Página 1 de 3

Estação Júlio Prestes

Enviado: 05 Jun 2008, 14:25
por Lipe Andreense
ImagemImagem
Imagem
Imagem


Ponto final da Linha 8 - Diamante.


Imagem


A estação atual foi construída no final da década de 1930 pela Estrada de Ferro Sorocabana e originalmente chamava-se Estação São Paulo. Antes da administração da FEPASA-DRM os trens do ramal Jurubatuba (hoje linha 9) partiam dessa estação, além de trens de passageiros com destino ao interior a ao litoral.
Grande parte da estação foi transformada em sala de concertos, a Sala São Paulo.



1 - A imponente fachada da estação e um pedaço da antiga estação.
Imagem


2 - Essa parte hoje é a Sala São Paulo.
Imagem


3 -
Imagem


4 - O relógio
Imagem


5 - Inscrições da Estrada de Ferro Sorocabana preservadas
Imagem


6 - Aqui sim é a estação propriamente dita.
Imagem


7 - Plataformas. São seis (três vias), mas só uma é usada.
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 - Antiga cabine de supervisão
Imagem


11 - As plataformas vão se estreitando
Imagem


12 - O Fepasão chegando
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 - A partir daqui são fotos tiradas de dentro do trem
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 - Trem partindo da estação
Imagem


20 -
Imagem


Mais algumas fotos tiradas hoje (03/02/2008):

21 - Passarela
Imagem


22 - Geral da estação vista da passarela
Imagem


23 -
Imagem


24 - Fim da plataforma
Imagem


25 - Coisas que só a linha B te oferece :lol:
Imagem


26 - Todas as vias se afunilam em apenas duas
Imagem

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 24 Mai 2009, 00:12
por Vicente
Fepasão chegando junto à cabine...
Imagem

E de dentro dele, dá pra ver o Pátio da Luz. Dá pra ver, pequenininhas, a Alco do Expresso Turístico, e duas V-8. Atrás dessas V-8, tem duas Enlgish Eletric.
Imagem

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 24 Mai 2009, 23:55
por Pranda
Um belo tópico que não tinha visto ainda.
Parabéns ao Lipe e ao Vicente pela recente contribuição, tudo nota 10 app app app

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 30 Mai 2009, 23:32
por Gustavodc
Muito bom.

O que eu acho mais bonito nessa estação (que passo todo dia em frente) é o "Estrada de Ferro Sorocabana" escrito em dourado. Aquilo é lindo pra cacete.

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 01 Jun 2009, 01:37
por Haiser
Sensacional!

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 01 Jun 2009, 11:06
por Vicente
Gustavodc escreveu:Muito bom.

O que eu acho mais bonito nessa estação (que passo todo dia em frente) é o "Estrada de Ferro Sorocabana" escrito em dourado. Aquilo é lindo pra cacete.
Tem também o relógio da parte interna, com a sigla E.F.S., e os bancos com o logotipo da Mogiana (o CM entelaçado). Do banco, eu tenho foto, vou ver se posto à noite... okk

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 10 Ago 2009, 17:19
por Gustavodc
Cadê sua imagem Vicente?

hehehehehehe

Pessoal (principalmente o senhor Tiado de Costas), recentemente colocaram ali em JPR uma placa falando do traçado geométrico da estação.
O que será feito ali?

Vão finalmente derrubar aqueles prédios-favelas?

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 10 Ago 2009, 21:09
por Vicente
Caramba!!! Tinha me esquecido!!! :WK:
E não tô achando essa foto... :(

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 11 Ago 2009, 07:56
por Gustavodc
Vicente A.O.Junior escreveu:Caramba!!! Tinha me esquecido!!! :WK:
E não tô achando essa foto... :(
E o senhor acha bonito? :P

Não tem problema, tenho certeza de que o tal relógio ainda está lá.

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 11 Ago 2009, 16:03
por Vicente
E está. Bem na cara das plataformas!
Os bancos da Mogiana, com o CM em ferro nos braços, também.
Que droga, não tô achando as fotos... wll

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 13 Ago 2009, 20:22
por Ramos
Antes Júlio Prestes era uma das estações mais movimentadas da ferrovia. . .

1982
Imagem

1991
Imagem

anos 90
Imagem

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 13 Ago 2009, 20:50
por R E N F E
Em 2001 durante a feira "Negocios nos Trilhos" colocaram uma vaporosa na plataforma 6, e na plataforma 5 nada mais, nada menos que uma Dash-9 da Ferronorte, as duas locos focaram lado, a lado, sendo essa cena capa da RF falando sobre o evento. Pena nao ter a revista aqui em maos para escanear e postar a foto. :(

Abraços

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 13 Ago 2009, 23:20
por Lopes
Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.

é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.

Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje. :^:

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 14 Ago 2009, 08:28
por Gustavodc
Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.

RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 14 Ago 2009, 08:51
por Vicente
Lopes escreveu:Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.

é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.

Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje. :^:
E é verdade, Lopes. Há o enlace L8 / L9 (oeste/sul ou B/C) em uma via se não me engado, depois de ILE. Mas pra isso acontecer, teria que ser em duas vias, e também a sinalização revista e a demanda bem estudada (já que vamos ter a L4 em Pinheiros) pra não ser um bate-lata.

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 14 Ago 2009, 16:53
por Francis
Gustavodc escreveu:Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.

RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.
Não só com o Metrô, mas também com o restante da rede (não esqueçamos que antes de ser CPTM as linhas não se conversavam, por isso Barra Funda é aquele labirinto horroroso).

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 14 Ago 2009, 16:55
por Francis
Vicente A.O.Junior escreveu:
Lopes escreveu:Pena que hoje não é mais tão bem utilizada como antes.

é legal ver um 5000 numa plataforma e um 5500 em outra, suspeito que seja um para linha oeste e outro pra linha sul.

Tal serviço poderia ser feito, com a Linha 9 fazendo parada apenas em Barra Funda e Imperatriz Leopoldina, mas acho (e deve ser) que compartilhamento de trilhos não cabem mais nos serviços de hoje. :^:
E é verdade, Lopes. Há o enlace L8 / L9 (oeste/sul ou B/C) em uma via se não me engado, depois de ILE. Mas pra isso acontecer, teria que ser em duas vias, e também a sinalização revista e a demanda bem estudada (já que vamos ter a L4 em Pinheiros) pra não ser um bate-lata.
Segundo simulações já feitas, vai bater lata. Esta idéia de virar a Linha 9 para o centro já é velha... mas com a linha 4, é inútil.

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 15 Ago 2009, 10:49
por Jorge Luis
Em São Paulo, tudo que é feito em materia de transporte, ja nasce saturado, parece que a linha 4 vai ser a salvação dos transportes, em breve nos veremos a linha 9 chegando no centro e os forista pedindo pelo amor de Deus para ser construida a linha Corifeu, e Linha 2 até Leopoldina,não se esqueça que enquanto a população cresce em ritimo de coelho, os investimento andam a passos de tartaruga. :gr:

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 15 Ago 2009, 20:38
por Tiago Costa
A população já não aumenta mais nesse ritmo alucinante. Isso aconteceu nas décadas de 1970 e 1980. Na década de 1990 a taxa de crescimento da população reduziu fortemente o ritmo (já vinha reduzindo o ritmo na década de 1980), e agora na década de 2000 já cresce a taxas bem baixas. Com isso, as projeções tornam-se mais precisas, já que o cenário não se altera radicalmente, como acontecia antigamente. Apesar disso, muitos bairros têm crescimento acelerado, enquanto outros têm crescimento negativo.

Re: Estação Júlio Prestes

Enviado: 17 Ago 2009, 18:10
por R E N F E
Gustavodc escreveu:Creio que a estação deixou de ser tão utilizada devido à integração em Barra Funda com o Metrô.

RENFE, não sei se foi nessa, mas um amigo meu foi nessa feira e até subiu na tal Dash. Ele também disse que o cara a acelerou.
Mas vai saber se ele não bebeu.

Nao acho quee ele bebeu, pois em algumas fotos notei que tinham acendido os farois da Dash e acendido a fornalha da vaporosa. O 3012 tambem esteve lá apenas com o primeiro carro na Plataforma 6, o resto do TUE ficou "atravessado" sobre aquele AMV que esta proximo ao fim da plataforma 5.

Abraços