VLT Suzano-Mogi

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HGP
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Quem confirma?

Mensagem não lida por HGP » 24 Jan 2009, 16:18

  • Caco
    Eduardo
    Will
    Evandro
    Tiago Costa
    LipeAndreense
    haiser
    Th
Pelo SSC confirmam:
  • Gwaetron

Alguém mais confirma presença na comissão do " TGVBR - Mogi nos trilhos"?


Proposta - Catracas da Estação de Mogi das Cruzes às 18h 30 min do dia 26 ou para os atrasados, direto no local às 19 horas - Ciarte, aproveitando o mapa do Edu



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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 24 Jan 2009, 16:43

Eduardo escreveu:
Francis escreveu:
Eduardo escreveu:O Mogi News está tendenciosamente a favor do projeto (vide as matérias que coloquei no fim do meu último post). Já o Diário tem dado pouca atenção ao projeto.
Sim, o Mogi News é declaradamente a favor do VLT (ou do prefeito, que sugeriu a idéia quando era deputado). Porém, o Diário de Mogi não é neutro não, li já várias matérias nele contra a implantação do VLT e a favor do EL até Mogi. Se alguém conhecer alguém deste jornal, a posição dele é a da maioria do TGVBR, e vocês podem "unir forças" no dia.
Hoje vi no Diário uma carta de um leitor contra o projeto. O Caco também já teve cartas publicadas sobre o assunto. De que eu me lembre, só isso.
Se tiver o contato por email do cara, pode ser mais um para trazer para debater....

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HGP
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Do diário de Mogi

Mensagem não lida por HGP » 24 Jan 2009, 18:03

20.jan.2009 Redação Entre o lixão e o VLT



Mais uma ameaça paira sobre Mogi das Cruzes. O Município que, recentemente, mobilizou-se para impedir a instalação de um aterro sanitário de proporções gigantescas nas imediações do Distrito Industrial do Taboão e de um Centro de Progressão Penitenciária em pleno bairro agrícola do Cocuera, agora se vê na iminência de perder os trens de subúrbio, que desde setembro de 1913 servem os usuários que estão em busca de um meio de transporte ágil, confortável e barato. É preciso nova articulação da sociedade civil organizada para conter os planos do Governo do Estado, que quer substituir o Expresso Leste por um tal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – algo que a imensa maioria da população mogiana desconhece porque não existe similar rodando no Brasil.

Novamente, Serra trafega na contramão dos anseios dos moradores de Mogi das Cruzes. Portanto, é preciso novamente a união das lideranças da Cidade para defender os interesses de quem utiliza o transporte ferroviário. A imensa maioria dos entrevistados rejeita a ideia do VLT – na verdade, para sermos justos, há uma única voz discordante entre os usuários, ao menos publicamente. Trata-se da do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo João Francisco Chavedar, que, segundo seu chefe, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), é um admirador do tal Veículo Leve sobre Trilhos.

Desde que fizemos circular a nossa primeira edição, e lá se vai mais de meio século, somos entusiastas do transporte de passageiros por trens. Julgamos que, pela combinação da agilidade com o baixo custo operacional, a modalidade é a melhor opção para os municípios que tratam com respeito questões como a mobilidade urbana. Nossos leitores fiéis sabem que, cobrada pelos usuários, a melhoria no sistema sempre foi pauta em nossas páginas. É por isso que não concebemos a ideia de piorar o que já existe. E não temos dúvidas de que isso vai ocorrer se a opção for pelo VLT, um veículo sobre trilhos que, absurdo dos absurdos, para nos cruzamentos com ruas e avenidas, tornando a viagem muito mais demorada.

Triste sina a de Mogi das Cruzes, cuja população se vê impotente entre a ameaça de instalação de um lixão e a promessa de que o seu transporte mais popular está na iminência de deixar de existir. E assiste a tudo perplexa diante da falta de ação de seus representantes. Enquanto a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) avança a passos largos na concretização do projeto de implantar o VLT, os políticos da Cidade e Região que têm assento na Assembleia Legislativa pouco – para não dizer nada – fazem para combater a proposta, amplamente rejeitada pelo usuário. Já não era tempo de, diante de tanto barulho, a situação começar a mudar?


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 24 Jan 2009, 23:16

eu vou! ... e o gustavodc também , se nao me engano!


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 25 Jan 2009, 00:22

Mandei as perguntas, vocês podem utiliza - las se desejarem!!
Rodrigo Lopes


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 25 Jan 2009, 01:27

Bem, eu dou 90% de chance de ir.
Qualquer coisa eu aviso o Haiser.
Mas temos que fazer pressão. :D

Malditos políticos.


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 25 Jan 2009, 21:45

Eduardo, não esqueça de comentar sobre algumas perguntas que comentei e você catou, quero MUITO saber as respostas!

Valeu!!
Rodrigo Lopes


Caco
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Mensagem não lida por Caco » 26 Jan 2009, 00:50

Quanto ao Diário de Mogi, ele é manifestamente contra a implantação do VLT, com direito à editorial e capa com os dizeres: "Após 93 anos Mogi perderá os trens de subúrbio". Tive também 3 cartas publicadas. Eles também já fizeram reportagens com o sindicato dos ferroviários e associação de moradores que são contra o projeto. Quanto à TV Diário (braço do grupo que é afiliada à Rede Globo) eles são um pouco mais neutro pelo fato de ter que seguir uma linha mais neutra pela cartilha da Globo, mas estão divulgando amplamamente a audiência de amanhã.

Até amanhã, pessoal, às 18:30 na Estação Mogi das Cruzes.


Caco
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Mensagem não lida por Caco » 26 Jan 2009, 00:57

Diego César escreveu:
Tiago Costa escreveu:Mas peraí, eu nunca ouvi falar bem da Mito. Ela era uma boa empresa?
Era sim.Ela há pelo menos 80 anos operava o transporte municipal da cidade.Chegou a ter mais de 600 carros,mas,com algumas crises financeiras e mais recentemente,a justiça pedindo a cassação da empresa,alegando que a Mito não tinha condições de operar.O prefeito confuso,dizendo que uma hora iria deixar a Mito operar,outra falando que ia cassar.O Grupo Julio Simões/Transcel querendo o monopólio na operação do transporte municipal(e dizem até que o prefeito foi "comprado").Resumindo,nos últimos meses,ela foi vítima de um golpe articulado entre a prefeitura e o Grupo Julio Simões.Tudo armado.
E agora,muitos,mas muitos trabalhadores sem emprego e sem saber o que fazer....
A Eroles T.T. (aual finada Mito) chegou a ser a 8ª maior operadora de ônibus urbano do Brasil (operando apenas em Mogi e algumas linhas interurbanas) e por várias vezes foi eleita a melhor empresa brasileira do setor. Isso até ser quebrado seu monopólio.

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HGP
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Re: Quem confirma?

Mensagem não lida por HGP » 26 Jan 2009, 08:35

HGPFILHO escreveu:
  • Caco
    Eduardo
    Will
    Evandro
    Tiago Costa
    LipeAndreense
    haiser
    Th
Pelo SSC confirmam:
  • Gwaetron

Alguém mais confirma presença na comissão do " TGVBR - Mogi nos trilhos"?


Proposta - Catracas da Estação de Mogi das Cruzes às 18h 30 min do dia 26 ou para os atrasados, direto no local às 19 horas - Ciarte, aproveitando o mapa do Edu



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para atualizar quem vai!

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Mais Diário

Mensagem não lida por HGP » 26 Jan 2009, 12:32

Mogi reage ao fim dos subúrbios


Diario de Mogi





Aos poucos, conforme vai ficando mais claro o que significa substituir os trens de subúrbio pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), representantes de entidades da sociedade civil e usuários do sistema ferroviário começam a manifestar preocupação com a proposta da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A maioria dos entrevistados pela reportagem de O Diário rejeita a baldeação que terá de ser feita em Suzano. Teme-se que o novo meio de transporte seja mais lento e mais perigoso.

"Se hoje, com muros e cancelas, já existem acidentes com os trens, imagina então o que vai ocorrer quando o VLT circular pelo meio de pessoas e carros. Quem é que será responsabilizado quando a primeira pessoa morrer?", pergunta o presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro e Região, Adalberto Santana de Andrade. Ele quer trazer o Ministério Público para a discussão, para que os promotores cobrem a realização de uma audiência pública sobre o assunto.

"O governador José Serra (PSDB), assim como alguns de seus antecessores, elegeram-se com a promessa de trazer o Expresso Leste até Mogi. Por que mudaram de ideia assim tão de repente?", questiona Nabil Francisco de Moraes, conselheiro do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), coordenador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e membro do Diretório Municipal do PT. "Pelo que ouvimos, o VLT é rejeitado pela maioria dos usuários."

A Assembleia Legislativa será uma das frentes de batalha contra o VLT. Segundo apurou O Diário, o deputado José de Souza Cândido vai articular a bancada do PT para pressionar o governador a expandir o Expresso Leste até Mogi. Aos poucos, a opinião pública vai se posicionando contra a proposta de Serra. "Não há sentido em retirar trens que prestam serviços para a população. VLT é bom, mas não para substituir algo bom que já existe", opina o especialista em história ferroviária Ralph Mennucci Giesbrecht, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Há também os que são favoráveis. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) é o maior entusiasta da ideia. "Neste momento, não se trata de escolher apenas entre um meio de transporte e outro, mas sim qual o conceito de cidade que gostaríamos de ter para Mogi das Cruzes no futuro. Por isso, é fundamental a participação da sociedade para conhecer o sistema que está sendo proposto pela CPTM".


Will .
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Mensagem não lida por Will . » 26 Jan 2009, 13:29

confirmo tambem minha presença hoje... estarei la na estação as 18:30

ate la pessoal

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 26 Jan 2009, 15:14

Senhores, creio que pela polêmica que o caso envolva não é interessante colocar o nome do TGVBR nisto, pois não estamos aqui estabelecidos para "brigar" com ninguém do ramo.

Pensem bem, por favor. ;)
Alguém mais confirma presença na comissão do " TGVBR - Mogi nos trilhos"?
Entendo que pode até ter sido um modo de dizer, mas creio que uma associação de moradores, se posicionando contra, bem como entidades locais e nós como cidadãos já se faz o suficiente e já está mostrando o que realmente é esta idéia.....

No mais, Mogi e região merecem um meio realmente decente de transporte.

Obrigado! okk


Gustavodc
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Mensagem não lida por Gustavodc » 26 Jan 2009, 15:58

Senhores, confirmo e estou saindo de casa.

AGV, como acho que o pessoal, em sua maioria, não vai ter visto sua postagem, vou retransmiti-la a todos.

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AGV
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Mensagem não lida por AGV » 26 Jan 2009, 16:44

Por favor, e se for o caso, pois não creio que haverá tal "comissão", com o nome do TGVBR.

Em tempo: Penso que o momento não é o ideal para termos as atenções voltadas para nosso fórum desta forma, e sim, nos mantermos predominantemente mais propositivos em nossas ações.
okk


Obrigado e []´s! okk
Editado pela última vez por AGV em 26 Jan 2009, 17:21, em um total de 1 vez.

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 26 Jan 2009, 16:54

Apenas para esclarecer - o termo que eu usei "Comissão" foi um modo de estimular a participação de nossos foristas. É lógico que ninguem vai dar uma de MST dos trilhos e jogar pedra nos representantes da CPTM lá em Mogi.... Mas questionar e saber os porques das coisas sempre é interessante.. Talvez a brincadeira tem sido demais da conta, peço desculpas, mas creio que os foristas que vão lá tem um enorme bom senso e responsabilidade.

Ainda mais que Edu, Caco, Will que são moradores da cidade que vão estar lá e ninguem merece mais esclarecimentos que os próprios moradores sobre o que vai ser feito... E não vou me admirar se a oposição local começar a causar na reunião..

Enfim, desejo toda a sorte do mundo a vocês que vão e que possamos através de vocês entender um pouco mais a fundo o projeto...

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Evandro
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Mensagem não lida por Evandro » 26 Jan 2009, 17:05

Pessoal...

Estarei saindo daqui à pouco para a audiência junto com o Willy, companheiro meu e forista daqui do TGVBR. b )
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 26 Jan 2009, 17:18

Cuidado para que a chuva não encha a Jundiapeba! ;)

Não se esquça de não envolver o TGVBR nisso, mas sempre utilize as perguntas (nunca citando nomes) que vários aqui postaram!

Boa sorte e vamos ver se dá para chutar essa macumba de VLT pra longe!
Rodrigo Lopes

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Evandro
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Mensagem não lida por Evandro » 26 Jan 2009, 17:21

Estou em Mogi e beeeem longe de Jundiapeba, he he... :D

Não se preocupe que eu e meu parceiro nunca vamos pôr o nome do grupo no meio.

Mas que vamos perguntar, vamos sim!!!
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Will .
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Mensagem não lida por Will . » 26 Jan 2009, 22:17

ola pessoas, cheguei não faz muiti tempo da apresentação...vou colocar minha opnião, que alias vai ser um ctrl c / ctrl v do que escrevi tambem no ssc ;)




Bem...pela apresentação que fizeram, vou emitir a minha opnião

Eu sou favoravel ao projeto , mas com muitas ressalvas...
Em primeiro lugar, eu apenas apoio a implantação do projeto se ele conseguir fazer do modal ferroviario um tronco no transporte publico de Mogi...Ou seja, quero dizer que só acho uma boa ideia se forem construidos terminais de onibus integrados com as paradas, de modo que a pessoa do bairro x pega um onibus que vai ate a parada proxima e de la desloca-se para a região da cidade que é seu destino...Isso serviria para bairros proximos da linha ferroviaria, que hoje não aproveitam o potencial do transporte ferroviario devido a “n “ fatores, como a distancia ate a estação. Alguns exemplos são a Vila Jundiai, Vila Cintra, Vila Rubens. Hoje, acredito que quem usa o transporte ferroviario em Mogi tem como destino outras cidades, mas se o foco for mudado, de forma a ser usado tambem como transporte municipal, acho a ideia interessante. Mas, essa ideia esbarra na cultura da população, já que as pessoas estão acostumadas a utilizar apenas onibus para chegar ao seu destino, e muitas vezes, com apenas uma viagem, diferentemente se a pessoa precisar fazer baldeações entre onibus/trens. Alem disso, baldeações não são vistas com bons olhos pela população (pelo menos acho que sim, apesar de eu ter uma opnião diferente sobre isso)...Devemos lembrar que os trens de carga são REALMENTE um grande problema na implantação do projeto, e essa questão deve ser esclarecida logo., pois não ficou nem um pouco claro na apresentação.
Entretanto, se o projeto não conseguir resolver essas questões, e muitos outros empecilhos que podem surgir, não acho que ele deve ser implantado, de forma alguma



Concluindo....Como morador de Mogi, sei que a demanda interna é grande, e muitas vias estão saturadas, por isso que gostaria que o projeto atendesse as viagens internas do municipio, mas é sem duvidas uma questão de dificil solução, e um projeto mal feito pode ter pessimas consequencias na mobilidade da cidade

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