[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Mar 2011, 22:27

Um detalhe q pode ajudar a elucidar ambas as fotos a alvenaria da plataforma acompanha um pouco da curva, na segunda foto que o Rafael me enviou fica evidente que o fim da plataforma faz uma leve curva no sentindo da curva do leito, ou seja muito proximo ao maracana, nunca poderia ser Sao Cristovao mais de 1 km antes.
Editado pela última vez por NANDORJ em 21 Mar 2011, 22:37, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Mar 2011, 22:35

Outra coisa se fosse Sao Cristovao, veriamos a plataforma Derby Club a esquerda cade ela???
Na segunda foto vejo um pedaço da plataforma Derby club a esquerda.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Mar 2011, 22:59

Nando, me dá a nítida impressão, praticamente uma certeza, de que a estação que tem sua plataforma mostrada na foto é São Cristóvão, só que da EF Leopoldina. Quando vi esta foto, lembrei-me logo da foto que consta no livro do Hélio Suêvo, na página 131. Anexei abaixo, e veja o que diz na legenda:
Imagem
^^ Note que as plataformas da EFCB não aparecem na foto, ou seja, a estação São Cristóvão da Leopoldina era bem avançada em relação à correspondente da EFCB.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Mar 2011, 23:29

Outra amostra de que a estação provavelmente é São Cristóvão, da EF Leopoldina. Vasculhei os arquivos da SMU e encontrei o PAA 4816, de 09 de abril de 1948:
Imagem
^^ Repare que a estação da EFCB é desenhada, tem os traços que a delimitam, na imagem. Além disso, nota-se o distanciamento entre as linhas quando chegam na estação. A estação da EF Leopoldina não tem seus traços delimitados, mas dá pra perceber um distanciamento entre as linhas desta, após o viaduto de São Cristóvão.
Reparem também, que havia um desvio próximo a São Cristóvão, onde hoje corre o leito do Metrô - Linha 2
Nando, me envia a foto por e-mail para eu postar aqui !

Obs.: pessoal, encontrei um mapa muito show de bola nos arquivos da SMU. Procurem pelo PAA 3009 no site. Lá tem as estações Barão de Mauá, Alfredo Maia (com um girador de locomotivas ! ! !) e Francisco Sá, com o projeto de unificação das linhas, mostrando a função de cada uma das plataformas, para cada linha e destino servia ... muito show ! Além dessa, há outras plantas mais atuais muito boas também, mostrando todos estes detalhes e muito mais ! Dêem uma pesquisada por lá !
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Mar 2011, 10:46

MUITO ESTRANHO ESSA PLATAFORMA SER SAO CRISTOVAO, TAO AVANÇADA ASSIM EM RELAÇAO AS DEMAIS, ME LEMBREI QUE A DERBY CLUB FICA EM FRENTE DO MARACANA E NAO UM POUCO ANTES. <_< :ph34r:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Mar 2011, 09:10

NANDORJ escreveu:MUITO ESTRANHO ESSA PLATAFORMA SER SAO CRISTOVAO, TAO AVANÇADA ASSIM EM RELAÇAO AS DEMAIS, ME LEMBREI QUE A DERBY CLUB FICA EM FRENTE DO MARACANA E NAO UM POUCO ANTES. <_< :ph34r:
Nando.
Concordo em gênero, número e grau com você.
De fato, a foto que me veio a cabeça quando mencionei o Maracanã ao fundo não foi nem essa que o Dado postou aí em cima e sim uma "mais aberta" com o estádio aparecendo ao fundo e mais a frente, não deixando dúvidas de sua localização.

Eu dei uma olhada no Google e verifiquei que Francisco Sá era (e ainda é) muito perto da plataforma padrão (atualmente falando) de São Cristóvão.
Quando o trem saia de Francisco Sá, fazia uma sinuosa curva para a esquerda e depois para a direita.
Não sei se esse afastamento tinha a ver com esse detalhe.
Imagino que talvez os trens da Rio D'ouro partilhassem essa plataforma mais avançada com os da Leopoldina.

Inclusive uma curiosidade. Medi as plataformas de B.Mauá (+/- 250m) e de Francisco Sá (+/-150m), mostrando que os trens da Rio D'ouro deviam ser composições mais curtas e suas estações de subúrbio mais acanhadas mesmo.
okk


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Mar 2011, 13:59

Melekh.
Você acertou na mosca no quesito ângulos e nas observações sobre as referências.
As fotos do portal Augusto Malta são de 1928 e o imóvel atualmente na cor Ocre fotografado por você é de 1923.
Tenho quase certeza que ao ser construído esse imóvel, já não havia mais a estação Pilares (Rio D'ouro).
Na foto de 1928, isso fica claro.

Veja a segunda foto que você postou que aparece um pedestre, aparentemente uma criança, vindo na direção da sua câmera andando na calçada em frente ao Habibs com um saco amarelo na mão. Para mim, este era o local exato da antiga estação.

Os trilhos da primeira foto (A.Malta) são realmente de bonde, pois naquele trecho jamais passou uma ferrovia, tendo a mesma passado da direita (ex-Suburbana) para a esquerda (atual João Ribeiro) onde parece passar uma composição que pode ser um bonde.

Abraços.

P.S: Dado, depois vou ler melhor esses documentos mais recentes que você postou.


Melekh escreveu:Saudações Ferroviaristas.



Sobre um registro de que a Linha Antiga da Rio D’Ouro (Liberdade – Engo. do Matto) seguisse pela Av. Suburbana e continuasse pela Av. João Ribeiro (Est. Nova da Pavuna), posto aqui 02 fotos da Av. Suburbana (parece ser altura de Pilares) onde vemos trilhos na mesma.


Trilhos de bonde?

Imagem

Imagem
Mas note que cruzando a linha ao fundo, parece ser um trem.

Nesta outra, já não vemos mais os trilhos.

Imagem

Imagem

Assinalei em vermelho o local em que as edificações parecem ser as mesmas, mas que estão em ângulos diferentes.


Este local marcado, é onde está hoje a Papelaria Pilares e uma Padaria - Largo de Pilares.

Imagem


Compare as Fotos antigas e recentes.



Abraços a todos.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Mar 2011, 14:11

Dado.

Li atentamente os documentos postados por você e reconhecendo a grande relevância de todas as informações contidas, me permiti dar uma "zipada" e dividir com os foristas o que mais me chamou atenção nessa remessa de documentos.

1) O precário funcionamento da E.F.Rio D'ouro e o seu alto custo de manutenção, levando a crer que a sua construção não previa um futuro como utilização para passageiros. Parece que construiram algo com muita pressa e com muita adaptação, como linhas em ponte de madeira e coisas do gênero. Parecia algo "descartável".
Não me espanta, a Rio D'ouro ter sido a única ferrovia dentro do nosso município que nunca conheceu a eletrificação.

2) Irajá e Colégio com plataforma de terra compactada e estruturada em trilhos. Algo bem rudimentar. E as plataformas de madeira outrora citadas e antecessoras das plataformas de concreto?
Vieram antes, depois dessas de terra ou é mais um mito?

3) Em 1907, a Rio D'ouro disponibilizava 8 trens partindo de Alfredo Maia, o que pelos documentos, era um projeto antigo.
Esse texto "dá a entender", apesar de não estar escrito com todas as palavras que as partidas de Alfredo Maia e Cajú foram contemporâneas até um certo tempo (Inauguração de Francisco Sá).
Será que haviam trens da Rio D'ouro passando por Fructeiras, Silva e Souza, Cesário Machado e etc e outros saindo do Cajú, passando por Rua Bella, Alegria/Benfica, Praia Pequena e etc?
Tudo indica que sim, ou estou errando na interpretação de texto?

4) Na referência da estação Benfica mencionada como o ramal Anna Nery, essa estação já é mencionada assim. A Benfica (E.F.Norte) já tinha sido erradicada então. Com esta funcionando, a Benfica nova devia se chamar Alegria antes...........Será?
Acho que sim. Já até concordamos quanto a isso.

5) Agora vem o mais importante. você postou um documento de 1913 mostrando que o ramal Anna Nery tinha 1021 metros. Já no documento de 1916 mostra a extensão de 862 metros.
Será que 159 metros de trilhos foram retirados?
Quando o Melekh postou a "suposta" estação Anna Nery , eu duvidei pela posição apontada comparada ao mapa de 1910, mas não duvidei totalmente que pudesse ser algo de cunho ferroviário.
O fato é que o documento de 1916 enfatiza que a parada Anna Nery era próxima à Rua homônima, mas isso foi quando o ramal só tinha 862 metros.
Para 1021 metros, a distância mostra a parada como no mapa de 1910.
Aquilo que eu falei para o Melekh e a princípio era "uma viagem na maionese" talvez não seja tanto.
Que aquele ponto era um acesso com nome diferente à Estação Silva e Souza (lá em baixo) depois que os 159 metros "sumiram" o0
Afinal o nome Benfica já foi dado à 2 lugares distintos de estação/parada.
Será que aconteceu o mesmo com a Parada Anna Nery?

Será muita viagem minha?
Alguém conseguiu acompanhar apenas pelo texto, o que quis dizer?

Abraço a todos.
Editado pela última vez por Adenilson em 25 Mar 2011, 16:09, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 25 Mar 2011, 17:04

BOA TARDE ADENILSON GOSTEI MUITO DA SUA EXPLICAÇAO. SO UM DETALHE ME INTRIGA AS COMPOSIÇOES DA RIO DOURO SEREM TODAS CURTAS, AS VAPOROSAS VAI LA MAIS E OS ELETRICOS? SEI QUE OS ELETRICOS SAIAM de FRANCISCO SA(TINHA ELETRIFICAÇAO) também SERVIAM A AUXILIAR E A LINHA NORTE. SERA QUE ERAM TRENS CURTOS COMO OS DE PARACAMBI?
:ph34r: <_< o0 :O :TW: :UH: :WK:
Adenilson escreveu:
NANDORJ escreveu:MUITO ESTRANHO ESSA PLATAFORMA SER SAO CRISTOVAO, TAO AVANÇADA ASSIM EM RELAÇAO AS DEMAIS, ME LEMBREI QUE A DERBY CLUB FICA EM FRENTE DO MARACANA E NAO UM POUCO ANTES. <_< :ph34r:
Nando.
Concordo em gênero, número e grau com você.
De fato, a foto que me veio a cabeça quando mencionei o Maracanã ao fundo não foi nem essa que o Dado postou aí em cima e sim uma "mais aberta" com o estádio aparecendo ao fundo e mais a frente, não deixando dúvidas de sua localização.

Eu dei uma olhada no Google e verifiquei que Francisco Sá era (e ainda é) muito perto da plataforma padrão (atualmente falando) de São Cristóvão.
Quando o trem saia de Francisco Sá, fazia uma sinuosa curva para a esquerda e depois para a direita.
Não sei se esse afastamento tinha a ver com esse detalhe.
Imagino que talvez os trens da Rio D'ouro partilhassem essa plataforma mais avançada com os da Leopoldina.

Inclusive uma curiosidade. Medi as plataformas de B.Mauá (+/- 250m) e de Francisco Sá (+/-150m), mostrando que os trens da Rio D'ouro deviam ser composições mais curtas e suas estações de subúrbio mais acanhadas mesmo.
okk
Editado pela última vez por NANDORJ em 26 Mar 2011, 15:55, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Mar 2011, 23:08

Beleza, Adenilson !
A sua linha de raciocínio, pra variar, é praticamente impecável !
Mas permita-me comentar sobre algumas coisas que você escreveu:
1-Correto ! Concordo com esta explanação, tudo retrata o que realmente ocorreu, infelizmente ...
2-É estranho ... a impressão que me dá é que fizeram primeiro as "plataformas" de terra com trilhos e depois as estruturas de madeira em Irajá ... será que foi isso mesmo ?
3-Eu acho, não sei se li em algum lugar ou se estou viajando mas acho que li sim, que em determinado ano a EF Leopoldina obteve direito de tráfego no ramal do Caju, além de uso da Ponte Marítima, na ponta do Caju. E depois disso a EFRdO circulou apenas pelo ramal a partir de Alfredo Maia e Ilha das Moças.
4-Acho que é isso ... agora eu não me conformo com o seguinte: porque raios eu achava que eram duas estações quando caminhei entre Caju e Tomás Coelho: Benfica e Alegria como duas estações ?! Eu devo ter visto algum documento que dizia isso, mas até agora não encontrei ... será que realmente eu "viajei na maionese" ? Caramba ...
5-Não entendi bem o que você quis dizer, envolvendo Anna Nery, Benfica e Silva e Souza. Mas não leve a mal,estou com muito sono ... uma hipótese que tenho é que tenha sido retirado uma linha que formava UM TRIÂNGULO DE MANOBRAS entre o ramal que vinha do Caju e o ramal D.Anna Nery, e este trecho de linha ter sido contado no ramal. Tenho um mapa aqui que mostra este triângulo, mas não sei dizer de que ano ele é ... e não estou encontrando o mapa também ! Preciso organizar os dados que tenho aqui,já tô ficando perdido ...

Neste fim de semana pretendo dar uma atualizada nestas informações e pesquisar mais, além de procurar o documento que falava sobre Benfica e Alegria como entidades separadas ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 26 Mar 2011, 16:05

SO COMPLETANDO SEU RACIOCINIO ERA TUDO MUITO PRECARIO, A MAIORIA DAS PRIMEIRAS ESTAÇOES A PÁRTIR DE 1883 SENDO ALUGADAS, NUM SEGUNDO MOMENTO ACREDITO QUE RESOLVERAM INVESTIR NA RIO D'OURO COM A MESMA ACOMPANHANDO A LINHA AUXILIAR ATRAVES DE UMA MISTA UMA NOVA VARIANTE ATE O ENGENHO DO MATO E UMA TENTATIVA DE DUPLICAÇAO QUE NAO FOI EM FRENTE PARANDO PROXIMO AO ENGENHO DA RAINHA. EM SINTESE ALGO DESCARTAVEL QUE SE TORNOU COMERCIAL COM O EMPENHO DE HOMENS COMO COELHO DA ROCHA, SOFREU MELHORIAS MAS DEPOIS FOI NOVAMENTE DESCARTADA. EU ATE ENTENDO PQ ELA FOI ABANDONADA DE FRANCISCO SA ATE A PAVUNA, O QUE EU NAO CONSIGO ENTENDER PQ O ABANDONO DOS TRES RAMAIS DA BAIXADA, TINHAM DEMANDA E UMA BALDEAÇAO VIAVEL COM O ELETRICO EM BELFORT ROXO, ALGO QUE SERIA MUITO PARECIDO COM O Q OCORRE COM SARACURUNA E SEUS DOIS RAMAIS DE BITOLA METRICA.

Adenilson escreveu:Dado.

Li atentamente os documentos postados por você e reconhecendo a grande relevância de todas as informações contidas, me permiti dar uma "zipada" e dividir com os foristas o que mais me chamou atenção nessa remessa de documentos.

1) O precário funcionamento da E.F.Rio D'ouro e o seu alto custo de manutenção, levando a crer que a sua construção não previa um futuro como utilização para passageiros. Parece que construiram algo com muita pressa e com muita adaptação, como linhas em ponte de madeira e coisas do gênero. Parecia algo "descartável".
Não me espanta, a Rio D'ouro ter sido a única ferrovia dentro do nosso município que nunca conheceu a eletrificação.

2) Irajá e Colégio com plataforma de terra compactada e estruturada em trilhos. Algo bem rudimentar. E as plataformas de madeira outrora citadas e antecessoras das plataformas de concreto?
Vieram antes, depois dessas de terra ou é mais um mito?

3) Em 1907, a Rio D'ouro disponibilizava 8 trens partindo de Alfredo Maia, o que pelos documentos, era um projeto antigo.
Esse texto "dá a entender", apesar de não estar escrito com todas as palavras que as partidas de Alfredo Maia e Cajú foram contemporâneas até um certo tempo (Inauguração de Francisco Sá).
Será que haviam trens da Rio D'ouro passando por Fructeiras, Silva e Souza, Cesário Machado e etc e outros saindo do Cajú, passando por Rua Bella, Alegria/Benfica, Praia Pequena e etc?
Tudo indica que sim, ou estou errando na interpretação de texto?

4) Na referência da estação Benfica mencionada como o ramal Anna Nery, essa estação já é mencionada assim. A Benfica (E.F.Norte) já tinha sido erradicada então. Com esta funcionando, a Benfica nova devia se chamar Alegria antes...........Será?
Acho que sim. Já até concordamos quanto a isso.

5) Agora vem o mais importante. você postou um documento de 1913 mostrando que o ramal Anna Nery tinha 1021 metros. Já no documento de 1916 mostra a extensão de 862 metros.
Será que 159 metros de trilhos foram retirados?
Quando o Melekh postou a "suposta" estação Anna Nery , eu duvidei pela posição apontada comparada ao mapa de 1910, mas não duvidei totalmente que pudesse ser algo de cunho ferroviário.
O fato é que o documento de 1916 enfatiza que a parada Anna Nery era próxima à Rua homônima, mas isso foi quando o ramal só tinha 862 metros.
Para 1021 metros, a distância mostra a parada como no mapa de 1910.
Aquilo que eu falei para o Melekh e a princípio era "uma viagem na maionese" talvez não seja tanto.
Que aquele ponto era um acesso com nome diferente à Estação Silva e Souza (lá em baixo) depois que os 159 metros "sumiram" o0
Afinal o nome Benfica já foi dado à 2 lugares distintos de estação/parada.
Será que aconteceu o mesmo com a Parada Anna Nery?

Será muita viagem minha?
Alguém conseguiu acompanhar apenas pelo texto, o que quis dizer?

Abraço a todos.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Mar 2011, 20:51

Nando.

Medi o vão entre as plataformas de Fco Sá e São Cristóvão. Deu mais ou menos 300 metros.
Fica a pergunta. Com estações tão próximas, os trens da Rio D'ouro paravam em São Cristovão?
Caso sim, eles poderiam para na penúltima plataforma (esquerda para a direita-sentido Maracanã) ou na plataforma da Leopoldina.
Pelo menos é o que indica a convergência de trilhos, cujas marcas ainda conseguimos ver.

Acho que o Sr. Ranulfo consegue responder essa. :D

Sobre o comprimento dos trens, eu tirei como base o comprimento da plataforma de Francisco Sá, que deu 150 metros e cobertura de 90 metros.
Se a estação inicial tem isso, as outras tendem a ser menores ainda.
De qualquer forma, enfatizo que os vagões de madeira eram menores que os atuais, portanto uma composição mais curta da Rio D'ouro poderia ter um número de vagões maior.
Exemplo: Composição atual 6 vagões/ Rio D'ouro 8 a 9 no mesmo comprimento.
Isso foi somente um exemplo fictício para me fazer entender.

Respondendo a sua outra pergunta, acho que na região mais rural (Xerém, Jaceruba, etc:), as composições eram menores. Talvez tivessem esse tamanho maior até B.Roxo.

Um abraço.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Mar 2011, 14:10

Beleza, Adenilson !
A sua linha de raciocínio, pra variar, é praticamente impecável !
Valeu Dado. A recíproca é a mesma. O pessoal aqui é de alto nível e sempre procuro dar uma pesquisada nas coisas antes de atestar ou palpitar em algo como naquela estória dos carros passando pela suposta cancela no Méier, onde fiz pesquisa rápida sobre os automóveis da época.Mas permita-me comentar sobre algumas coisas que você escreveu:
1-Correto ! Concordo com esta explanação, tudo retrata o que realmente ocorreu, infelizmente ...
2-É estranho ... a impressão que me dá é que fizeram primeiro as "plataformas" de terra com trilhos e depois as estruturas de madeira em Irajá ... será que foi isso mesmo ?
Concordamos nos dois itens acima. Parece que as plataformas de madeira foram as antecessoras imediatas das plataformas de concreto, pois li em um site especializado no bairro de Irajá que somente na década de 30, as plataformas de concreto foram sendo construídas.
3-Eu acho, não sei se li em algum lugar ou se estou viajando mas acho que li sim, que em determinado ano a EF Leopoldina obteve direito de tráfego no ramal do Caju, além de uso da Ponte Marítima, na ponta do Caju. E depois disso a EFRdO circulou apenas pelo ramal a partir de Alfredo Maia e Ilha das Moças.
Pois é. O que mais me chamou atenção no documento que você postou foi a ênfase sobre 8 composições da Rio D'ouro saindo de Alfredo Maia já nessa época.
Soou como uma resposta aos testes de demanda sobre os pedidos da população para transferir a estação inicial da Rio D'ouro mais próxima ao Centro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Mar 2011, 14:18

4-Acho que é isso ... agora eu não me conformo com o seguinte: porque raios eu achava que eram duas estações quando caminhei entre Caju e Tomás Coelho: Benfica e Alegria como duas estações ?! Eu devo ter visto algum documento que dizia isso, mas até agora não encontrei ... será que realmente eu "viajei na maionese" ? Caramba ...
Acho que vi aqui um mapa onde a estação Alegria aparece com o nome de Bemfica também, além da outra Bemfica, que devia existir mas já estava desativada.
Acho que é quase certeza matemática :D que o nome Alegria deve ter sido oficial quando a Bemfica da E.F.Norte estava em operação.

5-Não entendi bem o que você quis dizer, envolvendo Anna Nery, Benfica e Silva e Souza. Mas não leve a mal,estou com muito sono ... uma hipótese que tenho é que tenha sido retirado uma linha que formava UM TRIÂNGULO DE MANOBRAS entre o ramal que vinha do Caju e o ramal D.Anna Nery, e este trecho de linha ter sido contado no ramal. Tenho um mapa aqui que mostra este triângulo, mas não sei dizer de que ano ele é ... e não estou encontrando o mapa também ! Preciso organizar os dados que tenho aqui,já tô ficando perdido ...
Fiquei atento na coincidência das distâncias e nem pensei no triângulo de manobras, mas levando em consideração os 862 metros, a distância bate mais ou menos naquela construção apontada pelo Melekh e nos 1021 como no mapa em 1910, mas vou responder isso no tópico de lá, inclusive com uma foto do Google.
Neste fim de semana pretendo dar uma atualizada nestas informações e pesquisar mais, além de procurar o documento que falava sobre Benfica e Alegria como entidades separadas ...[/quote]

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Mar 2011, 17:24

Adenilson escreveu:4-Acho que é isso ... agora eu não me conformo com o seguinte: porque raios eu achava que eram duas estações quando caminhei entre Caju e Tomás Coelho: Benfica e Alegria como duas estações ?! Eu devo ter visto algum documento que dizia isso, mas até agora não encontrei ... será que realmente eu "viajei na maionese" ? Caramba ...
Acho que vi aqui um mapa onde a estação Alegria aparece com o nome de Bemfica também, além da outra Bemfica, que devia existir mas já estava desativada.
Acho que é quase certeza matemática :D que o nome Alegria deve ter sido oficial quando a Bemfica da E.F.Norte estava em operação.
[/quote]

Mas o que eu quer dizer o seguinte: eu achava que havia duas estações entre Rua Bella e Praia Pequena ! E não apenas Benfica, Alegria ou Alegria-Benfica, na curva entre a R.Pref.Olímpio de Melo e o Largo de Benfica. Lembra-se quando caminhei entre o Caju e Tomás Coelho e apontei que próximo ao viaduto Ataulfo Alves existiu uma estação (tirei até uma foto de um lava-jato, que era a única construção mais atual do local) de nome "Benfica" ? Na época, achamos contraditório, e deveria ser o contrário: primeiro ALEGRIA (onde está o lava-jato) e depois BENFICA (onde tem a curva que falei) ... mas o que me intriga muito é o que me levou a investigar sobre duas estações neste trecho, quando na verdade (pelo menos aparentemente) existiu apenas uma, na curva ?! Me lembro que eu tinha um quadro de distâncias, inclusive, mas não encontro o bendito ! Com certeza algo me levou a esta conclusão ... o negócio é que não consigo provar !
:ttn:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Mar 2011, 17:48

Uma curiosidade ... cliquem no link abaixo, que mostra um trecho de um livro chamado "Iniciação de Muzenza nos cultos bantos", escrito por Ornato José da Silva:

http://books.google.com.br/books?id=Aiv ... 22&f=false

No trecho diz que em São Mateus existia uma estação da EF Rio d'Ouro ! Seria um equívoco do autor ? Seria um serviço extra da EFRdO ? Mistério ...
tnk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 28 Mar 2011, 14:21

Adenilson, Foristas, Boa Tarde



Compartilho da opinião do forista Adenilson no que tange que o pessoal aqui é de alto nível e concordo na metodologia utilizada pelo mesmo que como diz; sempre procura dar uma pesquisada nas coisas antes de atestar ou palpitar em algo.

No que me tange, procuro ir a luta e buscar o maior numero de informações e evidencias a respeito de cada assunto que aqui abordo, chegando ao ponto de ir ao “front”, “botando a cara”.

Neste contato direto, busco me informar com quem de fato está no local e baseando nas informações destes, seja verbais, fotos ou documentos, vou e posto aqui.

Não posso é me responsabilizar de forma direta, por tais informações e muitas das vezes não tenho como confirmar se tal informação é fato ou não.

Não é de meu interesse levar as pessoas aqui a equívocos, e se assim pareceu peço desculpas.
Não quero tomar ninguém aqui por ingênuo, nem me auto promover.

E se aqui coloco, é para assim debatermos, esgotarmos e dirimirmos quaisquer dúvidas.

É para isso que serve o fórum.

A propósito, alguém saberia apontar que cancela seria aquela, "a suposta cancela no Méier"?


Certo da colaboração de todos, agradeço.


Abraços.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Mar 2011, 21:45

Pessoal, saudações !

Estive meio sumido nestes dias, em matéria de postagens, mas não fiquei sem dar umas pesquisadas ... acumulei um bocado de informação, mas acho que elas vão intrigar mais do que esclarecer dúvidas.

Pra começar, vejam abaixo o Diário Oficial de 14 de novembro de 1902, página 16 - seção 1:

Imagem

^^ Atentem aos detalhes:
1-o quadro de horários relata que a EF Rio d'Ouro já utilizava a Linha Auxiliar nesta época, com seus trens partindo de Ilha das Moças/Alfredo Maia
2-a estação Maracanã não ficava exatamente nas proximidades da estação homônima da EFCB, ficava na Rua São Cristóvão ! Esta informação eu vi em um diário oficial que baixei no trabalho, depois postarei aqui.
3-a estação da Quinta figurava como estação da EF Melhoramentos (Linha Auxiliar) ! Neste caso tenho várias dúvidas ... vejam a foto da estação Quinta abaixo:
Imagem
^^ Já notaram que ao fundo há uma construção que se parece mais com uma estação do que o prédio em primeiro plano ???
:O
E caso a estação fosse pertencente à EFCB, porque ela aparece na listagem da Linha Auxiliar ? Uma hipótese que tenho é que quando a Linha Auxiliar foi estendida até Alfredo Maia, a linha "passou a passar" paralela à EFCB, e em frente a estação, que antes servia apenas à EFCB. Agora será que a foto acima mostra o leito da da EFCB ou da Linha Auxiliar ?
4-Seguindo, a estação passava em Mangueira (posterior Fructeiras ?) e depois em D.anna Nery !!! Como assim ?! D.Anna Nery não era uma estação de um ramal separado, em nível diferente das linhas da EFCB e Linha Auxiliar ? A não ser que esta estação fosse a Parada Silva e souza, e não D.Anna Nery,mas ...
5-... a estação Jockey Club figura na listagem, sendo assim a estação D.Anna Nery não poderia ser a Parada Silva e Souza.
6-A frente,chegava-se à estação Jacaré ... seria Herédia de Sá, certo ? Agora o que intriga é que depois o trem passava por Praia Pequena,que seria teoricamente em outra linha, por fora da Linha Auxiliar ! Que confusão ... eporque Venda Grande não aparece na maioria destes documentos ?
7-A estação Cesário Machado ainda existia neste ano de 1902 e ... a EF Rio d'Ouro a utilizava ! ! ! E ainda tem outra ... como os trens faziam para seguir por estações da Linha Auxiliar e da EF Rio d'Ouro simultaneamente ?!?!?!?!?!?!?!

Agora por curiosidade, vejam que a EF Rio d'Ouro possuía três tipos de trens circulando simultaneamente no ano de 1902:
a) Partindo de ilha das Moças, em direção à Pavuna (acima)
b) Partindo de Ilha das Moças, em direção ao Interior
c) Partindo do Caju, em direção ao interior !

Vejam abaixo:

Imagem

Imagem

:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Mar 2011, 21:55

Se segurem nas cadeiras !
o0
Imagem
^^ Diário oficial de 04 de fevereiro de 1895, página 23, seção 1.

Imagem
^^Diário oficial de 14 de dezembro de 1932, Página 15 Seção 1.

Em breve, mais polêmica !
:rl:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Mar 2011, 22:18

Vejam isso !

Imagem
^^ Trecho do Diário Oficial de 24 de outubro de 1890, mostrando uma petiçaõ de moradores de Inhaúma junto à EF Rio d'Ouro.

Conclusões que tirei em relação a este documento:
1-Engenho do Matto já existia em 1890
2-Venda Grande já existia em 1890
3-Pelo que me parece, a EF Rio d'Ouro não era paralela à adutora original de água, que seguia pela Av.Automóvel clube. Muito estranho isso: construiram a adutora por esta via e a ferrovia pela Av.Suburbana (em grande trecho desta) ? Mas é o que o povo local está pedindo: que a ferrovia seguisse paralela à adutora ... o que acham disso ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante