[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

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DadoDJ
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jan 2011, 14:55

Adenilson, voltando ao assunto Vicente de Carvalho e as fotos do "Última Hora", eu estava pensando no que você falou e mostrou. Acho o seguinte:
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Na foto acima, me dá a impressão de que há uma casa semelhante a uma estação, além da plataforma com cobertura. Pode ser uma ilusão de ótica, mas olhando sobre o veículo acidentado, não parece que há uma construção ? A noite estava chuvosa e a imagem está um pouco imprecisa (com reflexos), o que dá margem a outras interpretações. Mas eu vejo uma conbstrução estilo "casinha" na foto. Eu levei em consideração também a sua hipótese de ser Engenho da Rainha, mas porque nas fotos da estação após ela ser extinta não aparece todas estas linhas que aparecem na foto do "Última Hora" ?
Outra coisa: você disse bem sobre as estações da Baixada Fluminense, que não teriam uma estação mais contemporânea, com cobertura moderna. Mas se tiver na foto a casinha como observei ao fundo, a figura se altera, pois seria no estilo das estações mais importantes da EFRdO, mesmo da Baixada. Entretanto, com essa quantidade de linhas, as únicas suspeitas seriam Belford Roxo, Cava, ou Mantiquira. Não acredito ser nenhuma destas ... mas voltando ao município do RJ, além de Engenho da Rainha, Inhaúma e Vicente de Carvalho como você citou, poderia ser Pavuna também, não ? De repente ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jan 2011, 15:58

1900

Uma observação: em 20/02/1899 a ferovia foi desligada da Inspectoria de Obras Públicas. As primeiras páginas de 1900 falam sobre isso, por isso vou pula-las.
Imagem
^^ Vejam a descrição de funcionários distribuidos entre as estações e paradas. Notem também que a estação Botafogo tinha sua importância, pois era posto telegráfico e telefônico (como dito pelo Adenilson anteriormente)
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^^
Imagem
^^ Mais polêmica sobre ramais ... de Liberdade a Engenho de Dentro !
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^^ Nesta página é descrito que a linha "encolheu" 10617 metros em 1897 ... será a erradicação do "ramal José dos Reis", ou seja, a linha original vi Av.Suburbana ?
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^^ No ano corrente (1900) houve uma modificação na classificação das estações, sendo assim esta classificação era aleatória e fora de lógica, visto que estações antigas agora são paradas e vice-versa, era mais de acordo com o que a adminstração da ferrovia exigisse ...
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^^ A Estação Botafogo era definitivamente importante, visto que tinha telhado, consertado neste ano. Então definitivamente, não era uma parada com cobertura ou uma parada simples ... claro, já sabíamos disso, mas só pra confirmar ...

Bom, é isso ... pra semana que vem vou pesquisar e postar aqui os demais anos, após 1900 !

Abraços !
okk
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 28 Jan 2011, 17:17

DadoDJ escreveu:Adenilson, voltando ao assunto Vicente de Carvalho e as fotos do "Última Hora", eu estava pensando no que você falou e mostrou. Acho o seguinte:

Na foto acima, me dá a impressão de que há uma casa semelhante a uma estação, além da plataforma com cobertura. Pode ser uma ilusão de ótica, mas olhando sobre o veículo acidentado, não parece que há uma construção ? A noite estava chuvosa e a imagem está um pouco imprecisa (com reflexos), o que dá margem a outras interpretações. Mas eu vejo uma conbstrução estilo "casinha" na foto. Eu levei em consideração também a sua hipótese de ser Engenho da Rainha, mas porque nas fotos da estação após ela ser extinta não aparece todas estas linhas que aparecem na foto do "Última Hora" ?

Dado, eu pensei nisso tudo antes de levantar a hipótese de E.Rainha. No livro do Suevo, há muito capim e provavelmente ali já não haviam mais trilhos.
Mas se fosse ou for E.Rainha e levando-se em consideração o mapa que coloquei junto com a foto do Google, os 2 trilhos estariam a esquerda do dístico da estação, estando invertido em relação ao sentido dessa foto do última hora.
Em relação ao galpão, se ele estivesse mais longe, eu poderia concluir que era o tal posto de telégrafos que no mapa aparece com uma bifurcação em forma de arco antes de E.Rainha, mas acho que ele não estaria tão próximo a estação, apesar de reconhecer que pode ser em função de algum zoom, caso existisse mrgr
Repare também na foto do última hora, uma construção a direita da foto, quase sem iluminação e veja no mapa uma construção a esquerda de E.Rainha (sentido V.Carvalho), onde tem os 2 trilhos.
Claro, Dado que estou totalmente de acordo que pode ser outras estações como V.Carvalho e estou acatando essa possibilidade.
Pena este acidente ter ocorrido a noite e sem morros visíveis ao fundo para comparar.
Repare também na foto mais lateral de estação, que parece haver a continuação de uma cobertura.


Outra coisa: você disse bem sobre as estações da Baixada Fluminense, que não teriam uma estação mais contemporânea, com cobertura moderna. Mas se tiver na foto a casinha como observei ao fundo, a figura se altera, pois seria no estilo das estações mais importantes da EFRdO, mesmo da Baixada. Entretanto, com essa quantidade de linhas, as únicas suspeitas seriam Belford Roxo, Cava, ou Mantiquira. Não acredito ser nenhuma destas ... mas voltando ao município do RJ, além de Engenho da Rainha, Inhaúma e Vicente de Carvalho como você citou, poderia ser Pavuna também, não ? De repente ...
Não pensei em Pavuna, pois já na década de 50 o ramal da Rio D'ouro unia-se ao da auxiliar entes do pátio da Pavuna, que era uma estação bem maior.
Deveriam haver bitolas mistas.
você sabe se nessa época, as estações da auxiliar além de São Mateus já tinham sido alargadas?
Acho que sim. Estou me referindo a Andrade Araújo e etc:
Parece que essa estação fica mesmo na nossa cidade.
Esse ainda é o meu palpite.
Um abraço.

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Jan 2011, 17:31

Adenilson, conheço pessoas que podem me confirmar se em Vicente de Carvalho havia 2 ou até 3 linhas, como na foto do jornal. O negócio é que o jornal pisou na bola no caso de Coelho Neto/Coelho da Rocha etc o que o torna não confiável ! Mas voltando às fotos, você mesmo disse que na foto de Engenho da Rainha no livo do Hélio Suêvo os trilhos não parecem porque o terreno já estava com bastante mato, e uma pessoa que me falou sobre Vicente de Carvalho citou a foto que consta no site "Estações Ferroviárias", afirmando que em primeiro plano na foto, passava uma linha, que está coberta de barro.
Imagem
Voltando à ferrovia, acredito que a estação Botafogo tenha sido a primeira estação da "linha nova" que foi inaugurada em 1894. Provavelmente foi inaugurada também em 1894. Curiosamente, revendo mapas antigos esta Rua Botafogo não aparece, apenas a "Praça Botafogo", que ficava exatamente onde ficava a estação de Inhaúma e hoje fica ... a Praça Constança e Metrô de Inhaúma. Agora tenho uma dúvida daquelas: porque optou-se em fazer a tubulação e a ferrovia pela Av.Suburbana primeiramente, e depois construiram pela Av.Automóvel Clube ? Foram feitas duas adutoras então ? Eu até pensei que a "linha nova" tivesse sido construída para o transporte mais eficaz de passageiros,mas há uma tubulação da CEDAE pela Av.Automóvel Clube ... a não ser que tenham optado depois em transferir/duplicar o fluxo de água até o Rio de Janeiro, uma tubulação por um lado e outra pelo outro ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Jan 2011, 17:41

Só concluindo:lembrei do que o Adenilson falou, sobre Inhaúma,que era uma extensa freguesia que abrangia toda a área entre Irajá e o litoral do atual Complexo da Maré (tanto que ali existia o Porto de Inhaúma). Acredito que em 1894, quando foi construída nova linha entre Inhaúma (a freguesia) e Engenho do Matto, a estação Botafogo tenha sido também inaugurada, visto que era também Posto Telegráfico e Telefônico. Talvez com o aumento de movimento e com a proximidade de outros pontos do bairro (Igrejas, comércios), criou-se a estação de Inhaúma (em 1898) que substituiu a de Botafogo,pois eram próximas. Mesma coisa deve ter ocorrido com Engenho do Matto e Engenho da Rainha. Aliás, desconfio que Engenho do Matto era um destes imóveis alugados pela companhia, como é dito em alguns relatórios.
Mas a pergunta que não quer calar (dentre muitas): de que ano seria Engenho do Matto ? 1876 ? 1883 ?

Obs.: abro o site "Estações Ferroviárias" hoje e vejo o diagrama que desenhei sobre a EFRdO na página em sua referência. O negócio é que o mapa está incorreto e incompleto,visto que descobrimos novidades em relação a Botafogo e outras estações ! Vou tentar avisar o Ralph !
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 29 Jan 2011, 18:49

DadoDJ escreveu:Adenilson, conheço pessoas que podem me confirmar se em Vicente de Carvalho havia 2 ou até 3 linhas, como na foto do jornal. O negócio é que o jornal pisou na bola no caso de Coelho Neto/Coelho da Rocha etc o que o torna não confiável ! Mas voltando às fotos, você mesmo disse que na foto de Engenho da Rainha no livo do Hélio Suêvo os trilhos não parecem porque o terreno já estava com bastante mato, e uma pessoa que me falou sobre Vicente de Carvalho citou a foto que consta no site "Estações Ferroviárias", afirmando que em primeiro plano na foto, passava uma linha, que está coberta de barro.

Dado, estou ansioso por esta confirmação, pois se pensarmos friamente não faz sentido uma linha singela que no seu auge tinha muita demanda ir assim entre pelo menos E.Rainha e Pavuna.
O site não pisou na bola somente aí. Como eu postei dias antes, sugiro que você procure pr: Estação do Rocha lá no última hora e vais ver que existe uma reportagem nas estações de E.Novo e Rocha, mas todos os takes externos são da estação Sampaio.

Naquela mapa que eu postei, da SMU, confirma-se o que está escrito no livro do Hélio.
A princípio a linha era dupla até Inhaúma onde tinha o ramal J.Reis. Na década de 40, duplicou-se a linha até E.Rainha como se pode ver abaixo. O livro não detalha muito e apenas diz que a duplicação não ia muito adiante.
Imagem


Quando dei o palpite, eu pensei o seguinte. Todas as estação da Rio D'ouro dentro do município do Rio sobre a qual não há dúvidas, existe um dístico identificando a estação e essa foto não tem, talvez porquê tenha sido batida de fundos, ou seja, de costas para a Pavuna e frente para o Centro.


Voltando à ferrovia, acredito que a estação Botafogo tenha sido a primeira estação da "linha nova" que foi inaugurada em 1894. Provavelmente foi inaugurada também em 1894. Curiosamente, revendo mapas antigos esta Rua Botafogo não aparece, apenas a "Praça Botafogo", que ficava exatamente onde ficava a estação de Inhaúma e hoje fica ... a Praça Constança e Metrô de Inhaúma. Agora tenho uma dúvida daquelas: porque optou-se em fazer a tubulação e a ferrovia pela Av.Suburbana primeiramente, e depois construiram pela Av.Automóvel Clube ? Foram feitas duas adutoras então ? Eu até pensei que a "linha nova" tivesse sido construída para o transporte mais eficaz de passageiros,mas há uma tubulação da CEDAE pela Av.Automóvel Clube ... a não ser que tenham optado depois em transferir/duplicar o fluxo de água até o Rio de Janeiro, uma tubulação por um lado e outra pelo outro ...
Você palpitou muito bem. Faz todo sentido Botafogo ser a estação pioneira, por ser tão perto de Inhaúma. Quando Inhaúma foi inaugurada, Botafogo deve ter sido preterida.
Editado pela última vez por Adenilson em 29 Jan 2011, 19:09, em um total de 1 vez.

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Jan 2011, 19:03

Pessoal, encontrei referências à EFRdO em relatórios ministeriais de 1883 ! Só que do ... MINISTÉRIO DA AGRICULTURA !

Tenho novidades ... vou tentar posta-las mais tarde ...

Obs.: Adenilson, eu vi o erro do jornal "Última Hora" em relação à Rocha, Engenho Novo e Sampaio. Por isso coloquei Coelho Neto/Coelho da Rocha etc ... hehehehe esse jornal não é mole não ...

Outra coisa: pelo mapa que você postou de Engenho da Rainha dá muita margem a acreditarmos que as fotos do jornal que diz ser em Vicente de Carvalho serem na verdade em Engenho da Rainha. Mas vou tentar confirmar isso tudo ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 29 Jan 2011, 19:05

Agora Dado e pessoal,
Voltando àquele mapa do Carlos, você não tinha reparado São Francisco, mas ele postou o mapa duas vezes mostrando abrangências diferentes e quando ele postou pela segunda vez, algumas coisas me chamaram atenção.

Por quê acho que o mapa não é de 1911 e sim um mosaico de épocas?
1) Pela questão de Maria da Graça e Cezário Machado, como já disse, uma vez que você postou um mapa de 1910 com C.Machado e sem M.Graça.
2) Sobre o ramal de S.Francisco que você falou ontem, te pergunto se o ramal de Anna Neri só tinha esse nome até encontrar com o de S.Francisco, caso eles se encontraram um dia, em função de épocas. Te pergunto a sua opinião, pois a estação Anna Neri está no mapa de 1910.
3) Estranho no mapa é Silva Freire não existir e as ruas de Maria da Graça sim. Como pode se pelo que conhecemos, Silva Freire veio antes.
4) Outra coisa, esse mapa mostra até a parada Perna de Pau que teve esse nome porquê o cara que a operava não tinha uma perna. Ela ficava na passagem de nível que exitia, estando a linha férrea entre a Rua Cardoso (atual coração de Maria) e Medina.
Todos os livros que li até agora dizem que essa parada era muito modesta e era anterior ao Méier (1889) e T.Santos (1868).
Quando fiz pesquisas sobre T.Santos, com fotos de 1918, não vi mais nada que fizesse lembrar uma parada ali.
Por falar em T.Santos alguns mapas de S.M.U. mostram a estação iniciando a plataforma na Rua José Bonifácio e o vão da plataforma que foi demolida, mostra que essa rua era quase o final da plataforma, iniciando a mesma na Rua Gatúlio.
Vou comentar isso no tópico T.Santos, mas desconfio que na "modernização" das estações na virada dos anos 10 para os 20, com a construção das passagens subterrâneas, a estação pode ter sido "deslocada" para a frente.
Vou pesquisar, mas isso não é assunto para este tópico.


Adenilson
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 29 Jan 2011, 19:13

Dado.Só para complementar, já até passou pela minha cabeça que a tal estação pudesse ser Del Catilho (Rio D'ouro).
Temos uma foto dessa estação abandonada, mas volto a insistir. Mostra apenas uma parte da mesma.
Por enquanto estou entre E.Rainha e V.Carvalho. okk
Cadê o Sr. Ranulfo?...rs :D

Voltando ao mapa, você já reparou também que os trilhos da Rio D'ouro se afastavam um pouco da "antiga Suburbana", evitando aquele arco todo e indo mais "retilínea".
Tem gente rezando na Universal em cima dos trilhos da Rio D'ouro, assim como teve gente da antiga Klabin fabricando azulejo em cima deles e hoje tem gente comprando no Norte Shopping em cima dos coitados :DD
Claro que eles devem ter sido retirados <_<

Respondendo à questão sobre E.Matto, qual era o ano que estava na casinha amarela mesmo? mrgr

Abraços.

P.S: Engraçado, nenhum mapa destes de várias épocas mostra a estação Monhangaba.
Será que este mapa tem a parada Eduardo Araújo?

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Jan 2011, 20:10

A data que consta na casa amarela é 1890 ... se conseguirmos informações do início de funcionamento da estação Engenho do Matto, mataremos a charada.

Em relação aos trilhos pela Av.Suburbana ... será que foram mesmo retirados ? Visto que próximo ao Jacarezinho, naquela pracinha, eles ainda estão lá ...
tnk

E falando de Monhangaba ... até hoje apenas no livro do Max Vasconcellos, do Hélio e nos mapas da SMU eu vejo menção a esta estação. Nem a via projetada que aparece na planta foi construída !

Em breve novidades sobre os ramais de Inhaúma, Engenho de Dentro e Olaria (do sr. José Moutinho dos Reis). No caso do ramal de Inhaúma, mais polêmica vem por aí ...
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Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jan 2011, 00:03

Bom, encontrei nos relatórios do Ministério da Agricultura informações referentes à EFRdO em capítulos ferroviários específicos ou relacionados às obras de abastecimento de água. Observei todos os relatórios entre 1876 e 1893, exceto 1890, que não consta na lista de documentos. Não são muitas informações, mas algumas são bem interessantes e ainda enigmáticas. Ah, aprendi a postar as imagens aqui em tamanho maior ! Vamos lá:
1876
Imagem
^^ O interessante aqui é o seguinte: a Inspetoria de Obras Públicas tinha sob sua jurisdição e responsabilidade apenas as Estradas de Santa Cruz e da Pavuna, além de algumas nas cercanias da côrte. Então este deve ter sido o motivo para assentar o leito da ferrovia pela Estrada de Santa Cruz (Av.Suburbana) e Estrada (nova) da Pavuna (R.João Ribeiro e Av.Automóvel Clube). Fora do municipio, a ferrovia seguiu o leito da Estrada da Polícia, inutilizando-a quase que por completo (poucos trechos existem ainda hoje).

1877
Imagem
^^ Frota atuante no ano de 1877: 4 locomotivas, 1 carro para passageiros (funcionários e operários) e 41 vagões de carga.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jan 2011, 00:12

1879
Imagem
^^ Neste ano começou a ser preparado o leito para a construção do ramal para o Rio São Pedro (Jaceruba), a partir da estação "Rio do Ouro". E já se cogitava o transporte misto de passageiros e carga, mas não se entrou em acordo com o empreiteiro ...

1880
Não consta documentos

1881
Imagem
Imagem
^^ A partir de 1881 deram início aos testes para o transporte de passageiros na EFRdO

1882
Imagem
^^ Frota detalhada em 1882. Até o momento nao se falou em ramais nem linhas, excetuando-se o ramal de São Pedro a partir de Rio do ouro, que estava sendo construído nesta época.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jan 2011, 00:40

1883
Imagem
^^ Nesta página relata-se a perda de terras que teve o Barão de Tinguá para a construção da ferrovia (Ramal de Iguassu, posteriormente Ramal de Tinguá)
Imagem
^^ Aqui começa a falar sobre os ramais ... vejamos: Ramal de Inhaúma ... abre-se precedente a se pensar que este ramal iniciava na esquina da Av.Suburbana com a Rua Fernão Cardim. Neste caso o relatório afirma que este ramal mede 2171 metros, mas no Google Earth mede +ou- 1600 metros ! O ramal do Engenho de Dentro (Oficinas) está com a quilometragem aproximadamente correta, entre 900 e 1000 metros, o que corresponde à esquina da Av.Suburbana com a R.José dos Reis até as oficinas. O Ramal de Olaria (Olaria Reis) era apenas um desvio. O que está me encafifando é o seguinte:
1-Não existia a linha da EFRdO pela Automóvel Clube,certo ? Então pra que criar um ramal de Inhaúma, de manutenção à tubulação de água se a tubulação seguia pela Av.Suburbana ?
2-Ou será que construiram a tubulação pela Av.Automóvel clube e a ferrovia pela Av.Suburbana ? :ttn:
3-Se o ramal de Inhaúma for o assinalado abaixo (em vermelho), ele tem uns 1600 metros e não 2100. Para onde ele iria ? Mesmo se seguirmos pela Av.Automóvel Clube em direção à Del Castilho, ultrapassa por muito os 2000 metros ...
4-Se sair a partir de Del Castilho até Inhaúma, também dá aproximadamente 1600 metros !
Imagem
Pelo o que sabemos, o ramal via Botafogo só foi inaugurado em 1894 ... na imagem acima a linha em amarelo é a linha original (Ramal José dos Reis ???) e em azul o ramal do Engenho de Dentro.
Editado pela última vez por DadoDJ em 30 Jan 2011, 10:08, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jan 2011, 01:05

1883 - continuação
Imagem
^^ Frota e outras informações
Imagem
^^ Fala-se que em 1883 foras construídos os ramais da Olaria Reis e do ramal do Engenho de Dentro. E o ramal de Inhaúma, caramba ? Fala-se também sobre obras no Caju, instalação de uma caixa de ferro para abastecimento das locomotivas na Pavuna e em Pilares ... em Pilares ?! Mas no relatório da Indústria, Viação e Obras Públicas diz que iniciou-se o serviço em Pilares em 13-06-1896 ! Ah ... deve ser o serviço de passageiros ... então podemos contar que Pilares já existia desde a construção da ferrovia, juntamente com Pavuna ?
Enfim, o que devemos pensar sobre este ramal de Inhaúma ?

1884
Imagem

^^ Postei esta página somente por curiosidade: será que ainda existe esta galeria de esgoto em Bemfica, quer dizer, Benfica ?
:P
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Guilherme Pinho
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Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 30 Jan 2011, 12:03

^^ Muito interessante, sempre suspeitei que a EFRDO se ligava as oficinas naquele ponto, ja vi trilhos da mesma fincados na calçada, na rua Ibiraci.

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Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jan 2011, 13:06

1885
Imagem
^^ Aqui diz que a ferrovia tinha nesta época 8 estações e 8 paradas, sendo as estações próprias a da Quinta do Caju e de Rio do Ouro. As demais são alugadas ou cedidas gratuitamente pelos proprietários. Em relação às paradas, são simples plataformas sem funcionários designados a elas. Será que conseguimos relacionar as estações e paradas desta época ?
Imagem
^^ Aqui tem uma pista: será que o ramal de Inhaúma foi criado apenas para implantação de mais uma tubulação de água saindo da rede-tronco (que era pela Av.Suburbana) e indo em direção á Freguesia de Inhaúma, local muito importante na época ? Pode ser isso ... sendo assim, não teríamos um ponto final desta linha, apenas podemos supor onde ficava o seu início, na Av.Suburbana ... onde deve ter todas estas informações hoje em dia é na CEDAE. Vou tentar entrar em contato ... e neste relatório fala-se também que o ramal tornou-se inútil após isso, tndo os trilhos retirados para manutenção de outros trechos ... então é por isso que na maioria dos mapas este ramal entre a Av.Suburbana e a Av.Automovel Clube e que passava ao lado do cemitério não aparece,apenas no mapa de 1911 que o Calos postou e no mapa de 1929 (?!) que eu postei este ramal aparece.
Imagem
^^ Ramal de Iguassu inaugurado para transporte de passageiros em 3 de outubro de 1885

(contnua ...)
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Jan 2011, 11:14

Dado e pessoal,
Fiz uma compilação de comentários sobre a importante documentação que o Dado disponibilizou.
Vou dar a minha opinião.

1) Interessante saber sobre o aluguel de casas para as estações. As estações de subúrbio tinham o aspecto de casas então.
Essa informação começou lá com a informação sobre Botafogo e prosseguiu com a postagem do Dado ontem (30/01).

2) Aproveitando o link acima sobre 8 estações tipo casa e 8 paradas apenas com plataforma, além de ajudar a esclarecer a diferença entre as denominações (estação=funcionários) X (parada=sem funcionários).
Além da questão já mencionada, acho que a estação tinha um controle fiscal e/ou de encargos.
Para saber quais seriam essas paradas e estações, vou recorrer à aquele quadro que já descreve as paradas e estações.
Não reparei nessas 8 paradas e estações qual era o trecho abrangido. Vou ler de novo :DD

3) Dado. Sobre o traçado que você reproduziu sobre o ramal pioneiro da Rio D'ouro em amarelo, vale salientar que o mesmo "fugia" um pouco da "futura e hoje ex-Suburbana".
4) Sobre a nomeclatura São Francisco e São Francisco Xavier, acho que no caso de intenção de citação sobre essa última, o nome seria descrito por completo.
Todas as vezes que foi citada São Francisco, tenho a impressão que a idéia era a edificação próxima ao terminal do Cajú.
A exceção dessa nomeclatura é o ramal.

5) Sobre a questão do ramal de Inhaúma, você se lembra quando estávamos tentando deficrar a construção suspeita de ser Inhaúma, a qual verificamos ser provavelmente Botafogo?
Pois é. Quando inicialmente a Nina (que está sumida), colocou uma foto do Google sobre as casas que eu suspeitei estar no livro do Hélio, fizemos referência sobre uma adutora ao algo parecido próximo à atual construção da CEDAE, junto à linha do metrô.
Acho que vimos nos antigos mapas da SMU que por ali, havia algo relativo ao abastecimento de água da cidade.
Se confirmar isso, talvez o ramal de Inhaúma fosse até ali. Talvez a distância bata, mas vou medir.
Essa central de abastecimento seria além da curva depois de Inhaúma, que pela data citada, ainda não existia

6) Finalizando sobre a distância sobre a qual ainda não deciframos a partir de Venda Grande, o documento é de 1898, e você levanta a possibilidade de Liberdade não existir ainda.
Mas Liberdade não é de 1898? :(
Parabéns pela pesquisa. okk

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DadoDJ
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jan 2011, 12:28

Adenilson escreveu:Dado e pessoal,
Fiz uma compilação de comentários sobre a importante documentação que o Dado disponibilizou.
Vou dar a minha opinião.
Inclusive vou dar uma pausa nos relatórios, para não confundir mais ... é muita informação ao mesmo tempo ! Vou vendo sempre que puder e coletando o que for mais relevante, além dos Diários Oficiais e das plantas da SMU. Em momento oportuno enviarei mais material para o tópico
1) Interessante saber sobre o aluguel de casas para as estações. As estações de subúrbio tinham o aspecto de casas então.
Essa informação começou lá com a informação sobre Botafogo e prosseguiu com a postagem do Dado ontem (30/01).
2) Aproveitando o link acima sobre 8 estações tipo casa e 8 paradas apenas com plataforma, além de ajudar a esclarecer a diferença entre as denominações (estação=funcionários) X (parada=sem funcionários).
Além da questão já mencionada, acho que a estação tinha um controle fiscal e/ou de encargos.
Para saber quais seriam essas paradas e estações, vou recorrer à aquele quadro que já descreve as paradas e estações.
Não reparei nessas 8 paradas e estações qual era o trecho abrangido. Vou ler de novo :DD
Acho que em todo o trecho. E aí vem a pergunta novamente: onde ficava a estação "Entroncamento" ? Seria Vila de Cava (Cava) ?
3) Dado. Sobre o traçado que você reproduziu sobre o ramal pioneiro da Rio D'ouro em amarelo, vale salientar que o mesmo "fugia" um pouco da "futura e hoje ex-Suburbana".
Certo ... a distância descrita é aproximada.
4) Sobre a nomeclatura São Francisco e São Francisco Xavier, acho que no caso de intenção de citação sobre essa última, o nome seria descrito por completo.
Todas as vezes que foi citada São Francisco, tenho a impressão que a idéia era a edificação próxima ao terminal do Cajú.
A exceção dessa nomeclatura é o ramal.
Boa ! ! ! Provavelmente é isso mesmo, Adenilson ! Boa sacada !
5) Sobre a questão do ramal de Inhaúma, você se lembra quando estávamos tentando deficrar a construção suspeita de ser Inhaúma, a qual verificamos ser provavelmente Botafogo?
Pois é. Quando inicialmente a Nina (que está sumida), colocou uma foto do Google sobre as casas que eu suspeitei estar no livro do Hélio, fizemos referência sobre uma adutora ao algo parecido próximo à atual construção da CEDAE, junto à linha do metrô.
Acho que vimos nos antigos mapas da SMU que por ali, havia algo relativo ao abastecimento de água da cidade.
Se confirmar isso, talvez o ramal de Inhaúma fosse até ali. Talvez a distância bata, mas vou medir.
Essa central de abastecimento seria além da curva depois de Inhaúma, que pela data citada, ainda não existia
Sim, caminhei pelo local em 2010 (Caju-Tomás Coelho) e uma tubulação da CEDAE acompanha todo o trajeto, ora parece uma rede mais antiga, ora mais recente. Se for isso mesmo, da linha seguir até Inhaúma e depois percorrer um trecho em Inhaúma pela Automóvel Clube, talvez depois, com a desativação do ramal (que tornou-se inútil após a construção da adutora) tenham tido a "idéia" de construir a linha via Automóvel Clube e substituir a linha original via José dos Reis, a partir de Liberdade.
6) Finalizando sobre a distância sobre a qual ainda não deciframos a partir de Venda Grande, o documento é de 1898, e você levanta a possibilidade de Liberdade não existir ainda.
Mas Liberdade não é de 1898? :(
Falei de Liberdade realmente ... mas será que ela existia mesmo ? Ou será que era Del Castilho (Linha Auxiliar) ? Hehehehe se formos ao site do Ralph, as duas estações tem a mesma data de inauguração ! Vou tentar confirmar isso na seção sobre a linha auxiliar nos relatórios antigos, pois nos Diários Oficiais a notícia mais antiga que encontrei foi de 1923 ...
Parabéns pela pesquisa. okk
Obrigado ! Parabéns a todos nós !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Fev 2011, 14:20

Vejam isso !

Relatório do Ministério das Indústrias, Viação e Obras Públicas do ano de 1909 - Edição 2 - Página 236

Imagem

Então foi construída uma nova estação Engenho do Matto, em 1907 ... interessante ... isso descarta a possibilidade de aquela casa amarela ser a estação, pois na sua lateral está descrito o ano de 1890. A não ser que ... como várias estações da EFRdO eram propriedades alugadas, pode ser que esta casa amarela tenha sido cedida/alugada à ferrovia, e depois substituida por uma nova estação em 1907.

Estou analisando muitos dados desses relatórios e tenho várias novidades e ... pasmem ... mais mistérios, como estações/paradas novas e "desconhecidas" por nós etc etc ...

Esse assunto parece que não tem fim ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 03 Fev 2011, 15:01

Estrada de Ferro Rio D’Ouro Parada e Estações.

Estação Areal.
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No dia 6 de agosto 1876, início das obras da Estrada de Ferro Rio d'Ouro, (Decreto nº 2.639 22/09/1875) entre a Quinta do Imperador, no Caju, e a represa do Rio do d'Ouro – Linha Tronco - totalizando 52,9 km de extensão. As obras são concluídas em novembro do mesmo ano. O tráfego de trens de passageiros se dá somente em 1883, após a conclusão das obras de construção da adutora, ao longo da linha do trem.

Em 1883 graças ao aviso de 25/10/1880 do Ministério da Agricultura, foi Inaugurado serviço misto para o tráfego de passageiros, bagagens e encomendas da Estrada de Ferro do Rio do Ouro, com 58 km de extensão, ligando o cais do Caju à Represa do Rio do Ouro na Baixada Fluminense. A ferrovia foi construída com a finalidade de transportar material para as obras da construção da nova rede de abastecimento de água da cidade, adaptada nos mananciais da serra do mar. A ferrovia acompanhava a obra de implantação os encanamentos que traziam a água do Rio D´Ouro até o cais no Caju, estação inicial da ferrovia. Com a entrada em operação da ferrovia são inauguradas as estações de Belford Roxo, Benfica, Pilares, Irajá, Pavuna, Brejo, Cava e Rio do Ouro.


Trecho entre Caju (Quinta do Imperador) até Liberdade (Del Castilho)

Era ligada a Inspetoria de Águas e Esgotos, subordinada ao Ministério da Viação e Obras Publicas. O trecho tinha a estação inicial Caju com demais paradas e estações. Era assim: Quinta do Imperador (Caju) – Parada Rua Bella – Estação Bemfica – Parada Pr. Pequena – Estação Venda Grande e Estação Liberdade (Del Castilho) num total de 07 Km. De Liberdade seguia em direção a Belford Roxo, onde havia a saída para os Ramais de Xerem, Tinguá e Jaceru7ba, estes dois últimos, saindo de Cava. O trecho Caju-Liberdade funcionou de 1886 até 1922 quando então foi transferido para a estação recém inaugurada Francisco Sá.

No dia 21 de fevereiro, em caráter provisório, o Ministério da Viação, confia a Estrada de Ferro Central do Brasil na administração da Estrada de Ferro Rio d'Ouro. No dia 29 de dezembro de 1930, através do Decreto número 19.444 do Governo Provisório, a E.F. Rio d'Ouro foi definitivamente desligada da Inspetoria de Águas e Esgotos. Nesse ano, o sistema de trens de subúrbio possuía uma média diária de 430 horários.

Fotos:

Com o alargamento da Bitola, eletrificação e sinalização do Trecho da Linha Auxiliar (Del Castilho) foto de 1960, acervo RFFSA; os últimos trens da E. F. Rio D’Ouro usavam o trecho em Bitola Mista até Del Castilho, onde na Métrica corria os trens da e na Larga, os da Auxiliar. Na parte inferior do pátio ocorria a separação dos leitos.

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Trecho entre Engenho da Rainha a Vicente de Carvalho

Em 1985, após um acidente com uma tubulação da CEDAE, o "pré-metrô" foi desativado. Foi reaberto em 1985, mas os VLTs só iam até Inhaúma e as vias e estações abandonadas foram invadidas (posteriormente foram recuperadas e reconstruídas). Somente a partir de 1998 é que toda Linha 2 passou a ter o padrão atual que conhecemos, fora que os VLTs ganharam alimentação por terceiro trilho (tecnicamente deixaram de ser VLTs).
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Trecho entre Estação Engo. da Rainha e Inhaúma.

O trem que está chegando a Estação Inhaúma, seguindo pelo antigo leito da E. F. Rio D’ouro, trata-se do pré-metro, nota-se que ainda não se utilizava ali do terceiro trilho, mas de pantógrafo.

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Irajá.

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Saida para o Ramal das Oficinas em Inhaúma.

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Trecho da Rio D'Ouro proximo a Pavuna.
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Cruzamento entre o Leito da Rio D'Ouro e o Raml São Bento - Japeri.

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Trem da EFRO após Aurora.
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