[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 23 Out 2010, 22:47

DadoDJ escreveu:
NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, depois de uma ausência do fórum devido a uma pneumonia e uma crise de sinusite, estou de volta. Já estava preocupado com sua ausência ... saúde pra você !
Acho que posso ajudar vocês em relação a estação de Vicente de Carvalho, morei entre Thomaz Coelho e Vicente de Carvalho de 1976 há 1980, minhas memórias são bem apuradas a partir de 1978 em diante, tenho fatos bem interessantes para partilhar: (...)
Quinto ainda havia trilhos no lado da estação(na foto do estações ferroviárias ainda e possível ver o trilho), cuja bitola prefiro não mencionar, (...) É o seguinte: semana passada estávamos conversando eu e Nando sobre aquele mapa da SMU com a divisão de linhas em Del Castilho. O que observamos é que a linha seguia a partir de Del Castilho em BITOLA MISTA ! Sim ... entre Del Castilho e Pavuna a bitola da EFRdO era mista,mas não foi sempre assim, tanto que nestas fotos de Vicente de Carvalho a bitola ainda é estreita. Mas confrontando dados passados pelo sr.Ranulfo, pelas plantas da SMU e pelas lembranças do Nando (que tinha certeza quase absoluta devido a pouca idade que tinha na época) que já morou nas proximidades chegamos a seguinte conclusão:
1-Da sua criação até a década de 1960 a EFRdO teve bitola estreita
2-A partir da utilização da EFRdO pela Companhia EF Leopoldina,o tráfego de subúrbio entre Francisco Sá e Belford Roxo foi suspenso.
3-Contribuiu para isso também a eletrificação da Linha Auxiliar e sua posterior mudança de trajeto, levando trens elétricos até Belford Roxo (como é hoje em dia) o até a Pavuna pelo menos. Não fazia sentido assim, ir de Maria-Fumaça de Belford Roxo até Francisco Sá.
3-Neste meio tempo a Leopoldina utilizava o trecho entre Del Castilho e Pavuna para seus trens de carga e trens expressos rumo à Porto Novo do Cunha, já que era muito dispendioso subir a Serra de Petrópolis, inclusive o tráfego na serra foi interrompido em 1967. Por algum motivo que não conseguimos apurar, a linha da EFRdO passou a ser bitola mista, quando a Leopoldina passou a utilizar o trecho.
4-Para confirmar esse lance de bitola mista, basta ver que não faria sentido haver uma bifurcação proxima a Del Castilho saindo em bitola mista em direção a Liberdade/Del Castilho da EFRdO se ela não tivesse alguma finalidade.
5-Após a Leopoldina concluir a ligação São Bento-Ambaí, os trens de subúrbio da EFRdO voltaram a correr pelo trecho, mas já estavam em estado terminal, principamente devido a eletrificação da Linha Auxiliar. Detalhe: Francisco Sá foi eletrificada, exatamente porque já havia trens elétricos correndo na Linha Auxiliar até Belford Roxo (ou até Pavuna, pelo menos ...)

Obrigado pelas suas palavras Dado, outra coisa voce foi muito feliz em reproduzir nossa conversa de uma semana atraz, perfeito e suscinto mrgr . Uma pergunta me intriga, mandei a foto para o Ralph da estaçao de Iraja(a foto dela inteira), pois a que ele tinha era apenas da bilheteria, pq a linha passava do lado direito como era em Vicente, para o lado esquerdo em Iraja, e a partir de Coelho neto ela saia do canteiro central da Av Automovel Clube, passando para a calçada a direita, quem foi construindo a automovel clube em torno da Rio d'Ouro pq fez um traçado tao louco? Na tentativa e erro?
Eu confirmo, a linha que ainda existia era bitola mista, tres trilhos, o comum o mais proximo a estaçao, uma bitola metrica e uma larga, ja o leioto mais afastado da estaçao sem duvida era metrico, acredito que era um mero desvio(by-pass) <O>
Se alguem duvida que de Francisco Sa saia trens eletricos para Belfort Roxo via linha auxiliar vide fdotos estaçoes ferroviarias, as catenarias estao ate hoje la.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 23 Out 2010, 23:56

Será q no ano de 2010 ainda deve existir por debaixo do asfalto da Automóvel Clube os trilhos da linha??
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 24 Out 2010, 00:08

Foto da estação Francisco Sá, desativada há anos, com instalações para a rede aérea:
Imagem
Fonte: Site Estações Ferroviárias - Foto de Fabio

E em relação ao que o André falou ... talvez em alguns trechos (senão em todo o trecho !) deve existir trilhos ainda soterrados pelo asfalto ... lembrei dessa foto, feita pelo Anderson, e que peguei via Orkut:
Imagem
Ponte do metrô sobre o Rio Acari ... reparem que os despojos da EFRdO e sua ponte ficaram ao lado da ponte do metrô ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 24 Out 2010, 00:09

André Vasconcellos escreveu:Será q no ano de 2010 ainda deve existir por debaixo do asfalto da Automóvel Clube os trilhos da linha??
Concerteza Andre, na variante antiga acredito que todos os trilhos foram retirados, mas na variante nova, o Dado e o Julio acharam trilhos numa praça entre o Jacare e Maria da Graça e no tronco de Del Castilho ate a Pavuna deve ter muitos trechos, a linha dois do metro, nao seque a risca o antigo traçado da Rio d'Ouro, pois este nao era tao centralizado, mudando o traçado de um lado para outro na Automovel Clube, creio que haja trilhos em pontos onde a Automovel Clube foi alargada, ocupando parte da faixa de dominio dessa antiga ferrovia, mas os trechos que corriam no que e hoje leito do metro nao existem.
Editado pela última vez por NANDORJ em 24 Out 2010, 11:32, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 24 Out 2010, 10:48

Bom dia a todos. Tenho uma pergunta. Alguem por curiosidade foi verificar aqueles vestigios da Rio d'Ouro na Penha na Altura da Av Brasil, que foi uma descoberta do forista Rangel? Na altura do valao que ela corria ao lado, uma rua antes da estaçao de tratamento de esgoto da Penha. Sera o antigo abrigo e oficinas para composiçoes? Um abraço a todos.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Out 2010, 15:04

Falando ainda de EFRdO, no acervo da SMU encontrei algumas imagem bem interessantes:
1-Planta do Largo de Vicente de Carvalho em 1934. Vejam que a bifurcação para o ramal da Penha ainda existia, ou no mínimo, seria um resquício do ramal, transformado em pátio ou triângulo para manobras
Imagem.
Nando, Veja o mapa acima. O largo de Vicente de Carvalho, a posição da estação e da linha férrea. Na planta baixa, Irajá fica para baixo e Engenho da Rainha para cima.
Imagem
Agora veja acima a estação no site do Ralph. Os carros que vém da direita da foto parecem vir da Estr. Vicente de Carvalho onde era junto ao Carrefour. Estou falando isso pelo pequeno aclive, que existe até hoje.
No lado esquerdo tem um ponto de ônibus "caindo aos pedaços". Ali é a Automóvel Clube em mão dupla e coerente com o mapa acima.
O que parece é que o fotógrafo está virado para Irajá. Se fosse ao contrário, a plataforma estaria em posição diferente como mostrado no mapa.
Reparem que entre o ponto de ônibus e a plataforma até teria espaço para uma linha métrica passar, mas o mapa acima mostra a linha singela passando ao lado direito da plataforma (sentido Irajá) e logo após o fim da estação, fazendo uma discreta curva para a esquerda para compensar o espaço da plataforma até juntar-se a A.Clube de novo.
A foto acima não mostra qualquer sinal de alguma construção (cobertura ou bilheteria) acima da plataforma que tivesse sido demolida, o que parace mostrar que a mesma era do outro lado (atrás do fotógrafo), mas como o Nando tem certeza que Vic. Carvalho era uma exceção na posição do dístico, então embolou tudo.
O que parece mostrado aí é o fim da plataforma


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Out 2010, 15:22

3-Estação de Irajá em 1920 ! Vejam também, logo abaixo, como a EFRdO dava uma desviada em relação ao leito da Av.Automóvel Clube, passando para a esquerda desta
Imagem
Dado e Nando. Peço a atenção de vocês para os mapas postados pelo Dado. Acima o pátio de Irajá, mostrando que de alguma forma a Rio D'ouro passou para o lado esquerdo, como também já conhecemos através de fotos.
Repetindo o que eu escrevi dias atrás. De acordo com o mapa, estando alguém de costas para Engenho da Rainha, a posição dos itens é: Esquerda->Av. Automóvel Clube/ Centro-> Plafatorma de V.Carvalho/ Direita-> Linha da Rio D'ouro.
Em Irajá, no mesmo sentido, a ordem é: Esquerda-> Rio D'ouro/ Centro-> Plataforma de Irajá/ Direita-> A.Clube.
Pergunto como houve essa inversão?
Reparem também que a esquerda do mapa acima, parece que a Rio D'ouro começa a se afastar da calçada da A.Clube


Imagem
Eu perguntei ao Dado onde era o trecho acima e ele já respondeu que é entre Irajá e Colégio, mas será que a Rio D'ouro cruzaria 2 vezes com a A.Clube entre as mesmas estações, passando de um lado para o outro?
Vejam o mapa abaixo também para entenderem o meu raciocínio

4-Estação Colégio, em 1920. Note que o traçado da Av.Automóvel Club se bifurcando hoje em dia naquela região, teve como base o leito da EFRdO. Veja como a estação Colégio ficava fora da avenida
Imagem

Todos os mapas acima devem ser pelo menos da década de 40.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Out 2010, 15:30

Nando.
Não sabia que você estava doente. inda bem que você melhorou!
Te pergunto então o seguinte:
Com tantos detalhes sobre V.Carvalho na sua cabeça, pergunto se a Est. V.Carvalho era parecidoa com a de Irajá.
A bilheteria e entrada pela frente e o dístico pintado acima.
Na foto da estação de Irajá (vide site do Ralph ou livro do Suevo) não dá para ver se existe uma cobertura atrás da parte da bilheteria e de sua extensão, que parece ser um local para postagens.
Existia uma cobertura atrás dos pntos da bilheteria? Caso sim, eram tipo 2 águas ou um T de concreto, com pilares ao centro e cobertura?
Existiam bancos para a espera?
Qual a sua conclusão (Nando) sobre a estação nas 3 fotos que o Dado postou?

Vocês também já pararam para pensar que poderia ter existido alguma obra de modificação em V.Carvalho entre o ano de 1950 e a década de 70, sobre a qual o Nando tem a memória viva da coisa?
A plataforma do site do Ralph parece um pouco mais larga que a da sequência que o Dado postou!

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 24 Out 2010, 16:11

Adenilson escreveu:Falando ainda de EFRdO, no acervo da SMU encontrei algumas imagem bem interessantes:
1-Planta do Largo de Vicente de Carvalho em 1934. Vejam que a bifurcação para o ramal da Penha ainda existia, ou no mínimo, seria um resquício do ramal, transformado em pátio ou triângulo para manobras(nunca duvidei disso, mas em 1978 nao mais existia)
Imagem.
Nando, Veja o mapa acima. O largo de Vicente de Carvalho, a posição da estação e da linha férrea. Na planta baixa, Irajá fica para baixo e Engenho da Rainha para cima.[/color(concordo, nao me lembro dos meus comentarios serem contraditorios a respeito)
Imagem
Agora veja acima a estação no site do Ralph. Os carros que vém da direita da foto parecem vir da Estr. Vicente de Carvalho onde era junto ao Carrefour(sim você esta certo ou do retorno que os motoristas podiam fazer saido da pista sentido Iraja para a pista sentido Engenho da Rainha). Estou falando isso pelo pequeno aclive, que existe até hoje. .(a estaçao de vicente era ao comprido em relaçao a Automovel Clube, a mao nessa avenida historicamente foi mudada algumas vezes , inclusive a pista sendo em mao dupla por um certo periodo, meu pai foi motorista e confirmou)
]No lado esquerdo tem um ponto de ônibus "caindo aos pedaços". Ali é a Automóvel Clube em mão dupla e coerente com o mapa acima.(nunca disse o contrario, esse ponto e na automovel clube do lado do Largo de Vicente, a rua em frente e o cruzamento que outrora existia entre a Vicente de Carvalho e a Automovel Clube, ai parte e calçada e parte leito do metro
O que parece é que o fotógrafo está virado para Irajá. Se fosse ao contrário, a plataforma estaria em posição diferente como mostrado no mapa.(o lado oposto da estaçao e direçao Iraja e o lado que esta o fotografo e sentido Engenho da Rainha, nao se baseie nos carros era mao dupla em ambos os ladossss
Reparem que entre o ponto de ônibus e a plataforma até teria espaço para uma linha métrica passar, mas o mapa acima mostra a linha singela passando ao lado direito da plataforma (sentido Irajá)(tal linha a direita ja nao existia mais, a do lado esquerdo junto a estaçao ainda havia trilhos de 78 a 80 e logo após o fim da estação, fazendo uma discreta curva para a esquerda para compensar o espaço da plataforma até juntar-se a A.Clube de novo.
A foto acima não mostra qualquer sinal de alguma construção (cobertura ou bilheteria)nunca falei que no final dos anos 70 ainda houvesse uma plataforma ou cobertura) acima da plataforma que tivesse sido demolida, o que parace mostrar que a mesma era do outro lado (atrás do fotógrafo), mas como o Nando tem certeza que Vic. Carvalho era uma exceção na posição do dístico, então embolou tudo.(sim era pois era apontada para direçao de Iraja, ou seja o lado oposto da foto, acho q faz mais sentido por que nesse lado era o cruzamento da automovel clube com a vicente de carvalho)
O que parece mostrado aí é o fim da plataforma

Nao havia plataforma nessa epoca)


Nao entendi sua duvida Adenilson, para mim a foto e seu mapa estao em plena conformidade com o que eu disse, se o que eu disse causa tanta polemica nem colocarei o exato local da estaçao, senao sera outro campo de batalha

A unica diferença da minha epoca para seu mapa de 1934 e que a automovel clube ja era duplicada ja existindo a pista sentido Iraja seu mapa neglegencia isso.
Editado pela última vez por NANDORJ em 24 Out 2010, 16:26, em um total de 2 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 24 Out 2010, 16:25

Ôpa ... calma aí ...
o0
Pelo o que eu li, o que o Adenilson falou bate com tudo com o que falamos até agora. Não precisa virar campo de batalha ...
:beer:
Obs.: não bebo ...
:D
Mas tem uma coisa que eu queria perguntar ao Nando: baseado na foto d site do Ralph, o dístico ficava do lado de cá do fotógrafo ou do lado de lá, já próximo ao cruzamento ?
Outra coisa, acho que não precisa especificar o exato ponto da estação, Nando ... os mapas da SMU, que devem ser da década de 1940, já mostram o local com detalhes ...
Para os demais foristas, digo o seguinte: por uma série de motivos e evidências, eu e Nando estávamos chegando a conclusão que as fotos feitas pelo jornal Última Hora em 1954 em um local descrito como Vicente de Carvalho pode não ser neste local ... a não ser que tenha havido bastante mudanças nos arredores. Um dos fatores, entre outros, que levamos em consideração foi a ponte vista pelo André na saída da estação. Que córrego ou valeta passava ali ? Só encontramos um pequeno córrego passando nas proximidades da estação, mas do outro lado em sentido Engenho do Matto ! A não ser que passe algum curso d'água canalizado no largo de Vicente de Carvalho.
Outros fatores que levamos em consideração foi a posição da Automóvel Clube em relação a estação ... era para ser ao contrário ...
De qualquer forma, não estamos 100% convictos que as fotos estejam incorretas ...mas temos 90% de certeza ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 24 Out 2010, 16:29

DadoDJ escreveu:Ôpa ... calma aí ...
o0
Pelo o que eu li, o que o Adenilson falou bate com tudo com o que falamos até agora. Não precisa virar campo de batalha ...
:beer:
Obs.: não bebo ...
:D
Mas tem uma coisa que eu queria perguntar ao Nando: baseado na foto d site do Ralph, o dístico ficava do lado de cá do fotógrafo ou do lado de lá, já próximo ao cruzamento ?
Outra coisa, acho que não precisa especificar o exato ponto da estação, Nando ... os mapas da SMU, que devem ser da década de 1940, já mostram o local com detalhes ...
Para os demais foristas, digo o seguinte: por uma série de motivos e evidências, eu e Nando estávamos chegando a conclusão que as fotos feitas pelo jornal Última Hora em 1954 em um local descrito como Vicente de Carvalho pode não ser neste local ... a não ser que tenha havido bastante mudanças nos arredores. Um dos fatores, entre outros, que levamos em consideração foi a ponte vista pelo André na saída da estação. Que córrego ou valeta passava ali ? Só encontramos um pequeno córrego passando nas proximidades da estação, mas do outro lado em sentido Engenho do Matto ! A não ser que passe algum curso d'água canalizado no largo de Vicente de Carvalho.
Outros fatores que levamos em consideração foi a posição da Automóvel Clube em relação a estação ... era para ser ao contrário ...
De qualquer forma, não estamos 100% convictos que as fotos estejam incorretas ...mas temos 90% de certeza ...
Do lado do cruzamento, que te mostrei onde seria mais ou menos hoje em dia no google earth, sendo a estaçao naquela calçada que te mostrei, se quiser entre no msn te mando a foto com o exato ponto marcado
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 24 Out 2010, 16:44

Adenilson escreveu:Nando.
Não sabia que você estava doente. inda bem que você melhorou!
Te pergunto então o seguinte:
Com tantos detalhes sobre V.Carvalho na sua cabeça, pergunto se a Est. V.Carvalho era parecidoa com a de Irajá.
A bilheteria e entrada pela frente e o dístico pintado acima.
Na foto da estação de Irajá (vide site do Ralph ou livro do Suevo) não dá para ver se existe uma cobertura atrás da parte da bilheteria e de sua extensão, que parece ser um local para postagens.
Existia uma cobertura atrás dos pntos da bilheteria? Caso sim, eram tipo 2 águas ou um T de concreto, com pilares ao centro e cobertura?
Existiam bancos para a espera?
Qual a sua conclusão (Nando) sobre a estação nas 3 fotos que o Dado postou?


Posso ser sincero, cem porcento sicero? Adenilson, eu so falo que aquele predio foi estaçao pois eu o vi em pe, mas nunca o vi ser usado, meu pai era motorista e rodava todo o rio, fomos morar em Vicente em 1976 ano que nasci, meus pais moravam na Penha na epoca antes de eu nascer, so digo que aquele predio e estaçao pois e um senso comum, na epoca me parecia mais com um abrigo de onibus muito comum nos anos setenta e inicio dos oitenta, ate alguns anos havia um parecido uns metros antes do colegio Meira Lima, abrigos esses feitos pelo ex governador chagas freitas, me lembro pois o nome dele aparecia em baixo relevo(no abrigo do Meira Lima), o distico que eu vi realmente existiu nessa construçao mas na face oposta do predio sentido Iraja, mas as vezes so as vezes acredito que era uma especie de ligaçao intermodal(trem onibus), e que a verdadeira estaçao era encima de uma plataforma(sem vestigios nessa epoca), mas com tantos mapas que vocês postaram e fotos das estaçoes do Engenho e Iraja com arquitetura semelhante, acabaram dando credibilidade aquele predio decrepito, lembro de meu pai comentar que era uma estaçao, e encima dessa construçao de laje havia uma caixa dagua , que por uma felicidade esta aparecendo numa foto no site do ralph. Que abrigo seria esse com uma caixa dagua? Nao posso dizer onde eram as bilheterias , se havia bancos ou qualquer outro equipamento, pois tal construçao era uma terra arrasada, sou apenas categorico, o terreno era menos que um campo de futebol societe, estreito, com aquele predio com uma caixa dagua, dois leitos um com trilhos enterrados por lama e outro sem.
Vocês também já pararam para pensar que poderia ter existido alguma obra de modificação em V.Carvalho entre o ano de 1950 e a década de 70, sobre a qual o Nando tem a memória viva da coisa?(no mapa que você pos de 1934, a automovel clube teria apenas a pista atual sentido Engenho da Rainha, em 1978 a 1980 ja havia a pista sentido iraja, como eu disse eu movava numa vila, e quando tinha de ir com meus pais para minha tia, sequiamos automovel clube sentido Iraja, e viravamos a direita numa rua que ia para a Avenida Meriti
A plataforma do site do Ralph parece um pouco mais larga que a da sequência que o Dado postou!
Editado pela última vez por NANDORJ em 24 Out 2010, 17:19, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 24 Out 2010, 17:18

NANDORJ escreveu:
Adenilson escreveu:Nando.
Não sabia que você estava doente. inda bem que você melhorou!
Te pergunto então o seguinte:
Com tantos detalhes sobre V.Carvalho na sua cabeça, pergunto se a Est. V.Carvalho era parecidoa com a de Irajá.
A bilheteria e entrada pela frente e o dístico pintado acima.
Na foto da estação de Irajá (vide site do Ralph ou livro do Suevo) não dá para ver se existe uma cobertura atrás da parte da bilheteria e de sua extensão, que parece ser um local para postagens.
Existia uma cobertura atrás dos pntos da bilheteria? Caso sim, eram tipo 2 águas ou um T de concreto, com pilares ao centro e cobertura?
Existiam bancos para a espera?
Qual a sua conclusão (Nando) sobre a estação nas 3 fotos que o Dado postou?


Posso ser sincero, cem porcento sicero? Adenilson, eu so falo que aquele predio foi estaçao pois eu o vi em pe, mas nunca o vi ser usado, meu pai era motorista e rodava todo o rio, fomos morar em Vicente em 1976 ano que nasci, meus pais moravam na Penha na epoca antes de eu nascer, so digo que aquele predio e estaçao pois e um senso comum, na epoca me parecia mais com umabrigo de onibus muito comum nos anos setenta e inicio dos oitenta, ate alguns anos havia um parecido no colegio meira lima, abrigos esses feitos pelo ex governador chagas freitas, me lembro pois o nome dele aparecia em baixo relevo, o distico que eu vi realmente existiu nessa construçao, mas as vezes so as vezes acredito que era uma especie de ligaçao intermodal(trem onibus), e que a verdadeira estaçao era encima de uma plataforma, mas com tantos mapas que vocês postaram, acabaram dando credibilidade aquele predio decrepito, lembro de meu pai comentar que era uma estaçao, e encima dessa construçao de laje havia uma caixa dagua , que por uma felicidade esta aparecendo numa foto no site do ralph, que abrigo seria esse com uma caixa dagua, nao posso dizer onde eram as bilheterias , se havia bancos ou qualquer outro equipamento, pois tal construçao era uma terra arrasada, sou apenas categorico, o terreno era menos que um campo de futebol societe, estreito, com aquele predio com uma caixa dagua, dois leitos um com trilhos enterrados por lama e outro sem.
Vocês também já pararam para pensar que poderia ter existido alguma obra de modificação em V.Carvalho entre o ano de 1950 e a década de 70, sobre a qual o Nando tem a memória viva da coisa?(no mapa que você pos de 1934, a automovel clube teria apenas a pista atual sentido Engenho da Rainha, em 1978 a 1980 ja havia a pista sentido iraja, como eu disse eu movava numa vila, e quando tinha de ir com meus pais para minha tia, sequiamos automovel clube sentido Iraja, e viravamos a direita numa rua que ia para a Avenida Meriti
A plataforma do site do Ralph parece um pouco mais larga que a da sequência que o Dado postou!
Sobre o tal ponto de ônibus do tempo do governador Chagas Freitas, no Mendanha eu vi um ponto de ônibus assim mesmo como descrito. Dizeres em baixo relevo "GB GOVERNO CHAGAS FREITAS GB" e bem rudimentar digamos. Se a estação era assim deve se discutir a simplicidade das estações da Rio D'Ouro.Proposital por economia ou por "falta de vontade"?
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Out 2010, 18:56

Nando e Pessoal.
Da minha parte não tem campo de batalha algum, assim como não houve em relação à questão do ramal Maria Angú.
Cada um aqui tem um acervo de fotos e de informações e partilhando idéias e as lançando aqui, já dirimimos muita coisa sobre a Rio D'ouro e outros assuntos.

O ponto de ônibus ao lado não tem nada a ver com a estação. Estou falando da plataforma tomada de capim e em destaque no meio da foto que deve ter sido tirada em 1970 ou variação de 3 anos. Digo isso pelo tipo de transporte e de carros.

Tomando como base o mapa postado pelo Dado da década de 40 e a foto da plataforma de Vicente de Carvalho em ?1970?, respondam-me.
Como o fotógrafo estaria de frente para Tomás Coelho se já concluímos que o Largo de Vicente de Carvalho está a esquerda da Automóvel Clube nessa foto?
Isso seria possível se o fotógrafo estivesse de frente para Irajá, eu acho.

Vejam o mapa de Vicente de Carvalho postado pelo Dado.
Para mim, guardado os pequenos erros, foi como se o fotógrafo tivesse tirado a foto em cima da palavra DE, onde está escrito ESTAÇÃO VICENTE DE CARVALHO. Acho que por isso é que dá para ver apenas um pedaço da plataforma.
Irajá está apontado para o lado inferior do mapa (vide posição da praça), então automaticamente ele (o fotógrafo) estaria de frente para Irajá na foto tirada do site do Ralph.
Tomara que eu tenha sido compreendido agora, e o porquê que insisto nessa minha posição. Esse é o único paradóxo (para mim) a ser explicado.

Falei tudo não pelo trânsito na Automóvel Clube (independente de ser mão dupla ou não)ou posição do(s) trilho(s), mas pela posição do dueto Largo de V.Carvaho X Plataforma e pelo confronto de fotos e mapas acima.

Outra pergunta: Como em Irajá, a ferrovia passou a estar do lado oposto da Automóvel Clube, pois dá para imaginar facilmente a plataforma ora poder se de um lado, ora de outro em relação à ferrovia, mas em relação à A.Clube?

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 01 Nov 2010, 13:00

Adenilson escreveu:Nando e Pessoal.
Da minha parte não tem campo de batalha algum, assim como não houve em relação à questão do ramal Maria Angú.
Cada um aqui tem um acervo de fotos e de informações e partilhando idéias e as lançando aqui, já dirimimos muita coisa sobre a Rio D'ouro e outros assuntos.

O ponto de ônibus ao lado não tem nada a ver com a estação. Estou falando da plataforma tomada de capim e em destaque no meio da foto que deve ter sido tirada em 1970 ou variação de 3 anos. Digo isso pelo tipo de transporte e de carros.

Tomando como base o mapa postado pelo Dado da década de 40 e a foto da plataforma de Vicente de Carvalho em ?1970?, respondam-me.
Como o fotógrafo estaria de frente para Tomás Coelho se já concluímos que o Largo de Vicente de Carvalho está a esquerda da Automóvel Clube nessa foto?
Isso seria possível se o fotógrafo estivesse de frente para Irajá, eu acho.

Vejam o mapa de Vicente de Carvalho postado pelo Dado.
Para mim, guardado os pequenos erros, foi como se o fotógrafo tivesse tirado a foto em cima da palavra DE, onde está escrito ESTAÇÃO VICENTE DE CARVALHO. Acho que por isso é que dá para ver apenas um pedaço da plataforma.
Irajá está apontado para o lado inferior do mapa (vide posição da praça), então automaticamente ele (o fotógrafo) estaria de frente para Irajá na foto tirada do site do Ralph.
Tomara que eu tenha sido compreendido agora, e o porquê que insisto nessa minha posição. Esse é o único paradóxo (para mim) a ser explicado.

Falei tudo não pelo trânsito na Automóvel Clube (independente de ser mão dupla ou não)ou posição do(s) trilho(s), mas pela posição do dueto Largo de V.Carvaho X Plataforma e pelo confronto de fotos e mapas acima.

Outra pergunta: Como em Irajá, a ferrovia passou a estar do lado oposto da Automóvel Clube, pois dá para imaginar facilmente a plataforma ora poder se de um lado, ora de outro em relação à ferrovia, mas em relação à A.Clube?
Bom dia a todos. Adenilson pelo amor de Deus leia com atençao o q eu escrevi, leia e releia, nunca disse que o fotografo esta voltado para Thomaz Coelho, ele esta voltado para o Iraja, eu falei que ele esta do lado da plataforma no sentido Thomaz Coelho, em suma ele esta de costas para Thomaz Coelho, fotografando sentido que vai para estaçao Iraja. Essas arvores a esquerda da foto estao ali ate hoje no Largo de Vicente de Carvalho.

Em nenhum momento estou em conflito com essa hipotese, leia as msgs do Dado você vera que ele entendeu o que eu escrevi, se eu o estou confundindo peço desculpas, mas o q você sabe e o q eu sei, nao e nada divergente. Segundo se esse predio da foto faz parte da estaçao(pois e muito parecido com outros da Rio d'Ourouro contando ate com uma caixa dagua) ou e um mero abrigo( também muito parecido com aqueles feitos pelo entao Governador Chagas Freitas) Adenilson, e nele que esta escrito em letras garrafais, VIC. DE CARVALHO, tal inscriçao esta do lado oposto dessa construçao, no ponto exato do cruzamento.

Respondendo sua ultima pergunta, a ferrovia passa ao lado esquerdo da estaçao Iraja, estando também a esquerda da Automovel Clube, veja na foto que mandei para o Ralph nos estaçoes ferroviarias, a linha singela esta imprensada entre o edificio da estaçao e um muro de um terreno eu acho. Com a Automovel Clube toda a direita. Posso estar errado mas acredito que esse cruzamento seja com a monsenhor Felix, e esse terreno ao lado seja o da antiga Fundiçao Suburbana, que hoje em dia e a sede do Bloco Boemios de Iraja. Antes da duplicaçao da Automovel clube nesse ponto.
Editado pela última vez por NANDORJ em 01 Nov 2010, 13:38, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Nov 2010, 13:36

Olá pessoal !

Depois de mais um excesso de informações postadas aqui no fórum, estamos de volta ...

Antes de tudo, gostaria que os ânimos fossem contidos ... eu sei que o assunto causa certa euforia, principalmente quando "descobrimos" algo, ou quando a "descoberta" é elucidada por terceiros que tenham um ponto de vista diferente e que no final mostra uma realidade antes não enxergada. Isso já aconteceu comigo antes inclusive, mas devemos nos lembrar que ninguém aqui sabe tudo, estamos aqui para trocar informações, experiências, material e descobertas. Mas antes de tudo, acho que falar e principalmente ouvir é fundamental !

Não estou acusando ninguém especificamente ... são coisas que podem acontecer com qualquer um. E isso não é uma bronca, porque não sou alguém para isso !
:beer:
Voltando ao assunto: primeiramente quero dizer que posso ter cometido um equívoco ! Quando o Adenilson me perguntou sobre as plantas da SMU e a posição da linha da EFRdO quando ela "troca de lado" na Av.Automóvel Clube, eu posso ter invertido as direções e portanto posso ter dado a informação errada ! Observem: ainda não tenho certeza se está certo ou não, pois eu abri estes arquivos na semana passada no meu serviço e não pude rever ainda o material ... vou observar hoje e pasar a informação, se estava correta ou não.
Continuando: esta semana entrei no Orkut e perguntei aos membros da comunidade RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS sobre o fato de ter existido Bitola Larga na EFRdO: um dos membros, o Maurício (vulgo MAUMAU), usuário da ferrovia na sua adolescência, me contou algo muito interessante. Transcrevo o diálogo abaixo:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Nov 2010, 13:47

Texto em vermelho: Meus comentários
Texto em azul: comentários do Maurício (Maumau)
========================================================
MAUMAU ... no fórum TGVBR estávamos estudando sobre as linhas em Del Castilho e constatamos o seguinte: entre Del Castilho e Pavuna, após determinada época (provavelmente após a Leopoldina utilizar as linhas na década de 1960 para alcançar o interior sem subir a serra de Petrópolis) a bitola da EFRdO foi mista, ao invés de apenas métrica. Neste período os trens de subúrbio entre Francisco Sá e Pavuna foram suspensos, sendo ocupados pelos cargueiros e os expressos da Leopoldina. Após 1968, com a construção da ligação São Bento-Ambaí, a Leopoldina saiu e os suburbanos da EFRdO voltaram, mas já sem muita freqüência pois havia elétricos entre Pavuna e Francisco Sá (elétricos da Linha Auxiliar). você ou o Salles me confirma isso ? E o lance da bitola mista ? Confirma ?
hum, por partes: de francisco sá com a eletrificação da linha auxiliar ate belford roxo, sempre teve bitola mista nas estações: fco.sá, triagem, del castilho...bifurcava para a Rio douro somente a métrica em Del Castilho...Ja na pavuna, ocorria novamente a junção e continuava em bitola mista para...São Matheus! Era por São Matheus, Eden, Rocha Sobrinho, Miguel Couto que seguiam os trens da Leopoldina ate alcançarem Japeri e de lá pela linha métrica para Miguel pereira ate Tres Rios... Mas também seguia em bitola mista para Belford Roxo, pois nela passavam os trens para Tinguá, Jaceruba e Xerém.
Então não havia bitola mista entre Del Castilho e Pavuna pelo leito da EF Rio do Ouro ... bem, acho que tenho uma pequena bomba para postar aqui, ou pelo menos, uma pequena mas intrigante dúvida, pois não tenho certeza das informações, daí veio minha pergunta !
Parece meio confuso ... mas amanhã postarei tudo direitinho aqui ...

ja imagino o que seja, durante um periodo a bitola da rio douro era 1.60m...
Grande MAUMAU !
Era essa minha dúvida ... mais tarde vou postar algumas fotos e mapas aqui para explicar a hipótese, que pelo visto realmente aconteceu !
Tinha quase certeza, mas precisava de um aval confiável hehehehehe estou no trabalho, mais tarde entro de novo aqui e posto o material.

o DADO, essa epoca ae eu peguei, vi esse trilho em bitola mista! isso por volta de 1966 ou 1967, eu tinha 7 anos e lembro bem, porém, porém...percebeu que a bitola mista vai pra esquerda e continua só larga? e mais...a terceira linha é eletrificada? pois bem...era apenas um desvio que seguia paralelo a linha auxiliar ate proximo a fabrica da KLABIN! a Linha da RdO pelo que eu saiba sempre foi métrica ! Quanto a foto que voce postou me fez lembrar uma coisa curiosa: a estação de Del Castilho tinha uma entradinha simples que nem gradeada era...só havia uma tela de arame fina e uma bilheteria simples com roleta e na estação tinha um buteco que fazia um cachorro quente (de linguiça de porco !!) que era uma delicia...kakakakaka
Então me explica uma coisa: eu reparei que após a bifurcação em bitola mista, quando "sai" da Linha Auxiliar em direção à EFRdO, a bitola que era mista se divide em larga (a esquerda) e métrica (a direita). Esta bitola larga que passa do lado esquerdo da estação de Del Castilho (veja a foto, onde há alguém correndo em direção ao fotógrafo) não tem prosseguimento, ou ela se juntava e continuava mista adiante ? Até onde ía essa bitola larga/mista ? Tenho testemunhas que afirmam que em Vicente de Carvalho a bitola era mista (aproximadamente em 1977, 1978 ... quando a EFRdO já estava desativada) ... era isso mesmo ? Bitola mista entre Del Castilho e Pavuna ?
1977? impossível...os trilhos foram retirados nos anos de 1970, não mais que isso...
reparou que na foto nao tem a favelinha que hoje existe junto a linha de subida da linha auxiliar? é, tempo bão...rs
a bitola larga que ta separada na estação ja quase demolida não continuava não..ali geralmente ficava uma loco modelo ALCO-3, de manobra para alguma emergencia nos trens elétricos, pois nessa época os série 100 davam muitos problemas e volta e meia estavam sendo rebocados...ou seja, só continuava a bitola métrica. Mas uma coisa que ja li a respeito da linha auxiliar que ela era bitola larga no inicio do séc. XX, indo até porto novo do cunha e depois foi reduzida para métrica quando passou a ser usada pelos trens da leopoldina, que partiam de Barão de Mauá com destino a zona da mata mineira e para os trens que partiam também de barão de mauá com destino a barão de juparanã, passando por governador portella...mas bota tempo nisso! nem meu pai deveria ser nascido nessa época...hehehehe


Lembrando que o Maurício foi quem me afirmou que os trens de Belford Roxo a Xerém circularam após 1970, pois tinha um parente próximo ao bairro de Capviari (Duque de Caxias) e que ele se deslocava de trem neste trecho e nesta época. Entretanto, esta informação de circulação de trens após 1970 foi desmentida pelo sr.Ranulfo ...
o0
Eu fiz mais algumas perguntas na comunidade e estou aguardando respostas ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 01 Nov 2010, 13:58

DadoDJ escreveu:Texto em vermelho: Meus comentários
Texto em azul: comentários do Maurício (Maumau)
========================================================
MAUMAU ... no fórum TGVBR estávamos estudando sobre as linhas em Del Castilho e constatamos o seguinte: entre Del Castilho e Pavuna, após determinada época (provavelmente após a Leopoldina utilizar as linhas na década de 1960 para alcançar o interior sem subir a serra de Petrópolis) a bitola da EFRdO foi mista, ao invés de apenas métrica. Neste período os trens de subúrbio entre Francisco Sá e Pavuna foram suspensos, sendo ocupados pelos cargueiros e os expressos da Leopoldina. Após 1968, com a construção da ligação São Bento-Ambaí, a Leopoldina saiu e os suburbanos da EFRdO voltaram, mas já sem muita freqüência pois havia elétricos entre Pavuna e Francisco Sá (elétricos da Linha Auxiliar). você ou o Salles me confirma isso ? E o lance da bitola mista ? Confirma ?
hum, por partes: de francisco sá com a eletrificação da linha auxiliar ate belford roxo, sempre teve bitola mista nas estações: fco.sá, triagem, del castilho...bifurcava para a Rio douro somente a métrica em Del Castilho...Ja na pavuna, ocorria novamente a junção e continuava em bitola mista para...São Matheus! Era por São Matheus, Eden, Rocha Sobrinho, Miguel Couto que seguiam os trens da Leopoldina ate alcançarem Japeri e de lá pela linha métrica para Miguel pereira ate Tres Rios... Mas também seguia em bitola mista para Belford Roxo, pois nela passavam os trens para Tinguá, Jaceruba e Xerém.
Então não havia bitola mista entre Del Castilho e Pavuna pelo leito da EF Rio do Ouro ... bem, acho que tenho uma pequena bomba para postar aqui, ou pelo menos, uma pequena mas intrigante dúvida, pois não tenho certeza das informações, daí veio minha pergunta !
Parece meio confuso ... mas amanhã postarei tudo direitinho aqui ...

ja imagino o que seja, durante um periodo a bitola da rio douro era 1.60m...
Grande MAUMAU !
Era essa minha dúvida ... mais tarde vou postar algumas fotos e mapas aqui para explicar a hipótese, que pelo visto realmente aconteceu !
Tinha quase certeza, mas precisava de um aval confiável hehehehehe estou no trabalho, mais tarde entro de novo aqui e posto o material.

o DADO, essa epoca ae eu peguei, vi esse trilho em bitola mista! isso por volta de 1966 ou 1967, eu tinha 7 anos e lembro bem, porém, porém...percebeu que a bitola mista vai pra esquerda e continua só larga? e mais...a terceira linha é eletrificada? pois bem...era apenas um desvio que seguia paralelo a linha auxiliar ate proximo a fabrica da KLABIN! a Linha da RdO pelo que eu saiba sempre foi métrica ! Quanto a foto que voce postou me fez lembrar uma coisa curiosa: a estação de Del Castilho tinha uma entradinha simples que nem gradeada era...só havia uma tela de arame fina e uma bilheteria simples com roleta e na estação tinha um buteco que fazia um cachorro quente (de linguiça de porco !!) que era uma delicia...kakakakaka
Então me explica uma coisa: eu reparei que após a bifurcação em bitola mista, quando "sai" da Linha Auxiliar em direção à EFRdO, a bitola que era mista se divide em larga (a esquerda) e métrica (a direita). Esta bitola larga que passa do lado esquerdo da estação de Del Castilho (veja a foto, onde há alguém correndo em direção ao fotógrafo) não tem prosseguimento, ou ela se juntava e continuava mista adiante ? Até onde ía essa bitola larga/mista ? Tenho testemunhas que afirmam que em Vicente de Carvalho a bitola era mista (aproximadamente em 1977, 1978 ... quando a EFRdO já estava desativada) ... era isso mesmo ? Bitola mista entre Del Castilho e Pavuna ?
1977? impossível...os trilhos foram retirados nos anos de 1970, não mais que isso...
reparou que na foto nao tem a favelinha que hoje existe junto a linha de subida da linha auxiliar? é, tempo bão...rs
a bitola larga que ta separada na estação ja quase demolida não continuava não..ali geralmente ficava uma loco modelo ALCO-3, de manobra para alguma emergencia nos trens elétricos, pois nessa época os série 100 davam muitos problemas e volta e meia estavam sendo rebocados...ou seja, só continuava a bitola métrica. Mas uma coisa que ja li a respeito da linha auxiliar que ela era bitola larga no inicio do séc. XX, indo até porto novo do cunha e depois foi reduzida para métrica quando passou a ser usada pelos trens da leopoldina, que partiam de Barão de Mauá com destino a zona da mata mineira e para os trens que partiam também de barão de mauá com destino a barão de juparanã, passando por governador portella...mas bota tempo nisso! nem meu pai deveria ser nascido nessa época...hehehehe


Lembrando que o Maurício foi quem me afirmou que os trens de Belford Roxo a Xerém circularam após 1970, pois tinha um parente próximo ao bairro de Capviari (Duque de Caxias) e que ele se deslocava de trem neste trecho e nesta época. Entretanto, esta informação de circulação de trens após 1970 foi desmentida pelo sr.Ranulfo ...
o0
Eu fiz mais algumas perguntas na comunidade e estou aguardando respostas ...


Sei o que vi no periodo de 1978 a 1980, mas cada um confia nas suas provas e no que seus olhos veem. Apartir de hoje serei apenas um espectador desse forum. Nunca disse que sabia tudo, mas o que me motivou a estudar sobre a Rio d'Ouro foi minha infancia em Vicente de Cavalho vendo os remanecentes da Rio d'Ouro, no mais so isso

Engraçado ele confirma a versao do meu pai que havia bitola larga do meio para o final dos anos sessenta, confirma a eletrificação da Francisco Sa, mas e contrario a meu testemunho do fim dos anos setenta, depois dessa fuiiiiiii
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Nov 2010, 14:28

Calma aí, Nando !
:X:
Foi exatamente por isso que coloquei o comentário no final da mensagem:

Lembrando que o Maurício foi quem me afirmou que os trens de Belford Roxo a Xerém circularam após 1970, pois tinha um parente próximo ao bairro de Capviari (Duque de Caxias) e que ele se deslocava de trem neste trecho e nesta época. Entretanto, esta informação de circulação de trens após 1970 foi desmentida pelo sr.Ranulfo ...


Em quem você acredita ? No Maurício ou no Ranulfo ? Eu acredito mais no Ranulfo, pois pelo que conversamos eu só não acreditei no que ele falou sobre coisas que não eram da sua época (ex.: Aurora). E como o Maurício falou sobre Capivari e sobre o tráfego de trens em 1971/1972 e o Ranulfo desmentiu, eu acreditei mais no Ranulfo. E porque o Maurício não estaria errado também na afirmação sobre a bitola mista em Vicente de Carvalho e sobre a bitola mista no restante do percurso ? São opiniões contraditórias, por isso eu estou acreditando mais na sua afirmação ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Nov 2010, 14:39

Tem outra coisa que prova que ele estaá equivocado na afirmação dele ... e aí o testemuno, apesar de bem vago, é meu testemunho !

Lembro-mne que quando ía para a casa da minha avó em Seropédica (na época ainda distrito de Iatguaí) havia ocasiões que íamos até o km 42 da Antiga RJ-SP em ônibus da Real Rio (Central-Universidade Rural), ao invés de ir por Nova Iguaçu. No km 42 embarcávamos no (raro, pois só tinha 3 horários diários) Itaguaí-Jardim Maracanã, da extinta viação Itaguaí. Como o ônibus pra Universidade Rural ía por toda a Av.Brasil antes de entrar na RJ-SP passava por viadutos sobre as linhas da EF Leopoldina, EFRdO, Linha Auxiliar e EFCB. E me lembro muito bem (pois perguntava e enchia o saco do meu pai) que ainda tinha trilhos no leito abandonadao e cheio de mato da EFRdO, e posso afirmar que era aproximadamente entre 1982 e 1985. Me lembro que perguntava pro meu pai "Pai, pra onde vai a quela linha do trem ?" e ele já sem paciência dizia: "vai pra Pavuna" !

Por aí eu já acredito mais nas informações aqui do fórum do que em outros comentários, que podem ter uma idéia diferente da situação. Lembre-se que o Maurício falou "que os trilhos foram retirados em 1970, não mais que isso". Ele está errado nesta afirmação ! Assim como outras coisas que ele me disse meses atrás, de que aquela casa amarela era um abrigo de trollers, e que havia um ramalzinho saindo próximo a Tomás Coelho e entrando onde hoje passaria pela Estrada Velha da Pavuna ? Que viagem é essa ??? Mas o que acontece: enquanto não temos provas a favor ou ao contrário, nada pode se afirmar com certeza. Exectuando, claro, testemunhos pessoais e com infalíveis detalhes !

Nando, não some não, pois todos nós somos importantes aqui !

okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 1 visitante