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Linha 8 - Diamante

Moderador: Lipe Andreense

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AGV
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por AGV » 02 Abr 2009, 17:44

Tiago Costa escreveu:Há um tempo atrás, dos 50 TUEs originais, 47 faziam parte da frota da CPTM, totalizando 141 carros. A CPTM baixou todos os carros reboques que não ficavam diretamente acoplados aos carros motores, então os TUEs passaram a ser formados por apenas 2 carros (94 carros no total). Mas faz vários anos que a CPTM considera como frota operacional 44 TUEs, em composições de 8 carros (4 TUEs), totalizando 11 composições. 16 desses TUEs foram totalmente modernizados, tornando-se série "5550" (5500 Fase II), formando 4 composições, outros 12 TUEs, formando 3 composições, foram reformados (recuperação ao estado original). Pelos relatos, outros 8 TUEs formando 2 composições ainda operam sem reformas, mas serão reformados também. Faltam ainda mais outros 8 TUEs formando outras duas composições, que teoricamente estão em reforma, para fechar a conta. De qualquer forma, no final do PQMR II (Plano de Modernização/Reforma/Revisão Geral da frota), ficará assim:

-5500: 7 composições reformadas (28 TUEs/56 carros)
-5550: 4 composições modernizadas (16 TUEs/32 carros)
-Total: 11 composições (44 TUEs/88 carros)

Então são 44 TUEs dos 50 originais, e 88 carros, dos 150 originais.

:WK: Entendí.. :lol:

Mas por quê a CPTM tirou os carros reboques? Não eram úteis?


Tiago Costa
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Tiago Costa » 02 Abr 2009, 17:48

Os 5500 tinham problemas muito sérios de descarrilamentos com esses carros reboques. Pelo que eu vi por aí, eles eram muito leves, por não possuírem nenhum equipamento vital à operação dos TUEs (ou sejam, eram só "peso morto" para o carro motor).
lipe_andreense escreveu:fepasões não são os 5000, tiago ?
Putz, fiz uma confusão wll. Achei que o AGV tinha questionado sobre os 5500. Me desculpem o equívoco :D.

Atualmente, estão em operação cerca de 18-19 Fepasões, totalizando 72 ou 76 TUEs ativos, dos 96 da frota patrimonial.

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AGV
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por AGV » 02 Abr 2009, 17:51

Digo "fepasões" aqueles que a Fepasa recebeu e teve que "dar quase tudo" pra RFFSA na década de "79"/80. tnk.

felizmente acabou ficando tudo servindo a RMSP (acho) e no final das contas, voltaram à "casa".

Será que teve muitos carros que viraram sucata nestes 30 e poucos anos? tnk


Tiago Costa
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Tiago Costa » 02 Abr 2009, 20:23

Ah, você se refere aos atuais 5500 então. É que Fepasões a gente utiliza para chamar os série 5000, que são os que rodam na Linha 8 (Júlio Prestes-Itapevi). Sobre os 5500, é aquilo ali que eu tinha escrito no outro post. Apesar de os 5500 pertencerem à CPTM, eles foram embora da "casa" (Linhas 8 e 9, que pertenciam à Fepasa) por volta de 1998, e nunca mais voltaram.

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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por AGV » 03 Abr 2009, 08:46

Não são os série 5000 mesmo. tnk


Tiago Costa
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Abr 2009, 12:03

Uai, mas nenhum 5000 foi repassado à RFFSA, somente os 5500. Os 5000 sempre ficaram na Fepasa.


Haiser
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Haiser » 03 Abr 2009, 12:45

Que confusão ! :ph34r:

5000 : Fepasão ( Nunca Saiu da Fepasa)
5500 : Foi enviado À RFFSA / CBTU ( Ele é conhecido como Eletrocarro)

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AGV
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por AGV » 03 Abr 2009, 12:56

Nossa, fiz confusão. :WK: :lol:

Em resumo, aquela "trenzaiada" que a Fepasa recebeu, parte teve de dar a RFFSA/cbtu, mas que no final das contas acabou prestando serviço na RMSP e a maioria "sobreviveu" e no fim das contas a CPTM é que virou uma coisa só.


Ou pelo fato de ter ido pra RFFSA/CBTU, teve trem que saiu de SP?


Haiser
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Haiser » 03 Abr 2009, 14:06

AGV escreveu:Nossa, fiz confusão. :WK: :lol:

Em resumo, aquela "trenzaiada" que a Fepasa recebeu, parte teve de dar a RFFSA/cbtu, mas que no final das contas acabou prestando serviço na RMSP e a maioria "sobreviveu" e no fim das contas a CPTM é que virou uma coisa só.


Ou pelo fato de ter ido pra RFFSA/CBTU, teve trem que saiu de SP?


Explicação do grande mestre e pesquisador ferroviario nanah , na comunidade CPTM :
nanah escreveu: A FEPASA devia dinheiro de intercambio de vagões para a RFFSA, tinha 150 trens novos com uma porcentagem grande parada entre Presidente Altino e Osasco, por não ter linhas para circular. Eles chegaram antes da linhas de 1 metro serem alargadas para 1,60. A Rede sofria com quebra quebra ocasionado por falta de trens e respectivos atrasos. A pressão foi grande e a Estatal paulista foi forçada a entregar estes trens. N a primeira leva foram 20, depois mais 20 e com a CPTM toda a frota de 5500 foi levada para a Leste.
A CPTM quer padronizar a frota com trens de 8 carros. Com 8 carros o desempenho é melhor. Sendo mais leve (é apenas um carro rebocado para cada motorizado) a arrancada é maior fazendo com que o trem atinja a velocidade operacional mais rapidamente. Diminui também as avarias: com menos carros para rebocar, se houver avaria de um dos carros motores o trem pode trafegar normalmente. Desde 1978 com a compra dos trens japoneses série 500 para o Rio de Janeiro, a formação MRRM tornou-se padrão nas aquisições de novos trens e podendo transformalos as operadoras o farão.


Lipe Andreense
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 03 Abr 2009, 17:26

Série 5000
Fepasa desde sempre, da compra em 1979 até a absorção pela CPTM

Imagem





Série 5500
Parte passada para a RFFSA, rodou apenas nos subúrbios de São Paulo, sistema Leste.

Imagem



Miorô ? :D
Imagem


Lipe Andreense
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 02 Jun 2009, 17:56

hoje uma betoneira entalou na passagem inferior onde a linha 8 cruza a Av Raimundo Pereira de Magalhaes. Não sei se prejudicou a operação da linha, mas jámtem uam faixa lá dizendo que a passagem de carros será interditada todos os dias das 1h até 4h da manha, até 30 de agosto.
Imagem


Tiago Costa
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Tiago Costa » 02 Jun 2009, 18:09

Xiiiiii :gr:.

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Pranda
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Pranda » 02 Jun 2009, 22:04

^^
Aquela passagem é ridícula, além de centenária é muito estreita e baixa, deveria ter sido reformada a muito tempo pois é a única ligação entre a Lapa e a Vila Anastácio.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Jorge Luis
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Jorge Luis » 02 Jul 2009, 09:29

Quarta 1 de julho de 2009
Jornal AGORA são paulo.
TRECHO VAI SER REFORMADO.
O trecho de Itapevi da linha 8- diamante deve ser reformado e modernizado até o finalde 2010, segundo o presidente da cptm, Sergio Avelleda. Ele disse ao AGORA que a obra, orçada em R$80milhoes, recebeu ontem autorização para ter seu edital de licitação publicado.


Apos a modernização, acresentou, o trem metropolitano- que sai da estação Julio Prestes-ira até Amador Bueno, parada final do trecho.Mas outra mudança esta prevista:o trecho, que atualmente é isento de tarifa, passara a ser cobrado.
Avelleda garante que isso não vai prejudicar os moradores de Itapevi.A imensa maioria dos usuarios vai para são paulo e outras cidades, e por isso ja pagam passagem, afirma ele.A cptm estima que esse trecho transporta cerca de 5000 pessoas por dia.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

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HGP
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por HGP » 02 Jul 2009, 10:14

Jorge Luis escreveu:Quarta 1 de julho de 2009
Jornal AGORA são paulo.
TRECHO VAI SER REFORMADO.
O trecho de Itapevi da linha 8- diamante deve ser reformado e modernizado até o finalde 2010, segundo o presidente da cptm, Sergio Avelleda. Ele disse ao AGORA que a obra, orçada em R$80milhoes, recebeu ontem autorização para ter seu edital de licitação publicado.


Apos a modernização, acresentou, o trem metropolitano- que sai da estação Julio Prestes-ira até Amador Bueno, parada final do trecho.Mas outra mudança esta prevista:o trecho, que atualmente é isento de tarifa, passara a ser cobrado.
Avelleda garante que isso não vai prejudicar os moradores de Itapevi.A imensa maioria dos usuarios vai para são paulo e outras cidades, e por isso ja pagam passagem, afirma ele.A cptm estima que esse trecho transporta cerca de 5000 pessoas por dia.

Excelente noticia!!!! app app app


E com certeza há algo de bom atrás disso - Mairinque, fique de olho aberto!!!! :rl:

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AGV
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por AGV » 02 Jul 2009, 10:22

Nossa, que bacana!!! app app app vv vv vv

Nunca cheguei nem perto de lá. Mas so de saber que o trecho será melhorado...

:Y: :Y: :Y: :Y: :Y:

b )

E tem mais:

Acredito que o efeito será o mesmo da extensão da L9 que literalmente transformou os entornos da linha na região.


Francis
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Francis » 02 Jul 2009, 11:05

AGV escreveu:Acredito que o efeito será o mesmo da extensão da L9 que literalmente transformou os entornos da linha na região.
Pra isso acontecer demoraria muitos anos; são regiões totalmente diferentes em tudo, Athos. Aquela região é mais ou menos como Parelheiros, com bairros esparsos. Nada a ver com Grajaú e Interlagos, que são totalmente urbanizados, com infraestrutura consolidada.
Mas sem dúvida será bom para os moradores da região.

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AGV
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por AGV » 02 Jul 2009, 11:18

Francis, se for o que imagino, a CPTM poderá virar uma SNCF???

Quem sabe vermos trens interurbanos da CPTM rodando em distâncias maiores, trens pendulares, como em diversas metrópoles da Europa....


abss!


Francis
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por Francis » 02 Jul 2009, 11:52

^^
Na verdade, tudo se encaminha para isso. Não sei se a CPTM operaria trens fora da região metropolitana, até porque legalmente não é o papel dela. Mas a "salada" que existe hoje, com o Metrô operando a parte estritamente urbana e a CPTM fazendo a mesma coisa está em vias de acabar. O Metrô operaria os trechos efetivamente metroviários, ou seja, de grande adensamento, com paradas mais ou menos a cada km e grande carregamento hora/sentido. Seria o caso da linha 9 (que é uma linha muito mais metroviária do que a linha 3, por exemplo), linha 8 até Carapicuíba, Linha 7 até Caieiras, linha 12 até Manoel Feio ou Itaim Paulista, Linha 11 até Ferraz ou Suzano e linha 10. A CPTM faria o papel de trazer as pessoas de longe com serviços expressos, ou seja, teríamos efetivamente uma empresa fazendo o transporte metroviário e outra fazendo o aproximador. Hoje a CPTM faz as duas coisas: Traz o cara lá da PQP que não vai descer antes da Luz e ao mesmo tempo faz o transporte metroviário, transportando o cara que entra em São Caetano e desce em Santo André, que entra em Santo Amaro e desce na Berrini... Não faz sentido ter duas empresas fazendo a mesma coisa.

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AGV
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Re: Linha 8/B

Mensagem não lida por AGV » 02 Jul 2009, 16:15

^^ Não, não faz mesmo.

Mas me refiro não a Bauru, :lol: Presidente Prudente :O, mas de repente a localidades próximas, como Campinas (Bandeirante..) Sorocaba, digamos, atuação numa RMSP "expandida". okk

Como na europa ou mesmo nos USA, o cara mora numa cidade a uns 50km e o trem vem e vai direto
(Ou mais ou menos direto, com paradas de mais de 3000m)


abs!

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