Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Jul 2010, 08:43

Evidência nº 4: no livro "A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro", de Hélio Suêvo Rodrigues, há o seguinte texto, referente a EF Rio do Ouro, já no segundo parágrafo:
(...)"Quinta do Imperador", na Ponta do Caju, próxima ao Porto do Rio de Janeiro, e desenvolvendo-se em sentido noroeste, paralelamente à EF D.Pedro II até as represas de captação do Rio do Ouro, na Serra da Bandeira, próxima a Japeri, passando por Benfica, Del Castilho, Pilares, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Irajá (...)
Então a linha passava por Pilares ? Interessante ... pois pela Automóvel Clube, não passaria certo ? Só seria possível se passasse pela Av.Suburbana, que cruza inclusive, o largo de Pilares !
Evidência nº 5: Relatório Ministerial de 1896, acusando existir uma parada em Pilares ! Observem:
Imagem
Outro detalhe a se reparar é a existência de uma estação "Entroncamento". Seria Liberdade (Del Castilho) ? E outra coisa que eu entendi neste texto: pelo que parece a EF Rio do Ouro estava começando a mudar seu traçado, saindo de São Francisco Xavier, seguindo pela EFCB até Engenho de Dentro, entrando no ramal de Inhaúma e continuando até a Av.Suburbana, onde seguiria seu caminho "normal" ... segundo usuários antigos da EFCB, existiu um desvio próximo a Engenho de Dentro que se direcionava às Oficinas ... hummmmm ...
Evidência nº 6: com esta informação, fui olhar os mapas antigos de novo, e eis que surge "aquele" detalhes de sempre, os que passam despercebidos em determinada hora e depois surgem como mágica aos nossos olhos ! Vejam o mapa de 1907 abaixo novamente:
Imagem
Minha nossa ! Olha a Estação Pilares aí, surgindo como por mágica ! Ficava exatamente no largo de Pilares, certo ?

Bom, galera ... acho que reuni informações suficientes, não ? E tem mais outras ... mas infelizmente já tenho que voltar ao trabalho ... depois nos falamos mais sobre este assunto.
Até mais !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 09 Jul 2010, 10:49

Dado,
Eu acho que você acaba de redescobrir a pólvora.
Vi com "espanto" o mapa que você postou e fiz algumas pequisas, chegando às seguintes conclusões com as seguintes ordens cronológicas:

1) Em 1880, o trecho original da Rio D'ouro não passava pela Automóvel Clube (nome recente) até o bairro de Tomás Coelho e sim pelo que seria a Avenida Suburbana (antiga estrada Imperial), ou seja, saia do Cajú, fazia todo aquele traçado que já debatemos e ao chegar perto da futura Estação Liberdade (Del Castilho), ela continuava a seguir pela futura Suburbana até o Largo de Pilares. A partir de onde é hoje o Habibs, seguia pela atual João Ribeiro até altura do bairro de Tomás Coelho (nada a ver com a estação) onde a partir daí, passava a ter o leito como conhecemos da Rio D'ouro (margeando a "Automóvel Clube").
Lembre-se que em 1880 sequer a linha auxiliar existia, assim como a maioria das estações que conhecemos hoje, incluindo a Liberdade (Del Castilho).

2) Articulado esse raciocínio, fui buscar a data de inauguração das estações entre Tomás Coelho e Turiaçú e Liberdade (Del Castilho) para descobrir quando a Linha Auxiliar (melhoramentos) foi aberta. Tem estações de 1908 e 1911, mas Turiaçú e Liberdade são de 1898 e nessa última, verifiquei no site do Ralph que dizia que era uma das estações originais da linha Auxiliar.
Para saber se o trecho da Rio D'ouro margeando a "Automóvel Clube" até Engenho do Mato foi construído antes da auxiliar, fui buscar a data de inauguração da estação de Inhaúma. Também em 1898.
Conclusão, a linha auxiliar (Melhoramentos) foi aberta no mesmo período que a variante Del Castilho (Liberdade) X Engenho do Mato (no bairro Tomás Coelho) formando a partir daí um complexo entroncamento ferroviario em Tomás Coelho (vide mapa de 1907 que você postou).

3) Em 1928, esse traçado antigo da Rio D'ouro, junto à futura João Ribeiro (Estrada Nova da Pavuna) não existia mais, restando a auxiliar como conhecemos hoje e a Rio D'ouro entre Del Castilho e Pavuna no mesmo leito onde é hoje a linha 2 do metrô.
Mesmo nessa época os traçados da Rio D'ouro e Auxiliar eram diferentes até Del Castilho, onde margeava a Suburbana, mas em 1928 só até Del Castilho (Liberdade).

4) Logo depois, talvez em 1929, devido ao encampamento da Rio D'ouro pela E.F.C.B., esse ramal foi erradicado a a Rio D'ouro passou a dividir o leito com a Auxiliar até Del Castilho.


Dado, acho que no seu mapa de 1907,que está com resolução baixa, Liberdade já se chamava Del Castilho. Peço para você confirmar isso, assim como se o nome de Manguinhos ainda era Amorim.

Um abraço e parabéns.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 09 Jul 2010, 11:50

Estou pesquisando no livro do Gerson Brasil, História das Ruas do Rio de Janeiro, começa desde a fundação até 1965 época do 4º centenário só que ainda não terminei, mais trde posto novidades

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Jul 2010, 14:20

Certo, Adenilson.
O curioso é o seguinte: a estação chamava-se, no mapa, Engenheiro Del Castilho. Será que não era da Linha Auxiliar ? Pois também aparece a Parada Herédia de Sá, que seria desta ferrovia ... agora Amorim não está aparecendo não ... o nome que aparece é "Parada Cesário Machado", que pela localização seria Vieira Fazenda, e não Maria da Graça como aparece no site do Ralph. Observando bem dá pra ver também a estação Venda Grande, na Av.Suburbana, entre Benfica e Del Castilho.

E você também está certo no comentário ... redescoberta da pólvora ! Estas informações e outras mais devem estar guardadas com alguém, pesquisador ou alguém centenário, mas quem ? Ninguém sabe ... um pesquisador chamado Maciel, amigo de Hélio Suevo, está escrevendo um livro sobre a Rio do Ouro, e eu quero entrar em contato para obter informações e trocar idéias, mas ninguém consegue entrar em contato com ele ... mais um mistério !
Editado pela última vez por DadoDJ em 09 Jul 2010, 21:15, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Jul 2010, 14:23

Cara, você montou o quebra-cabeça direitinho em relação às datas. Tudo está batendo, começando a fazer sentido ... valeu !
app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 09 Jul 2010, 22:10

Só de curiosidade, alguém poderia me informar se existiu alguma fabrica de fumo ali no bairro de Manguinhos? Esquina da Av. Suburbana com a Av. dos Democráticos?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Jul 2010, 22:53

Voltando às pesquisas ...

Pablo, fiquei curioso com este livro ... assim que tiver alguma novidade, nos dê um toque !

E em relação à foto da Av. dos Democráticos ... como o Adenilson falou sobre o mapa de Maria da Graça que está postado no site do Ralph, da pra visualizar algumas construções neste documento. Há uma suspeita próxima à Triagem e Benfica ... seria esta construção a que aparece na foto de 1938 ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Jul 2010, 18:18

Pessoal, estou enviando as fotos que o Adenilson postou aqui, para alguns amigos (por e-mail e via Orkut) e ver se alguém tem alguma luz, sobre o local retratado nas fotos. Eu também estou tentando montar este verdadeiro quebra-cabeça, nos mapas, e em caso de novidades, eu aviso.

E já tenho uma novidade: lembram-se dos supostos trilhos que estariam aparecendo na Av.Brás de Pina, que eu inclusive postei uma foto tirada pelo Julio, algumas páginas atrás ? Pois é ... hoje um amigo pesquisador (Edson Vander Teixeira, que também conta com fotos no livro do Hélio Suêvo) passou pela avenida e constatou que os trilhos na verdade são vergalhões ...

Como ele mesmo me falou hoje por telefone, foi "alarme falso" ... infelizmente.

Outra notícia: o ramal de Xerém, ao contrário do que consta no site do Ralph, funcionou pelo menos até 1971, no mínimo ! Mesmo após a interrupção do tráfego de trens de passageiros da EF Rio do Ouro, entre Francisco Sá e Belford Roxo, o ramal continuou em funcionamento, entre Belford Roxo e Xerém. Além disso, existiu uma parada chamada Capivari, e temos provas oculares disso, através de um amigo, antigo usuário desta linha ! Esta estação/parada Capivari não consta de nenhuma relação de estações que já vi antes ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 10 Jul 2010, 20:06

O mapa de 1907 seria mais ou menos assim,nesse caso coloquei as cores nas linhas,se houver algum erro me corrijam:
Imagem

[edit]Sobre o ramal Maria Angu da Penha : Olhando num mapa atual penso que hoje a linha poderia ter começado em um dos pontos que citarei aqui:próximo ao Carioca Iate Clube e próximo a Colônia de Pescadores (?),que numa comparação do mapa atual que está nas minhas mãos com o da imagem aqui postada de onde partia esse ramal estava mais próximo,isso se o local do Carioca Iate Clube era o antigo porto de Maria Angu.

E na av.Brasil em que trecho está essa cruz de Santo André?Se estiver próximo do local que disse acima,eu poderia dar quase toda a certeza de ser dessa pequena variante da Rio D'Ouro...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Jul 2010, 20:48

O Porto de Maria Angu ficava exatamente na Av.Brasil, hoje em dia ... naquela época nada do que está ali hoje em dia existia ! Aquelas instalações da Marinha, o Mercado São Sebastião, a própria Av.Brasil ... tudo isso é aterro ! Mas podemos nos guiar pelo canal fétido que corre ao lado da Av.Brasil: do canal pra cá existia na época; do canal pra lá, tudo aterro ...

Em relação a Cruz de Santo André ... é um equívoco meu ou também existe uma destas na saída da Ilha do Governador, antes de subir a Ponte Velha ? Será que Cruzes de Santo André também são utilizadas em navegação ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Jul 2010, 20:50

Ótimo, André !
Agora as linhas ficaram bem mais nítidas ... o esquema da EF Rio do Ouro é assim mesmo, dividida em duas linhas ! Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Jul 2010, 22:18

Nina,
Até uns 2 anos atrás a Souza Cruz operava ali.
Sds.
Nina escreveu:Só de curiosidade, alguém poderia me informar se existiu alguma fabrica de fumo ali no bairro de Manguinhos? Esquina da Av. Suburbana com a Av. dos Democráticos?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Jul 2010, 22:26

Imagem
Pessoal,
Sobre aquela foto que seria da Democráticos. Consegui outra em ângulo melhor. Dá para ver um longo trecho reto a frente, mas a Democráticos teria esse trecho?
Esquisito, não?


Imagem
Tendo como referência aquela foto da Estrada da Pavuna com uma linha precária que não pude definir se era de trem, pois não vi dormentes, eu insisti que fosse devido a algo que iria mostrar depois. Chegou a hora então. Aqui é a foto da Estrada da Pavuna já chegando à Pavuna. O prédio antigo a frente na direção do chapéu do Augusto Malta (marca d'água) é o prédio original da estação da Pavuna.
Reparem a Rio D'ouro do lado esquerdo da foto. Semelhante a que enviei na semana passada, não?
Em breve mais polêmica.
O próximo capítulo será a Estação de Maria da Graça e as linhas auxiliar e Rio D'ouro.
Abraços.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Jul 2010, 23:18

Caramba, aqui está começando a ficar imperdível ! Adenilson, que que é isso, rapaz? Que fotos ! Acho que o melhor programa de sábado à noite é estar aqui, acompanhando o desenrolar dos segredos da EF Rio do Ouro ...
Estou ainda raciocinando sobre todas estas fotos ... em breve vou dar minha opinião. Provavelmente quando me recuperarr da surpresa ...
:WK:
Editado pela última vez por DadoDJ em 11 Jul 2010, 00:50, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 10 Jul 2010, 23:42

Adenilson escreveu:Nina,
Até uns 2 anos atrás a Souza Cruz operava ali.
Sds.
Nina escreveu:Só de curiosidade, alguém poderia me informar se existiu alguma fabrica de fumo ali no bairro de Manguinhos? Esquina da Av. Suburbana com a Av. dos Democráticos?

Seria por acaso essa que está marcada nesse mapa de 1916 que mostra o PAA da Estrada de Santa Cruz (Av. Suburbana), da Estrada da Penha (Av. dos Democráticos) e abertura de uma via: Av. Merity (não tem hoje em dia lá)?

Imagem
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 11 Jul 2010, 00:17

Sobre as fotos da Av. dos Democraticos eu achei algo que sim pode esclarecer o misterio ou criar outro. Na imagem mostra um projeto de alargamento da Av. Suburbana, mostrando tambem a Estação Maria da Graça e Del Castilho, ambas da Linha Auxiliar. O que mais me intrigou foi que na Av. dos Democraticos tem marcado uma especia de linha, um ramal, que vinha da Suburbana com 2 vias e entrava na Av. dos Democraticos com uma via. O mapa de 1942. Alguem poderia me esclarecer isso?

1. Area inteira, mostrando as duas estações

Imagem

2. Zoom mostrando a via que vai pela Av. dos Democraticos

Imagem
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Jul 2010, 00:53

:O
tnk
wll

Acho que as imagens acima resumem tudo ... agora o negócio ficou confuso ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Pablo ITT » 11 Jul 2010, 01:29

Boa noite a todos, exatamente 01:21 do dia 11 de julho de 2010.
Um pouco mais de lenha na fogueira. Ainda estou pesquisandono livro que citei ( 4ª edição 1964) mas, não encontrei relato mais detalhado sobre a EFRDO a não ser este embaixo ( não sei nem se posso fazer isto, scanear e mostar a página de um livro já esgotado, por favor moderação se houver algum inconveniente pode apagar).

Imagem

Talvez quando chegar mais para o final onde fala sobre Cascadura e arredores.
Vou dormir.
;)


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Jul 2010, 01:32

Legal Nina.
O seu mapa é de 1942. 4 anos depois da foto da pavimentação que mandei. Depois manda o link desse mapa.
Permanecendo com os mistérios, o Dado me perguntou qual era a minha opinião sobre o prédio da estação de Maria da Graça cuja foto mandei para o Ralph. O Dado tinha conseguido descobrir pessoalmente, que um prédio antigo era da estação de Maria da Graça e não era o que tinha mandado na foto. Eu dei a minha opinião, mas levantei alguns mistérios sobre a linha férrea, uma vez que ele (Dado) teve dúvida sobre a bitola mista. Para acompanhar essas perguntas, peço que vocês vejam as perguntas e respostas postadas ao longo das 2 últimas semanas.


1) A coisa começou aqui com essa foto que seria a Estação de Maria da Graça (Rio D'ouro), sendo que o predio que ele visitou seria o prédio que atendia a auxiliar (opinião dada).
Imagem
Talvez com um programa sofisticado dê para tentar confirmar o que está escrito na placa da estação próximo às escadas. Que estruturas estranhas são aquelas do lado esquerdo?

2) Reparem na foto abaixo tirada de um lotação cruzando uma passagem de nível em Maria da Graça. O que diz a placa? 4 linhas. Havia 4 linhas no local.
Essa foto deve ter sido tirada muito próximo à estação de Maria da Graça, pois as passagens de nível geralmente eram próximas às estações.
Imagem

3)Agora estou mandando uma foto tirada em 1935 durante a construção de um viaduto sobre a Avenida Suburbana cruzando os trilhos da Auxiliar/Rio D'ouro no pátio inferior de Del Castilho. Reparem como no canto esquerdo, os trilhos já iniciam o desvio para atender exclusivamente o ramal da Rio D'ouro, separando-se da auxiliar. Há 4 linhas e parecem métricas. Olhando para a foto podem parecer bitolas largas, mas a Rio D'ouro era exclusivamente métrica a partir de Del Castilho e o seu trilho (mais a esquerda) teria que ser no mínimo bitola mista.
Imagem

4) Para finalizar, estou mandando uma foto do pátio inferior de Del Castilho, mais ou menos na mesma região da foto de cima. Temos somente 3 linhas e a linha da esquerda é mista, explicando a foto 1 que tinha bitola mista a direita (muito natural, pois o sentido da foto é inverso).
A foto é dos anos 60 e não sei se a Estação de Maria da Graça ainda existia.
Perguntas intrigantes. Cadê a 4ª linha? Entenderam a explicação que dei sobre a supressão de um trilho e redistribuição dos mesmos, mascarando a posição de algumas plataformas erradicadas? (vide postagens anteriores).
Em fotos do ramal da auxiliar tiradas pelos amigos daqui como por exemplo Engenheiro Leal, dá para ver que haviam 4 linhas.
Imagem

Mais polêmicas, hein.
Boa noite a todos.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Jul 2010, 10:47

Bom dia, pessoal !
Esta noite sonhei com trilhos, tamanha a quantidade de informações que ficaram borbulhando na minha cabeça ontem a noite.
mrgr
Vamos lá, então:

Sobre o mapa postado pela Nina, quero dar os parabéns ! Uma informação valiosíssima, que abre um novo leque de possibilidades sobre a extinta ferrovia do Rio do Ouro. O Adenilson postou a foto de 1938 com a pavimentação da Av.dos Democráticos. Você postou o mapa mostrando a existência de uma linha férrea saindo da Av.Suburbana e entrando na Democráticos. Então está provado que realmente existiu uma linha ali, da EF Rio do Ouro, agora qual a finalidade e para onde ela se dirigia é a próxima questão a ser esclarecida. Com base nestas datas apresentadas, vou procurar em relatórios antigos (http://www.crl.edu/brazil) e ver se há algo citado sobre isso tudo.

Pablo, legal o livro ! Informções valiosas também. Mas eu discordo de uma coisa ! Eu já havia lido em alguns sites esta informação de que a linha seguia pela R.Comte.Vergueiro da Cruz, talvez a informação tenha sido extraída deste livro. Mas se analisarmos a via hoje, ela não tem nada a ver com o traçado do extinto ramal da Penha da EFRDO ! A não ser que ... a rua tivesse um traçado diferente de hoje, se prolongando até a EF do Norte (atual ramal Saracuruna da Supervia). Naquele mapa de 1929 que postei aqui (http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html), aparece todo o ramal, mas entre a EF do Norte e o Porto de Maria Angu as ruas estão sem nome. Talvez uma dessas fosse a continuação da R.Comte.Vergueiro da Cruz (na época denominada "Estrada do Sacco")
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante