Série 2100 - CAF

Moderador: Lipe Andreense


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 12 Nov 2008, 20:29

lipe_andreense escreveu:^^
A CPTM tem previsão de construir Subestações em Guaianazes, Santo André e Jandira, além de reformar as de Mauá e Calmon Viana.


Acho que ainda é pouco para poder usar trens de potencia maior e aumentar a frequencia nos trechos...


PS: não entendo nada de rede elétrica, é só um pitaco de leigo. :lol:
Depende. Se forem sub primárias (que captam da concessionária em voltagem altíssima - no metrô, 22 kv) para distribuírem para a rede através das sub retificadoras (na CPTM existem também seccionadoras, que não me lembro ao certo como funcionam) que fornecem a energia de tração em si, não são poucas, é o suficiente (claro, tem de se ver as características peculiares da CPTM, como comprar energia de mais de uma distribuidora, existem linhas onde as estações são "independentes", ou seja, não existe uma rede; e quantas já existem. Para se ter uma idéia, na linha 5 existe apenas uma primária(Guido Caloi).


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 12 Nov 2008, 21:27

Também não entendo nada sobre isso, mas vamos torcer para que elas saiam e dentro do tempo previsto, para não ficar que nem a outra que demorou um bom tempo pra sair, aquela que fica próxima a estação Villa-Lobos, Jaguaré (acho) :lol:

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 14 Nov 2008, 10:52

Além das SE de Santo André, Guaianazes e Jandira, há planos para a construção de SE em Jaraguá.

A CPTM possui 22 SE primárias, com potência instalada total de 178 kW
Linhas 7 e 10 (59 kW): Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Caieiras, Tietê, Pari, São Caetano e Mauá
Linhas 11 e 12 (63 kW: Eng. São Paulo, Sebastião Gualberto, Patriarca, Itaquera, Calmon Viana, Brás Cubas e Ermelino Matarazzo
Linhas 8 e 9 (56 kW): Barra Funda, Imperatriz Leopoldina, Osasco, Santa Terezinha, Santa Rita, Jaguaré, Morumbi e Cidade Dutra

Com a construção de 4 SE, haverá um aumento de 18% no número de sub-estações. Para o sistema da CPTM, é um número significativo.

Aproveitando o gancho do assunto, voltagem (apesar de registrada em diversos dicionários) não existe. O que existe é tensão elétrica.


Thiago Dias
USUÁRIO JR
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Nov 2008, 23:13
Localização: Osasco, SP

Mensagem não lida por Thiago Dias » 19 Nov 2008, 23:33

Mas como esse CAF era feio!!!

Sobre a potência dos 2100, não sei o que acontece com ele, mas o pessoal da subestação reclamava bastante dele nos horários de pico, praticamente todo dia dava abertura em algum disjuntor de linha, principalmente antes de abrir a S/E Jaguaré. Agora, mesmo com eles rodando em 6 carros a coisa melhorou bastante...
Uma vez foi até engraçado... Isso foi no começo do ano... Partindo da Berrini a bordo de um deles o trem parou de tracionar, apagou as luzes, desligou o ar... Ficou coisa de um minuto até religar e partir novamente. Desci ali no Morumbi e ao chegar no posto perguntei ao operador se havia ocorrido algum desarme. Ele disse: Teve sim, agora há pouco passou a p**** do Espanhol aí, toda vez que esse maldito passa dá abertura!


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Nov 2008, 00:30

Caramba, não fazia idéia disso :O! Quando que a S/E Jaguaré foi inaugurada? Você sabe se a quantidade de trens pode aumentar mais (imagino o cenário em 2010), com a as S/Es Jaguaré e Cidade Dutra (é esse o nome da outra :D?)?


Thiago Dias
USUÁRIO JR
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Nov 2008, 23:13
Localização: Osasco, SP

Mensagem não lida por Thiago Dias » 20 Nov 2008, 00:45

Caramba, não fazia idéia disso Surprised! Quando que a S/E Jaguaré foi inaugurada?

Tiago, sinceramente não me lembro. Vou confirmar a data pra você.
Você sabe se a quantidade de trens pode aumentar mais (imagino o cenário em 2010), com a as S/Es Jaguaré e Cidade Dutra (é esse o nome da outra ?)?
Sím, é esse o nome mesmo :D
Olha, do jeito que a coisa está indo, não há espaço para muitos trens não viu...
Falando em números, nos horários de pico a S/E chega a fornecer 6-7MW por alguns instantes. (Lembrando que Morumbi teoricamente fornece 8MW).Isso é um consumo momentâneo, os aparelhos não registram médias horárias. Mas isso no trecho Socorro-Vila Olímpia (faixa de domínio da S/E). E fora que, se por acaso uma delas vier a 'cair' as outras talvez não aguentem.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Nov 2008, 00:54

Então quer dizer que sem a repotencialização das S/Es atuais ou a construção de novas S/Es (acho que tinha lido em algum lugar que seria construída mais uma, mas não lembro qual o nome), não vai dar para colocar mais trens em operação? Que coisa, hein nnoo.


Thiago Dias
USUÁRIO JR
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Nov 2008, 23:13
Localização: Osasco, SP

Mensagem não lida por Thiago Dias » 20 Nov 2008, 01:15

Tenho pouco acesso a informações desse tipo, o que mais rola é boato. Fica meio difícil prever alguma coisa assim, mas se eles querem uma linha rodando que nem metrô, o mínimo que podem fazer é investir numa infraestrutura digna de metrô, a partir da tração elétrica da linha ;)


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 20 Nov 2008, 01:18

Thiago ,tem alguma outra composição campeã de desarme, além do 2100? :lol:


Thiago Dias
USUÁRIO JR
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Nov 2008, 23:13
Localização: Osasco, SP

Mensagem não lida por Thiago Dias » 20 Nov 2008, 01:26

haiser escreveu:Thiago ,tem alguma outra composição campeã de desarme, além do 2100? :lol:
Não, fora isso só há desarmes mesmo quando há muitos trens no mesmo trecho tracionando ao mesmo tempo, aí o desarme é inevitável :D
Geralmente ao ligarmos para o CCO avisando o desarme eles dizem que há muitos trens no trecho. Daí dificilmente há outro desarme, principalmente depois que abriu a S/E Jaguaré.


Thiago Dias
USUÁRIO JR
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Nov 2008, 23:13
Localização: Osasco, SP

Mensagem não lida por Thiago Dias » 21 Nov 2008, 02:10

Tiago Costa escreveu:Caramba, não fazia idéia disso :O! Quando que a S/E Jaguaré foi inaugurada? Você sabe se a quantidade de trens pode aumentar mais (imagino o cenário em 2010), com a as S/Es Jaguaré e Cidade Dutra (é esse o nome da outra :D?)?
Então Tiago, Jaguaré iniciou sua operação dia 24 de abril desse ano, porém uns 45 dias antes ela já estava em testes. Já dava pra ver os cabos ligados na rede aérea nessa época.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 05 Dez 2008, 02:11

1 - Deve ser esse o motivo por que a CPTM não coloca os 2100 mais no Expresso Leste:

Imagem

Mas o 2000 está inteirinho (Dentro do possível) até hoje não é? Então da - lhe 2100 no Expresso Leste! :lol:


Todos os créditos reservados a quem tirou as fotos!
Rodrigo Lopes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 05 Dez 2008, 16:18

Lopes escreveu:1 - Deve ser esse o motivo por que a CPTM não coloca os 2100 mais no Expresso Leste:

Imagem

Mas o 2000 está inteirinho (Dentro do possível) até hoje não é? Então da - lhe 2100 no Expresso Leste! :lol:
É exatamente por isso que eles só circulam na 9 e na 10, e tem que ser assim mesmo! Belo achado, Lopes, porém ainda não existia EL, era na linha tronco. Testemunhei isto ao vivo (minha esposa é da Z/L), e tem muitas pessoas que duvidam (e ficam bravas) quando digo que acabaram com os 2100 quando botaram eles lá. E ainda existe muita reclamação de usuário se queixando de que "na zona sul, os trens são melhores, já o povo da zona leste é esquecido". Oras, se na zona sul (e no ABC) eles ficam inteiros, é lá que eles tem que rodar. Obs.: Não quero dizer que o povo digno da Z/L não mereça trens melhores, porém a CPTM tem de melhorar muito a estrutura e a segurança das linhas da Z/L para, aí sim, colocar trens novos; em Ferraz ainda são atiradas pedras nos trens, assim não dá, tem que andar é a pé prá ver se aprende :@:

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 05 Dez 2008, 16:53

Isto é gente que se considera cheia de direitos, mas deveres só os outros é que têm......


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 05 Dez 2008, 19:22

Putz... acabaram com a UT :O
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 06 Dez 2008, 01:28

Nem ta parecendo pedrada no vidro da cabine e sim tiros de metralhadora!!!! o0


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 06 Dez 2008, 01:31

haiser escreveu:Nem ta parecendo pedrada no vidro da cabine e sim tiros de metralhadora!!!! o0
Não duvido de nada....
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 03 Jan 2009, 19:46

Alguem tem fotos dele operando/ fazendo testes em outras linhas?
Por exemplo dele na Tronco, Na linha 7 e sua extensão...

Alguém tem?

Aliás, aqueles que estão em reforma, quando vão voltar a rodar???

Estou ancioso para andar neles!
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 06 Jan 2009, 22:51

Bem, há algum tempo atrás eu vi, em um site espanhol, uma foto de uma UT440R com as cores da CPTM com o indicador de destino escrito FCO. MORATO, porém não sei ao certo o local onde a mesma foi feita... [img][/img]
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 07 Jan 2009, 00:35

Que site é esse?
Se você começou a participar agora do Fórum, passa lá na apresentção!
Rodrigo Lopes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes