Certo, Adenilson! No tocante à estação São Francisco Xavier da EF Leopoldina, sua opinião era exata. Realmente não fazia o menor sentido o traçado com uma curva de raio pequeno como idealizado pelo Anderson. Quando eu vi o esquema do mapa que ele fez e que postou também no Orkut, achei até possível, apesar de estranho. Mas como sou bem cético, antes de afirmar algo, resolvi pesquisar e encontrei este e outros mapas do final do século XIX e início do século XX.
E pelo que me parece, a integração feita pelos passageiros da Leopoldina para chegar ao centro através da EFCB não devia ser bem uma integração. Acredito que seria necessário pagar nova passagem para embarcar nos trens na estação S.Fco.Xavier da EFCB, por isso as reclamações na época, que ficamos conhecendo através de publicações sobre a ferrovia.
Em relação ao mapa (preciso criar um tópico de mapas e plantas, vou tentar fazer isso neste fim de semana), tenho algumas observações:
1-Na parte superior esquerda,dá pra ver a estação São Francisco Xavier da EFCB e a estação São Francisco Xavier da Leopoldina (EF do Norte). Nota-se que não havia ligação entre elas e nem entre as linhas. A EF do Norte é a linha tracejada e a EFCB é a linha em negro contínuo.
2-A estação "sem nome" e a linha que hoje é a R.Senador Brnardo Monteiro é a ESTAÇÃO D.ANNA NERY, do ramal homônimo ! De todos os mapas que tenho (e você está mais uma vez correto, Adenilson ! O mapa é de 1910 mesmo !) este é o único que mostra esta linha, que realmente existiu, e fazia parte da EF Rio do Ouro. Não consegui encontrar ainda qual a finalidade deste ramal, apenas consegui confirmar sua existência em relatórios ministeriais da época (
http://www.crl.edu/brazil). Havia um entroncamento próximo ao Largo de Benfica, na Av.Suburbana. Próximo deste local há uma central da CEDAE,e o terreno ocupado por esta central foi o leito da EF Rio do Ouro, vinda do Caju. E dentro desta central, na curva ficava a parada Alegria. Lembrando que a atual R.Prefeito Olímpio de Melo foi a Rua da Alegria, antes mesmo de existir a Av.Brasil. A Rua da Alegria vinha desde o cemitério do Caju até a Rua São Luis Gonzaga, passando onde hoje é a Av.Brasil, em frente à UFE, a fábrica de sabão português.
3-Note que a Parada Silva e Souza pertencia à Linha Auxiliar da EFCB (originalmente EF Melhoramentos do Brasil). Agora note que na "esquina" desta linha com a Rua Jockey Club há um "quadrado" branco. É A ESTAÇÃO JOCKEY CLUB, mais tarde renomeada para ... TRIAGEM ! Agora não sei se Triagem Cargas ou Triagem "normal" ... assunto a ser pesquisado.
4-A linha da EF Rio do Ouro cruzava com a EF do Norte, onde hoje é uma pequena comunidade/vila, ao lado do viaduto de benfca, lado direito de quem vai pro Jacaré. Não cheguei a entrar neste local para averigüar, mas talvez haja alguma coisa referente à ferrovia lá.
4-A Parada "Bemfica" pertencia a EF do Norte, mas não consegui encontrar menção a ela em documentos antigos, apenas em relação a Amorim, Parada Silva e Souza etc etc
5-Este mapa (que postarei em breve em algum servidor) tem 22 mb, é bem detalhado, mas infelizmente não abrange toda a cidade,apenas a região turística, digamos assim... uma pena ... entretanto, ele mostra também as linhas de bonde e os percursos ! Estão marcados com linha vermelhas no mapa ...
Mudando de assunto, em outro mapa que encontrei, finalmente fiquei sabendo sobre o ramal da Penha da EF Rio do Ouro, tambem conhecido como ramal de Maria Angu. Neste ramal existiam 4 paradas/estações:
1-Vicente de Carvalho (ponto inicial e entroncamento com a linha tronco da Rio do Ouro)
2-Largo da Penha
3-Fazenda Grande
4-Porto de Maria Angu
Em alguns relatórios da época, estas estações são citadas, inclusive com as quilometragens de posição das estações !
Quem quiser entrar no link dos relatórios que citei acima, recomendo muita paciência nas pesquisas ... há documentos com mais de 1000 páginas ! Não é a toa que, numa conversa que tive com Helio Suêvo (autor do livro "A formação das Estradas de Ferro no RJ"), fiquei sabendo que um amigo está escrevendo um livro sobre a Rio do Ouro, e suas pesquisas já duram mais de 10 anos !
Prova de que o assunto "Rio do Ouro" é extenso ...
Adenilson, desculpe-me pois cometi um engano: falei que existiu uma estação Tomás Coelho, mas não ! Ela não existiu ... queria me referir ao bairro, apenas ... em relação às demais estações, tudo certo, elas realmente existiram.
![Okay okk](./images/smilies/xyxthumbs.gif)