Linha 11 Coral - Expresso Leste

Moderador: Lipe Andreense


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 29 Nov 2008, 01:59

Os caras da CPTM voltaram com essa conversinha tosca de VLT...

Convido-os (os caras da CPTM) para pegar diariamente o trecho Estudantes-Calmon, a qualquer hora do dia, para ver se o VLT agüentaria a demanda neste trecho.

No dia da inauguração daquela porcaria vou ser o primeiro a me deitar sobre os trilhos.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 01 Dez 2008, 23:29

Bom gente, cheguei na transferencia entre metrô e a cptm na Estação da Luz às 18:23.. e fotografei por 20 minutos . Sendo que calculei o intervalo do trem como sendo de 10 minutos ( devido à algum problema na hora da manobra + pessoas segurando a porta do trem, pois no intervalo anterior , foi rapido, mas não contabilizei). Sinceramente está mais rapido , mais agil , mas não to considerando como uma '' GRANDE '' mudança. Cheio de Confusão e bagunça , devido ao fato dos usuarios estarem mal acostumados. La vai algumas constatações


1- Não vai ter mais espertinho que pega o EL no Brás e faz viagem negativa até a LUZ . Chegando na LUZ , bye bye para Plataforma 4 ( a Policia Ferroviaria tava presente em peso no esquema para retirar os passageiros ''espertinhos'')

2 - Consequentemente, a multidão irracional ( ou gado, como preferirem) vai aperfeicoar as suas técnicas de empurra-empurra no embarque, ja q o trem alinhará na Via 4 totalmente vazio.

3- A Plataforma 4 é mais apertada , Haverá uma dificuldade bem maior para se locomover .

4- Logicamente o tempo de espera para o embarque será muito menor na estação . É o esquema dos dois trens chegarem nas plataformas ao mesmo tempo

Eu fiz um video na estação e na viagem até o Brás , espero colocar no Youtube em breve.

Em Tatuapé os funcionarios estavam distribuindo um folhando informando e justificando a mudança , peguei um e fotografei para vocês verem.

Estou botando todas as fotos, inclusive as péssimas, pois dava a impressão do pessoal não sabe andar e se desviar .... quando tentava tirar uma foto encostavam em mim :lol: :lol: :lol:

1 - O Aviso no Corredor da Transferencia ( mais conhecido como Titanic da CPTM, vaza água na região desde o início do ano) entre o Metrô e a CPTM
Imagem


2 - Aviso no acesso ao saguão de embarque da SSO.
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem


20 -
Imagem


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 01 Dez 2008, 23:37

Porque que não usam a plataforma 2 e 3???

Assim, poderiam, quem sabe, levar o EL até barra funda, imaginou que maravilha, a linha 3 do metro vazia!!!!!!!!!!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 01 Dez 2008, 23:49

Para fazer a manobra para a plataforma 2/3, seria mais complicado, devido à posição dos AMVs e das vias do Expresso Leste.

Mesmo na plataforma 3/4 dá pra levar até a Barra Funda, só precisa terminar as intervenções do Integração Centro
Imagem


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 02 Dez 2008, 00:49

Bom , talvez não signifique nada o q vou falar


Semana passada Filmei o Trecho BAS-LUZ , comparando com a filmagem de hoje . Deu uma Diferença de aproximadamente de 30~40 segundos no tempo da viagem


( 5 minutos semana passada e 4 minutos e 25 segundos hoje)


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 02 Dez 2008, 00:56

Esa integração centro não sai nunca mais, acredito eu!
Rodrigo Lopes


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 02 Dez 2008, 01:07

Não se fala no projeto há um bom tempo. Por outro lado, creio eu que, com a chegada das novas composições para o Expresso Leste, seja possível estender a linha até Palmeiras-Barra Funda mantendo o headway.

Ao que parece, frota atual de TUE Série 2000 está sendo utilizada em totalidade.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 02 Dez 2008, 01:15

Vidal escreveu: Ao que parece, frota atual de TUE Série 2000 está sendo utilizada em totalidade.

Se você não ta querendo dizer ''frota total''
Infelimente não :( dos 15 série 2000 . .. rodam 13 ( um q fica de reserva + 1 que ta em revisão geral ( Metade do K09 e Metade do K08 , senão me engano)


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 02 Dez 2008, 01:33

Grande CPTM!
E mais uma gambiarra foi feita..... <O> <O>

(O que é normal, desde 1992)


Sobre a frota do Expresso Bambi: 14 composições de 8 carros ativa + 2 TUEs em processo de revisão geral.


lipe_andreense escreveu:Mesmo na plataforma 3/4 dá pra levar até a Barra Funda, só precisa terminar as intervenções do Integração Centro
Mesmo configuração atual de sinalização e via, dá para levar a linha 11 até Barra Funda. O problema são dois: falta de trens, e linha 7.


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 02 Dez 2008, 01:47

Logo chegarão novos trens e espero que 2100 entrem no Expresso Leste, substituindo totalmente os 2000, que iriam para a linha 9 ou a 10 ou outro lugar!
Rodrigo Lopes


Thiago Dias
USUÁRIO JR
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Nov 2008, 23:13
Localização: Osasco, SP

Mensagem não lida por Thiago Dias » 02 Dez 2008, 04:15

Lopes escreveu:Logo chegarão novos trens e espero que 2100 entrem no Expresso Leste, substituindo totalmente os 2000, que iriam para a linha 9 ou a 10 ou outro lugar!
Também penso assim, os 2100 são adequados para grandes distâncias sem paradas, talvez no EL seu desempenho seja muito superior do que na linha 10, sua frota supriria muito bem a demanda dessa linha (Só não sei se as S/E's do trecho vão suportar todos eles).
Os 2000 poderiam ir para a linha 10, com mais alguns trens novos para suprir a demanda ;)


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 02 Dez 2008, 04:27

O 2000 seria perfeito pro Expresso ABC.

Acho que ja comentei aqui , escuto de vários funcionarios e maquinistas que a Série 2000 não foi fabricado para linha com varias paradas . Então creio que ele esteja num ótimo lugar( claro q o 2100 seria mais perfeito no EL.....)


Mas penso na possibilidade de uma frota nova na Linha 10 , 2100 no Expresso ABC e os 2000 no Expresso Leste!!!!


( Pensando bem, não sou nada econômico... :lol: :lol: :lol: )


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 02 Dez 2008, 20:02

Pergunta ao Sérgio Silva:

Dentro desse assunto de se levar a Linha 11, para Barra Funda, haveria possibilidade de num futuro se realizar algumas obras, para futura ativação de duas plataformas dessa estação que não são utilizadas atualmente (se não me engano a 4 e a 5, sendo que uma delas, não possui a catenária)?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 02 Dez 2008, 23:47

^^
sendo que uma deles nem possui trilhos :lol:
Imagem


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 03 Dez 2008, 00:15

haiser escreveu:Se você não ta querendo dizer ''frota total''
Infelimente não dos 15 série 2000 . .. rodam 13 ( um q fica de reserva + 1 que ta em revisão geral ( Metade do K09 e Metade do K08 , senão me engano)
O que eu quis dizer com isso é que a frota atual é insuficiente para operar entre Palmeiras-Barra Funda e Guaianazes, matendo o headway. Há apenas uma composição de reserva, estão a utilizando ao máximo. A necessidade de novas aquisições tem alguma criticidade.
Sergio Silva escreveu:O problema são dois: falta de trens, e linha 7.
Qual seria o problema em relação à Linha 7?

Quanto à frota, na minha opinião, seria interessante sim mover as composições de Série 2100 para a Linha 11. Entretanto, ao invés de colocar as composições de Série 2000 na Linha 10, colocaria na Linha 9, sanando o problema em relação ao atraso causado pela vagarosa aceleração dos sucatões e dinamizando o funcionamento da linha.


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 03 Dez 2008, 00:21

Vou mandar um e - mail pra CPTM questionando - a sobre isso e depois posto a resposta aqui!
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Dez 2008, 00:26

Provavelmente vai vir uma resposta-padrão :(.


Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 03 Dez 2008, 02:12

quem sabe...
:(
Rodrigo Lopes


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 03 Dez 2008, 03:46

Rodrigo Leste 4 escreveu:Pergunta ao Sérgio Silva:

Dentro desse assunto de se levar a Linha 11, para Barra Funda, haveria possibilidade de num futuro se realizar algumas obras, para futura ativação de duas plataformas dessa estação que não são utilizadas atualmente (se não me engano a 4 e a 5, sendo que uma delas, não possui a catenária)?
Nenhuma, a curto e médio prazo!

Vidal escreveu:
haiser escreveu:Se você não ta querendo dizer ''frota total''
Infelimente não dos 15 série 2000 . .. rodam 13 ( um q fica de reserva + 1 que ta em revisão geral ( Metade do K09 e Metade do K08 , senão me engano)
O que eu quis dizer com isso é que a frota atual é insuficiente para operar entre Palmeiras-Barra Funda e Guaianazes, matendo o headway. Há apenas uma composição de reserva, estão a utilizando ao máximo. A necessidade de novas aquisições tem alguma criticidade.
Sergio Silva escreveu:O problema são dois: falta de trens, e linha 7.
Qual seria o problema em relação à Linha 7?
No trecho entre Brás e Barra Funda, a preferência é das linhas 7 e 10. O prolongamento da linha 11 até Barra Funda implicaria em compartilhamento de vias com a linha 7, o que não é possível atualmente, pois é necessário intervenções na sinalização (quando citei essa possível extensão anteriormente, considerei somente a linha 11). Além disso, os AMVs ativos que possibilitariam essa operação ficam longe demais da estação, entre 500 m e 1 km a leste (próximo do lavador de Barra Funda) ou a oeste (próximo do viaduto Pompéia).

Querendo ou não, isso atrapalharia a linha 7, que (opinião própria) não terá redução de intervalos, graças a essas intervenções em Luz, ao tráfego intenso de cargueiros nos horários de vale, à frota limitada (dos atuais 19 trens disponíveis para a linha 7, TODOS são usados no pico da manhã, sendo 17 na própria linha 7, e 2 cobrindo buracos deixados pelos 2100 que continuam a rodar na linha 9), e à sinalização (dimensionada para trens cargueiros) que não permite intervalos menores que os praticados atualmente, principalmente na região da estação Luz. No entanto, ela é, junto com a linha 8, a segunda/terceira linha mais usada, com cerca de 420 mil passageiros/dia.


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 03 Dez 2008, 04:02

E, segundo meu pai (e eu concordo plenamente), o trecho Luz-Brás deveria ser atendido por apenas uma linha, como era antes.

Por mim, a linha 11 continuaria terminando em Brás. Pelo menos até que o finado Integração Centro estivesse concluído. Mas foram fazer gambiarra, e agora para consertar, fazem outra. Coisa comum na CPTM, aliás, vide os 2100 que ainda não voltaram para a linha 10, a descaracterização de estações com o objetivo de melhorar a aparência e acessibilidade, sendo que boa parte será reconstruída, reaproveitamento de contratos que acabaram em pequenos erros bem desastrosos (Série 2070: descarrilamento de 2 TUEs em testes; conflito da freqüência de operação do ATC com o motor em 3 TUEs, sendo que um deles voltou para a fábrica; o trem, quando em formação de 8 carros, fica uma porta para fora da plataforma, sendo que a plataforma foi dimensionada para trens de 8 carros; altura do topo do boleto ao piso maior que o padrão da linha; etc), corrida para consertar problemas no vão entre trem e plataforma na linha 9, surgidos a menos de 1 ano, enquanto eu caí num vão da linha 7 que existe há mais de 50 anos, etc.....

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante