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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 04 Fev 2011, 12:36
por DadoDJ
Impressionante quanidade de informações, Carlos ! Parabéns !
Abaixo comentarei sobre algumas imagens, com o texto em cor vermelha:
Melekh escreveu:Estrada de Ferro Rio D’Ouro Parada e Estações.

Estação Areal.
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Ótima foto !
(...)
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^^ Onde era este cruzamento de bonde com a ferrovia ? Inhaúma ? Irajá ?
(...)
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Irajá.

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^^ Show de bola, Carlos ! ! ! Maravilhosa coleção de fotos !
Saida para o Ramal das Oficinas em Inhaúma.

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^^ Ôpa ! ! ! Olha a tubulação aí ! Provável motivo para construção do ramal de Inhaúma entre a Av.Suburbana e a Av.Automóvel Clube, com este ramal sendo extingüido ao término da construção da adutora de água ...

Trem da EFRO após Aurora.
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^^ Eu sempre achei que este trem estivesse saindo de Mantiquira e seguindo em direção a Xerém ...
Curtam as fotos
Curtir as fotos ? Quase caí pra trás, meu amigo ... estas fotos são incríveis !
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 04 Fev 2011, 12:39
por DadoDJ
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^^ Carlos, sabe me dizer se o fotograma acima foi extraído do filme "O assalto ao trem pagador" ? Tenho este filme e me parece que conheço esta cena, assim como a da foto de Areal ...

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 07 Fev 2011, 04:26
por AVVP
Foi nesse tópico que pediram a diferença ente Estação e Parada ?
Tive um estalo e lembrei que eu tinha isso num PDF que baixei no sito do VFCO !! mrgr

57.O termo “estação” comprehende o
edificio destinado ao expediente e ao
abrigo do publico, os armazens, as plataformas,
as dependencias utilisadas nos
serviços da Divisão e as linhas até os
signaes fixos extremos de entrada ou de
partida. ( . . . )


65. Designa-se “estação fechada” ou “de
póde” toda aquella que não intervenha na
circulação, durante o tempo comprehendido
entre a hora do “Póde” e do “Ap”.

69. Entende-se como parada uma estação
que attende o publico no transporte
de passageiros e despachos de pequenas
expedições, não intervindo na circulação.
É, para effeito de circulação, uma estação
fechada.


70. Posto telegraphico é uma estação que
só attende ao serviço de circulação, não
emittindo bilhetes nem effectuando despachos.

71. O estribo é um ponto da linha, não
considerado estação, com ou sem abrigo
apropriado, onde é autorisada a parada
de certos trens para deixarem ou receberem
passageiros e pequenas expedições.
( . . . ) As estações fechadas em caracter
permanente são consideradas como estribos
.
72. Nas disposições relativas á circulação
de trens, quando não houver qualquer
restricção, a palavra “estação” abrange os
postos telegraphicos. ( . . . )

73. Cada estação é designada por um
nome, cuja graphia, por extenso, deve ser
a que constar no proprio edificio, na fachada
ou em taboleta, nome que dessa
fórma será escripto no itenerario constante
no horario dos trens.

74. A cada estação corresponderá um
prefixo telegraphico composto de uma ou
de duas lettras, que servirá para designala
na correspondencia telegraphica.

75. A denominação de pateo abrange
toda a área da estação até onde cheguem
as linhas sobre as quaes a circulação se
faça, exclusivamente, pelo controle da
propria estação, sem interferencia das
estações consecutivas.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 07 Fev 2011, 04:36
por AVVP
Fonte:

E. F. Central do Brasil (o nome já diz tudo ! vv )
Instrucções para o Serviço de Transportes
Serviço de Trafego
1936 (por isso a grafia esquisita!!)
Pap. Mendes – Ouvidor, 60
Rio de Janeiro

O PDF se enccontra em algum lugar desse site: http://vfco.brazilia.jor.br/ que é meio mufunfado de coisas e eu baixei isso tem um tempo; daí não lembro em que página está.
: /
Mas enfim esse site tbm é muito bom fala sobre material rodante, via permanente, ferromodelismo, arquivos históricos e notícias atuais. Eu conheço ele desde que conheci o estacoesferroviarias.com.br isso em 2003 por ai.
:D

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 08 Fev 2011, 10:47
por Melekh
DADO, respondendo as sua perguntas:
Pergunta: ---“ Onde era este cruzamento de bonde com a ferrovia ? Inhaúma ? Irajá ?” ---
R. Irajá.
Pergunta: --- Carlos, sabe me dizer se o fotograma acima foi extraído do filme "O assalto ao trem pagador" ? Tenho este filme e me parece que conheço esta cena, assim como a da foto de Areal ...
R. Eu assisti o filme, parece ser cenas do mesmo, quem me enviou foi o senhor que me cedeu um CD com mapas e fotos da EFRO e que não encontrei mais, mas parece que tem fotos semelhante no Livro do Hélio Suevo. Mas Areal fica realmente naquela localização.
Outras fotos...

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Saudações ferroviaristas.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 08 Fev 2011, 15:12
por DadoDJ
^^ Ótimas fotos !

Eu realmente não dou muita sorte com isso ... eu fui ao local em outubro do ano passado, em busca de alguma pista sobre a Parada/Estação Aurora, e aproveitei que desci do trem em Belford Roxo e fui tirar fotos desta caixa d'água. Mas tinha uns 20 sujeitos fazendo churrasco bem próximo, e resolvi não sacar a câmera ...
:gr:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 08 Fev 2011, 15:30
por Adenilson
Melekh,

A foto que você conseguiu de Areal realmente é de 1924?
Pergunto isso porquê o busão a frente está muito moderno para esse ano, não?
Estou achando a região pavimentada demais para a época.
Será que a grande sombra que aparece quase no "rodapé" da foto seria o Viaduto de Coelho Neto?
Será que o declive a frente indica que o fotógrafo está de frente para Colégio?
Saliento que o viaduto de Coelho Neto foi construído nos anos 40 e que a estação Coelho Neto (Areal) era mais próxima do viaduto que a atual estação de metrô.

Um abraço okk

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 09 Fev 2011, 10:20
por Melekh
Adenilson,

Não sei se a foto de Areal é realmente de 1924, coloco a data que a pesso me informa, após escanear, mas essa já estava em CD.
Outro foto com ônibus.

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A grande sombra de repente é do Viaduto de Coelho Neto, quem sabe.. a data estaria errada.

Fica a pergunta.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 09 Fev 2011, 22:38
por AVVP
Fácil !! mrgr Essa última imagem é na Pavuna na Avenida Automóvel Clube de acordo com o livro ''A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória'' de Helio Suêvo Rodriguez. Vejam na página 87 !
A estação de metrô fica hoje a direita da foto e a da Supervia (L.Auxiliar) na esquerda, a linha dupla mostrada foi erradicada com a destruição da EFRD, nessa foto é hoje bem debaixo do viaduto da Pavuna (que não sei quando foi construido). = D

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 10 Fev 2011, 21:18
por André Vasconcellos
Melekh escreveu:Adenilson,

Não sei se a foto de Areal é realmente de 1924, coloco a data que a pesso me informa, após escanear, mas essa já estava em CD.
Outro foto com ônibus.

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A grande sombra de repente é do Viaduto de Coelho Neto, quem sabe.. a data estaria errada.

Fica a pergunta.
GARAGE!!! No tempo em que letreiro de ônibus era em inglês e ninguém sabia mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 10 Fev 2011, 23:12
por DadoDJ
AVVP escreveu:Foi nesse tópico que pediram a diferença ente Estação e Parada ?
Tive um estalo e lembrei que eu tinha isso num PDF que baixei no sito do VFCO !! mrgr
(...)
Valeu, cara !

app

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 11 Fev 2011, 09:02
por Melekh
Dado
Obrigado pelo elogio

Eu tirei as fotos da caixa d'água, na careta saquei a câmera ...

Adenilson

Voce é bom em datas... a foto de Areal, acredito que não seja de 1924, pois o ônibus que aparece na foto deve ser dos ano 40 em diante, acredito em erro de data.

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Vide o ônibus paracido que localizei.

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Cara, você é bem detalhista, isso é muito bom! Te admiro.

Será que foto seria perto do Viaduto de Coelho Neto? Será?

Abraços.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 17 Fev 2011, 09:45
por Melekh
Saudações a todos,


Sobre um registro de que a Linha Antiga da Rio D’Ouro (Liberdade – Engo. do Matto) seguisse pela Av. Suburbana e continuasse pela Av. João Ribeiro (Est. Nova da Pavuna), posto aqui 02 fotos da Av. Suburbana (parece ser altura de Pilares) onde vemos trilhos na mesma.

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Trilhos de bonde?

Mas note que cruzando a linha ao fundo, parece ser um trem.

Nesta outra, já não vemos mais os trilhos.

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Assinalei em vermelho o local em que as edificações parecem ser as mesmas, mas que estão em ângulos diferentes.

Este local marcado, é onde está hoje a Papelaria Pilares e uma Padaria - Largo de Pilares.

O que dizem?


Um abraço.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 17 Fev 2011, 11:07
por DadoDJ
Uhuuu !
Vou ver melhor mais tarde, pois estou no celular, mas sem dúvida, são ótimos registros.
Valeu !!!

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 17 Fev 2011, 23:39
por DadoDJ
Essa segunda foto já foi postada aqui no Fórum pelo Adenilson ... é o Largo de Pilares mesmo !
okk

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 18 Fev 2011, 00:00
por DadoDJ
Saudações !

Galera, vou continuar com os Relatórios Ministeriais, a partir de onde eu parei, ok ?

Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas - 1901

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^^ Algumas informações sobre o tráfego de trens em 1901 ... mas porque a supressão de trens para evitar a peste Bubônica ???

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^^ Nestas páginas podemos ver as estações que possuiam centrais telegráficas. Curiosamente, Botafogo não aparece, mas Inhaúma sim. Será que era mesmo Inhaúma ?

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^^ Comentários sobre o estado da linha.

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^^ Agora aqui, o relatório destaca as estações mais importantes e que possuem centrais de telégrafo, com seus respectivos funcionários. E nesta relação, Botafogo está relacionada, e não Inhaúma. Creio que devido as estações serem tão próximas, elas se fundiam e confundiam. Mais pra frente, vou mostrar que ambas funcionaram juntas por alguns anos, sendo Inhaúma a estação e Botafogo a Central Telefônica e telegráfica, apesar de serem bem próximas ...

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 18 Fev 2011, 00:07
por DadoDJ
Ministério da Indústria, Viação e Obras públicas - 1902

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^^ No texto fala sobre os prédios alugados pela ferrovia, entre outras informações ...
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^^ Informações sobre o tráfego de trens
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^^ Agora olha que intrigante este texto ... "Estação de Inhaúma (ex-Botafogo)". Não entendi ... será que isso quer dizer que neste ano a estação Botafogo deixou de ser estação para o serviço passar somente a Inhaúma ? Sendo assim, os funcionários seriam "ex-Botafogo" ... seria isso ?
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^^ Mais informações sobre algumas Paradas da época

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 18 Fev 2011, 00:15
por DadoDJ
Obs.: não há páginas do relatório de 1903. Outra coisa: apesar do controle da ferrovia ter sido retirado da Inspectoria de Obras Públicas neste período, ainda há um capítulo nos relatórios dedicado à Inspectoria de Obras Públicas. Vou dar uma pesquisada e ver se há algo relevante ... bom, continuando:

Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1904

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^^ Reparem que neste ano já havia tráfego mútuo entre a Linha Auxiliar e a EFRdO no trecho entre Liberdade e Alfredo Maia. Só tem esta página com algum dado relevante ...

Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1905

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^^ Mesmas informações sobre o tráfego mútuo e sobre manutenção a via

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 18 Fev 2011, 00:20
por DadoDJ
Ministério da Indústria,Viação e obras Públicas - 1906
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^^ Parada de Maracanã??? o0 Então existiu uma Parada de Maracanã exclusiva da EFRdO ?! Huuuuum ... e vejam que neste ano foi construída uma nova estação Pavuna. Daí pra frente foram construídas várias estações, todas com mais ou menos o mesmo "Typo", como é descrito nos textos ...
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^^ Coloquei esta página por curiosidade apenas ... vejam a descrição do "Carro Fúnebre" ! =o

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Enviado: 18 Fev 2011, 00:28
por DadoDJ
Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1907

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^^ Neste ano a Linha Auxiliar já havia sido extendida à Ilha das Moças. Inclusive há um capítulo muito interessante sobre esta mudança de ponto inicial no capítulo dedicado à Linha Auxiliar. Lá se fala que houve muitas mudanças e dificuldades de serem executadas as obras devido a posição da Quinta da Boa Vista e do atual Museu Nacional, o que causou alteração no traçado originalmente planejado.
Mudando de assunto, em relação ao Ramal de Benfica a Anna Nery, acredito que estávamos certos na denominação. Em determinados textos este trecho era chamado também de Ramal de São francisco, o que indicaria uma possível estação São Francisco Xavier também da EFRdO ! ! ! Mas acho que é mais correto chamarmos este pequeno ramal de "Ramal D.Anna Nery" realmente, pois além de um mapa de 1910 mostrar também que existia uma estação homônima, a partir de alguns anos, este trecho é sempre chamado assim. Mais pra frente teremos informações sobre a sua erradicação ...
ptz