Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 07 Jul 2010, 23:34

^^ ^^ ^^ ^^
A antiga fábrica de Tecidos Nova América até algum tempo atrás tinha uma outra fábrica na região de Leopoldina/Cataguases em Minas, não tem nada a ver com a Aliança.
Minha mãe costumava nos levar na fábrica, antes da construção do viaduto de Del Castlho, para comprar tecido a preço de fábrica para uniformes escolares.

:rl:

Acabei entrando na pilha de vocês e marquei o poderia ter sido este início da Rio D'Ouro do Caju até Del Castilho. Tomei como base o hospital S. Sebastião, a rua pref. Olímpo de Melo, a antiga fábrica da CCPL, seguindo pela av Suburbana até perto da fábrica de tecidos NA.
Rotacionei o mapa da GE para ficar mais fácil +/_ na mesma posição do de 1929.

Imagem

:D

A linha cor de ferrugem é existente (ramal de Belford Roxo) e a marron seria a RDO.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 07 Jul 2010, 23:46

De acordo com o mapa de 1929 que o forista Dado disponibilizou a mais provavel que seja fosse a linha da Leopoldina, que é bem paralela a Av. dos Democráticos. Posso ter falado besteira...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Jul 2010, 00:16

Nina escreveu:De acordo com o mapa de 1929 que o forista Dado disponibilizou a mais provavel que seja fosse a linha da Leopoldina, que é bem paralela a Av. dos Democráticos. Posso ter falado besteira...
Perdão Nina, expliquei mal, é o sono que está batendo.
A linha de cima é o ramal BR, a domeio ramal RDO, a de baixo a leopoldina.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jul 2010, 07:10

Quase certo, Pablo !
A única correção aí é que a linha seguia pela R.Pref.Olímpio de Melo e fazia uma curva onde hoje funciona uma divisão da CEDAE, o Centro de Controle Operacional José Carlos Chaves de Azevedo, saindo do outro lado e encontrando o largo de Benfica.
A linha não ía até Triagem, ela já seguia pela Av.Suburbana desde o largo de Benfica só saindo do leito desta no cruzamento com a EF do Norte (Leopoldina), onde seguia pelo leito da R.Araruá.
Ainda não tive tempo de analisar todas as outras informações postadas aqui, o assunto está rendendo ! Que legal !
:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 08 Jul 2010, 09:16

Nina,
Tal qual o colega, eu também chequei a informação com sono, então não leve em consideração a informação sobre a Confiança e sim apenas sobre a Nova América.
Eu já até editei o que tinha escrito.
O fato importante é que em 1938 (data da foto) e apenas baseando-me nas informações que li sobre a Rio D'ouro no livro do Hélio Suevo, o ramal junto à Suburbana já havia sido erradicado e nessa época, a Rio D'ouro já dividia o leito com a auxiliar entre Triagem e Del Castilho.O único ponto onde a Rio D'ouro era singela era quando vinha do Cajú (trilhos que o Dado encontrou) ou já em 1938 após Del Castilho, apesar de achar que dificilmente a inscrição na foto estar errada. Às vezes os sites erram tentando especular um local quando não tem nada inscrito na foto, mas nesse caso tem.
Relmente teremos que investigar isso.
Ainda tenho outras fotos duvidosas sobre outros tópicos a apresentar.
vocês ainda não viram nada..rs
Abraços.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Jul 2010, 10:30

Acho que agora ficou melhor, só falta marcar as estações.

Imagem

Um dado que percebi ao longo de alguns pontos do ramal RDO é que ainda existe uma faixa arborizada próximo às paradas. Pode ser que o grau de investimento dos proprietários chegassem a este requinte ou simplesmente aterraram mais tarde para apagar vestígios de sua existência. O fato é que elas são encontradas em Benfica, na Av. Suburbana esquina com est. Velha da Pavuna, av. Automóvel Clube em frente ao shopping NA, em Inhaúma próximoao cemitério (embora esta última tenha sido ampliada por causa da linha 02 do metrô), Miguel Couto e outras mais.
Talvez estes investidores estivessem um pouco à frente do seu tempo.
_____________________________________________________________________________
Ontem fiz uma experiência, passei por email os dados do GE para o pc do meu filho, e depois abri o GE e colei o arquivo e eis que surge o traçado de tudo que tinha feito no meu, que tecnologia maravilhosa. Sendo assim quando estiver tudo pronto poderemos compartilhar a localização no pc de cada forista que quiser ter o mapa no GE.
Se descobri a pólvora me perdoem, é que fiquei surpreso de ver esta possibilidade.
:rl:

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jul 2010, 12:12

Agora está certinho o traçado da Rio do Ouro, Pablo !
Eu preciso postar as fotos que fiz no trajeto a pé entre Caju e Tomás Coelho ...
Vamos criar um tópico de rotas do Google Earth (arquivos .kmz) !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jul 2010, 12:56

Adenilson escreveu:O fato importante é que em 1938 (data da foto) e apenas baseando-me nas informações que li sobre a Rio D'ouro no livro do Hélio Suevo, o ramal junto à Suburbana já havia sido erradicado e nessa época, a Rio D'ouro já dividia o leito com a auxiliar entre Triagem e Del Castilho.O único ponto onde a Rio D'ouro era singela era quando vinha do Cajú (trilhos que o Dado encontrou) ou já em 1938 após Del Castilho, apesar de achar que dificilmente a inscrição na foto estar errada. Às vezes os sites erram tentando especular um local quando não tem nada inscrito na foto, mas nesse caso tem.
Relmente teremos que investigar isso.
Ainda tenho outras fotos duvidosas sobre outros tópicos a apresentar.
vocês ainda não viram nada..rs
Abraços.
Show de bola, cara !
Exatamente ... a Rio do Ouro entre Triagem e Del Castilho foi "erradicada" entre 1922 e 1928 (não sei o ano exato). Portanto esta foto do Augusto Malta não pode ter sido feita no trecho em 1938, ano da foto. E é praticamente improvável que a legenda na foto esteja errada ... a não ser que tenha existido outra "Av. dos Democráticos" ou ela tivesse a extensão diferente da de hoje. Novamente vou cair dentro dos mapas hoje a noite ...
A EF Rio do Ouro está rendendo muito assunto no Orkut também ... na comunidade RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS é o maior tópico, e aqui está encaminhando para isso ...
Adenilson, você tem mais fotos duvidosas de outras ferrovias ? O que será que vem por aí ...
:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 08 Jul 2010, 20:14

olha acho que pelos mapas a av. dos democraticos antiga tem o trajeto da atual, foi o que eu percebi
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Jul 2010, 20:31

Acho que estou com problemas de saúde - TDBM - ou seja transtorno de desvio de bitola mista, kkkkkkkk. Passei hoje de metro indo para o centro da cidade e percebi que no local da foto do Dado é perfeitamente possível ver os trilhos até do metro. Até ai tudo bem mas, o fato mais intrigante é que, na volta à noite, desci em Del Castilho no shopping NA e fui até a Suburbana pelo lado de fora para ver se achava sinais de trilhos. Por favor pessoal alguém sabe se isto é grave ou contagioso?

:lol: :lol: :lol:

Procurando pela fábrica detecidos achei a foto doestações ferroviárias.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... stilho.htm

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 08 Jul 2010, 20:38

Essa foto eu vi... e calma você está bem
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Jul 2010, 20:49

Nina escreveu:
Adenilson escreveu: Respondendo a Nina, a única construção vultuosa naquela região que tenho conhecimento é a Fabrica Nova América inaugurada em 1925, mas pelo que pesquisei o predio já existia antes da década de 10 e era a Companhia Confiança Industrial.
Tudo isso é "achismo", pois não tenho certeza onde fica o local.
Andei pesquisando e essa tal fábrica Confiança era em Vila Isabel, portanto não pode ser essa possibilidade
Ponto para o Adenilson, a fábrica Nova América realmente foi a sucessora da fábrica Aliança. pelo menos para o flirck.
http://www.flickr.com/photos/11124678@N02/2782367581/

Só que a edificação da foto é a cara da fábrica de Vila Isabel.
Voltamos ao início.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 08 Jul 2010, 20:52

Pablo ITT escreveu:
Nina escreveu:
Adenilson escreveu: Respondendo a Nina, a única construção vultuosa naquela região que tenho conhecimento é a Fabrica Nova América inaugurada em 1925, mas pelo que pesquisei o predio já existia antes da década de 10 e era a Companhia Confiança Industrial.
Tudo isso é "achismo", pois não tenho certeza onde fica o local.
Andei pesquisando e essa tal fábrica Confiança era em Vila Isabel, portanto não pode ser essa possibilidade
Ponto para o Adenilson, a fábrica Nova América realmente foi a sucessora da fábrica Aliança. pelo menos para o flirck.
http://www.flickr.com/photos/11124678@N02/2782367581/

Só que a edificação da foto é a cara da fábrica de Vila Isabel.
Voltamos ao início.
Eu vi esse flickr e é a de Vila Isabel
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Jul 2010, 22:28

É pessoal ... estamos nos graduando em Arqueologia Ferroviária ...
:WK:
Estive dando uma breve estudada nos mapas antigos e não consegui associar nenhum trecho da EF Rio do Ouro áquela foto, seja o leito mais antigo quanto o menos antigo. Impressionante ...
Será que era a Av. dos Democráticos na foto mesmo ? Tchan tchan tchaaaaaaaaan ...
:P
As pesquisas continuam ...
Agora tem uma coisa: tenho uma bomba, mas amanhã eu posto tudo direitinho aqui para vocês entenderem. Reuni informações suficientes para crer que a ferrovia passava, em algum momento (na sua origem ou após) pela Av.Suburbana, entre Del Castilho e Engenho do Matto.
Mas detalhes em breve ... não estou em casa ...
ptz
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 09 Jul 2010, 00:04

Estive dando uma olhada no mapa e no GE e dá para ver bem a concordância das curvas de Del Castilho até Pilares, onde segue reto pela atual João Ribeiro e vai se encontrar em Enhengo do Mato. Esta região já foi uma grande área industrial, o Norte Shopping era a Klabin azulejos e verdelhejos (não deu para segurar), o NA fábrica de tecidos, ainda tem a sede da fazenda do Capão Bonito, também na Suburbana. Será que não era também um caminho para as oficinas da José dos Reis?
Outra pergunta por que mudaram o traçado?

Quanto à foto, aquele prédio ao fundo me parece ser o hospital do Exército.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 09 Jul 2010, 00:31

Boa noite,
Já vi que a coisa esquentou por aqui em termos de debate.
Dado, realmente depois vou mandar mais fotos "polêmicas" sobre a Rio D'ouro, Auxiliar e sobre a estação de Todos os Santos, mas voltando ao assunto aqui, já que tens uma bomba, vou levantar outra polêmica.
Observando atentamente os mapas que você já postou com os que pesquisei na Biblioteca Nacional digital, verifiquei que todos os mapas que apareciam a estação Engenho do Mato não aparecia a Estação Engenho da Rainha.
Você colocou umas distâncias, mas tenho Engenho da Rainha como sendo no Km 10,23 (ainda não medi no google), mas a ex estação de trem de E.Rainha é no mesmo local onde é hoje a estação do metrô e no mapa que você postou de 1928, a estação deveria estar na letra "R" de RIO (no texto estrada de ferro Rio D'ouro), próximo ao rio que cruza a Estrada Rio Petrópolis.
Analisando isso tudo com o texto de 1947 que dava E.Mato como extinta, acendeu uma lâmpada sobre a minha cabeça.
Estou começando a imaginar que as Estações ferroviárias de Engenho da Rainha e Engenho do Mato possam não ter co-existido, ou seja, quando tinha uma não tinha outra.
Inclusive no site do Ralph, não consta a data de inauguração de Engenho da Rainha.
O que os blogueiros acham disso?

Peço também para consultarem um mapa que está no site no "estações ferroviárias" do Ralph extraída do livro do Max Vasconcellos onde mostra o bairro de Maria da Graça em 1928. Reconheci a linha auxiliar, sendo que o centro está para a esquerda e Del Castilho para a direita.
Reparem também como tem uma linha em negrito margeando a Suburbana. Será que é o ramal da Rio D'ouro que vinha do Cajú até encontrar-se com o ramal da Auxiliar na antiga Liberdade (depois Del Castilho)? O mapa está com uma resolução horrivelmente baixa. Tentei copiar e ampliar, mas borrou tudo!
Reparem no mapa postado pelo Ralph em uns quadradinhos a direita (É a fábrica Nova América) e tem outra construção grande do lado esquerdo do mapa também representada por quadradinhos próximo à parada Bemfica.

Se a linha mais forte do mapa do Ralph for o ramal do Cajú, fica mais uma prova que próximo a Del Castilho, os leitos se uniam (Rio D'ouro e auxiliar). Isso é claro, antes de 1929. A partir aí, a auxiliar e Rio D'ouro passaram a dividir o leito a partir de São Cristóvão até Del Castilho como todos sabem.

Abraço a todos.


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Julio » 09 Jul 2010, 01:15

A gente não conseguiu desvendar tudo mas "eles" conseguiram acabar com uma ferrovia extremamente complexa!Que coisa!

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Jul 2010, 01:38

Esquentou de vez, Adenilson !
:O
Lembra-se do trecho que citei do "Vias Brasileiras de Comunicação", do Max Vasconcellos ? Pelo o que ele diz, realmente Engenho da Rainha foi criada para subustituir Engenho do Matto. Engenho do Matto se ligava com uma variante que ía até Tomás Coelho, na Linha Auxiliar. Conferindo os mapas onde Engenho do Matto aparece, nota-se que a estação ficava na curva, exatamente onde a suposta variante se encontrava com a linha original (ou ao contrário). Vejam o trecho do livro novamente abaixo:

Engenho da Rainha (km 11,033): no km 11,226 passa pela extinta estação Engenho do Matto, onde se ligava com a Linha Auxiliar por uma variante até a estação Tomás Coelho, que fica a 2km. Esta variante foi construída para suprimir o trecho de 4kms entre Engenho do Matto e Liberdade, da Rio d'Ouro, que corre paralelo a Linha Auxiliar

Então, você está correto na afirmação: Engenho da Rainha e Engenho do Matto nunca existiram ao mesmo tempo ...
Curiosamente há uma casa atualmente, nas proximidades de onde ficava Engenho do Matto, datada de 1890 ! ! ! Já havia ouvido rumores de que ali tenha sido uma oficina ferroviária, mas fui lá com o Julio e perguntamos aos senhores moradores, muito simpáticos por sinal. Eles contaram muitos detalhes sobre a ferrovia, sobre a linha do metrô, sobre a dificuldade das locomotivas em vencer o relevo local ... mas o prédio nunca foi ferroviário. Gravei alguma coisa em vídeo, mas o áudio ficou baixo ! Tenho que editar tudo isso pra postar aqui !

Em relação ao mapa do site do Ralph, só vi a linha da Rio do Ouro lá depois que já imaginava a possibilidade. E isso serviu para confirmar a suspeita também ! Impressionante como alguns detalhes passam despercebidos, e mais tarde o vemos como se eles tivessem aparecido por mágica !

Galera ... lá no Orkut acabei de saber que ainda existem trilhos da Rio do Ouro (ramal de Xerém) no bairro Capivari, em Duque de Caxias ... impressionante, mas a cada dia que passa a Rio do Ouro me reserva uma surpresa ...

Depois eu comento sobre esta nova notícia, e continuo com a hipótese da Rio do Ouro e Av.Suburbana ... tô caindo de sono ...
Amanahã cedo tem trabalho ... :@:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 09 Jul 2010, 08:06

^^ Em Capivari? Interessante...

Eu nunca pensei seriamente a me aventurar pelo Ramal de Xerém porque acreditava que não encontraria absolutamente nada. Se alguém for a Capivari conferir esses trilhos que o Dado falou me dê um toque que de repente eu vou junto. Caxias é minha área ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Jul 2010, 08:28

Pois bem, pessoal ... depois de muita dúvida em relação ao traçado da EF Rio do Ouro entre os bairros de Del Castilho e Tomás Coelho, estou convicto que a ferrovia passava pela Av.Suburbana, em algum momento da sua existência, além do caminho "tradicional", que era margeando a Av.Automóvel Clube (antiga Av.Rio Petrópolis). Cheguei a esta conclusão após reunir algums evidências ... observem:
Evidência nº 1:Observando um mapa antigo, notei que a linha tinha o traçado diferente do praticamente retilíneo. No mapa abaixo, com data desconhecida (na Biblioteca Nacional só consta como ano de 187-, apesar de aí ser muito antigo, provavelmente deve ser da década de 1880 ou 1890), aparece claramente o traçado da Tramway da Rio do Ouro, desde o Caju até os limites do "Muncípio Neutro, na época). Note que ainda não existia a Linha Auxiliar, na época:
Imagem
Evidência nº 2: Em outro mapa, este de 1907, aparecem várias linhas ferroviárias traçadas segundo convenções. A EFCB e a EF do Norte é tracejada (---), a Linha Auxiliar é tracejada com um ponto (-.-.-) e a EF Rio do Ouro é pontilhada (. . . . .). Então, que traçado é esse que quando chega a Del Castilho se divide, e se encontra em Engenho do Matto ? Vejam abaixo:
Imagem
Evidência nº 3: em relatórios ministeriais da época, aparece indicações de que a linha teria dois traçados, e não apenas pela Automóvel Clube. Vejam abaixo:
Imagem
A imagem acima é do relatório de 1894, do Ministério da Viação e Obras Públicas. O bom é que por ali eu fiquei sabendo também que a peculiar estação de Botafogo, que aparece em outros relatórios, ficava nesta outra linha, pela Av.Suburbana, e não pela Automóvel Clube.
(continuando ...)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante