburbana aparecem os nomes com os lados invertidos(depois ver no Guia4rodas, pois parece ser falha do Google). Sendo que a José do Reis, numa bem extensão maior, o traçado vai da Arquias Cordeiro até o final do cemitério de Inhaúma e, como eu do lado de cá (Engenho de Dentro) é um trecho que estou muito acostumado a passar, de fato em especial no contorno haviam vários terrenos de propriedade da RFFSA (numa área compreendendo entre J.Reis e H. Scheid). Em um deles hoje é a garagem da Transurb (com mais da metade do terreno livre) e seguindo a rua após a curva, havia outro do outro lado nas mesmas condições que hoje está situada a construção do Condomínio Arena Park.

Bem, não muito longe, no outro lado Suburbana, próximo desta continuação da rua, exatamente do lado do Norte Shopping (estacionamento de cargas da Rua do Gandavo), há uma construção em ruínas paralela a linha do trem (aprecendo estação, abrigo, nao sei). Como ali antes de Shopping funcionava fábrica de azulejos e materiais de contrução, pode ser um alarme falso o meu. Mas se repararmos, o terreno em volta não foi invadido, mesmo rodeado de favela em que até uma caixa d'agua está preservada. Fica bem próximo da estação inutilizada da Supervia
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Out 2010, 14:48

Adenilson escreveu:
PERGUNTAS INTRIGANTES:

você não conseguiu encontrar Botafogo no mapa do Arquivo Geral? Caso sim, onde ficaria?Não, não encontrei ...
Será que Pilares e Botafogo eram a mesma estação ou não? você disse que Botafogo ficaria próxima ao Norte Shopping
Outra pergunta, será que por isso, a estação de Cintra Vidal (Melhoramentos) inaugurada depois de Pilares (Rio D'ouro) não poder ter recebido o nome do bairro que estava localizada por já possuir um estação homônima conforme ocorreu com Madureira (E.F.C.B) e Magno (Melhoramentos)?Boa hipótese ! Provavelmente foi isso ...

Mudando o assunto sobre o mapa conjunto Rio D'ouro X Leopoldina, será que não existiu um contrato de comodato, ou ainda cessão onerosa, para a Leopoldina poder usar o ramal da Rio D'ouro? Afinal nessa época, ambas tinham bitola mista e acho que a Leopoldina também não tinha eletrificação como a Rio D'ouro.Se eu não me engano no livro do hélio, no capítulo da EF Leopoldina, fala sobre isso ! Ou no capítulo da EF Rio do Ouro, não me lembreo agora ... acho que já postei algo sobre isso aqui, houve uma cessão da ponte e linha do Caju e também o trecho entre o largo da Penha e Maria Angu para a EF Leopoldina ... não sei se estou enganado, mas acho que postei algo assim aqui, só não me lembro se falava da Penha também ... não tenho como conferir agora ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 01 Out 2010, 18:28

Boa noite a todos, a maioria deve se lembrar de uma colocaçao feita anteriormente por mim e pelo Adenilson, sobre quem chegou primeiro a Penha a Linha Norte ou a Rio d'Ouro? O Adenilson colocou um link onde havia a informaçao que o ramal da Penha e original de sua abertura ao publico em 1883. Mas lendo o livro do Helio Suevo, o mesmo e claro quando informa que o ramal da Penha data do ano de 1890 sendo construido pela Inspetoria de Obras Publicas. Caindo assim a teoria que Dom Pedro II usou tal ferrovia para ir a festa de Nossa Senhora da Penha, ja que a proclamaçao da republica e de 1889, o que nao impede de o mesmo ter ido a essa tradicional festa de trem, ja que a estaçao da Penha da Linha Norte foi inaugurada em 1886. Quem esta certo o site ou o livro do Helio Suevo? Quem quiser conferir e so da uma olhadinha na pagina 83 primeiro paragrafo. <_< o0
Editado pela última vez por NANDORJ em 01 Out 2010, 20:06, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Out 2010, 19:37

Sim, eu tinha visto esse texto no livro, falando do ano de 1890 ... mas foi tanta informação postada nos últimos dias que nem vi essa parte, quando foi falado que o ramal da Penha seria de 1883. Aliás, o volume de tráfego e informações foi tão grande que até o servidor do fórum saiu do ar ... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs acho que exageramos ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 01 Out 2010, 22:52

Quanta informação!
Bom gente venho avisar que como ando um tanto atrapalhada com minha vida e nao to conseguindo pesquisar novidades para as investigações. Entao a partir de hoje vou me ausentar aqui do forum, pelo menos da parte de participação. Vou continuar acompanhando como mera observadora. Boa sorte e assim que eu tiver novidades eu posto.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 04 Out 2010, 23:09

Achei um poema bem legal que cita algumas estações da Rio D'Ouro

TREM DE PÁU

"Faísca"

- Piuí! Piuí! Piuí!

Saudoso apito do trem

que o tempo fez parar!

Passagem se primeira,

quinhentos réis.

Passagem de segunda,

trezentos réis.

Comprava de segunda,

viajava de primeira.

Camaradeiro chefe de trem,

finge que não via...

Picotava o bilhete...

Sobravam duzentos réis.

- Bala, baleiro, bala

- Dez por tostão

- Quem vai querer?

Conta certinha,

uma bala de fruta pra cada estação:

Francisco de Sá,

Vieira Fazenda,

Heredia de Sá,

Maria da Graça,

Del Castilho,

Inhaúma,

Engenho da Rainha,

Engenho do Mato,

Vicente de Carvalho, e

Irajá

- Ir – a – já a Irajá?...

Mas como demorava...

- Piuí! Piuí! Piuí!

Serpenteando nas curvas,

lá vinha ele cansado:

- Muita carga, pouca força.

- Muita carga, pouca força.

- Muita carga, pouca força.

- Muita carga, pouca força.

De repente reagia,

xingava todo mundo,

soltando fogo pela boca

e faíscas pelo nariz.

Roda girando, ferro gemendo,

paragem final!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Out 2010, 00:21

Genial !

Valeu, Nina !

:Y:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Out 2010, 00:25

Estou com uma dúvida, que até parece fácil de ser esclarecida, mas peço ajuda aos companheiros do fórum:

Em relação à estação Liberdade, posteriormente Del castilho, queria saber uma coisa: segundo informações, ela foi inaugurada em 1898, certo ? Mas pertencia a qual linha, à original via Pilares ou à segunda linha,via Automóvel Clube ?

A foto que temos da estação mostra que ela fazia parte da segunda linha, até devido à sua posição em relação à Fábrica Nova América. Mas seria isso, apenas existiu a estação a partir de 1898, quando inauguraram a segunda linha ? Ou existiu outra, em posição diferente, na linha via Pilares ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 05 Out 2010, 00:26

Depois eu posto mais coisas de onde eu tirei essa poesia, tem umas curiosidades legais sobre a Rio D'Ouro. Principalmente de Irajá, com fotos legais pena que estao em tamanho pequeno.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 05 Out 2010, 21:02

Boa noite a todos. Dado respondendo a sua pergunta sobre a estaçao Liberdade de 1898, acredito piamente que essa sempre foi da Melhoramentos ou como conhecemos Linha Auxiliar sendo esse leito partilhado com a Rio d'Ouro ja na sua segunda variante, mas e so um palpite, eu acredito em duas estaçoes Liberdade uma na variante antiga e outra na nova. A pergunta que nao quer calar Liberdade nao era o antigo nome de Del Castilho? Isso explicaria bem duas estaçoes com nomes iguais. Tipo que ocorre com Madureira duas ferrovias duas estaçoes? Naquele mapa do Rio de 1926 que você me forneceu o link, ha nomes de localidades bem loucos, tipo a maior parte da hoje Penha Circular era chamada Vila Guanabara, ja moderna Praça do Carmo era conhecida como Vila Ipiranga. Em sintese sera Liberdade o nome Antigo de Del Castilho? Com duas estaçoes uma da Rio d'Ouro e outra da Melhoramentos, sendo essa ultima dividida a posteriori com a Rio d'Ouro apos a erradicaçao da variante original?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 05 Out 2010, 22:12

Nina escreveu:Achei um poema bem legal que cita algumas estações da Rio D'Ouro

TREM DE PÁU

"Faísca"

- Piuí! Piuí! Piuí!

Saudoso apito do trem

que o tempo fez parar!

Passagem se primeira,

quinhentos réis.

Passagem de segunda,

trezentos réis.

Comprava de segunda,

viajava de primeira.

Camaradeiro chefe de trem,

finge que não via...

Picotava o bilhete...

Sobravam duzentos réis.

- Bala, baleiro, bala

- Dez por tostão

- Quem vai querer?

Conta certinha,

uma bala de fruta pra cada estação:

Francisco de Sá,

Vieira Fazenda,

Heredia de Sá,

Maria da Graça,

Del Castilho,

Inhaúma,

Engenho da Rainha,

Engenho do Mato
,

Vicente de Carvalho, e

Irajá

- Ir – a – já a Irajá?...

Mas como demorava...

- Piuí! Piuí! Piuí!

Serpenteando nas curvas,

lá vinha ele cansado:

- Muita carga, pouca força.

- Muita carga, pouca força.

- Muita carga, pouca força.

- Muita carga, pouca força.

De repente reagia,

xingava todo mundo,

soltando fogo pela boca

e faíscas pelo nariz.

Roda girando, ferro gemendo,

paragem final!
Relendo a poesia me deu a entender que Engenho do Mato e Engenho da Rainha coexistiram, pois cita as duas como paradas do trem. Fiquei confusa...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Out 2010, 23:06

NANDORJ escreveu:Boa noite a todos. Dado respondendo a sua pergunta sobre a estaçao Liberdade de 1898, acredito piamente que essa sempre foi da Melhoramentos ou como conhecemos Linha Auxiliar sendo esse leito partilhado com a Rio d'Ouro ja na sua segunda variante, mas e so um palpite, eu acredito em duas estaçoes Liberdade uma na variante antiga e outra na nova. A pergunta que nao quer calar Liberdade nao era o antigo nome de Del Castilho? Isso explicaria bem duas estaçoes com nomes iguais. Tipo que ocorre com Madureira duas ferrovias duas estaçoes? Naquele mapa do Rio de 1926 que você me forneceu o link, ha nomes de localidades bem loucos, tipo a maior parte da hoje Penha Circular era chamada Vila Guanabara, ja moderna Praça do Carmo era conhecida como Vila Ipiranga. Em sintese sera Liberdade o nome Antigo de Del Castilho? Com duas estaçoes uma da Rio d'Ouro e outra da Melhoramentos, sendo essa ultima dividida a posteriori com a Rio d'Ouro apos a erradicaçao da variante original?
Mas minha dúvida é a seguinte: a linha original (via Pilares) já possuía a estação Liberdade ? Ou ela só foi construída na linha nova (que inclusive tem uma foto no livro do Hélio Suêvo) ? Ou teve uma estação antes e outra depois, todas independentes da estação da Melhoramentos ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Out 2010, 23:07

Nina, o site a que você se refere, que tem informações sobre Irajá e a EFRdO por um acaso é um site com fundo preto e letrs brancas, amarelas e vermelhas ? Se for, eu conheço, mas nunca lembro do nome nem do link ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 05 Out 2010, 23:10

DadoDJ escreveu:Nina, o site a que você se refere, que tem informações sobre Irajá e a EFRdO por um acaso é um site com fundo preto e letrs brancas, amarelas e vermelhas ? Se for, eu conheço, mas nunca lembro do nome nem do link ...
Acho que é esse sim. (só nao lembro se tem letras vermelhas :P ) Eu achei ele por acaso, vou por o link aqui http://agrocon.sites.uol.com.br/transporte.htm
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Out 2010, 01:30

Esse mesmo !
okk
O curioso é que quando fui a Biblioteca Nacional em 2009, pedi um livro que constava na listagem que falava sobre a EFRdO, e quando abri o livro (um livrete, na verdade) tchan tchan tchan ... era tudo que estava escrito neste site !

Me arrependi de não pegar um livro sobre a EF Cantagalo (o outro era o do Max Vasconcellos - Vias Brasileiras de Comunicação, de 1947), já que só era possível pegar dois livros por vez, e como faltava apenas uma hora pra fechar ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Out 2010, 12:06

Mais um mistério ...

Sabe-se que a estação de Coelho Neto da EFRdO ainda está de pé, no meio de uma favela ... mas eu consegui umas fotos do Arquivo Geral do Estado de São Paulo, do acervo do Jornal "Última Hora" com fotos nesta estação e arredores ... vejam abaixo e me respondam quem puder ou souber:
Imagem
Onde está a estação nesta foto ?

Seria o prédio a esquerda ? Ele se parece com a estação fotografada atualmente ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante