[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 08 Out 2010, 17:14

Depois eu comento sobre essas fotos de Coelho da Rocha.
Agora vou sair correndo daqui do trabalho para a aula de piano!
Abraços.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 08 Out 2010, 19:41

Adenilson escreveu:Nina, como eu havia respondido a você antes.
O Dado postou um documento, não me lembro se foi aqui ou no fórum da rua Bela, onde no mesmo estava citado que Engenho do Mato estaria encerrando as suas atividades com a inauguração de E.Rainha.
Como o poema que você citou acima, as duas estações são mencionadas, então ficou a dúvida.

Peço a ajuda ao Dado para "desenterrar" esse documento que ele postou.

Uma coisa eu garanto. No guia de 1969 (2 anos antes desse forista nascer) que a minha Tia tinha, não havia o menor sinal dessa estação (E.Mato).
Alguns mapas da década de 40 e 50 que eu andei fuçando no site da SMU, também não citavam mais E.Mato.
Pena que nao sei de quando é a data da poesia. Citei como pergunta para o NandoRJ fazer para o senhor com quem ele vai conversar. Quem sabe ele nos dá a luz. E diga se coexistiram por um tempo ou nao.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Out 2010, 21:34

Adenilson escreveu:Nina, como eu havia respondido a você antes.
O Dado postou um documento, não me lembro se foi aqui ou no fórum da rua Bela, onde no mesmo estava citado que Engenho do Mato estaria encerrando as suas atividades com a inauguração de E.Rainha.
Como o poema que você citou acima, as duas estações são mencionadas, então ficou a dúvida.

Peço a ajuda ao Dado para "desenterrar" esse documento que ele postou.
Atendendo a pedidos, transcrevo um trecho do livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos, datado do ano de 1947, que consultei na Biblioteca Nacional ano passado. O autor vai narrando o percurso feito por ele em várias estradas de ferro, e quando fala sobre Engenho da Rainha ele a descreve assim (obs.:lendo o texto agora estou vendo algumas coisas que não reparei antes !):

Engenho da Rainha (km 11,033) - No km 11,226 passa pela extinta estação Engenho do Mato, onde se ligava com a Linha Auxiliar por uma variante até a Estação Tomás Coelho, que fica a 2km. Esta variante foi construída para suprimir o trecho de 4km entre Engenho do Mato e Liberdade, da EF Rio do Ouro, que corre paralelo a Linha Auxiliar.

Reparem bem no texto ... eu agora pensei na seguinte hipótese:
1-a EFRdO teve o primeiro leito via Pilares (Av.Suburbana e R.João Ribeiro)
2-depois os seus trens correram pela Linha Auxiliar e por uma pequena variante após Tomás Coelho chegava a Engenho do Mato, se bem que esta distânca de 2kms não está batendo ...
3-por fim os trens passaram a correr pela linha nova, via Automóvel Clube

Será que foi isso que aconteceu? Será por isso que em dois mapas que vi no AGCRJ a linha via Pilares acabava antes de chegar a Engenho do Mato e antes mesmo de chegar ao cruzamento com a Linha Auxiliar ? Porque será que a linha foi interrompida ali, segundo os mapas ? Devido a um deslizamento do morro próximo, talvez ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 09 Out 2010, 00:03

Interessante Dado, que agora li esse texto com mais cuidado.
Em 1947, ano do relato, o texto diz que o trem passa pela extinta Estação Engenho do Mato, mas se é um relato do ponto de vista de quem estava no trem, por quê E.Mato foi citada?
Será que o termo Estação extinta entra no mérito do que expliquei para a Nina?
Como relatar algo que estava extinto?
O texto é claro:.....passando pela extinta estação de Engenho do Mato e não pelo local onde havia a estação.
Parece que o relato mostra que o prédio de E.Mato ainda existia, mas estava extinto apenas como estação.

Outra coisa que deu a entender é que alguma variante de 2 Km suprimiu a antiga, mas talvez partindo de Del Castilho e de alguma forma chegando a Tomás Coelho. Será?
O que temos que ver é a questão da bitola.

Com a inauguração de E.Rainha em 1931, quanto tempo depois E.Mato ficou em operação?
Temos que ver mapas entre 1931 e 1947 (ano do relato acima).

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Out 2010, 00:10

Exato, Adenilson ... acredito que vamos dissipar muitas nuvens nesse assunto se conseguirmos mapas desta época.

Agora apenas um parênteses: este Google street View é muito iraaaaaaaaaaaaaado ! Você pode literalmente caminhar e percorrer muitas ruas das grandes cidades sem sair da frente do computador ! Acredito que vamos encontrar algumas pistas sobre ferrovias a partir desta ferramenta, mesmo sendo imagens atuais ! Sinceramente, viciei neste aplicativo !
:Y:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 09 Out 2010, 00:15

Em relação ao que disse sobre Del Castilho, abaixo segue o mapa descoberto pela Nina, o qual repostei, mostrando um intrincado entroncamento com trilhos que pareciam vir da Suburbana.
Ampliem a foto e veja como o nome Del Castilho aparece antes do viaduto, mas existe apenas o espeço para a plataforma sem precisão no tamanho.
Em diagonal no entroncamento com a Rio D'ouro aparece outro prédio, que talvez seja o da Rio D'ouro.

Imagem

Abaixo segue a foto no site do Ralph. Olha como o prédio principal do hoje Shopping Nova América aparece a direita e muito mais ao fundo. Ali em frente é que é a estação do metrô, o que mostra que a plataforma da Rio D'ouro era antes, muto próximo talvez. às coordenadas que palpitei.

Imagem

Outra coisa a concluir é que me referi a um período mais "moderno" da Rio D'ouro quando algumas estações foram reformadas de plataforma de madeira para concreto.
Não sei como era o prédio original de Liberdade em 1898. Se era com plataforma de madeira ou concreto ou se ainda a plataforma com a foto acima estava no mesmo local da estação Liberdade original.
Só com fotos e mapas!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 09 Out 2010, 00:19

Em cima do tópico acima, o mais engraçado é que parece que já vi essas ruínas pessoalmente.
Dá uma sensação estranha quando vejo essa foto. É como se já tivesse visto essa plataforma assim, mas eu devia ser muito pequeno.

Em relação ao Google Street, eu já andei fuçando a tal casa amarela e apesar de pobre em detalhes, dá para perceber mais alguma coisa em comparação à foto aérea e melhor, sem risco de bala perdida :O


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 09 Out 2010, 00:28

Em relação a Coelho Neto, mais uma bola fora da paulistada!
Como eu vi apenas uma foto quando teci meus comentários e ainda não tinha visto as outras, valeu o chute!.
Eu só "chutei" Turiaçú ou imediações por causa do largo terreno a direita. Me lembro que nesse região de R.Miranda existe uma faixa para linhas de transmissão próxima à ferrovia.
Apesar de conhecer pouco a região, é fato que o viaduto de Coelho Neto "corta" a Automóvel Clube em 90º e a Dutra "corta" a linha sobre Coelho da Rocha em diagonal.
Bateu tudo!!
Eu também tinha observado a questão das catenárias eletrificadas e as outras do outro lado não.

Reparem que na foto onde o trem se afasta, existe um desvio da linha mista para a métrica. É claro que só a métrica desvia. O ramal segue duplo a frente.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Out 2010, 00:38

Adenilson escreveu:Em cima do tópico acima, o mais engraçado é que parece que já vi essas ruínas pessoalmente.
Dá uma sensação estranha quando vejo essa foto. É como se já tivesse visto essa plataforma assim, mas eu devia ser muito pequeno.

Em relação ao Google Street, eu já andei fuçando a tal casa amarela e apesar de pobre em detalhes, dá para perceber mais alguma coisa em comparação à foto aérea e melhor, sem risco de bala perdida :O
hehehehehehe que coincidência,Adenilson ! Eu fui diretamente "visitar" a casa amarela com o Google,pena que só dá pra passar nos fundos da casa ... aproveitei e dei uma passeada pela Av.Suburbana ali nas imediações de Praia Pequena também. Pra terminar, "andei" na Rua da América, onde ficava uma passagem de nível em direção a Marítima ... muito show !
<O>
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 09 Out 2010, 16:11

Ufa quantas perguntas, concerteza muitas eu levarei ao senhor Ranulfo, mas outras responderei com respaldo do que já conversei com ele e com meu bom senso:

1- Mantiquira e João Pinto e o mesmo lugar, a antiga estação seria localizada onde e uma praça hoje em dia.
2- Não havia baldeação para Mantiquira, Galrao, e Registro esses sub ramais so serviam ao socorro das águas.
3- Senhor Ranulfo foi claro não havia ramal circular e rotunda, eram triângulos de reversão, ele foi enfático em relação a Xerem e a Jaceruba. Com as composiçoes indo a re ate as estaçoes terminais. Foi claro também em relaçao ao ramal circular em Belfort Roxo e o estranho que o mesmo falou de uma rotunda em Francisco Sa =o
4- A ponte original do Iguaçu via Xerém não existe mais, foi arrancada por fortes chuvas, virou sucata por um formigueiro de gente.
5- Os sub ramais de João Pinto, Galrao e Registro servia apenas para o socorro das águas, mas o trem nem mais chegava no período do seu Ranulfo, os serviços de manutenção eram feitos por caminhão, depois de Xerém e de Jaceruba os sub ramais já estavam quase desmantelados sobrando apenas alguns trilhos.
6- Irei conversar com ele a esse respeito.
7- Perguntarei também pode deixar.
8- Idem mas no meu palpite era uma estação pois fdicava numa fazenda cafeeira muito importante e influente, queesta em pe ate hoje como ruína, mas acredito que sar Ranulfo não tenha um conhecimento vasto sobre o ramal do Tingua.
9- Perguntarei também.
10- também e uma curiosidade minha, ele disse que conhece todas as paradas.
11- Outra curiosidade minha, devido as fotos do site do Ralph.
12- Não sei dizer, mas um testemunho ocular elaborado.
14Isso ele não vai saber Dado, ele tem 61 anos, pegou a fase final da Riod’Ouro, as lembraças dele são de 1958 ate 1969 erradicaçao do ramal, respostas e testemunhos oculares sobre o ramal da Democráticos, da Penha/Maria Angu e a variante original via Suburbana teremos apenas de pessoas de 90 e cem anos.
15- Estará na pauta das minhas perguntas.
16-Idem.
17-Idem.
18-A mesma resposta que dei acima sobre o ramal da democráticos, essa rapaziada foi erradicada nos anos 20, apenas pessoas com mais de 90 terao tais respostas.
19-Quase chegando a estação do Engenho da Rainha, daí so na Pavuna, com a linha mudando de lado depois de Colégio, ficando a direita da Automóvel Clube, no sentido de quem vai para a Pavuna.
20-Boa, outra pergunta importantíssima na minha pauta.
21-Vou perguntar pode deixar.
22-Sim eram, ali também havia uma oficina, os trens que saiam de Francisco Sa iam no Maximo ate Belfort Roxo, dali fazia baldeação para os ramais, eram poucas saídas para os ramais diariamente, mas no tronco era uma linha de subúrbio relativamente regular.
23-Opa boa pergunta.
24- Boa pergunta Nina, alem disso verei se Heredia Sa também era da Rio d’Ouro. Mas meu palpite Nina e que ambas conviveram, apesar do Engenho do Mato ser da variante antiga, a mesma ficava no meio do caminho do Engenho da Rainha e de Thomaz Coelho, nao vejo o motivo para ser erradicada, se a mesma nao era a casa amarela que acreditamos ser, ao menos pode ter permanecido uma parada de madeira como foi Iraja e Vicente, antes de receberem suas primeiras edificaçoes de alvenaria no inicio dos anos trinta, a desativaçao de uma estaçao gera gritaria geral, e um evento traumatico, pois comunidades crescem ou mesmo surgem e torno de estaçoes ferroviarias.

Ligarei hoje para ele, verei se o mesmo estará livre amanha ou na segunda pois não trabalharei nesse dia. Um abraço a todos._ :P _____________
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 09 Out 2010, 17:40

Como eu havia dito, liguei para o sr Ranulfo, amanha ele confirmara se eu o posso ver na segunda agora na Penha. Mas como a curiosidade e forte em mim rs, :P ai vai a relaçao das estaçoes e paradas no ramal de Xerem.

Belfort Roxo (alvenaria)
Piam (plataforma com cobertura)
Nova Aurora (nome devido a uma fazenda com o nome de Aurora, plataforma com cobertura)
Baby (so plataforma)
Santa Luzia km 37 (so plataforma)
Km 38 Na altura da Ponte do Iguaçu???? :ph34r: (so plataforma)
Barao de Amapa Km 40 (so plataforma)
Km 41 (plataforma e cobertura)
Km 43 (unica estaçao de alvenaria entre Belfort Roxo e Xerem, com uma caixa dagua para as vaporosas)
Capivari Km 45 (so plataforma)
Lamarao Km 47 (so plataforma)
Km 49 (so plataforma)
Km 50 (so plataforma)
Km 51 (so plataforma)
Mantiquira/ Joao Pinto (plataforma e cobertura)
Xerem (alvenaria)

OBS algumas plataformas nao eram de concreto e sim de terra batida. :P
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Out 2010, 19:07

NANDORJ escreveu:Como eu havia dito, liguei para o sr Ranulfo, amanha ele confirmara se eu o posso ver na segunda agora na Penha. Mas como a curiosidade e forte em mim rs, :P ai vai a relaçao das estaçoes e paradas no ramal de Xerem.

Belfort Roxo (alvenaria)
Piam (plataforma com cobertura)
Nova Aurora (nome devido a uma fazenda com o nome de Aurora, plataforma com cobertura)
Baby (so plataforma)
Santa Luzia km 37 (so plataforma)
Km 38 Na altura da Ponte do Iguaçu???? :ph34r: (so plataforma)
Barao de Amapa Km 40 (so plataforma)
Km 41 (plataforma e cobertura)
Km 43 (unica estaçao de alvenaria entre Belfort Roxo e Xerem, com uma caixa dagua para as vaporosas)
Capivari Km 45 (so plataforma)
Lamarao Km 47 (so plataforma)
Km 49 (so plataforma)
Km 50 (so plataforma)
Km 51 (so plataforma)
Mantiquira/ Joao Pinto (plataforma e cobertura)
Xerem (alvenaria)

OBS algumas plataformas nao eram de concreto e sim de terra batida. :P

! ! !

Meu Deus, vou ter que refazer o diagrama da EF Rio do Ouro !
:lol:
Quantas informações ! E ainda virão mais revelações ... uhuhuhuuuu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 10 Out 2010, 19:35

Boa noite a todos, tenho novidades, sr Ranulfo confirmou sua entrevista comigo amanha as 11 da manha na estaçao da Central do Brasil,estarei levando suas perguntas sobre o ramal de Xerem, se alguem quiser ir basta levar suas perguntas e um gravador ou caderno. Estarei la as 11, basta me ligar la ok 8198-5405(Fernando).
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Out 2010, 00:12

Putz ... vou estar passando pela Central do Brasil amanhã por volta de 12:00 ... mas não sei se vai dar tempo de encontra-los, tenho um compromisso. Qualquer coisa eu te telefono !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 00:34

Vou esticar o papo o maximo que eu puder, se você chegar meio dia, concerteza participara de uma parte do papo Dado. Me liga ok. :P
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Out 2010, 09:08

Nando.
Estou aproveitando o espaço para perguntas adicionais ao Sr. Ranulfo.

Em relação às perguntas anteriores, eu não entendi direito. Os trens iam de ré de Belford Roxo para Xerém e Jaceruba?
Havia troca de trens em Belford Roxo?
Quando você discrimina estações em alvenaria e plataforma com cobertura. Que tipo fundamental de diferenciação entre ambas você está se referindo?
você chama de alvenaria, algo como um casario, como por exemplo são (eram) as estações Rio D'ouro e Jaceruba?
Quando você se refere à cobertura, como elas eram? Com telha em 2 águas ou de concreto e alvenaria também?

Reforço também as perguntas sobre Maria da Graça, São Bernardino, Barreiras, Engenho do Mato e Herédia de Sá feitas respectivamente pelo Dado e Nina.

As minhas perguntas adicionais referem-se à arquitetura das estações.

1- Herédia de Sá tinha cobertura de concreto, em 2 águas ou não tinha cobertura?
2- Os prédios da estação de Maria da Graça eram realmente os apontados aqui no fórum e no site do Ralph?
3- Mesmo com o Sr. Ranulfo só se lembrando de coisas a partir da década de 1950, ele testemunhou restos da finada parada Cezário Machado ao lado da Rua Miguel Ângelo ou a mesma já havia sido totalmente demolida?
4- Como eram detalhadamente as estações de Inhaúma, Engenho da Rainha, Engenho do Mato, Vicente de Carvalho, Collégio, Coelho Neto e Acari?...Engenho da Rainha, Irajá e Collégio são as únicas com fotos dos prédios. Vicente de Carvalho só tem foto da plataforma.
A minha pergunta refere-se ao tipo de cobertura, existência ou não de dísticos, cor de pintura e o tipo de bilheteria.
5- Qual era o comprimento e largura aproximada de cada plataforma. O tamanho das estações era semelhante?
6- Havia alguma estação no trecho que a linha singela se transformava em dupla para ponto de espera?
7- Aquela foto de Collégio no site do Ralph mostra um belo prédio recém inaugurado nos anos 30. Aquele prédio foi o definitivo até os dias finais da Rio D'ouro?
8- Qual a última estação da Rio D'ouro no trecho a ser demolida?

Boa sorte na entrevista e verifica com o nosso colaborador se ele tem fotos da Rio D'ouro e/ou estações, mesmo que não tivessem sido a intenção da foto?

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 16:46

Como eu havia prometido a todos fiz a entrevista com o sr Ranulfo, foi bem instrutiva e legal. A mesma teve a participação do forista Dadodj, que participou e filmou uma parte dela , estou postando a parte teórica,ainda ficarei devendo desenhos e algum detalhe que eu tenha esquecido. Se o Dado lembrar de algo ele posta também.

Horários das composições:


Saída de Belfort Roxo
6:55
11:55
15:55
19:55

Saída de Xerém
9:35
14:35
16:35
18:35

Cada horário estranho, sendo quatro pares de viagens ao dia.





Locomotivas que serviram do período de 1958 ate sua total erradicação em 1969:

1051
1070
1071
1072
1073
1074
1080
1081
1084
1086
1087
1088
1089
1113
1506 A pobre coitada da locomotiva azul enterrada no abrigo São Diogo, com seu sino, farol e dístico numérico sendo preservados no prédio da extinta RFFSA.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 16:47

Atualização das estações e paradas do ramal de Xerem



Belfort Roxo (alvenaria), plataforma fixa para os ramais de Xerém,Jaceruba e Tingua, e outra de madeira para o elétrico, atual plataforma esta no lugar da plataforma dos ramais, a partir de 1978.
Em 1969 estaçao de Belfort Roxo sofreu um incêndio devido a esplosao de um botijão de gaz num botequim localizado detro da estação. (foto erroneamente creditado nos estações ferroviárias como sendo Xerém, mais uma gafe de jornais paulistas.
Essa estação possuía armazéns para estocagem de produtos oriundos dos ramais de Xerém, Jaceruba e do Tingua.

Aurora (inaugurada em 1911, provavelmente como Nova Aurora teve esse nome devido a fazenda Aurora, nessa regiao, ficava 900 metros apos Belfort Roxo) nao existia mais na epoca do sr Ranulfo, ou como o Dadodj desconfia, seja a propria parada Piam que seu Ranulfo conheceu, faz ate sentido, fica antes da ponte do rio Saiao, a distancia quilometrica bate, talvez o povao tenha rebatizado a parada Aurora para Piam, apos a ida do Max Vasconcelos la nos ano 40. <_<

Piam (plataforma com cobertura), a cinguenta metros a esquerda da foto do Julio César.

Nova Aurora (nome devido a uma fazenda com o nome de Aurora, plataforma com cobertura) plataforma de madeira e telhado de amianto(asbesto)

Barão de Baby (so parada sem plataforma)

Santa Luzia km 37 (so parada sem plataforma)

Km 38 (so plataforma) A ponte do Iguaçu fica no km 39(OBS sera que a parada Ponte do Iguaçu mencionada no livro do Max Vasconcelos, nao e a para Km 38 ou a parada Barao de Amapa no Km 40?, esse questionamento so sera respondido pelo livro do Max Vasconcelos, essa dita parada e antes ou depois da ponte do Iguaçu?

Barao de Amapa Km 40 (so plataforma feita de aterro)

Km 41 (plataforma e cobertura) telhado de amianto estrutura feita com trilhos de trem

Km 43 (unica estaçao de alvenaria entre Belfort Roxo e Xerem, na extinta Fazenda Penha Caixao, com uma caixa dagua para as vaporosas, que virou sucata) uma rodovia passa no exato lugar da estação, muito parecida com a estação de Xerém.(chegou a ser usada como moradia depois da erradicação do trecho)
Nessa estação possuía o único by pass(desvio), que permitia que uma composição que subia se cruzasse com uma que descia, já que esse ramal como os demais era de via singela.

Capivari Km 45 (parada sem plataforma) ainda existe a ponte ferroviária nesse trecho.

Lamarao Km 47 (parada sem plataforma)

Km 49 (parada sem plataforma) não oficial, so parava se alguem pedisse

Km 50 (parada sem plataforma)

Km 51 (parada sem plataforma)

Mantiquira/ Joao Pinto (plataforma e cobertura, com um barracão improvisado onde ficava um agente)

Xerem (alvenaria)

add Aurora Dado seu chorao rs :P
Editado pela última vez por NANDORJ em 12 Out 2010, 13:28, em um total de 6 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 11 Out 2010, 16:57

^^ Isso significa q a cada km caso interesasse a alguém poderia pedir para descer do trem??
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Out 2010, 17:02

Curiosidades sobre o ramal de XEREM

A medição quilométrica podia variar devido a duas medições dinstintas, uma da EFCB que encampou a Rio d’Ouro em 1928 e outra do Derpartamento de águas.


Na verdade o by-pass do km 43 não era o unico, havia um entre Piam e Nova Aurora, mas que nunca foi usado.

A ponte sobre o Rio Iguaçu que aparece na foto do Julio Cezar no estações ferroviárias, nao e aquela exatamente, a ponte ferroviária original era de ferro, e foi arrancada pela cheia daquele rio, sendo a mesma toda retalhada por um enxame de pessoas necessitadas e vendida como sucata, a ponte da foto era o suporte dos tubos da elevatória e ao lado uma ponte rodoviária mais nova, a ponte original ficava dois ou três metros a direita da que restou.
A caixa dagua na foto não foi usada para as vaporosas, e sim pertencia a Bayer, que tinha objetivo de retirar água do Rio Iguaçu e injetar por meio de bombas na tubulação da adutora, para que em Belfort Roxo pudesse retirar sua parte, mas essa caixa dagua nunca funcionou, e um mero elefante branco.


A ponte sobre o rio Saião na altura de Piam, fotografada pelo forista Julio César e esta no site estações ferroviárias marcado como Aurora, não e a ferroviária e sim o suporte dos tubos da adutora a ponte ao lado que se suponha que era nova, de fato e a ponte ferroviária original, sendo alargada para comportar veículos.

As locomotivas da Rio d’Ouro eram movidas por diferentes combustíveis no seus 95 anos de funcionamento:
Primeiro momento lenha
Segundo momento carvão mineral importado
Terceiro momento adaptadas para queimar óleo diesel(no tender nao sei se esse e o nome certinho, acima do reservatorio dagua e onde ficaria o carvao era adptado um reservatorio de oleo diesel, no livro do Helio Suevo tem fotos de algumas locomotivas adptadas, sera que depois dessa modificaçao os foquistas perderam o emprego? <_<


O abastecimento das composições eram realizados nas sequintes estações.
Belfort Roxo- onde recebia óleo diesel, água e areia que era usada por um mecanismo que permitia colocar areia entre as rodas e os trilhos, para aumentar aderência em terrenos dificieis, como por exemplo entre Piam e Nova Aurora ao se ultrapassar a Garganta Manoel Belo.
Km 43- onde era abastecido apenas com água.
Xerém- onde era abastecido apenas com água.

O motivo principal do trecho entre Del Castilho ate Pavuna ter definhado nos anos 60, foi a inauguração da eletrificação da linha auxiliar, pois se podia sair de Francisco As usando a auxiliar inteira ate Belfort Roxo, e dessa estação se pegava uma baldeação ate os ramais, e provável que já no meado dos anos 60 so trens cargueiros e os expressos da Leopoldina ulitiliza-se o Trecho de Del Castilho a Pavuna, e o trafego suburbano já a muito suprimido.


No lugar da antiga estação de Xerém, se encontra atualmente um centro comunitário.

Há uma foto noa estações ferroviárias de um carro de passageiros destruído, não se trata de um incêndio, e sim de um descarrilhamento entre o km 46 e km 47, onde resultou na morte de um militar do exercito.

A inversão das locomotivas foi realmente executado no ramal de Xerém por um triangulo de reversão, a maquina partia de Mantiquira ate Galrao e de la ia a re para Xerém, concerteza era assim em Tingua e muito provavelmente em Jaceruba, pois nosso colaborador sr Ranulfo, e enfático não havia ramais circulares, nesse caso apenas em Belfort Roxo e nem rotundas . Fico devendo o desenho dessa manobra ok.

Produtos escoados pelo ramal de Xerém, madeira, carvão, cerâmicas das olarias da região, aipim, galinhas, porcos, e demais produtos agrícolas.


Composições da Rio d’Ouro:
Locomotiva , um vagão de carga, e dois carros de passageiros
Locomotiva dois vagões de carga e dois carros de passageiros
Locomotiva dois vagões de carga e um de passageiros
Obs havia carros de passageiros que dividiam espaço com bagageiros


O ramal circular de Belfort Roxo tinha como objetivo fazer a inversão das locomotivas, oriundas de Jaceruba, Tingua e Xerém, que ao sequirem seu destino ate Belfort Roxo, Xerém que vinha pela linha da direita no sentido Baixada, entrava no desvio fazia a circular a re, ate chegar a linha da esquerda que era de Tingua ou Jaceruba, onde podia se alinhar já de frente da estação das vaporosas a esquerda, ou entrar numa linha central que conduzia ate as oficinas para reparos ou para o posto de abastecimento, onde recebia água, areia e óleo diesel. Já as locomotivas de Jaceruba, que vinham pela linha da esquerda, fazim a re pela circular, sem precisar entrar na linha de Xerém, ate alinhar na sua plataforma no lado esquerdo ou seguindo pela linha central ate as oficinas ou abastecimento.
Em Belfort Roxo havia, posto de abastecimento, oficinas, plataformas fixas das vaporosas, uma temporária do eletrico(que pode ser vista em primeira mao numa das fotos do estaçoes ferroviarias, reparem que a plataforma em destaque e de madeira e por traz da composiçao eletrica tem uma plataforma, onde esta localizado a estrutura da estaçao de Belfort Roxo), vila operaria, alojamentos, e se localizava o departamento de águas e provavelmente o socorro das águas.

Antes da eletrificação da auxiliar, e provável que os trens dos ramais saíssem do Caju e depois da Francisco Sa e não de Belfort Roxo.


Quem morasse no trecho de Areia Branca ate Vila de Cava era servido por dois ramais, Jaceruba e do Tingua. O ramal do Tingua não saia de Vila de Cava, e sim de Belfort Roxo, Vila de Cava era apenas o ponto de separação das composições que iam a Jaceruba das que sequiam para o Tingua.
Editado pela última vez por NANDORJ em 11 Out 2010, 21:21, em um total de 2 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante