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Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Abr 2009, 17:44
por AGV
Tiago Costa escreveu:Há um tempo atrás, dos 50 TUEs originais, 47 faziam parte da frota da CPTM, totalizando 141 carros. A CPTM baixou todos os carros reboques que não ficavam diretamente acoplados aos carros motores, então os TUEs passaram a ser formados por apenas 2 carros (94 carros no total). Mas faz vários anos que a CPTM considera como frota operacional 44 TUEs, em composições de 8 carros (4 TUEs), totalizando 11 composições. 16 desses TUEs foram totalmente modernizados, tornando-se série "5550" (5500 Fase II), formando 4 composições, outros 12 TUEs, formando 3 composições, foram reformados (recuperação ao estado original). Pelos relatos, outros 8 TUEs formando 2 composições ainda operam sem reformas, mas serão reformados também. Faltam ainda mais outros 8 TUEs formando outras duas composições, que teoricamente estão em reforma, para fechar a conta. De qualquer forma, no final do PQMR II (Plano de Modernização/Reforma/Revisão Geral da frota), ficará assim:

-5500: 7 composições reformadas (28 TUEs/56 carros)
-5550: 4 composições modernizadas (16 TUEs/32 carros)
-Total: 11 composições (44 TUEs/88 carros)

Então são 44 TUEs dos 50 originais, e 88 carros, dos 150 originais.

:WK: Entendí.. :lol:

Mas por quê a CPTM tirou os carros reboques? Não eram úteis?

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Abr 2009, 17:48
por Tiago Costa
Os 5500 tinham problemas muito sérios de descarrilamentos com esses carros reboques. Pelo que eu vi por aí, eles eram muito leves, por não possuírem nenhum equipamento vital à operação dos TUEs (ou sejam, eram só "peso morto" para o carro motor).
lipe_andreense escreveu:fepasões não são os 5000, tiago ?
Putz, fiz uma confusão wll. Achei que o AGV tinha questionado sobre os 5500. Me desculpem o equívoco :D.

Atualmente, estão em operação cerca de 18-19 Fepasões, totalizando 72 ou 76 TUEs ativos, dos 96 da frota patrimonial.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Abr 2009, 17:51
por AGV
Digo "fepasões" aqueles que a Fepasa recebeu e teve que "dar quase tudo" pra RFFSA na década de "79"/80. tnk.

felizmente acabou ficando tudo servindo a RMSP (acho) e no final das contas, voltaram à "casa".

Será que teve muitos carros que viraram sucata nestes 30 e poucos anos? tnk

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Abr 2009, 20:23
por Tiago Costa
Ah, você se refere aos atuais 5500 então. É que Fepasões a gente utiliza para chamar os série 5000, que são os que rodam na Linha 8 (Júlio Prestes-Itapevi). Sobre os 5500, é aquilo ali que eu tinha escrito no outro post. Apesar de os 5500 pertencerem à CPTM, eles foram embora da "casa" (Linhas 8 e 9, que pertenciam à Fepasa) por volta de 1998, e nunca mais voltaram.

Re: Linha 8/B

Enviado: 03 Abr 2009, 08:46
por AGV
Não são os série 5000 mesmo. tnk

Re: Linha 8/B

Enviado: 03 Abr 2009, 12:03
por Tiago Costa
Uai, mas nenhum 5000 foi repassado à RFFSA, somente os 5500. Os 5000 sempre ficaram na Fepasa.

Re: Linha 8/B

Enviado: 03 Abr 2009, 12:45
por Haiser
Que confusão ! :ph34r:

5000 : Fepasão ( Nunca Saiu da Fepasa)
5500 : Foi enviado À RFFSA / CBTU ( Ele é conhecido como Eletrocarro)

Re: Linha 8/B

Enviado: 03 Abr 2009, 12:56
por AGV
Nossa, fiz confusão. :WK: :lol:

Em resumo, aquela "trenzaiada" que a Fepasa recebeu, parte teve de dar a RFFSA/cbtu, mas que no final das contas acabou prestando serviço na RMSP e a maioria "sobreviveu" e no fim das contas a CPTM é que virou uma coisa só.


Ou pelo fato de ter ido pra RFFSA/CBTU, teve trem que saiu de SP?

Re: Linha 8/B

Enviado: 03 Abr 2009, 14:06
por Haiser
AGV escreveu:Nossa, fiz confusão. :WK: :lol:

Em resumo, aquela "trenzaiada" que a Fepasa recebeu, parte teve de dar a RFFSA/cbtu, mas que no final das contas acabou prestando serviço na RMSP e a maioria "sobreviveu" e no fim das contas a CPTM é que virou uma coisa só.


Ou pelo fato de ter ido pra RFFSA/CBTU, teve trem que saiu de SP?


Explicação do grande mestre e pesquisador ferroviario nanah , na comunidade CPTM :
nanah escreveu: A FEPASA devia dinheiro de intercambio de vagões para a RFFSA, tinha 150 trens novos com uma porcentagem grande parada entre Presidente Altino e Osasco, por não ter linhas para circular. Eles chegaram antes da linhas de 1 metro serem alargadas para 1,60. A Rede sofria com quebra quebra ocasionado por falta de trens e respectivos atrasos. A pressão foi grande e a Estatal paulista foi forçada a entregar estes trens. N a primeira leva foram 20, depois mais 20 e com a CPTM toda a frota de 5500 foi levada para a Leste.
A CPTM quer padronizar a frota com trens de 8 carros. Com 8 carros o desempenho é melhor. Sendo mais leve (é apenas um carro rebocado para cada motorizado) a arrancada é maior fazendo com que o trem atinja a velocidade operacional mais rapidamente. Diminui também as avarias: com menos carros para rebocar, se houver avaria de um dos carros motores o trem pode trafegar normalmente. Desde 1978 com a compra dos trens japoneses série 500 para o Rio de Janeiro, a formação MRRM tornou-se padrão nas aquisições de novos trens e podendo transformalos as operadoras o farão.

Re: Linha 8/B

Enviado: 03 Abr 2009, 17:26
por Lipe Andreense
Série 5000
Fepasa desde sempre, da compra em 1979 até a absorção pela CPTM

Imagem





Série 5500
Parte passada para a RFFSA, rodou apenas nos subúrbios de São Paulo, sistema Leste.

Imagem



Miorô ? :D

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jun 2009, 17:56
por Lipe Andreense
hoje uma betoneira entalou na passagem inferior onde a linha 8 cruza a Av Raimundo Pereira de Magalhaes. Não sei se prejudicou a operação da linha, mas jámtem uam faixa lá dizendo que a passagem de carros será interditada todos os dias das 1h até 4h da manha, até 30 de agosto.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jun 2009, 18:09
por Tiago Costa
Xiiiiii :gr:.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jun 2009, 22:04
por Pranda
^^
Aquela passagem é ridícula, além de centenária é muito estreita e baixa, deveria ter sido reformada a muito tempo pois é a única ligação entre a Lapa e a Vila Anastácio.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2009, 09:29
por Jorge Luis
Quarta 1 de julho de 2009
Jornal AGORA são paulo.
TRECHO VAI SER REFORMADO.
O trecho de Itapevi da linha 8- diamante deve ser reformado e modernizado até o finalde 2010, segundo o presidente da cptm, Sergio Avelleda. Ele disse ao AGORA que a obra, orçada em R$80milhoes, recebeu ontem autorização para ter seu edital de licitação publicado.


Apos a modernização, acresentou, o trem metropolitano- que sai da estação Julio Prestes-ira até Amador Bueno, parada final do trecho.Mas outra mudança esta prevista:o trecho, que atualmente é isento de tarifa, passara a ser cobrado.
Avelleda garante que isso não vai prejudicar os moradores de Itapevi.A imensa maioria dos usuarios vai para são paulo e outras cidades, e por isso ja pagam passagem, afirma ele.A cptm estima que esse trecho transporta cerca de 5000 pessoas por dia.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2009, 10:14
por HGP
Jorge Luis escreveu:Quarta 1 de julho de 2009
Jornal AGORA são paulo.
TRECHO VAI SER REFORMADO.
O trecho de Itapevi da linha 8- diamante deve ser reformado e modernizado até o finalde 2010, segundo o presidente da cptm, Sergio Avelleda. Ele disse ao AGORA que a obra, orçada em R$80milhoes, recebeu ontem autorização para ter seu edital de licitação publicado.


Apos a modernização, acresentou, o trem metropolitano- que sai da estação Julio Prestes-ira até Amador Bueno, parada final do trecho.Mas outra mudança esta prevista:o trecho, que atualmente é isento de tarifa, passara a ser cobrado.
Avelleda garante que isso não vai prejudicar os moradores de Itapevi.A imensa maioria dos usuarios vai para são paulo e outras cidades, e por isso ja pagam passagem, afirma ele.A cptm estima que esse trecho transporta cerca de 5000 pessoas por dia.

Excelente noticia!!!! app app app


E com certeza há algo de bom atrás disso - Mairinque, fique de olho aberto!!!! :rl:

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2009, 10:22
por AGV
Nossa, que bacana!!! app app app vv vv vv

Nunca cheguei nem perto de lá. Mas so de saber que o trecho será melhorado...

:Y: :Y: :Y: :Y: :Y:

b )

E tem mais:

Acredito que o efeito será o mesmo da extensão da L9 que literalmente transformou os entornos da linha na região.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2009, 11:05
por Francis
AGV escreveu:Acredito que o efeito será o mesmo da extensão da L9 que literalmente transformou os entornos da linha na região.
Pra isso acontecer demoraria muitos anos; são regiões totalmente diferentes em tudo, Athos. Aquela região é mais ou menos como Parelheiros, com bairros esparsos. Nada a ver com Grajaú e Interlagos, que são totalmente urbanizados, com infraestrutura consolidada.
Mas sem dúvida será bom para os moradores da região.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2009, 11:18
por AGV
Francis, se for o que imagino, a CPTM poderá virar uma SNCF???

Quem sabe vermos trens interurbanos da CPTM rodando em distâncias maiores, trens pendulares, como em diversas metrópoles da Europa....


abss!

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2009, 11:52
por Francis
^^
Na verdade, tudo se encaminha para isso. Não sei se a CPTM operaria trens fora da região metropolitana, até porque legalmente não é o papel dela. Mas a "salada" que existe hoje, com o Metrô operando a parte estritamente urbana e a CPTM fazendo a mesma coisa está em vias de acabar. O Metrô operaria os trechos efetivamente metroviários, ou seja, de grande adensamento, com paradas mais ou menos a cada km e grande carregamento hora/sentido. Seria o caso da linha 9 (que é uma linha muito mais metroviária do que a linha 3, por exemplo), linha 8 até Carapicuíba, Linha 7 até Caieiras, linha 12 até Manoel Feio ou Itaim Paulista, Linha 11 até Ferraz ou Suzano e linha 10. A CPTM faria o papel de trazer as pessoas de longe com serviços expressos, ou seja, teríamos efetivamente uma empresa fazendo o transporte metroviário e outra fazendo o aproximador. Hoje a CPTM faz as duas coisas: Traz o cara lá da PQP que não vai descer antes da Luz e ao mesmo tempo faz o transporte metroviário, transportando o cara que entra em São Caetano e desce em Santo André, que entra em Santo Amaro e desce na Berrini... Não faz sentido ter duas empresas fazendo a mesma coisa.

Re: Linha 8/B

Enviado: 02 Jul 2009, 16:15
por AGV
^^ Não, não faz mesmo.

Mas me refiro não a Bauru, :lol: Presidente Prudente :O, mas de repente a localidades próximas, como Campinas (Bandeirante..) Sorocaba, digamos, atuação numa RMSP "expandida". okk

Como na europa ou mesmo nos USA, o cara mora numa cidade a uns 50km e o trem vem e vai direto
(Ou mais ou menos direto, com paradas de mais de 3000m)


abs!