[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 19 Ago 2011, 11:57

Melekh.

O nome Doutor Frontin foi um nome com curta vida entre as épocas dos nomes Cupertino e Quintino Bocaiuva.
Estou no trabalho agora e não posso ver o ano da foto, mas a mesma é bem antiga.

Sei que o tema aqui é a Rio D'ouro, mas li em uma reportagem que a Supervia tentou desativar a estação de Quintino.
Absurdo não.
Só não conseguiu, pois um político interviu.
Não sei em que época se deu isso, mas de qualquer forma a estação foi modernizada.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 20 Ago 2011, 12:21

<O> <O> <O> <O> <O>
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 20 Ago 2011, 23:34

Inspirado na dica do Adenilson, pesquisei no site da Biblioteca Nacional e encontrei outro mapa que mostra uma raridade: as duas linhas da EF Rio d'Ouro desenhadas, mas não sabemos se funcionando realmente. E outra raridade é que o mapa mostra toda a área do município do RJ (Distrito Federal):

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... 309957.jpg

Segundo o site, o mapa é de aproximadamente 1920.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 22 Ago 2011, 10:29

Pelo mapa, as linhas vindo do Caju e de Francisco Sá não se cruzavam em Del Castilho, seguindo independentes até a junção em Engenho do Mato.
Ou seja, os trens que partiriam da estação original no Caju, passariam a trafegar, a partir de Del castilho, pelo ramal novo via Inhahuma. E os trens vindo da região de São Cristovão compartilhariam a linha da Melhoramentos até Del Castilho e, a partir dali, seguiriam pelo ramal original entre Del Castilho e Engenho do Mato. Mas talvez este trecho tenha existido apenas para ligar a Rio d'Ouro às oficinas, às estações do ramal da Suburbana e ao ramal da Olaria, evitando assim de qualquer forma, cruzamentos com a Melhormentos não seguindo após Pilares.


Outra curiosidade que notei neste mapa, é o que corrobora com a minha teoria sobre a localização do Porto de Maria Angu. A Ponte das barcas de Maria Angu está no local correto, na atual estação de tratamento de Esgoto da Penha, mas o Porto fica um pouco antes, no final da atual Rua Pirangi, que era parte de uma estrada antiga que vinha desde a Rua Uranos (antiga Estrada da Penha), com suas partes atuais formadas pela Rua Dr Alfredo Barcellos, um trecho que foi retificado com a construção do IAPC de Olaria (Rua Andre Azevedo) e Rua Pirangi.

Outro ponto, o Porto de Irajá ficava em algum ponto perto do Centro da Avenida Shultz Wenk, em algum ponto onde o Rio Irajá originalmente se tornava quase uma baía. E a Estrada do Protinho (Av. Lobo Junior), não chegava até nenhum porto, pois terminava antes da Baía. Talvez fosse apenas um pequeno porto, como o próprio nome diz, de pescadores.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 23 Ago 2011, 11:48

Pessoal,


Em se falando em E.F.R.D (posterior EFCB) coloco aqui alguns dos mapas em que podemos ver, as Variantes nova e antiga desta ferrovia e que segue abaixo:


Carta do Districto Federal - Elaborado pelo Serviço Geográfico Militar, hoje disponível no Instituto Pereira Passos. A data é de 1922.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

Imagem


Mapa de 1900


Imagem


Planta Geral da cidade do Rio de Janeiro - Com a indicação dos Distritos policiais.


Imagem



Estes são alguns dos mapas que retratam esta ferrovia.
Editado pela última vez por Melekh em 25 Ago 2011, 13:04, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Ago 2011, 16:50

O curioso é que até pouco tempo atrás, de repente 1 ano ou 1 ano e meio no máximo, não tínhamos nada de informações sobre as linhas da EFRdO pela Av.Suburbana, eu só conhecia a linha entre Praia Pequena e Liberdade (Del Castilho) por causa daquele mapa de azulejos que se encontra em algumas paredes de escolas públicas na zona norte. E agora temos uma porção de plantas e mapas, impressionante nosso poder de pesquisa !
app
Amaral, acho corretas as suas afirmações, mas com uma ressalva: as linhas devem te se cruzado em alguma época em Del Castilho, visto que a primeira linha era pelo trecho Caju-Engenho do Matto passando por Del Castilho e seguindo pela Av.Suburbana; e a segunda era pelo trecho Caju (depois Francisco Sá) até Engenho do Matto passando por Del Castilho e seguindo pela Automovel Clube. Em Del Castilho (Liberdade) elas devem ter se cruzado por um tempo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Ago 2011, 22:29

Outra coisa: o mapa de 1900 encontrado pelo Adenilson na Biblioteca nacional (http://bndigital.bn.br/scripts/odwp032k ... 523904.htm) mostra que a linha original vinda do Caju e o ramal posteriormente construído passando por Inhaúma possuíam ligação, vejam a bifurcação em Del Castilho neste mapa. Além disso, há a indicação "Estrada de ferro Rio do Ouro" no ramal "original" (via Av.Suburbana) e a indicação da linha nova como um "Ramal da Estrada de Ferro Rio do Ouro".
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Ago 2011, 10:08

Dado e pessoal, bom dia!
Vou tentar responder e/ou comentar algumas postagens aqui.

Dado: Sobre a linha pontilhada ser de fato linhas de bonde, você observou muito bem. O pessoal do mapa adotou uma legenda muito parecida e confesso que sequer consultei a legenda, pois fiquei meio hipnotizado com tanta informação no corpo do mapa.
O que chama mais atenção é que depois de muita discussão e argumentação, tinhamos chegado à conclusão que os ramais antigo e novo da Rio D'ouro tinham tido algum tempo de "convivência", algo como 1898, onde de fato é 1894, até 1907.
A partir daí, se não me falha a memória, começamos a descobrir mapas depois disso com as duas variantes e sem. Chegamos a conclusão que os mapas não eram atualizados.
Cheguei até a mandar uma foto com o Largo de Pilares comprovando que na década de 20, já não havia o menor sinal da antiga linha.
A questão é que agora temos um mapa de 1900 com a linha interrompida, sendo que você encontrou um de 1904 do mesmo jeito.
Como o mapa não pode prever o futuro, ao contrário de um mais "moderno" que possa estar desatualizado, chegamos a conclusão, que se não houve ERRO OU FALHA NA IMPRESSÃO DO MAPA, associando ao fato de falta de interligação entre as linha depois de Del Castilho, podemos estar chegando a conclusão que as estações nesse mapa a partir de Capão do Bispo não teriam mais utilidade.
Outra fato é que temos que lembrar que a Melhoramentos foi construída mais ou menos na mesma época da variante nova da Rio D'ouro.
Mesmo tendo existido um cruzamento das linhas na altura de Tomás Coelho, será que realmente ele se deu com tráfego.
Durante as minhas iminentes férias, vou tentar vasculhar os documentos postados pelo Dado, se havia alguma citação sobre a permuta das variantes da Rio D'ouro.



DadoDJ escreveu:Outra coisa: o mapa de 1900 encontrado pelo Adenilson na Biblioteca nacional (http://bndigital.bn.br/scripts/odwp032k ... 523904.htm) mostra que a linha original vinda do Caju e o ramal posteriormente construído passando por Inhaúma possuíam ligação, vejam a bifurcação em Del Castilho neste mapa. Além disso, há a indicação "Estrada de ferro Rio do Ouro" no ramal "original" (via Av.Suburbana) e a indicação da linha nova como um "Ramal da Estrada de Ferro Rio do Ouro".
Editado pela última vez por Adenilson em 25 Ago 2011, 14:30, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Ago 2011, 10:17

Complementando.
Não sei o que o Amaral quis dizer, mas talvez ele tenha observado a mesma coisa que eu.
Havia o cruzamento da Rio D'ouro com a auxiliar em Del Castilho, mas o mapa não indica uma parada que atendia a Rio D'ouro nessa época, mas apenas à linha Auxiliar, mas creio que isso possa ser uma falha do mapa.

De fato houve um período com 2 cruzamentos da Rio D'ouro com a Auxiliar (Del Castilho e Tomás Coelho), mas será que com tráfego?
Se eu não ler isso nos documentos, começo a suspeitar que não.

Outra coisa importante é que a Estação José dos Reis é mostrada nesse mapa de 1900 do lado oposto onde pensávamos e está no ponto da então "futura Suburbana" no prolongamento imaginário da Henrique Scheid até a "futura Suburbana".
O mapa mostra que em 1900 elas ainda não se "encontravam".
A estação ou parada parecia ter um pátio de manobras até as oficinas de Engenho de Dentro.

Verifiquei no Google e o local da estação para hoje ser um posto BR, ou na pior das hipóteses a construção que está do outro lado da Henique Scheid atualmente.
Editado pela última vez por Adenilson em 25 Ago 2011, 14:42, em um total de 1 vez.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 25 Ago 2011, 11:42

Dado, Adenilson, Amaral e Companheiros,



Pelo Mapa de 1911 abaixo as linhas da E.F Rio D’ouro (Variantes Antiga e Nova) seguiam para destinos diferentes, tendo em comum a Estação/Parada LIBERDADE a partir de Del Castilho, seguindo pela Av.Suburbana e a outra em Engenho do Matto onde novamente se encontravam.

A de se notar que a Variante Antiga, após a criação da E.F. Melhoramentos (Linha Auxiliar), esta cruzava com a ultima em Del Castilho e também no trecho entre Engo. da Rainha/Tomaz Coelho, se unindo novamente na Estação Engenho do Mato.

Logo o ponto em comum era Liberdade e Engo. do Mato


Vide o Mapa abaixo com todas as ligações:

Imagem


Mas não era assim, pois a Variante Antiga seguia sozinha, inclusive nem existia a Linha Auxiliar, que todos sabem, foi criada mais tarde. Vejam o Mapa.


Imagem


Em destaque.


Imagem


Abraço a todos.




Abraços a todos.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Ago 2011, 13:40

Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas (1899), descrevendo as obras feitas no ano anterior.
Na página 424 são descritos alguns detalhes interessantes:
Imagem
^^ Note que havia dois cruzamentos da Linha Auxiliar com a EFRdO, portanto, com a linha antiga da EFRdO, via Suburbana, ok ? Acredito que tenha havido tráfego e cruzamento neste período sim, e de repente devido a estes cruzamentos, como dito anteriormente, erradicaram esta linha da EFRdO antiga e construiram a nova via Av.Automóvel Clube.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Ago 2011, 14:36

Melekh e Dado,
É justamente isso que quis enfatizar nos meus comentários.
Parece que havia uma certa dificuldade de atualizar os mapas, tanto é que o mapa que você postou acima tem a Parada Perna de Pau ainda como existente e o mapa de 1900 não tem.

Talvez tenhamos que descartar mapas "mais recentes" com as 2 variantes da Rio D'ouro.

A questão é saber quanto tempo depois de erradicado o trecho, os trilhos da variante antiga foram arrancados e suas estações demolidas.

Sobre o que o Dado postou acima de documentação, datada de 1899, mostra sim dois cruzamentos da Rio D'ouro com a Melhoramentos, mas o que vou ainda tentar ver é se havia tráfego.
Pode ser que durante um período de transição, onde houve uma adaptação da variante nova, as duas possam ter sido utilizadas, mas com 2 cruzamentos com a Melhoramentos e dois pontos de interseção entre as próprias variantes da Rio D'ouro, talvez essa "permuta" de tráfego, se ocorreu, tenha sido mais curta que pensávamos.

Entrando no detalhe sobre os cruzamentos em si (Rio D'ouro e Melhoramentos), eles se davam em Liberdade e Tomás Coelho, sendo o ponto de "encontro" das duas variantes em Liberdade e Engenho do Mato.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 25 Ago 2011, 15:04

Um ponto que poderia esclarecer a definitiva erradicação do ramal original pode ser o ano em que foi construído o ramal que saía de Inhauma até as oficinas. Vou explicar o porque com uam teoria.

Foi necessária a contrução do ramal novo da EFRdO devido aos 2 cruzamentos com a EF Melhoramentos quando da sua construção. Como há tubulações da CEDAE ao longo do ramal novo, não sei se poderia ter algo a ver também com a construção de uma adutora auxiliar ou substituição da antiga por algum motivo técnico no trecho Suburbana (Nem sei se passa alguma adutora ao longo da Suburbana).

Com o novo ramal, o original ficou sendo usado até aproximadamente onde atualmente fica a Linha Amarela de onde saía o ramal para as Oficinas e para a Olaria, como acesso às mesmas e talvez também pela importância populacional ou até política de alguma estação neste trecho (Capão do Bispo e Venda Grande por exemplo, que continuaram a aparecer em alguns mapas posteriores, apesar do desaparecimento de algumas outras como Praia Pequena e Pilares). É possível que, em algum momento anterior a década de 20, estas estações e o ramal da Olaria tenham perdido a importância ou tenham sido erradicados e a EFRdO, por algum problema em manter aquele ramal apenas para acesso às oficinas (por aumento de tráfego na Suburbana, ou aproveitando da erradicação do ramal do Caju). E devido a isso, a EFRdO pode ter construído o tal ramal novo, saindo de Inhaúma direto até as oficinas (alcançando o ramal original das oficinas na Suburbana), extinguindo assim o ramal vindo pela Suburbana.

É uma teoria, mas pode estar toda errada pq eu sou péssimo para datas e estas podem ser incompatíveis com a teoria.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Ago 2011, 23:42

Hoje esse assunto ficou "martelando" na minha cabeça ... infelizmente não tenho como montar um cronograma agora, mas passo o link das imagens de relatórios que salvei, muitas destas páginas falando da EFRdO. Infelizmente muitas imagens não tem data assinalada, dificultando a localização espaço-tempo. Mas dêem uma olhada, talvez ajude.
Link no Picasa: https://picasaweb.google.com/trilhosdor ... directlink

okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Set 2011, 00:06

Melekh escreveu:Estrada de Ferro Rio D’Ouro Parada e Estações.

Estação Areal.
Imagem

(...)
Melekh, peço a licença de fazr uma observação em um post bem antigo seu (acima). É o seguinte: contamos agora com a presença ilustríssima do autor e pesquisador Hugo Caramuru aqui no fórum. Eu já era amigo dele no Orkut, e por lá fiz algumas perguntas a ele sobre a EFRdO. Ele tem um acervo incrível de fotos da EFRdO e de outras ferrovias, muitas de sua própria autoria. E em relação a foto acima, onde comentamos ser a estação de Areal, ele me relatou o seguinte:
"Queria fazer um comentario sobre uma foto postada por vocês onde sob um circulo vermelho há uma pergunta se eria a estação de Areal (Coelho Neto). Não ali é a travessia da Pavuna. Tanto que na esquerda da foto aparece uma porta de correr, é uma garagem de uma familia amiga minha no tempo do ginasio, a familia ZAU. Pois uma menina dessa familia ficou com o pé preso na chave e foi atropelada pelo trem, a vapor ainda. Viveu alguns dias e morreu. Foi horrivel, isso não presenciei, a Elizabeth, irmã dela é que contou. Ao fundo vê-se o posto ESSO" (...)
Ele também está atrás de uma imagem da estação de Inhaúma, inclusive quero falar que é um cúmulo não termos visto uma imagem de estação tão importante até hoje, incrível não é mesmo ?
:O
Outra coisa: aproveitando a perícia que nós temos em identificar locais e estações, alguém saberia dizer onde foram feitas as fotografias abaixo ? As duas imagens da EFRdO, e foram digitalizadas há muito tempo pelo Hugo Caramuru, mas ele não se lembra de quais revistas ele tirou as fotos ... caso alguém saiba ...
Imagem
^^ Segundo consta,parece ser a Parada Areia Branca ...

Imagem
^^ E esta parece ser em algum trecho do ramal de Xerém ...

E então ?!
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 05 Set 2011, 16:17

Grande Dado!
Tudo bom?

Excelentes fotos, mas eu não entendi direito. você está suspeitando ser Areia Branca (foto de cima) ou você recebeu essa informação extra-oficialmente do cara que te mandou as fotos?

Outra coisa, esse cara é aquele que você mencionou?

Se você ou o cara que te cedeu a foto, tiver a mesma em uma resolução melhor, talvez dê para ler a placa do busão que está lá atrás. okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 05 Set 2011, 19:08

As fotos me foram enviadas pelo Hugo Caramuru. Ele as tirou de revistas antigas.
A foto que parece ser Areia Branca e do ramal de Xerém, foram indicadas por conhecidos dele. Ou seja, ele enviou a foto a outro amigo, que sugeriu serem estes os locais.
A segunda foto mostra uma estação desconhecida a frente, e a primeira é quase certeza, segundo disseram a ele, ser Areia Branca.
Vou tentar obter a foto com maior resolução.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Set 2011, 15:10

Pessoal, saudações !
Estou com ótimas notícias e descobertas, feitas pelo pesquisador já citado anteriormente Hugo Caramuru. Vamos a elas:

1-Lembram-se daquelas fotos de um desastre na passagem de nível de Vicente de Carvalho noticiado pelo Jornal Última Hora, o qual tínhamos dúvidas se realmente era no local apontado. Pois é, vejam abaixo a matéria publicada no Jornal do Brasil, na mesma data do Última Hora:
Imagem
Pois bem ... creio que com estas provas realmente o local fotografado era em Vicente de Carvalho.

Mais tarde, postarei mais fotos publicadas e cedidas pelo Hugo sobre a EFRdO.
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Set 2011, 15:21

Foto em alta resolução de uma paradinha que seria em Areia Branca :
Imagem

Encontrei no Google Street View um local parecidíssimo com esse da foto, e seria onde existe hoje em dia uma placa indicativa do local onde ficava a estação. Comparem com a foto do Google Street View neste link abaixo:
http://maps.google.com/maps?q=belford+r ... 28,,0,4.97
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Set 2011, 15:39

Quando fui à Biblioteca Nacional em 2010, li em um livrete sobre um acidente que causou comoção em toda a cidade: um desastre ferroviário na EFRdO onde duas composições se chocaram de frente próximo a Acari. Pois bem ... abaixo fotos cedidas por Hugo Caramuru sobre este horrível acidente:

Imagem

Imagem

Mais tarde postarei a matéria sobre o acidente.
=o
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante