[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Mar 2011, 22:46

Saideira de hoje:

Imagem
^^ Diário oficial de 21 de setembro de 1905.

Repararam ? A estação Benfica servia à EF Rio d'Ouro para embarque de romeiros para a festa da Penha. Mas peraí ... neste caso não era a sua estação Benfica (Alegria) mas ...a parada Benfica da EF do Norte ? Será ? Neste caso, esta parada serviria para ambas as ferrovias, por ficar no entroncamento entre ambas ? Será então que a composição de romeiros viria pela Linha Auxiliar, entraria na EF do Norte e na estação Benfica, entrasse na EF Rio d'ouro em direção à Praia Pequena ?

Pensemos sobre o assunto ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 29 Mar 2011, 08:32

Dado,


Muito boa esta pesquisa, eu já havia lido boa parte destas informações anteriormente, mas agora me atentei para a sua ultima postagem do Diário oficial de 14 de dezembro de 1932, Página 15 Seção 1.; que relata o Ramal da Mangueira que paasa pela Rua Anna Nery, sendo assim aquela eprovavel estação que postei e que foi aventada a possibilidade de ser Anna Nery, Aceso para a Parada Silva e Souza, não poderia ser então a Chamada Fructeiras?

Imagem



Imagem

Abraços.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 29 Mar 2011, 08:45

Complementando,


No mapa abaixo, onde está marcado com a letra "B", é o Ramal da Mangueira.

Imagem

Valeu.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 29 Mar 2011, 13:27

Esta estação parece ser a de Acary...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 29 Mar 2011, 13:32

Tche,

Esta suposta Estação, fica próxima a Mangueira, perto do Morro dos Telegrafos.

Abraços.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 29 Mar 2011, 19:47

Saiu a foto no lugar errado, a de Acary é aquela tirada numa noite chuvosa., num acidente, ao lado de uma plataforma entre as quais passam duas linhas, com aparente saída para um desvio, errôneamente chamada de Vicente de Carvalho.


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 29 Mar 2011, 22:16

Tem coisas estranhas nesse diário oficial, mas sinceramente levo fé nele e acho que seja a fonte mais correta mesmo.
Mas não entendi...

-Estação Pavuna já existia nessa época ? Não foi inaugurada somente em 1910 ?

-Não existia estação ''Maracanã'' da EFCB ela foi inaugurada com o nome de ''Derby Club'' em 1885, só mudando para a copa de 1950. Até pouco tempo atrás esse nome ainde era utilizado. Porque a 'dupla dinâmica' ( :D ) L. Auxiliar e Rio D'Ouro chamam ela pelo seu nome do futuro?

-Jacaré ser Heredia de Sá ? Eu votaria na Viera Fazenda... Mas !! Talvez não seja nenhuma das duas vv pois elas só foram inauguradas em 1908 uns anos depois desse documento do Dado então eu acredito que essa estação 'esquisita' seja apenas umas parada provisória que foi substituída pelas duas estações que conheçemos vv


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Abr 2011, 08:51

Pessoal,

Eu estava a trabalho em território Soteropolitano, tendo regrassado apenas ontem, quando tentei entrar no fórum e o limite da banda tinha sido ultrapassado de novo.
Tenho uma penca de trabalho para fazer, mas não poderia de comentar algumas coisas antes.

1) O Dado mostrou um documento há um tempo atrás que mostrava simultaneamente na grade de edificações, as paradas Jacaré e Herédia de Sá ou Vieira Fazenda.
Disse OU, pois não me lembro quais das 2 eram.
Esse documento postado agora mostra apenas a estação Jacaré sem a citação das outras.
Realmente pode ter sido um nome provisório antes da inauguração "formal" de uma ou outra, mas Herédia de Sá para mim é a favorita, pois a Estação Vieira Fazenda é praticamente alinhada com a ex-Praia Pequena.
O nome da parada Jacaré deve fazer menção ao Rio
A única explicação desse partilhamento é haver na época um ramal que partir do ponto onde hoje passa a linha da MRS no entroncamento com a Suburbana.

2) Sobre a questão da parada Maracanã, o Dado pode ter descoberto algo de muita importância.
O AVVP levantou a questão da parada Maracanã ter o nome antes da construção do estádio, mas esse nome foi dado em função do Rio.
Antes dos aterramentos e transformações do Rio em canal, tenho fotos do Rio Maracanã fluindo quase em paralelo com a "futura Radial Oeste", passando pela atual Rua Ceará e seguindo até a Baia.

Depois vou ler tudo com mais calma e tecer mais comentários.

Abraço a todos.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Abr 2011, 09:08

Melekh,

O seu trabalho é brilhante, muito eficiente e chega a ser avançadamente arriscado devido às caminhadas em locais onde ainda o submundo impera.
Ao tecer comentários aqui, tentando traçar uma determinada via ou rua em sua versão original ou adicionar alguma informação, a idéia é sempre acrescentar algo ao seu trabalho de pesquisa ou de outro colega.

De repente quando se está no "front" como você diz, no calor do momento, teríamos que estar com muita coisa na mão como mapas antigos, GPS, relatórios postados pelos colegas aqui e etc:
Como isso dificultaria as coisas, fica mais fácil verificar tudo depois.

vocês entrevistam as pessoas certas e isso com certeza dá a uma credibilidade ainda maior aos fatos.

São e foram muitos mapas, relatórios e vestígios descobertos e postados aqui e cada um assimila um pouco da informação.
Por isso a idéia de sempre acrescentar e automaticamente "dar ferramentas" a quem posta alguma coisa ou vai ao local.

No que diz respeito a misteriosa cancela, ainda não tive como dar uma opinião mais firme.
Gostaria até de uma ajuda sua, onde você (Melekh) verificou a literatura sobre o número de linhas de E.F.C.B.

Em relação às caminhadas ferroviárias, fica muito difícil para mim.
Sou casado e bem casado graças a Deus, estudo piano, faço um curso avançado de inglês, tenho banda, malho, além de outras atividades, mas se vocês quiserem marcar um dia em um local de fácil acesso como um shopping para um debate de 1 ou 2 horas ou simplesmente intercâmbio de idéias, estarei dentro, desde que seja marcado com antecedência.

Um abraço.

Melekh escreveu:Adenilson, Foristas, Boa Tarde



Compartilho da opinião do forista Adenilson no que tange que o pessoal aqui é de alto nível e concordo na metodologia utilizada pelo mesmo que como diz; sempre procura dar uma pesquisada nas coisas antes de atestar ou palpitar em algo.

No que me tange, procuro ir a luta e buscar o maior numero de informações e evidencias a respeito de cada assunto que aqui abordo, chegando ao ponto de ir ao “front”, “botando a cara”.

Neste contato direto, busco me informar com quem de fato está no local e baseando nas informações destes, seja verbais, fotos ou documentos, vou e posto aqui.

Não posso é me responsabilizar de forma direta, por tais informações e muitas das vezes não tenho como confirmar se tal informação é fato ou não.

Não é de meu interesse levar as pessoas aqui a equívocos, e se assim pareceu peço desculpas.
Não quero tomar ninguém aqui por ingênuo, nem me auto promover.

E se aqui coloco, é para assim debatermos, esgotarmos e dirimirmos quaisquer dúvidas.

É para isso que serve o fórum.

A propósito, alguém saberia apontar que cancela seria aquela, "a suposta cancela no Méier"?


Certo da colaboração de todos, agradeço.


Abraços.
Editado pela última vez por Adenilson em 01 Abr 2011, 09:12, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Abr 2011, 13:58

Melekh escreveu:Dado,


Muito boa esta pesquisa, eu já havia lido boa parte destas informações anteriormente, mas agora me atentei para a sua ultima postagem do Diário oficial de 14 de dezembro de 1932, Página 15 Seção 1.; que relata o Ramal da Mangueira que paasa pela Rua Anna Nery, sendo assim aquela eprovavel estação que postei e que foi aventada a possibilidade de ser Anna Nery, Aceso para a Parada Silva e Souza, não poderia ser então a Chamada Fructeiras?

Eu acho que não ... pois quando esta estação Fructeiras aparece relacionada em tabelas e relatórios, normalmente vem acompanhada de outras estações na seqüência, e este ramal D.Anna Nery ou Mangueira, tinha seu término nesta estação D.Anna Nery. Fructeiras deveria ficar em uma outra linha paralela aos ramais da Linha Auxiliar e da EFCB (temos que contar a quantidade de linhas no trecho próximo a Mangueira; ou o que é mais provável e já foi dito antes: Fructeiras pertencia à Linha Auxiliar, sendo assim a EFRdO compartilhava tráfego, linha e estações com a Linha Auxiliar.
Eu ainda acredito que o prédio que você fotografou seja a antiga Parada D.Anna Nery, final do ramal homônimo. Aliás, você chegou a ver alguma tubulação de água pela área ?
:O
O que não sabemos até agora e é o "x" da questão é se existiu Mangueira junto com Fructeiras, se eram a mesma estação etc etc
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 01 Abr 2011, 14:17

Adenilson,


Quanto à literatura sobre o número de linhas de E.F.C.B., tenha dizer o seguinte:

Data 29 de março de 1858, primeira seção da linha da E.F. D. Pedro II (posteriormente E.F.C.B.) tinha 47,21 km da Estação Corte até Queimados. Pag. 20

Em 08 de novembro de 1858 a linha ia até Belém. Pag. 21

A duplicação da linha iniciou-se em dezembro de 1871 (subentendendo que no início era singela– grifo meu) quando se fez a segunda linha até Cascadura e em março de 1875 até Sapopemba (Deodoro).

Em 1896 faz-se a terceira linha até Casacadura, prolonga-se a terceira linha até Belém.

Entre D. Pedro II e Eng. De Dentro adotou-se quatro linhas.
Pag. 22

Fonte: A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – Hélio Suevo.

_________________________________________

Na linha Auxiliar no trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945 – Eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil, requereu o alargamento da bitola até aquela estação.

Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica

Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:

Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978 ... cb.html#ri

A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central.

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/

__________________________________________________

Continuando:

Fonte: A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – Hélio Suevo; na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas para Bitola de 1,60m.

Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.

Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.

Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.

Em tempo: alguns trechos da Linha Auxiliar, possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso [cargas, o Japerí que usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro)] entre outros, obrigando que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardasse nesta 4ª linha no sinal fechado esperando, que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar. Outros trechos Rocha Miranda - Honório Gurgel; Barros Filho - Costa Barros.

Desconheço que a Melhoramentos ou EFCB tivesse 04 linhas na Auxiliar, mas pode até ser, tendo em vista que como foi citado antes, foi promovida a modificação da linha e do leito.

Em tempo: O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia), posso tirar uma foto de lá e postar aqui.

Ainda no livro do Helio Suevo, fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.


As pesquisas continuam....


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 01 Abr 2011, 14:21

Dado meu chapa.


Como eu disse antes pode ser realmente a antiga Parada D.Anna Nery, expus esta possibilidade.

Não olhei com detalhes se havia alguma tubulação de água pela área, foi tudo muito rápido, vou checar assim que puder.

Vou checar... abração.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Abr 2011, 12:34

Relatório ministerial da viação e obras públicas - 1917

Obs.: como estou com o tempo escasso, postarei os documentos mas não poderei comentar quanto gostaria.
:(

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Abr 2011, 12:38

^^ Infelizmente estes quadros de estações estão em baixa resolução. Mas estou tentando decifrar as informações e devo posta-las em breve

(cotinuação)

Relatório ministerial da viação e Obras públicas -1918

Imagem
Imagem
Imagem

^^ Neste ano foram construídas algumas casas para funcionários de algumas estações. Agora atentem para o seguinte: em Vicente de Carvalho foi construída uma estação do "typo" adotado em outras estações (entende-se como "typo" padrão as estações de Tinguá, Rio d'ouro e São Pedro) para substituir uma antiga de madeira. Mas se a estação construída foi do "typo" padrão adotado, ela seria diferente das ruínas que aparecem no site "Estações ferroviárias", que se parece bem simples. E em compensação,se parece com uma construção que aparece naquelas polemicas fotos de um acidente na suposta estação de Vicente de Carvalho, do acervo do Jornal Última Hora ...e agora ?
tnk
Editado pela última vez por DadoDJ em 03 Abr 2011, 12:50, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Abr 2011, 12:43

Relatório ministerial da viação e obras públicas - 1919

Imagem
Imagem

Relatório ministerial da viação e obras públicas - 1920

Imagem
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 03 Abr 2011, 15:12

Dado excelente pesquisa. E material para muitos dias de analise, que respondera muitos dos nossos questionamentos.
Uma coisa que para mim e claro sem aa estrada de ferro e as represas de captaçao hoje nao teriamos a bela reserva do Tingua, iria virar lenha e carvao e futuramente loteamentos.
Outra informaçoes me intriga, a transiçao entre os trechos novos e antigos(variantes) foi de quse trinta anos :O . Nao sabia que no Tingua houve uma Hidro-eletrica :O um tunel a ser iluminado :O , que o Ramal Anna Nery durou tanto tempo, achavamos q fosse algo efemero.
A Rio d'Ouro sempre foi uma zona em termos de conservaçao nnoo .

Terei de ler todos esses trecho do Diario Oficial.

Dado nao esta na hora de todos aqui se esforçarem para colocar as informaçoes sobre a Rio d'Ouro em ordem cronologica. Esta muito aleatorio, sei de pessoas que nem estao mais falando ou lendo as postagens pois ja se perderam.

Tenho uma sugestao um novo post organizado em ordem cronologica com dogmas ja consagrados. De 1875 ate 1970, com teoria fotos, diarios oficiais tudo organizado num pensamento encadeado. Ate quem conhece bem, se fode, pois esquece algo, e se pergunta fatos que ja foram respondidos, sao esquecidos e varias vezes retornam ao debate. Agente se perde com tanta informaçao.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Abr 2011, 16:22

Faço suas minhas palavras, Nando.

Inclusive, estou tentando fazer isso, em ordem, desde 1876 até 1970. Pretendo colocar no site www.trilhosdorio.com.br, mas neste mês vou ter que dar uma parada na organização devido ao trabalho.

Mas você está certo nisso, eu mesmo me perco várias vezes e até posto informações repetidas !

:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 03 Abr 2011, 18:32

O Nando está certo, eu por exemplo estou perdidaço. E tenho sentido falta mesmo de pessoas que postavam aqui com certa frequecia.

O trabalho de pesquisa de vocês é sensacional. Coisa extraordinária mesmo. Mas na empolgação, perdeu-se muito da cronologia. Uma revisão seria muito bem vinda aqui. Fica a sugestão.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 05 Abr 2011, 07:36

Ainda a dúvida: como explicar a linha mista na Rio D´Ouro como aparece na foto da passagem de nível da Pavuna. Na foto, tal linha mista saindo da Pavuna vem em direção à Irajá. Onde começaria essa linha mista, já que em Irajá e Acary a bitola era métrica?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Abr 2011, 07:59

Tche escreveu:Ainda a dúvida: como explicar a linha mista na Rio D´Ouro como aparece na foto da passagem de nível da Pavuna. Na foto, tal linha mista saindo da Pavuna vem em direção à Irajá. Onde começaria essa linha mista, já que em Irajá e Acary a bitola era métrica?
Eu imagino que neste ponto de linha mista que aparece na foto, na Pavuna, era onde a Linha Auxiliar (que já era bitola larga) encontrava com a EFRdO, por isso a linha mista. As duas se encontravam neste ponto pois era onde havia a Linha Circular da Pavuna.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante