Página 3 de 3

Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Enviado: 26 Mai 2009, 21:02
por Lipe Andreense
Vila Ferroviária de Paranapiacaba



Paranapiacaba é um distrito do município brasileiro de Santo André (estado de São Paulo). Surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.

A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí (última estação); também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, é inaugurada a Estação do Alto da Serra, que mais tarde seria denominada Paranapiacaba.

No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina - muito comum naquela região.

Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.

A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a Estação do Alto da Serra passa a se denominar Estação de Paranapiacaba. A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal.

Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência, construída sobre o leito da Serra Velha. No ano de 1977 a segunda estação foi desativada dando lugar à atual estação. O relógio é transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982.

Hojé há um Museu Ferroviário mantido pela ABPF, onde é possível visitar as máquinas fixas do sistema funicular, além de diversos objetos de uso ferroviário

Texto retirado de Wikipedia
_________________



Essas fotos foram tiradas em 22/07/2007, durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em um atípico dia de sol e sem nuvens, coisa muito rara de se ver no alto da serra do mar.
São 56 imagens e estão divididas em 2 tópicos para facilitar a visualização. Veja a Parte 2




01 - Vista do mirante na parte alta da cidade, lá embaixo fica Cubatão.
Imagem


02 - Vista do corte dos morros para passagem da via
Imagem


03 - Estação e pátio, hoje da MRS
Imagem


04 - Torre do relógio, que tenta ser uma réplica do Big Ben
Imagem


05 - Uma composição abandonada
Imagem


06 - Antigo posto médico, hoje posto turístico
Imagem


07 - Uma Maria- Fumaça que faz um trajeto turistico bem curto
Imagem


08 -
Imagem


09 -
Imagem


10 -
Imagem


11 - Placa indicando o embarque para o trem de suburbio, que fechou em 2001
Imagem


12 -
Imagem


13 - Um pouco da estação e um pedaço da locomotiva de descida/subida da serra
Imagem


14 - Antigo posto de comando da estação
Imagem


15 - Hoje é posto da PFF
Imagem


16 - Placa antiga da CBTU. Tinha subúrbio pra Santos ??? :lol:
Imagem


17 - Uma foto no Museu Ferroviário
Imagem


18 - Carro de passageiros da Fepasa
Imagem


19 -
Imagem


20 - Algumas fotos do interior que eu consegui (me pendurando na janela)
Imagem


21 -
Imagem


22 -
Imagem


23 - A partir daqui são fotos tiradas em outro dia (24/02/2008), com a câmera do Evandro. Eu me aproveitei da neblina intensa e entrei no carro sem ninguém ver.
Imagem


24 - Corredor
Imagem


25 - Interior de um dormitório
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem


28 -
Imagem


29 - A Locomotiva fazendo o pequeno trajeto turístico
Imagem


30 -
Imagem


31 - Início da descida da Serra
Imagem


32 - Detalhe da cremalheira no centro da via
Imagem


33 - Locomotiva exclusiva do trecho de serra
Imagem


34 - Vista geral do pátio de chegada da Serra Nova, que deixou de funcionar em 1980
Imagem


35 -
Imagem


36 -
Imagem


37 - Rodas de tração dos cabos do sistema funicular
Imagem


38 -
Imagem


39 -
Imagem


40 - Vagão funerário
Imagem


41 - Locomotiva Luciana, da EFCB
Imagem


42 - Carro pessoal do Imperador Dom Pedro II
Imagem


43 -
Imagem


44 -
Imagem


45 -
Imagem


46 - Especificações da roda das fotos 37 e 38
Imagem


47 -
Imagem


48 -
Imagem


49 - Cabos de tração
Imagem


50 - Caixa d'água para abastecer as locomotivas
Imagem


51 - Agora uma locomotiva subindo
Imagem


52 - Lá em cima fica o "Castelinho", a casa do engenheiro-chefe
Imagem


53 -
Imagem


54 -
Imagem


55 - Quinta máquina da Serra Nova
Imagem


56 - Quarta máquina da Serra Velha
Imagem

Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Enviado: 07 Jun 2009, 17:21
por Pastore
Mas que belo dia de fotos!
Que boa luz hammm?

A ultima vez que etive aí na dava pra ver unde tava este HT de forma alguma!!!

Prabéns!

Abs

Pastore