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Enviado: 13 Jan 2009, 12:13
por Evandro
A Linha 11 era uma beleza naquele tempo em que recebia todas as atenções do governo, mesmo com os Fepasões sem ventiliação.

Hoje, com a CPTM, está quase jogada às traças e mesmo assim ainda consegue manter um bom funcionamento.

Enviado: 13 Jan 2009, 12:15
por Lopes
Evandro, Linha 11 ou Linha 8???? :D

Enviado: 13 Jan 2009, 12:18
por Evandro
Lopes escreveu:Evandro, Linha 11 ou Linha 8???? :D
Linha 8, foi mal, rsss... :D

Tá parecendo aquele erro do aviso da CPTM... ainda me confundo com os números... sou do tempo da Linha B ou Linha Oeste (essa desenterrei da Fepasa :D )

Enviado: 13 Jan 2009, 13:12
por Lipe Andreense
"Retificando..." hehehe

pelo menos a linha 8/B/Oeste tem menos PNs que a 11/E/Leste tronco...

Enviado: 13 Jan 2009, 14:29
por L Fernandes
Todo dia tem atropelamento fatal!
fora os engenheiros que iam lá pras bandas da L12 fazer avaliação e tirar foto e não voltavam!

Enviado: 13 Jan 2009, 20:31
por Lopes
l fernandes escreveu:Todo dia tem atropelamento fatal!
fora os engenheiros que iam lá pras bandas da L12 fazer avaliação e tirar foto e não voltavam!
Não é só o Fepasão que é um serial killer né? :D

Fepasão tem história!

Enviado: 26 Jan 2009, 20:17
por Rafael Lopes
Nas poucas vezes que andei nos Fepasões, não me arrependi, além de ter a melhor sensação de viajar num trem de 12 carros.

Fui de Barra Funda à JPR no último carro hoje, com mais dois passageiros. Voltei para Barra Funda no mesmo (agora, primeiro) e fiquei com o carro só para mim (e o maquinista). HEheheheh Deu para gravar o som do percurso bem tranquilo!!

E qual o critério da numeração deles: os da pintura Fepasa tem a sequência: 5001-A001-B001-B002-A002-5002 (exemplo). Já o da pintura CPTM é assim: 5001-5201-5301-5302-5202-5002 (exemplo). Por quê?

Re: Fepasão tem história!

Enviado: 27 Jan 2009, 00:35
por Lipe Andreense
Rafael Lopes escreveu:Nas poucas vezes que andei nos Fepasões, não me arrependi, além de ter a melhor sensação de viajar num trem de 12 carros.

Fui de Barra Funda à JPR no último carro hoje, com mais dois passageiros. Voltei para Barra Funda no mesmo (agora, primeiro) e fiquei com o carro só para mim (e o maquinista). HEheheheh Deu para gravar o som do percurso bem tranquilo!!

E qual o critério da numeração deles: os da pintura Fepasa tem a sequência: 5001-A001-B001-B002-A002-5002 (exemplo). Já o da pintura CPTM é assim: 5001-5201-5301-5302-5202-5002 (exemplo). Por quê?
Na verdade é o inverso, a numeração da Fepasa é que é 50xx-52xx-53xx, e a da CBTM é 50xx - A0xx - B0xx


50XX é o carro motor com cabine

52XX/A0XX é um carro reboque diferenciado

53XX/B0XX é um carro reboque simples, sem nada a mais (inútil, pra dizer a verdade,hehe)

Enviado: 27 Jan 2009, 16:03
por Rafael Lopes
Caramba! Apesar de ambas as pinutras ostentarem o escrito "CPTM", o 500X-520X-530X pensava que era a própria CPTM que fazia e o 500X-A00X-B00X (e ainda eram precedidos do prefixo UI: UI5011-A011-B011) fosse o da Fepasa. Valeu.

Enviado: 27 Jan 2009, 16:11
por Tiago Costa
Mas na verdade, onde tem escrito UI ainda é a pintura Fepasa, mas a numeração com A e B é da CPTM mesmo. Tem UI + A e B no mesmo TUE? Não me lembro de ter visto algo assim. O que eu vejo são TUEs com a pintura Fepasa acoplados com TUEs com a pintura da CPTM (de diversas épocas, eheheh).

Enviado: 27 Jan 2009, 17:21
por Rafael Lopes
Foi só para espairecer. Também não lembro de nenhum assim.

Enviado: 27 Jan 2009, 17:25
por Tiago Costa
Ah, eu acho que a CPTM não mudou a numeração dos 5000 logo no início, por isso alguns carros com a comunicação visual da CPTM têm a numeração no estilo Fepasa (50XX + 52XX + 53XX).

Enviado: 27 Jan 2009, 17:28
por Erick_UT440R
Pessoal, até há algum tempo atrás era possível ver trens com ambos os esquemas de numeração... Por exemplo, poderíamos ver um trem de 12 carros com a seguinte numeração:

UI5001 - UI5201 - UI5301 - UI5364 - UI5264 - UI5064 (engatado no TUE)
5004 - 5204 - 5304 - 5314 - 5214 -5014.

Na verdade, era possível ver trens de 06 CARROS com a numeração FEPASA e outro trem de 06 CARROS com a numeração CPTM, mas nunca um trem de 06 carros com a numeração diferente.

E, segundo me contaram, quando ocorreu a renumeração da frota da série 5000 (de série 9000 para série 5000), ocorreram algumas mudanças... Assim, é possível que o TUE nº 5001 não seja efetivamente o primeiro trem que chegou (apesar de que o atual 5001 mantém a disposição dos bancos dos trens vindos da França).

Mas é como eu disse, me disseram isso, não tenho como provar... Apenas algumas características interessantes, como por exemplo os carros nº 5233 & 5333, que apesar de possuírem numeração dos trens fabricados no Brasil, possuem disposição de bancos dos trens vindos da França...

Alguém aqui sabe mais a respeito dessa história?

Enviado: 27 Jan 2009, 18:44
por L Fernandes
Quem deve saber disso é o Sérgio!

Vou dar um ctrl+v da lista que ele divulgou aqui no forum:

Código: Selecionar todos

Série 5000
pintura/reformante/estado
5021-A021-B021-B036-A036-5036   Metropolitano/ADTranz/Ativo
5037-A037-B037-B066-A066-5066   Metropolitano/ADTranz/Ativo
5056-A056-B056-B091-A091-5091   Metropolitano/ADTranz/Ativo
5017-A017-B017-B063-A063-5063   Metropolitano/CCC/Ativo
5041-A041-B041-B054-A054-5054   Metropolitano/Gevisa/Ativo
5072-A072-B072-B092-A092-5092   Metropolitano/Gevisa/Ativo
5002-A002-B002-B016-A016-5016   CPTM/Não-reformado/Ativo
5004-A004-B004-B014-A014-5014   CPTM/Não-reformado/Ativo
5005-A005-B005-B067-A067-5067   CPTM/Não-reformado/Ativo
5012-A012-B012-B040-A040-5040   CPTM/Não-reformado/Ativo
5024-A024-B024-B028-A028-5028   CPTM/Não-reformado/Ativo
5029-A029-B029-B048-A048-5048   CPTM/Não-reformado/Ativo
5030-A030-B030-B069-A069-5069   CPTM/Não-reformado/Ativo
5033-A033-B033-B087-A087-5087   CPTM/Não-reformado/Ativo
5079-A079-B079-B080-A080-5080   CPTM/Não-reformado/Ativo
5001-A001-B001-B064-A064-5064   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5010-A010-B010-B065-A065-5065   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5011-A011-B011-B070-A070-5070   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5013-A013-B013-B059-A059-5059   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5019-A019-B019-B039-A039-5039   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5023-A023-B023-B050-A050-5050   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5026-A026-B026-B034-A034-5034   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5045-A045-B045-B053-A053-5053   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5046-A046-B046-B062-A062-5062   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5047-A047-B047-B061-A061-5061   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5049-A049-B049-B071-A071-5071   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5051-A051-B051-B055-A055-5055   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5075-A075-B075-B076-A076-5076   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5077-A077-B077-B078-A078-5078   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5083-A083-B083-B084-A084-5084   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5089-A089-B089-B090-A090-5090   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5093-A093-B093-B094-A094-5094   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5095-A095-B095-B096-A096-5096   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5097-A097-B097-B098-A098-5098   Fepasa/Não-reformado/Ativo
5038-A038-B038-B058-A058-5058   Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5060-A060-B060-B073-A073-5073   Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5081-A081-B081-B082-A082-5082   Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5099-A099-B099-B100-A100-5100   Fepasa/Não-reformado/Ativo (Reserva Operacional)
5003-A003-B003-B027-A027-5027   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5006-A006-B006-B007-A007-5007   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5008-A008-B008-B042-A042-5042   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5009-A009-B009-B015-A015-5015   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5018-A018-B018-B022-A022-5022   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5020-A020-B020-B074-A074-5074   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5025-A025-B025-B086-A086-5086   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5043-A043-B043-B044-A044-5044   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5052-A052-B052-B057-A057-5057   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5068-A068-B068-B088-A088-5088   Fepasa/Não-reformado/Inativo
5031-A031-B031-B032-A032-5032   Fepasa/Não-reformado/Baixado
5035-A035-B035-B085-A085-5085   Fepasa/Não-reformado/Baixado

Enviado: 27 Jan 2009, 23:21
por Sergio Silva
Se tratando de fatos históricos, nesse caso, não ouso afirmar nada.

A única coisa que tenho certeza é sobre a mudança de numeração de 9000 para 5000, causada pela adoção do SIGO, que reorganizou a numeração dos veículos ferroviários no Brasil.

Como a Fepasa ficou com a faixa 923000-927999 (o 92 não era exibido nos carros, portanto, a faixa ia de 3000 a 7999), ela acabou renumerando os carros de 9xxx para 5xxx. Praticamente todos os carros de subúrbio utilizavam a numeração 5xxx, sendo as duas letras UC (subúrbio em caixa de aço carbono) ou UI (subúrbio em caixa de aço inox)

UI 50xx = Série 5000/carros motores
UI 52xx = Série 5000/carros reboques (possui equipamentos vitais)
UI 53xx = Série 5000/carros reboques (não possui equipamentos vitais)
UI 55xx = Série 5500
UC 56xx = Toshiba (Série 4800/CPTM)
UC 57xx = VLT Campinas
UC 59xx = TIM
?? 51xx = ?
?? 54xx = ?
?? 58xx = ?

Mais informações:
http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=784

Enviado: 28 Jan 2009, 10:17
por R E N F E
Segundo algumas fontes, os antigos 9001 e 9002 são os 5007 e 5008, respectivamente, ambos estão inativos.

Abraços

Enviado: 28 Jan 2009, 13:47
por Erick_UT440R
O interessante dessa lista que o Sérgio divulgou antes aqui no TGVBR é que ela contém um pequeno erro.

O erro trata sobre o TUE 5043 - A043 - B043 - B044 - A044 - 5044,que não está com a pintura da #FEPASA. Ele começou a ser reformado, recebendo as faixas azul e vermelha mais o logo da CPTM, porém por razões que desconheço essa reforma foi interrompida, estando atualmente esse TUE alocado no pátiod e Presidente Altino parcialmente canibalizado.

O TUE UI5018 - UI5218 - UI5318 - UI5322 - UI 5222 - UI 5022, é o único TUE da série que ainda mantém a pintura original da #FEPASA, inclusive o logo desta empresa. Mais um abandonado em Presidente Altino.

O TUE UI5009 - UI5209- UI5309 - UI5315 - UI5215 - UI5015 está estacionado há quase um ano no mesmo local, na ponta do pátio de Presidente Altino (perto do pátio Bolívia da ALL). Esse TUE está cntemplado dentro do PQMR II, sendo que, segundo informações, eles serão reformados /remobilizados pela Bombardier Transportation em Hortolândia. Porém, até o atual momento, esse TUE encontra-se canibalizado no pátio de Presidente Altino.

E não podemos nos esquecer do TUE #5052, que está encostado em Presidente Altino aguardando ser baixado, devido ao atentado a bomba que elesofreu em Engenheiro Cardoso. Esse TUE está estacionado na parte de trás do pátio de Presidente Altino, perto àqueles carros BUDD ex-Sorocabana que também estão encostados / abandonados em Presidente Altino.

Enviado: 28 Jan 2009, 13:55
por Rafael Lopes
Que chato os "singulares" estarem abandonados! E o Brasil não vai para frente.

Enviado: 29 Jan 2009, 00:30
por Sergio Silva
Sobre o erro da lista, explica-se: todos os inativos listados foram considerados com a pintura da Fepasa. No mais, obrigado pela correção. ;)

Enviado: 30 Jan 2009, 00:39
por R E N F E
Uma observação quanto a lista: A unidade 5068 - 5088 não são inativos, eles rodam e são os únicos tue's que rodam com a "atualização" do piso e daquela madeira ao lado da porta, que foi substituída. Também suprimiram-se as janelas das portas de acesso do salão a cabine de condução. Esse tue já rodava antes de receber essa atualização, deve ser sido remobilizado um certo tempo antes de receber essa atualização.

Abraços