[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 05 Ago 2010, 00:22

Adenilson escreveu:ONDE FICA?
Pessoal, uma curiosidade.
Peguei uma foto de 1960 de um site de ônibus, que mostra a linha BONSUCESSO X CAXIAS e uma ferrovia margeando.
O site informa que a rua é na Penha, mas mesmo em 1960, acho que a Leopoldina já tinha muros separando a linha férrea da rua e era uma região bem mais desenvolvida que aparece na foto.
O ângulo está muito rasante e poderia estar escondendo algum trilho, mas acho que só tem uma linha.
Seria essa linha da Rio D'ouro?
Acharia esquisito um ônibus Bonsucesso X Caxias, seguir paralelo à Leopoldina, competindo diretamente com o trem.
Por tudo isso, acho que pode ser a Rio D'ouro.
Alguém se arriscaria a dizer onde pela posição dos morros atrás.
Talvez o Pablo possa dizer por onde esse ônibus passava.
Agora o maior trunfo: Atrás, bem atrás, tem uma estação de trem.
Qual será?

Imagem
Em um site que eu vi esse onibus diz que a rua se chama Itibira, mas nao achei nada sobre ela
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 05 Ago 2010, 00:31

Nina escreveu:A unica Rua Botafogo que eu achei foi em uma favela em Costa Barros chamada Fazenda Botafogo e lá também tem a Estrada de Botafogo
Estava vendo o trajeto da estrada de Botafogo e é muito curioso pois ela começa por onde passa a atual Linha 2 do Metrô e hoje se encontra com a passagem de nível de Costa Barros... E a curva que essa estrada faz próximo a ela se encontrar com a Linha auxiliar é relativamente aberta...Seria como se você no sentido Pavuna da Rio d'Ouro entrasse nessa linha e saísse na Linha auxiliar em direção aos atuais trilhos dos trens de carga que vão para a região do Cajú... tnk

Fora que vi uma sombra,tipo uma faixa clara(visões??? :O ) na imagem da estrada próximo a Linha 2 na qual reproduz fielmente como se saísse um muro ou trilho da linha do Metrô indo na direção dessa estrada de Botafogo,além das curvas da estrada serem exatamente nos pontos de aclividade ligeiramente mais acentuada...

EDIT:As faixas claras na verdade são postes de energia elétrica,e seus fios...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Ago 2010, 01:50

Interessante, Guilherme !
Neste trecho, quando percorri a extinta Rio do Ouro em 2009, passei de carona, por isso não pude explorar com mais detalhes a região ... inclusive em Adrianópolis só soubemos do local da estação porque paramos para pedir informações exatamente onde era a estação ! Maior sorte !
Editado pela última vez por DadoDJ em 05 Ago 2010, 02:39, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Ago 2010, 02:02

A estação lá atrás se parece muito com Bonsucesso, Triagem, Amorim ... enfim, parece com uma típica estação da Leopoldina naquela época ...
Entretanto, nada confirmado até agora.

Rua Itibira ? Vamos ver nos mapas antigos ... ou na SMU !

Uma observação: decidi fazer uma coisa,que acredito que vai ajudar e ao mesmo tempo deslanchar o site "Trilhos do Rio", que criei e não "inaugurei" ainda: uma ordem cronológica de todas as informações sobre a EF Rio do Ouro, desde o decreto que deu origem à ferrovia até o final das operações ...

Assim que eu tiver com algo pronto eu passo o link aqui ...

Enquanto isso, continuemos nas pesquisas ...
:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Ago 2010, 02:47

A Rua deve ser a Rua Itabira !
Ela fica entre Brás de Pina e Cordovil, paralela à EF Leopoldina (Linha do Norte) ... a foto acima deve ser deste local.
A foto foi tirada no sentido Caxias, e o ônibus está seguindo em direção a Bonsucesso.
O relevo lá atrás aparenta ser onde hoje fica a Cidade Alta, e a estação ao fundo, provavelmente é a Estação Cordovil. A impressão que me passou é que o ônibus está entrando numa curva neste ponto, e realmente existe uma leve curva neste ponto da Rua Itabira, já próximo ao seu final, no encontro das Ruas Bento Cardoso e Guaporé.
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Ago 2010, 03:11

Só para descontrair e comprovar que definitivamente os tempos são outros ...

Em tempos de eleições atualmente, e com vários esforços voltados para evitar a poluição visual na cidade, eis que encontro um relatório, publicado no Diário Oficial de 19/07/1946 com as seguintes infrações:

Imagem

Que nostalgia ...
mrgr
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Ago 2010, 10:47

Encontrei um texto curioso, e muito estranho, publicado no Diário Oficial de 14/10/1958. Vejam bem ... 1958.
O trecho estranho encontra-se na página 27 e trata da "Divisão Fiscal da Jurisdição da Delegacia Regional do Imposto de Renda no Distrito Federal".
É exibida uma divisão por ruas e logradouros diversos, de acordo com a jurisdição de cada delegacia ... entre ruas, praças e avenidas descritas que limitam as áreas de atuação de cada delegacia com outra, também aparecem as estações ferroviárias e suas plataformas como pontos de referência ... e em uma das jurisdições deste relatório está incluída a plataforma de ENGENHO DO MATO !
:O
Em 1958 ???
Deve ser erro na informação, pois não encontrei referência à Estação de Engenho da Rainha (a não ser que ela esteja incluída em uma destas divisões, não fazendo limite com outra jurisdição ...)
tnk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Ago 2010, 23:32

Duas informações sobre Inhaúma:
1-Segundo descrição (resumida por mim) no livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos, logo após a estação Inhaúma (km 9,570), a linha cruzava a linha de bondes. Sendo assim, uma imagem da SMU que postei mostrando várias linhas nas proximidades da estação de Inhaúma mostra uma linha de bondes, vindo pela Rua Padre Januário, cruzando a EF Rio do Ouro e seguindo pela Rua Álvaro de Miranda. Vejam a imagem abaixo novamente:
Imagem

2-Mais uma planta constante na Secretaria Municipal de Urbanismo - RJ mostrando um trecho da EF Rio do Ouro. Esta mostra a estação de Inhaúma, dando uma noção exata do posicionamento da estação e plataforma, em relação à Av. Automóvel Clube. Note que também é mostrada o desvio da linha ao lado do cemitério de Inhaúma, em direção às oficinas do Engenho de Dentro.

Imagem

Imagem acima ampliada no detalhe da estação:

Imagem

Data do projeto: 12 de janeiro de 1913 !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 05 Ago 2010, 23:58

Galera, vou tentar aqui responder tudo de uma vez.
1) Sobre o ônibus, eu achei que em 1960 a região da Leopoldina estaria mais desenvolvida com muros separando a linha férrea, por isso não duvidei que pudesse ser até a Rio D'ouro, mas levando em consideração a Rua Itabira, seria o único lugar possível em face ao longo trecho reto que tem.
Outra coisa estranha é o fato de um ônibus Bonsucesso X Penha fazer o "mesmo caminho" do trem. Por isso para dar o veredito final, temos que contar com o depoimento de quem tenha vivido essa época e saiba do itinerário do ônibus.

2) Sobre a Parada Botafogo, eu já tinha verificado logradouros com esse nome e verifiquei a Estrada de Botafogo em Costa Barros, mas a antiga parada Botafogo deve ter recebido esse nome por algum motivo. Uma rua, uma praça, sei lá. Provavelmente a Rua Botafogo que postei sequer tem esse nome hoje. Várias ruas tiveram nomes alterados.

3) Dado, então aquele primeiro mapa estava errado e Inhaúma "voltou ao seu lugar" :beer:
Finalmente o Ralph postou a foto que eu enviei de Engenho da Rainha e ele acrescentou um dado que eu desconfiava sobre a época, tendo até comentado aqui, e que alguém passou para ele ou ele pesquisou melhor.
Como eu acompanho o site, tenho certeza que ele dava a data de inauguração da estação como desconhecida, mas agora ele datou como sendo 1931.
Ou seja, o mapa que você postou antes que era de 1915, sequer tinha a estação de Engenho da Rainha.
No site da SMU, existia um loteamento com esse nome apenas.
Conforme eu também havia dito, verifiquei no site da SMU em um dos mapas que esse prédio grande próximo à Inhaúma era uma parada de Telégrafos. Eu tenho que achar esse guia de 1969 de qualquer forma, mas acho que a minha tia jogou fora.
Vou tirar um dia para ir ao Museu da Imagem e do Som e buscar o nome de todas as paradas e ruas antigas citadas aqui.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Mais uma planta constante na Secretaria Municipal de Urbanismo - RJ mostrando um trecho da EF Rio do Ouro. Esta mostra a estação de Inhaúma, dando uma noção exata do posicionamento da estação e plataforma, em relação à Av. Automóvel Clube. Note que também é mostrada o desvio da linha ao lado do cemitério de Inhaúma, em direção às oficinas do Engenho de Dentro.



Imagem acima ampliada no detalhe da estação:

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Ago 2010, 16:16

Após semanas, finalmente consegui encontrar nos meus arquivos (que estavam armazenados no computador da minha noiva !) as informações sobre algumas estações da EF Rio do Ouro, na linha tronco original. Finalmente !

ESTRADA DE FERRO RIO DO OURO

ESTAÇÕES - LINHA ORIGINAL:

Nome: Distância: Altitude: Inauguração:

Caju Km 0,000 1,811 15/01/1883
Rua Bella Km 2,128 1,000 15/01/1883
Benfica km 3,001 1,000 15/01/1883
Praia Pequena km 5,750 1,004 15/01/1883
Venda Grande km 7,000 15,120 15/01/1883
Botafogo km 9,390 - -
Engenho do Matto km 11,914 27,751 -
Vicente de Carvalho km 13,515 22,814 -
Irajá km 14,316 17,661 15/01/1883
Collegio km 16,168 10,900 -

Fonte: Estatística das estradas de ferro do Brasil Por Brazil. Departamento Nacional de Estradas de Ferro,Brazil. Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas,Brazil (1913)


Obs.: nestes dias não consegui mais nenhuma informação referente ao trecho da linha tronco da EF, mas direcionei as pesquisas para outro ramal, o ramal da Penha (Maria Angu). Depois postarei alguns dados novos referentes a este ramal.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Ago 2010, 19:34

Localização aproximada da estação Irajá (Rio D'ouro).

Pelos relatos de pessoas que viveram a época e por fotos, estou postando o local aproximado da estação ferroviária de Irajá. Seria mais ou menos onde está o Polo escuro.
Pelos relatos, a Automóvel Clube era em pista única onde está hoje o leito do metrô (vide viaduto acima) e a estação Irajá era na pista de descida e a linha próxima a calçada.
Obs: A Av. Monsenhor Félix está a esquerda e à direita da foto, o sentido é Colégio. A estação de metrô fica do outro lado da M.Félix, mais ainda a esquerda.
Imagem

Compare com uma foto antiga da estação de trem de Irajá. Desculpem a resolução
Imagem


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Ago 2010, 20:28

Localização aproximada da Estação Engenho do Mato (Rio D'ouro).
Tudo começou com esse mapa abaixo de 1928 veiculado pelo Dado. Reparem a posição da ex-estação Engenho do Mato. Engenho da Rainha ainda não existia. O ramal original que vinha da João Ribeiro (Estrada Nova da Pavuna) já tinha sido erradicado.
No ponto exato da estação Engenho do Mato, o antigo ramal e o mais "recente" vindo de Del Castilho e passando por Inhaúma se encontravam.
A estação de Inhaúma (1898) já existia e deve ter sido inaugurada junto com o trecho, mas Engenho da Rainha (1931), ainda não. Provavelmente (palpite meu e do Dado), Engenho do Mato foi desativada com a inauguração de Engenho da Rainha.
Nessa época, parece que a curva da Rio D'ouro era mais fechada que o atual leito do metrô e "avançava" quase na pista de descida (sentido Del Castilho) da atual Marther L.King (A.Clube). A rua que encontra a estação quase em 90º é a atual Silva Vale.
Imagem

Provavelmente um pouco a frente desse ponto, acontecia o encontro das 2 variantes da Rio D'ouro. Essas duas variantes devem ter coexistido de 1898 até mais ou menos metade dos anos 20 ou final dos anos 10.
Pelo mapa de 1928, o leito da Rio D'ouro era entre o muro bege a esquerda da foto e o gramado mais ao centro.
Imagem
Editado pela última vez por Adenilson em 10 Ago 2010, 20:52, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Ago 2010, 20:44

Continuando, agora vém a famosa casa amarela que o Dado postou.
Ela é amarela só de um lado, mas aqui está de frente e tem uma construção não original com propaganda política. Olhem o telhado atrás como parece uma estação antiga. Não estou afirmando que essa tenha sido a estação, mas com certeza tinha relação muito próxima com a mesma, pois a João Ribeiro vém atrás do largo onde está o caminhão vermelho, um pouco mais a esquerda do mesmo e o leito que lá tinha (na época E.Nova da Pavuna), margeava a tal casa a direita da mesma e o ramal que vinha de Inhaúma, margeava a esquerda. Coincidência, não?
Os mesmos se juntavam no gramado.
O fato é que essa casa, com margem de erro muito pequena está no mesmo lugar onde era Engenho do Mato pelo mapa acima.
Tirem suas conclusões!!
Imagem


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Ago 2010, 21:00

Lozalização aproximada- Estação Inhaúma (Rio D'ouro).

Também baseado nos mapas que o Dado postou, guias antigos e relatos, aproximadamente onde está o ônibus parado, ficava a estação de trem de Inhaúma. Nesse ponto, o traçado da Rio D'ouro era quase fiel ao do metrô.
O prédio da estação ficava voltado para a praça.
Consta que o prédio foi demolido em 1978, aproximadamente 10 anos após o encerramento das atividades da ferrovia nesse trecho.

Imagem

A praça pelo outro lado. Essa árvore grande ficava quase em frente ao prédio de Inhaúma.

Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Ago 2010, 21:05

app app app
Valeu, Adenilson !
Vou dar uma saída agora, mas mais tarde vou dar uma lida com calma na descrição dos locais que você postou !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Lopes » 10 Ago 2010, 21:44

Ferrovias antigas, já não existentes causam um certo fascínio...

o mesmo me ocorre com o Tranway da Cantareira, eternizado pelo trem das onze de Adoniran Barbosa
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Ago 2010, 20:03

Vamos colocar mais lenha na fogueira de Engenho do Matto ?
:O
1-No dia que fomos, eu e Julio, ao local, encontramos com a família de idosos na frente da casa amarela. Perguntamos muitas coisas para eles, que nos afirmaram categoricamente que a casa não tinha nada a ver com a ferrovia ...
2-A casa amarela tem a data de construção na sua lateral. Data de 1890 ... a EF Rio do Ouro foi construída a partir de 1876 e inaugurada em 1883 (para passageiros), portanto, a casa amarela foi construída depois da ferrovia.
3-O leito original da EF Rio do Ouro passava pela atual R. João Ribeiro, antiga Estrada Nova da Pavuna (contraditório isso ... :P ), e passava atrás do local onde está esta casa.
4-O leito da EF Rio do Ouro, em seu percurso mais "recente", passava pela Av.Automóvel Clube, em frente a esta casa amarela. Nesta época já não existia a linha pela R.João Ribeiro.
5-O morador desta casa nos contou que a sua família reside no local há 3 séculos, mas que a casa nada tem a ver com a ferrovia, que a sua família apenas cedeu parte do terreno para passagem desta ... mas como, se a ferrovia foi construída antes ???
o0
A não ser que a família tenha cedido o terreno para a construção da ferrovia na frente da casa, para a linha que passava pela Av.Automóvel Clube, que realmente foi construída depois ... já que a linha anterior passava nos fundos desta casa amarela.
7-A construção aparenta muito ser uma estação, ou uma construção tipicamente ferroviária ... ou realmente ela não foi nada, ou a família que reside nela alega não ser nada para não tipificar uma invasão ... assim que puder vou voltar lá e examinar com mais calma a construção ... suspeito de uma base semelhante a uma plataforma nesta casa ... talvez eu retornando lá, consiga mais alguma coisa, de repente entrevisto novamente os moradores do lugar ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Ago 2010, 01:19

Vejam o que encontrei neste site:

http://www.copacabanadetoledo.blogger.c ... l#39928368

PASSEANDO DE BONDE POR ESSE RIO DE JANEIRO...

1919- A Rio de Janeiro Tramways, Light and Power, assina contrato com a Prefeitura para construção de novo ramal entre o Largo de Bemfica, em São Cristovão e o arraial de Bom Sucesso.

Percorrendo a avenida Suburbana, atravessando a linha da Leopoldina Railway, seguindo até a estação *Vieira Fazenda, entrando na estrada da Penha e seguindo até o arraial mencionado.

(*Atual Jacarezinho)


Seria isso então ? Aquela foto postada pelo Adenilson, da Avenida dos Democráticos (que antes teve o nome de Estrada da Penha), onde aparecem trilhos e um suposto carro de passageiros ao fundo, seria então de uma linha de bondes ? Pergunto isso apenas porque o site mencionado (e o texto, que fala da Rio de Janeiro Tramways Light and Power) sugere ser um novo ramal de bonde. Vejam uma foto do suposto bonde que operava nesta linha, em uma foto que foi postada neste mesmo site (Fonte: Instituto Moreira Sales):

Imagem

Vou pesquisar documentos deste ano (1919) pra conferir se a linha citada era de bondes ou ferroviária ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 22 Ago 2010, 23:52

DadoDJ escreveu:Vejam o que encontrei neste site:

http://www.copacabanadetoledo.blogger.c ... l#39928368

PASSEANDO DE BONDE POR ESSE RIO DE JANEIRO...

1919- A Rio de Janeiro Tramways, Light and Power, assina contrato com a Prefeitura para construção de novo ramal entre o Largo de Bemfica, em São Cristovão e o arraial de Bom Sucesso.

Percorrendo a avenida Suburbana, atravessando a linha da Leopoldina Railway, seguindo até a estação *Vieira Fazenda, entrando na estrada da Penha e seguindo até o arraial mencionado.

(*Atual Jacarezinho)


Seria isso então ? Aquela foto postada pelo Adenilson, da Avenida dos Democráticos (que antes teve o nome de Estrada da Penha), onde aparecem trilhos e um suposto carro de passageiros ao fundo, seria então de uma linha de bondes ? Pergunto isso apenas porque o site mencionado (e o texto, que fala da Rio de Janeiro Tramways Light and Power) sugere ser um novo ramal de bonde. Vejam uma foto do suposto bonde que operava nesta linha, em uma foto que foi postada neste mesmo site (Fonte: Instituto Moreira Sales):

Imagem

Vou pesquisar documentos deste ano (1919) pra conferir se a linha citada era de bondes ou ferroviária ...
Tempos atras uma pessoa me falou que ali passava bonde e nao trem. Ai eu encontrei aquela planta e fiquei na duvida. Entao seria ramal de bonde o que ta traçado na planta?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 24 Ago 2010, 10:13

Olá pessoal, vamos abordar os seguintes tópicos:
1) E.Matto-> A casa que pode ter pertencido à ferrovia data de 1890 e nessa época, pelo que pesquisamos, a variante vinda de Del Castilho e passando por Inhaúma ainda não existia, pois Inhaúma data de 1898, mostrando que E.Matto atendia ao velho ramal vindo da atual João Ribeiro.
Em um mapa de 1907 que o Dado postou já aparecem as duas variantes coexistindo e em outro de 1928, já mostra o leito definitivo da Rio D'ouro com a variante da João Ribeiro (Estrada Nova da Pavuna, na época) já erradicada.
Moral da história: Caso alguma obra não tenha sido realizada, a estação tinha uma posição que atendia aos 2 leitos simultaneamente com um trilho de cada lado da edificação.
2) Bonde da "Av. Democráticos"-> Pessoal, peço para reverem as fotos que postei. Aquilo realmente não parece ser linha de bonde. Há um nítido limite do leito, dormentes e a bitola parece métrica. Qual era a bitola dos bondes?
Outra coisa importante é a existência de brita. Dá para notar isso, apesar da resolução baixa.
3) Ramal do Cajú-> Baseando-me na listagem de estações postadas pelo Dado em Azul com o ramal da Rua Bella e aliando ao fato que não possuimos a posição exata do ponto zero do Cajú, mas temos a localização de E.Matto, realizei a busca das estações de trás para frente, obtendo o segunte resultado.
a) Botafogo: Ficava na calçada da atual Suburbana, junto à esquina do viaduto de Pilares, estando a direita deste de quem vém da linha amarela.
b) Venda Grande: Ficava onde atualmente é a Igreja Universal em Del Castilho a cerca de 400m da atual Del Castilho (antiga Liberdade), sentido Cachambi.
c) Praia Pequena: Ficava em Maria da Graça na Suburbana, onde inicia a Rua Félix Ferreira.
d) Benfica: Ficava em frente ao supermercado Prezunic na Suburbana, mostrando que o Dado pode estar certo quando levanta a possibilidade de ter existido 2 Benficas.
e) Rua Bella: Ficava na bifurcação da atual Prof. Olimpo de Mello e Capitão Félix em Benfica.

Observações: As distâncias foram traçadas de trás para frente a partir de E.Matto e na listagem que o Dado postou em AZUL não estão citadas as paradas Bella e Estação Liberdade.
Pode haver diferenças pequenas nas posições, uma vez que fiz o traçado manualmente no GOOGLE.
Estou partindo do princípio, nesse caso, que o ramal realmente passava junto à atual Suburbana, vindo da atual Professor Olimpo de Melo e indo até Pilares, passando pela atual João Ribeiro até E.Matto.

Abraços.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante