Página 1 de 3
Estação Júlio Prestes
Enviado: 05 Jun 2008, 14:25
por Lipe Andreense
Ponto final da
Linha 8 - Diamante.
A estação atual foi construída no final da década de 1930 pela Estrada de Ferro Sorocabana e originalmente chamava-se Estação São Paulo. Antes da administração da FEPASA-DRM os trens do ramal Jurubatuba (hoje linha 9) partiam dessa estação, além de trens de passageiros com destino ao interior a ao litoral.
Grande parte da estação foi transformada em sala de concertos, a Sala São Paulo.
1 - A imponente fachada da estação e um pedaço da antiga estação.
2 - Essa parte hoje é a Sala São Paulo.
3 -
4 - O relógio
5 - Inscrições da Estrada de Ferro Sorocabana preservadas
6 - Aqui sim é a estação propriamente dita.
7 - Plataformas. São seis (três vias), mas só uma é usada.
8 -
9 -
10 - Antiga cabine de supervisão
11 - As plataformas vão se estreitando
12 - O Fepasão chegando
13 -
14 -
15 - A partir daqui são fotos tiradas de dentro do trem
16 -
17 -
18 -
19 - Trem partindo da estação
20 -
Mais algumas fotos tiradas hoje (03/02/2008):
21 - Passarela
22 - Geral da estação vista da passarela
23 -
24 - Fim da plataforma
25 - Coisas que só a linha B te oferece
26 - Todas as vias se afunilam em apenas duas
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 24 Mai 2009, 00:12
por Vicente
Fepasão chegando junto à cabine...
E de dentro dele, dá pra ver o Pátio da Luz. Dá pra ver, pequenininhas, a Alco do Expresso Turístico, e duas V-8. Atrás dessas V-8, tem duas Enlgish Eletric.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 24 Mai 2009, 23:55
por Pranda
Um belo tópico que não tinha visto ainda.
Parabéns ao Lipe e ao Vicente pela recente contribuição, tudo nota 10 app app app
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 30 Mai 2009, 23:32
por Gustavodc
Muito bom.
O que eu acho mais bonito nessa estação (que passo todo dia em frente) é o "Estrada de Ferro Sorocabana" escrito em dourado. Aquilo é lindo pra cacete.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 01 Jun 2009, 01:37
por Haiser
Sensacional!
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 01 Jun 2009, 11:06
por Vicente
Gustavodc escreveu:Muito bom.
O que eu acho mais bonito nessa estação (que passo todo dia em frente) é o "Estrada de Ferro Sorocabana" escrito em dourado. Aquilo é lindo pra cacete.
Tem também o relógio da parte interna, com a sigla E.F.S., e os bancos com o logotipo da Mogiana (o CM entelaçado). Do banco, eu tenho foto, vou ver se posto à noite...
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 10 Ago 2009, 17:19
por Gustavodc
Cadê sua imagem Vicente?
hehehehehehe
Pessoal (principalmente o senhor Tiado de Costas), recentemente colocaram ali em JPR uma placa falando do traçado geométrico da estação.
O que será feito ali?
Vão finalmente derrubar aqueles prédios-favelas?
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 10 Ago 2009, 21:09
por Vicente
Caramba!!! Tinha me esquecido!!!
E não tô achando essa foto...
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 11 Ago 2009, 07:56
por Gustavodc
Vicente A.O.Junior escreveu:Caramba!!! Tinha me esquecido!!!
E não tô achando essa foto...
E o senhor acha bonito?
Não tem problema, tenho certeza de que o tal relógio ainda está lá.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 11 Ago 2009, 16:03
por Vicente
E está. Bem na cara das plataformas!
Os bancos da Mogiana, com o CM em ferro nos braços, também.
Que droga, não tô achando as fotos...
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 13 Ago 2009, 20:22
por Ramos
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 13 Ago 2009, 20:50
por R E N F E
Em 2001 durante a feira "Negocios nos Trilhos" colocaram uma vaporosa na plataforma 6, e na plataforma 5 nada mais, nada menos que uma Dash-9 da Ferronorte, as duas locos focaram lado, a lado, sendo essa cena capa da RF falando sobre o evento. Pena nao ter a revista aqui em maos para escanear e postar a foto.
Abraços
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 13 Ago 2009, 23:20
por Lopes
Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.
é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.
Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 14 Ago 2009, 08:28
por Gustavodc
Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.
RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 14 Ago 2009, 08:51
por Vicente
Lopes escreveu:Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.
é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.
Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje.
E é verdade, Lopes. Há o enlace L8 / L9 (oeste/sul ou B/C) em uma via se não me engado, depois de ILE. Mas pra isso acontecer, teria que ser em duas vias, e também a sinalização revista e a demanda bem estudada (já que vamos ter a L4 em Pinheiros) pra não ser um bate-lata.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 14 Ago 2009, 16:53
por Francis
Gustavodc escreveu:Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.
RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.
Não só com o Metrô, mas também com o restante da rede (não esqueçamos que antes de ser CPTM as linhas não se conversavam, por isso Barra Funda é aquele labirinto horroroso).
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 14 Ago 2009, 16:55
por Francis
Vicente A.O.Junior escreveu:Lopes escreveu:Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.
é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.
Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje.
E é verdade, Lopes. Há o enlace L8 / L9 (oeste/sul ou B/C) em uma via se não me engado, depois de ILE. Mas pra isso acontecer, teria que ser em duas vias, e também a sinalização revista e a demanda bem estudada (já que vamos ter a L4 em Pinheiros) pra não ser um bate-lata.
Segundo simulações já feitas, vai bater lata. Esta idéia de virar a Linha 9 para o centro já é velha... mas com a linha 4, é inútil.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 15 Ago 2009, 10:49
por Jorge Luis
Em São Paulo, tudo que é feito em materia de transporte, ja nasce saturado, parece que a linha 4 vai ser a salvação dos transportes, em breve nos veremos a linha 9 chegando no centro e os forista pedindo pelo amor de Deus para ser construida a linha Corifeu, e Linha 2 até Leopoldina,não se esqueça que enquanto a população cresce em ritimo de coelho, os investimento andam a passos de tartaruga.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 15 Ago 2009, 20:38
por Tiago Costa
A população já não aumenta mais nesse ritmo alucinante. Isso aconteceu nas décadas de 1970 e 1980. Na década de 1990 a taxa de crescimento da população reduziu fortemente o ritmo (já vinha reduzindo o ritmo na década de 1980), e agora na década de 2000 já cresce a taxas bem baixas. Com isso, as projeções tornam-se mais precisas, já que o cenário não se altera radicalmente, como acontecia antigamente. Apesar disso, muitos bairros têm crescimento acelerado, enquanto outros têm crescimento negativo.
Re: Estação Júlio Prestes
Enviado: 17 Ago 2009, 18:10
por R E N F E
Gustavodc escreveu:Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.
RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.
Nao acho quee ele bebeu, pois em algumas fotos notei que tinham acendido os farois da Dash e acendido a fornalha da vaporosa. O 3012 tambem esteve lá apenas com o primeiro carro na Plataforma 6, o resto do TUE ficou "atravessado" sobre aquele AMV que esta proximo ao fim da plataforma 5.
Abraços