Bom, pessoal ... desculpe a pequena ausência deste fórum, mas estou com uma virose daquelas ... agora estou me recuperando (eu espero) mas passei bons bocados em uma maravilhosa
UPA aguardando 4 horas por um atendimento ...
Mas voltando ao que interessa: hoje pesquisei um bocado sobre a EFRdO e encontrei coisas interessantes. Mas primeiramente, vou postar abaixo a foto da suposta estação Miguel Couto com o destaque no prédio:
Eu acho que a linha passaria ao lado dela, e este poste na época não existia ainda, com certeza. Mas eu ainda não acredito piamente que o prédio seja a estação, pois vendo de cima, ele é curto ! O mais provável, e que foi citado pelo Edson Vander, é que o prédio da estação esteja dentro do "bolo" de casas do quarteirão ... mas ele mesmo não discordou se era este prédio verde que teria o dístico para dentro do terreno ... ele não se lembra ao certo. Mas também não descartou a hipótese. Hoje eu iria lá em Miguel Couto, se estivesse bem de saúde ... malditos vírus !
Falando ainda de EFRdO, no acervo da SMU encontrei algumas imagem bem interessantes:
1-Planta do Largo de Vicente de Carvalho em 1934. Vejam que a bifurcação para o ramal da Penha ainda existia, ou no mínimo, seria um resquício do ramal, transformado em pátio ou triângulo para manobras
2-Planta mostrando as proximidades da estação de Inhaúma em 1944. Vejam que a EFRdO em determinado ponto não seguia pela Av.Automóvel Clube, seguindo por uma rua chamada Dr.Otávio, não existente hoje em dia (pelo menos não a encontrei, só em guias de ruas antigos). Claro que depois ela se encontrava novamente com a Automóvel Clube
3-Estação de Irajá em 1920 ! Vejam também, logo abaixo, como a EFRdO dava uma desviada em relação ao leito da Av.Automóvel Clube, passando para a esquerda desta
4-Estação Colégio, em 1920. Note que o traçado da Av.Automóvel Club se bifurcando hoje em dia naquela região, teve como base o leito da EFRdO. Veja como a estação Colégio ficava fora da avenida
5-Estação Coelho Neto e arredores, em 1920
6-Estação Acari também em 1920