[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Out 2011, 12:13

Que absurdo !
nnoo
Pessoal, cadê as postagens que nós fizemos após o dia 30 de setembro ?!
Eu me lembro que o Adenilson havia postado mensagens, o Tche também, eu havia replicado uma mensagem ... mas hoje quando eu entrei aqui no fórum constatei que todas as postagens posteriores ao dia 30 SUMIRAM !. Teve um dia de manhã que entrei aqui através do celular e o fórum estava mais uma vez fora do ar ... não sei o que ocorre, mas o servidor onde está hospedado o fórum deve ser muito ruim ... toda hora acontece alguma coisa ...

Obs.: estou atualizando o fórum Trilhos do Rio. E passando informações pra lá. Não digo que lá esta isento de problemas ou falhas porque nenhum host de hospedagem é perfeito. Mas estou confiante que lá os problemas não acontecerão tantas vezes como ocore aqui.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 09 Out 2011, 13:27

Dado e demais amigos desse tópico, me deem licença para fazer umas observações sobre o último fato ocorrido:

1- O TGVBR é bom, mas tornou-se uma bomba relógio com os últimos acontecimentos. Eu ando acompanhando ainda, mas confesso que na espera de dar zebra novamente. E deu!

2- Assim como se perdeu pouco agora, corre-se o risco de se perder tudo de uma hora pra outra. Encaro esse fato como aviso.

3- Assim como o Facebook está aposentando o Orkut, acho que, pelo menos pra gente, chegou a hora do Trilhos do Rio aposentar o TGVBR.

4- Resumindo tudo agora, eu pouco contribuo para a RdO. Gosto muito dela, mas ela ainda é muito enigmática pra mim. Muito complexa. Agora pra vocês, que estão fazendo um trabalho de arqueologos, é jogar descobertas no lixo. As coisas sumindo dessa forma deve ser algo muito frustrante.

5- Fica a dica: RdO e Trilhos do Rio tem tudo a ver.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 09 Out 2011, 21:56

Pois é, sumiu, o início do mês de Outubro !!!!

Eu tinha postado, umas observações sobre a estação Pavuna da EFRD, procurei e não achei o que estava escrito! = /
Tinha até uma foto com ótima resolução, ainda bem que eu salvei ela comigo. :D


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 10 Out 2011, 08:26

Pois é pessoal,
Eu tinha feito algumas observações legais sobre os ótimos depoimentos que tinham sido feitos, seja pelo AVVP, Tchê e outros amigos e realmente tudo sumiu.
O coração do problema se deu na própria sexta-feira.
Algo "engraçado" aconteceu.
No meu trabalho posso acessar a Internet usando o Explorer ou Mozila. Quando eu usava o Mozila eu via o quadro como hoje, ou seja, sem os depoimentos mais recentes.
Quando eu usava o Explorer, eu conseguia ver tudo.
Temos que exigir do servidor o nosso fórum completo.
Eles que dêem um jeito. nnoo
Editado pela última vez por Adenilson em 10 Out 2011, 09:00, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Out 2011, 08:39

De novo, pessoal.
Neste momento o fórum passa por mais um bug ou falha, não sei o que acontece.
Ao digitar http://www.tgvbr.protrem.org no navegador, a página abaixo é exibida:
Imagem
Só consegui entrar aqui digitando no Google "TGVBR Rio do ouro". E essa é uma boa dica também quando o fórum estiver fora do ar por completo: o Google "guarda" algumas páginas em cache. Dá pra visualizar algumas informações por ele.
Agora o que será que está acontecendo ? Tá brabo o negócio ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 10 Out 2011, 13:36

É verdade,

Está feia a coisa, tentei postar alguams coisas nos últimos dias e não consegui.

Para complementar:


Dado,


Sobre as paradas entre Babi e Xerém seria bom enumerá-las, até porque enriqueceria o croqui das ferrovias (aquele que eu te enviei) que eu venho elaborando e também para na primeira oportunidade, refazer numa expedição todo o traçado, já com mais atenção e critério.


Vide o que diz abaixo:


Imagem


Falando de Nova Aurora/Aurora, eu neste trecho não cheguei a tirar fotos, pois a primeira vista não me ative para qualquer resquício. Em Aurora tinha bastante movimentação. Não chegamaos (eu e o Sr. Lentulio Bernardo Umile) a perguntar sobre a estação/parada. Já estava quase anoitecendo.

O traçado do ramal de Xerem, por ser um local de pouca habitação, passando pela Estrada da Rio D’Ouro, Estrada de Xerem... nos obrigou a procurar muito, pois no local tinha poucas pessoas, inclusive em uma das casas (sítio) em que procuramos informações, um senhor nos atendeu com um rifle, acredito que estava com medo.


Temos que procurar por Paradas ou vestígios, acredito não ser difícil achá-las, conheço bem o leito.

Sobre a Estação Brejo, veja o que diz sobre a mesma abaixo:

Imagem



Falando em Capicary... como disse e repito, precisamos localizar tudo.
Nós expedicionários do fórum) temos a obrigação moral de checar cada detalhe.

Precisamos percorrer os trecho das represas ! ! !

Vide:


Imagem




Grande abraço para todos.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 11 Out 2011, 06:42

Vamos por partes! Ainda acho que devemos esmiuçar e esclarecer os dados e a foto da estação de Acari. Não deve ser difícil encontrar alguma foto, é só pesquisar.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 11 Out 2011, 09:02

Tche,


Não é tão facil assim, eu particularmente nunca vi foto da estação Acari; já Areal coloquei uma foto no forum e inclusive a foto está no site do Ralph.

Detalhe, no site http://www.estacoesferroviarias.com.br e em alguns outros lugares que as a estação Acari tinha como nome anterior, Areal, o que não é verdade, pois Areal (km 17.183)era uma estação e Acari (km 18.032) outra, inclusive com quilometragem diferente.


abraços.


bordoni
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Out 2010, 13:51

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por bordoni » 11 Out 2011, 09:40

Melekh, a que foto você se refere? Aquela em preto e branco? Se for aquela, o Hugo Caramuru disse que fica, na verdade, na Pavuna.

Já as fotos coloridas parecem mesmo com a estação. Inclusive dá pra ver pelo Street View.

Abs,

Glaucio.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 11 Out 2011, 19:18

Melekh, embora me recorde muito bem da estação de Acari, não conheço nenhuma foto. Acho que vou até o local tentar contato com algum morador antigo, se possível daquele conjunto de prédios que fica em frente à estação do Metrô. Não deve ser difícil conseguir uma boa foto.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 14 Out 2011, 15:41

Sobre a estação de Acari, o mais apropriado é achar com moradores antigos, arquivos de jornal ou coisas assim, pois se depender da Internet vai ficar difícil.
Outra coisa que escrevi no depoimento que sumiu é que o tal prédio amarelo cujo link foi postado como a possível estação e que o Tchê descartou, chegou realmente a me confundir.
Se fosse o prédio, a estação de Acari seria mais afastada que o local apontado como a sua localização.
De qualquer forma, pela distãncia que o Dado postou, a estação estaria cerca de 900 metros afastada do Rio Acari e quando tracei a distância no google, verifiquei que essa distância é de cerca de 350 m.


Melekh escreveu:Tche,


Não é tão facil assim, eu particularmente nunca vi foto da estação Acari; já Areal coloquei uma foto no forum e inclusive a foto está no site do Ralph.

Detalhe, no site http://www.estacoesferroviarias.com.br e em alguns outros lugares que as a estação Acari tinha como nome anterior, Areal, o que não é verdade, pois Areal (km 17.183)era uma estação e Acari (km 18.032) outra, inclusive com quilometragem diferente.


abraços.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 14 Out 2011, 15:44

Pessoal,
Será que não é possível exigir do servidor uma explicação do que aconteceu para esse "Triângulo das Bermudas" das informações contidas em importantes postagens aqui?
É possível fazer um back up dessas ipostagens junto ao servidor?


bordoni
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Out 2010, 13:51

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por bordoni » 16 Out 2011, 16:20

Como parece que as postagens antigas não vão voltar, vou colocar de novo aqui a foto da estação da Pavuna, em 1918, autoria de Augusto Malta, garimpada no site historiasdabaixadafluminense.blogspot.com

Imagem

Também as páginas do livro "Ferrovias do Brasil", edições de 1946 e 1956, do IBGE (podem ser lidos na íntegra em biblioteca.ibge.gov.br)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E aqui o link do Street View para a casinha amarela em Acari, que os amigos do fórum ajudaram a confirmar que não se trata da antiga estação.

http://g.co/maps/nr2sv

Abs,

Glaucio.


bordoni
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Out 2010, 13:51

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por bordoni » 26 Out 2011, 02:06

Ainda sobre a estação Acary, sobrepus um mapa da SMU no Google Maps para ver a localização exata da construção e do leito.

Imagem

Abaixo, detalhe ampliado do local da antiga estação.

Imagem

Abs,

Glaucio.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 26 Out 2011, 09:24

bordoni,

app
Muito bem elaborada esta montagem, qual o método que voce utilizou?

Bom a dificuldade aqui, é encontrar uma foto da estação de Acari e outra da estação Areal, já que as duas são estações diferentes.

No momento estou com pouco tempo, senão rodaria por lá na busca de uma foto, com os moradores mais antigos do local.

Abraços.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 26 Out 2011, 12:24

Analisando a montagem, verifico que o local em vermelho é exato, pois ali ficava a estação de Acary, em frente à rua Guaiuba. Lembro-me bem da estação e digo que o local é exatamente o mostrado.


Tche
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Mar 2011, 02:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Tche » 26 Out 2011, 12:27

Sómente um detalhe: o prédio da estação ficava à direita da da pista de subida, e não no meio como é mostrado, tanto é que a calçada de pedestres era quase inexistente, e para acessar a rua Guaiuba era preciso cruzar os trilhos da ferrovia, passando ao lado da estação.


bordoni
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Out 2010, 13:51

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por bordoni » 26 Out 2011, 13:02

Obrigado, Melekh! okk

Eu usei o Photoshop pra fazer a montagem:

1 - Abri a foto de tela do google earth, criei um novo layer na imagem e o selecionei.
2 - Abri a planta da SMU.
3 - Fiz na planta uma seleção retangular da mesma área do google (aproximada, pois é quase impossível selecionar a mesma área).
4 - Copiei a seleção e colei no novo layer da foto do google.
5 - Em image>adjust, usei Levels pra deixar o fundo mais branco
6 - Mudei o modo do layer (acho que pra Screen ou Darken Only, não lembro)
7 - Em image>adjust, usei Hue/Saturation, opção Colorize marcada, e escolhi a cor
8 - A parte mais difícil: control + t, e dimensionar o layer pra coincidir com a imagem de satélite.

A propósito, qualquer dúvida com Photoshop, fique a vontade pra perguntar.

Abs,

Glaucio


bordoni
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Out 2010, 13:51

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por bordoni » 26 Out 2011, 13:18

Tche, pelo que tenho lido, parece que o leito da ferrovia mudou de lugar, assim como a antiga Automovel Club. Se você perceber, na foto ampliada, parece que a avenida ficava realmente acima do leito antigo que está em vermelho, onde lemos "king" manuscrito à esquerda, e "PAVUNA" à direita. Mais acima existia uma praça (canteiro entre avenidas), e onde é hoje a Martin L. King em direção a Irajá, antes era uma via chamada Avenida dos Encanamentos.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Out 2011, 14:50

Simplesmente show, bordoni !
Tanto pela montagem quanto pela pesquisa ! Muito bom !
Parabéns !
app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes