Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jul 2010, 20:38

Mapa antigo mostrando algumas linhas na região de Benfica e São Francisco Xavier:
Imagem

Note que na época havia muito poucas ruas na região ...[/quote]

Muito interessante esse mapa, que deve ser da década de 10 ou 20. Digo isso, pois a Parada Silva e Souza foi aberta em 1910 e já existe no mapa que você achou. Essa parada mudou depois para triagem. SILVA E SOUZA=TRIAGEM.
A atualmente extinta estação Herédia de Sá existia também e está dentro da abrangência do mapa.
Apesar de poucas ruas dá para perceber alguma coisa. A parada Benfica (BEMFICA nessa época) era onde o viaduto de Benfica começa, junto ao ex prédio abandonado e favelizado da CCPL.
A estrada de ferro do Norte também está abrangida, mas o mapa não abrange ainda a estação de Manguinhos (que se chamou Amorim). Não sei se na época desse mapa já tinha mudado de nome. No cantinho inferior direito dá para ver o MA de Manguinhos.
Que estação inicial será aquela que não sem nome no mapa?
Ela era vicinal a atual Rua Senador Bernardo Monteiro.
Realmente no mapa dá para ver que a Rio D'ouro avançava ao longo da Suburbana (até então inexistente).

O Jockey Clube era onde hoje existe a unidade do exército no Rocha na Rua Doutor Garnier que já existia.
Eu nunca entendi o traçado maluco da Conselheiro Mayrink fazendo curvas tipo escada. Vendo esse mapa, entendi. Era para desviar do terreno do Jockey.

Abraços.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Jul 2010, 22:00

Certo, Adenilson! No tocante à estação São Francisco Xavier da EF Leopoldina, sua opinião era exata. Realmente não fazia o menor sentido o traçado com uma curva de raio pequeno como idealizado pelo Anderson. Quando eu vi o esquema do mapa que ele fez e que postou também no Orkut, achei até possível, apesar de estranho. Mas como sou bem cético, antes de afirmar algo, resolvi pesquisar e encontrei este e outros mapas do final do século XIX e início do século XX.
E pelo que me parece, a integração feita pelos passageiros da Leopoldina para chegar ao centro através da EFCB não devia ser bem uma integração. Acredito que seria necessário pagar nova passagem para embarcar nos trens na estação S.Fco.Xavier da EFCB, por isso as reclamações na época, que ficamos conhecendo através de publicações sobre a ferrovia.
Em relação ao mapa (preciso criar um tópico de mapas e plantas, vou tentar fazer isso neste fim de semana), tenho algumas observações:

1-Na parte superior esquerda,dá pra ver a estação São Francisco Xavier da EFCB e a estação São Francisco Xavier da Leopoldina (EF do Norte). Nota-se que não havia ligação entre elas e nem entre as linhas. A EF do Norte é a linha tracejada e a EFCB é a linha em negro contínuo.
2-A estação "sem nome" e a linha que hoje é a R.Senador Brnardo Monteiro é a ESTAÇÃO D.ANNA NERY, do ramal homônimo ! De todos os mapas que tenho (e você está mais uma vez correto, Adenilson ! O mapa é de 1910 mesmo !) este é o único que mostra esta linha, que realmente existiu, e fazia parte da EF Rio do Ouro. Não consegui encontrar ainda qual a finalidade deste ramal, apenas consegui confirmar sua existência em relatórios ministeriais da época (http://www.crl.edu/brazil). Havia um entroncamento próximo ao Largo de Benfica, na Av.Suburbana. Próximo deste local há uma central da CEDAE,e o terreno ocupado por esta central foi o leito da EF Rio do Ouro, vinda do Caju. E dentro desta central, na curva ficava a parada Alegria. Lembrando que a atual R.Prefeito Olímpio de Melo foi a Rua da Alegria, antes mesmo de existir a Av.Brasil. A Rua da Alegria vinha desde o cemitério do Caju até a Rua São Luis Gonzaga, passando onde hoje é a Av.Brasil, em frente à UFE, a fábrica de sabão português.
3-Note que a Parada Silva e Souza pertencia à Linha Auxiliar da EFCB (originalmente EF Melhoramentos do Brasil). Agora note que na "esquina" desta linha com a Rua Jockey Club há um "quadrado" branco. É A ESTAÇÃO JOCKEY CLUB, mais tarde renomeada para ... TRIAGEM ! Agora não sei se Triagem Cargas ou Triagem "normal" ... assunto a ser pesquisado.
4-A linha da EF Rio do Ouro cruzava com a EF do Norte, onde hoje é uma pequena comunidade/vila, ao lado do viaduto de benfca, lado direito de quem vai pro Jacaré. Não cheguei a entrar neste local para averigüar, mas talvez haja alguma coisa referente à ferrovia lá.
4-A Parada "Bemfica" pertencia a EF do Norte, mas não consegui encontrar menção a ela em documentos antigos, apenas em relação a Amorim, Parada Silva e Souza etc etc
5-Este mapa (que postarei em breve em algum servidor) tem 22 mb, é bem detalhado, mas infelizmente não abrange toda a cidade,apenas a região turística, digamos assim... uma pena ... entretanto, ele mostra também as linhas de bonde e os percursos ! Estão marcados com linha vermelhas no mapa ...

Mudando de assunto, em outro mapa que encontrei, finalmente fiquei sabendo sobre o ramal da Penha da EF Rio do Ouro, tambem conhecido como ramal de Maria Angu. Neste ramal existiam 4 paradas/estações:

1-Vicente de Carvalho (ponto inicial e entroncamento com a linha tronco da Rio do Ouro)
2-Largo da Penha
3-Fazenda Grande
4-Porto de Maria Angu

Em alguns relatórios da época, estas estações são citadas, inclusive com as quilometragens de posição das estações !
Quem quiser entrar no link dos relatórios que citei acima, recomendo muita paciência nas pesquisas ... há documentos com mais de 1000 páginas ! Não é a toa que, numa conversa que tive com Helio Suêvo (autor do livro "A formação das Estradas de Ferro no RJ"), fiquei sabendo que um amigo está escrevendo um livro sobre a Rio do Ouro, e suas pesquisas já duram mais de 10 anos !
Prova de que o assunto "Rio do Ouro" é extenso ...
:WK:

Adenilson, desculpe-me pois cometi um engano: falei que existiu uma estação Tomás Coelho, mas não ! Ela não existiu ... queria me referir ao bairro, apenas ... em relação às demais estações, tudo certo, elas realmente existiram.
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 03 Jul 2010, 22:37

eu nao conhecias as estacoes do ramal de maria angu, valeu dado!

Sobre o porto de maria angu, como todos sabem, foi demolido. Mas para quem passa pela linha vermelha sentido caxias, do lado esquerdo um pouco depois do piscinao de ramos é possivel ver uma cruz de santo andre. Talvez seja da epoca e pertencesse a rio do ouro em maria angu
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Jul 2010, 23:15

Uma Cruz de Santo André próximo ao Piscinão de Ramos ???

Meu Deus, não sabia disso não ... será que tem alguma coisa a ver com a ferrovia ? Ou foi retirado de algum lugar e posto ali ?

Segue abaixo a imagem de satélite com o trajeto do ramal da Penha da EF Rio do Ouro:
Imagem

Trilhos na Av.Brás de Pina (foto feita por Julio C.Silva):
Imagem

Mapa de 1928 mostrando o trecho final do ramal da Penha:
Imagem

Mapa de 1928 mostrando o trecho inicial do ramal da Penha (detalhe para a estação Engenho do Matto, que foi substituida por Engenho da Rainha, construída próxima dali):
Imagem

E saindo do assunto "Ramal da Penha", apenas para contribuir com este tópico, imagens referentes a EF Rio do Ouro:

Resquícios da ponte da antiga linha, em Acari, ao lado do muro do metrô (não sei quem fez a foto, peguei no Orkut, no álbum do Anderson)
Imagem

Fotos dos depósitos de material, no Caju, para a construção da adutora de abastecimento de água, motivo da contrução da ferrovia:
Imagem

Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 04 Jul 2010, 10:29

Interessante Dado.
Isso mesmo, você está certo e não analisei direito as informação do livro do Hélio com o que está escrito no sites estações ferroviárias.
A Rua do Jockey é que é hoje me parece ser a Rua Licínio Cardoso até encontrar o leito da via férrea, portanto o quadrado branco que você se referiu ocupa hoje o local da estação de passageiros de triagem.
No site do Ralph está informado que a estação Silva e Souza era triagem e que a estação de cargas ficava a 500m da de passageiros, então retificando-me, acho que SILVA E SOUZA=TRIAGEM CARGAS e JOCKEY=TRIAGEM PASSAGEIROS. Silva e Souza ficava próximo ao entroncamento da linha férrea com a Ana Neri.

Sobre a Rio D'ouro, a estação de Engenho do Mato ocupa exatamente o local onde hoje é a estação Tomaz Coelho do METRÔ.
A minha tia possuia um guia rex de 1969 que não fazia mais menção a essa estação e o guia de estações existentes no site do Ralph mostra que em 1955, essa estação não estava mais na lista.
Forte indício que a mesma tenha sido desativada entre 1928 (ano desse último mapa que você postou) e 1955.
O mapa também faz referência às estradas nova e velha da Pavuna. Me parece que parte da Estrada Nova virou a João Ribeiro.
Como eu já disse eu tenho uma foto também dessa época (1928) mostrando simplesmente o nome ESTRADA DA PAVUNA e uma linha métrica passando ao lado, que deve ser a Rio D'ouro.
Na época, o local era quase uma roça.

Tendo o tempo necessário, aos poucos vou postar aqui.
Depois diga como conseguiu os mapas. Isso é uma relíquia.
Abraços.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Jul 2010, 11:43

Adenilson, o livro "Vias Brasileiras de comunicação", de Max Vasconcellos fala sobre Engenho do Matto. Ano passado fui à Biblioteca Nacional e consultei a edição do ano de 1947 deste livro, além de outros. O chato foi que a biblioteca estava prestes a encerrar o funcionamento do dia, e precisei anotar rapidamente o máximo de informações possíveis. Anotei o seguinte sobre Engenho do Matto (na seção referente a Engenho da Rainha):

Engenho da Rainha (km 11,033): no km 11,226 passa pela extinta estação Engenho do Matto, onde se ligava com a Linha Auxiliar por uma variante até a estação Tomás Coelho, que fica a 2km. Esta variante foi construída para suprimir o trecho de 4kms entre Engenho do Matto e Liberdade, da Rio d'Ouro, que corre paralelo a Linha Auxiliar.

Até hoje eu tento tirar algumas conclusões deste texto ... como anotei rapidamente, não sei se foi também corretamente. Mas alguém aqui do fórum já postou foto-cópias de trechos deste livro, referentes aos ramais da Rio do Ouro apos Belford Roxo. Se tiver cópias de outros trechos do livro, poste aqui também !

E em relação aos mapas, consegui no site da Biblioteca Nacional, na sua versão digital (http://bndigital.bn.br). Algumas observações em relação ao site:

1-às vezes o sistema de busca fica meio louco. Ou não funciona, ou abre páginas com resultados de busca totalmente diferentes do que foi digitado por nós.
2-Os mapas encontrados lá são disponibilizados em dois formatos: JPG ou SID. Os arquivos JPG podem ser abertos por qualquer computador e sistema, e apresentam boa resolução. E os arquivos SID são os mapas em tamanho natural, mas compactados neste formato, utilizado até pelo Google Earth, o que permite uma grande ampliação das imagens mantendo um tamanho razoável do arquivo. Para visualizar arquivos SID é necessário instalar um plugin, que tem o link disponível no próprio site.
O que eu fiz ? Arrumei uma maneira de baixar os arquivos em formato SID, ao invés de visualiza-los. Com os arquivos no meu computador, consegui um conversor de SID para JPG, obtendo o mapa em tamanho natural e formato universal.
Em breve no tópico de mapas e plantas.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 04 Jul 2010, 11:52

Parabens Dado!
Vou repostar 2 mapas que eu tenho la no tópico sobre mapas antigos
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Jul 2010, 12:38

Postei alguns mapas lá agora !

Link do tópico:

http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=4&t=3499
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 04 Jul 2010, 23:41

DadoDJ escreveu:Postei alguns mapas lá agora !

Link do tópico:

http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=4&t=3499
Quando agente pensa que já viu tudo aparece alguém avisando que tem muito mais coisas a serem descobertas do que se possa imaginar. Este ramal da Penha é do outro mundo.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Jul 2010, 00:19

É por isso que sou apaixonado pela EF Rio do Ouro ... ô ferrovia misteriosa !

:lol:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 05 Jul 2010, 11:39

DadoDJ escreveu:Adenilson, o livro "Vias Brasileiras de comunicação", de Max Vasconcellos fala sobre Engenho do Matto. Ano passado fui à Biblioteca Nacional e consultei a edição do ano de 1947 deste livro, além de outros. O chato foi que a biblioteca estava prestes a encerrar o funcionamento do dia, e precisei anotar rapidamente o máximo de informações possíveis. Anotei o seguinte sobre Engenho do Matto (na seção referente a Engenho da Rainha):

Engenho da Rainha (km 11,033): no km 11,226 passa pela extinta estação Engenho do Matto, onde se ligava com a Linha Auxiliar por uma variante até a estação Tomás Coelho, que fica a 2km. Esta variante foi construída para suprimir o trecho de 4kms entre Engenho do Matto e Liberdade, da Rio d'Ouro, que corre paralelo a Linha Auxiliar.

Até hoje eu tento tirar algumas conclusões deste texto ... como anotei rapidamente, não sei se foi também corretamente. Mas alguém aqui do fórum já postou foto-cópias de trechos deste livro, referentes aos ramais da Rio do Ouro apos Belford Roxo. Se tiver cópias de outros trechos do livro, poste aqui também !

E em relação aos mapas, consegui no site da Biblioteca Nacional, na sua versão digital (http://bndigital.bn.br). Algumas observações em relação ao site:

1-às vezes o sistema de busca fica meio louco. Ou não funciona, ou abre páginas com resultados de busca totalmente diferentes do que foi digitado por nós.
2-Os mapas encontrados lá são disponibilizados em dois formatos: JPG ou SID. Os arquivos JPG podem ser abertos por qualquer computador e sistema, e apresentam boa resolução. E os arquivos SID são os mapas em tamanho natural, mas compactados neste formato, utilizado até pelo Google Earth, o que permite uma grande ampliação das imagens mantendo um tamanho razoável do arquivo. Para visualizar arquivos SID é necessário instalar um plugin, que tem o link disponível no próprio site.
O que eu fiz ? Arrumei uma maneira de baixar os arquivos em formato SID, ao invés de visualiza-los. Com os arquivos no meu computador, consegui um conversor de SID para JPG, obtendo o mapa em tamanho natural e formato universal.
Em breve no tópico de mapas e plantas.
Procurei rapidamente pela seção de mapas ou algo similar mas não achei, vou tentar mais tarde. Se for complicado mande o caminho das pedras por favor.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Jul 2010, 15:11

Na página principal, onde aparece um campo de pesquisa no lado superior direito, digite uma palavra no campo "Digite uma palavra" e clique em "Buscar". Palavras chave relevantes são "Carta", "Mappa", "Planta", o nome da cidade que deseja pesquisar ou um ano.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Jul 2010, 23:49

Boa noite,
Como eu não encontrei um tópico específico da Rio D'ouro como um todo e sim particularmente de estações, vou postar algumas fotos do meu acervo aqui mesmo. Como vocês estão sedentos por essa ferrovia, aqui vai um bom material.

Imagem
Foto da estação ferroviária de Irajá ainda em atividade nos anos 60, durante a manutenção do sinal da passagem de nível das Avenidas Monsenhor Félix e Automóvel Clube. No site do Ralph tem a foto dessa estação, mas já desativada.
No último fim de semana, mandei essa foto para ele.

Imagem
Outra raridade. Foto da Estação de trem de Engenho da Rainha já abandonada no início dos anos 70. O colégio público que está na direção da ponta da cobertura no lado esquerdo existe até hoje. A direção para o centro é à direita da foto.
Também já mandei essa foto para ele.

Imagem
Estrada da Pavuna em 1928. Já vi essa foto eu um site fazendo referência como sendo próximo ao bairro da Pavuna e em outro site, consta como sendo próximo à Inhaúma. De qualquer forma, o site suspeitava que a linha a esquerda fosse de bonde, mas penso que é a Rio D'ouro, pois não faria sentido uma linha de bonde sobre um talude.
Depois o Dado pode pegar os mapas arqueológicos do Rio do acervo dele e pela curva a frente, tentar estimar onde é esse local.

Imagem
O portal do Augusto Malta informa que essa foto é da Avenida dos Democráticos, mas me parece um pouco longa. A linha ao lado deve ser da Rio D'ouro e tem um trem se afastando ao fundo.
Dado, essa é a tal foto que mencionei.Seria a Suburbana? Seria outro local ou mesmo a Av.Democráticos? Existe registro de linha férrea margeando a Democráticos? ou esse lugar não é lá?. Pelos morros, talvez dê para descobrir. A foto é de 1938.

Depois eu mando mais fotos e imponho mais mistérios.
Uma abraço.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Jul 2010, 09:19

Adenilson, ótimas fotos !
Valeu !
Falando delas, as duas primeiras eu já tinha visto no livro do Hélio Suêvo, a terceira foto eu vi em algum lugar, mas sem identificação do local (ah, lembrei, foi no álbum do Anderson, no Orkut ! Ele falava que era no Caju ! ! ! Mas já corrigiu a informação para "Lugar desconhecido" =o ). E a quarta foto, quando você falou, eu procurei no portal do Augusto Malta e a vi ... Av.dos Democráticos não é, com certeza ... mas pode ser que a foto tenha sido tirada na esquina desta com a Suburbana (esquina não aparece na foto). E eu não tinha reparado no trem se distanciando na foto ! Boa observação !
Vou dar uma pesquisada a respeito desta curva e na região, observando o relevo em volta ... pode ser que seja ali próximo a Del Castilho ... o ruim que lá em casa está sem internet ... mas assim que puder vou dar uma fuçada nisso aí !
Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Jul 2010, 09:23

Observações que reparei agora na última foto:

1-Há uma construção imensa no fundo da foto ... o que seria ?
2-Será que para pavimentar a Av.dos Democráticos, caso seja ela mesma mostrada na foto, seria necessário trilhos e um trem para transportar as máquinas e o equipamento ? Seria isso ? Quem sabe ... acho difícil, mas ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Jul 2010, 17:45

Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas (1927):

Imagem

Temos que abrir um tópico para a EF Rio do Ouro ...
Editado pela última vez por DadoDJ em 07 Jul 2010, 18:55, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 07 Jul 2010, 18:24

DadoDJ escreveu: 1-Há uma construção imensa no fundo da foto ... o que seria ?
Uma fábrica?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Jul 2010, 21:38

Adenilson escreveu:
Sobre a Rio D'ouro, a estação de Engenho do Mato ocupa exatamente o local onde hoje é a estação Tomaz Coelho do METRÔ.
A minha tia possuia um guia rex de 1969 que não fazia mais menção a essa estação e o guia de estações existentes no site do Ralph mostra que em 1955, essa estação não estava mais na lista.
Forte indício que a mesma tenha sido desativada entre 1928 (ano desse último mapa que você postou) e 1955.
O mapa também faz referência às estradas nova e velha da Pavuna. Me parece que parte da Estrada Nova virou a João Ribeiro.
Como eu já disse eu tenho uma foto também dessa época (1928) mostrando simplesmente o nome ESTRADA DA PAVUNA e uma linha métrica passando ao lado, que deve ser a Rio D'ouro.
Na época, o local era quase uma roça.
Adenilson, realmente examinando o mapa de 1929 aqui, constatei o que você suspeitava: a Rua João Ribeiro era a Estrada NOVA da Pavuna, e ela continuava com este nome até Vicente de Carvalho, pelo menos. Isso é o que indica este mapa. A Av.Automóvel Clube chamava-se Av.Rio Petrópolis, e "acabava" em Engenho do Matto (estranho, eu achava que a Av.Rio Petrópolis continuava, como hoje continua a Av.Automóvel Clube na região). A Estr.VELHA da Pavuna era como é hoje ...
Em relação às outras informações a serem pesquisadas, estou pesquisando ora pois ... em breve espero trazer novidades !
Temos que abrir um tópico sobre a EF Rio do Ouro (2) ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 07 Jul 2010, 22:59

Dado,
É verdade, temos que abrir um tópico sobre a Rio D'ouro e esse tópico aqui da Rua Bela passaria a ser subtópico.
A Estrada da Pavuna tem esse nome naturalmente porquê ia até a Pavuna, então provavelmente essa Avenida Rio Petrópolis ia até a altura da antiga estação de Engenho do Mato próximo hoje a um viaduto e à estação do metrô de Tomás Coelho. A partir daí, a Estrada da Pavuna, que vinha por dentro, passava a se juntar com a linha férrea indo até a Pavuna e tomando parte do que hoje chamamos Av. Automóvel Clube.
Se o trilho que margeia a via na foto da Estrada da Pavuna for realmente da Rio D'ouro, o trecho da foto deve ser acima de Engenho da Rainha (sentido Pavuna). Apesar de estar estranho para um trilho de trem. Não vejo dormentes e a beira do talude está muito próxima ao trilho, além de estar muito rústico, porém em breve vou postar uma foto justificando a minha opinião.

Sobre a foto da "Av. dos Democráticos", acredito que o trem ao fundo seja um trem de subúrbio que nesse época tinha vagões de madeira. A foto está datada como sendo de 1938 e teoricamente o ramal vindo do Cajú e que passava pela Suburbana já teria sido erradicado (depois foi que me lembrei disso).
Para descobrir a grande edificação ao fundo, antes de tudo temos que definir que local exato é esse.
Mesmo que esse trilho na foto fosse o mesmo que margeava a Suburbana, vimos que o Dado descobriu os trilhos no sentido do número par da Suburbana e essa foto estaria apontando para o centro, SE FOSSE ou FOR A SUBURBANA e se a linha FOSSE ou FOR a do Cajú.
Respondendo a Nina, a única construção vultuosa naquela região que tenho conhecimento é a Fabrica Nova América inaugurada em 1925.
Tudo isso é "achismo", pois não tenho certeza onde fica o local.
Para justificar essa ferrovia como linha única e sendo a Rio D'ouro, já deveríamos estar além de Del Castilho (sentido Pavuna). E aí Dado, o que achas?
Falei, falei e não disse nada...rs

Abraços.
Editado pela última vez por Adenilson em 08 Jul 2010, 09:05, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 07 Jul 2010, 23:18

Adenilson escreveu: Respondendo a Nina, a única construção vultuosa naquela região que tenho conhecimento é a Fabrica Nova América inaugurada em 1925, mas pelo que pesquisei o predio já existia antes da década de 10 e era a Companhia Confiança Industrial.
Tudo isso é "achismo", pois não tenho certeza onde fica o local.
Andei pesquisando e essa tal fábrica Confiança era em Vila Isabel, portanto não pode ser essa possibilidade
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante