A finalidade da construção do TAV é o apoio às viagens ao longo das linhas de caminho-de-ferro existentes mais importantes e saturadas de Itália, e acrescentar novos carris a essas linhas, nomeadamente nos corredores Milão-Nápoles e Turim-Milão-Veneza. Um dos objetivos do projecto é transformar a rede de caminhos-de-ferro italianas num sistema moderno de alta tecnologia no transporte de passageiros de acordo com os padrões actualizados do sistema ferroviário europeu. Um objectivo secundário é a introdução do sistema de alta velocidade no país e nos seus corredores de alta prioridade. Uma consideração importante em conta é o melhoramento dos tempos de viagem, freqüência de comboios e segurança. Quando a procura das linhas de comboio convencionais for diminuída com a abertura de linhas dedicadas de alta velocidade, essas linhas serão usadas principalmente para os serviços ferroviários regionais de baixa velocidade e a comboios de mercadorias. Quando essas idéias tiverem sido completadas, a rede ferroviária italiana poderá ser integrada com outros sistemas ferroviários, principalmente com o TGV francês e com o ICE alemão.
Em Itália, o método dominante de transporte dominante é o uso de automóveis e a sua rede de auto-estradas. Uma das maiores razões para o desenvolvimento altamente desenvolvido e sistemático da rede ferroviária no país, é o encorajar uma sensação de competitividade entre diferentes meios de transporte e melhorar uma infra-estrutura ferroviária sub-utilizada e antiquada, bastante atrasada relativamente ao resto da Europa Ocidental. Ao tornar as linhas ferroviárias italianas em corredores de alta capacidade, assegurará uma nova opção de transporte que estará ao nível dos padrões de qualidade do resto do continente. Com duas linhas troncais, o sistema poderá ramificar-se e chegar a um maior número de destinos do que tenha existido antes em Itália. Os comboios de alta velocidade irão ligar as principais cidades do país em linhas dedicadas com uma velocidade inalcançável pelos automóveis
Fonte: Wikipédia
01
02
![Imagem](http://www.IMAGEM NÃO PERMITIDA.net/pictures%5C19714%5Con%20the%20way%20to%20venice%20008.jpg)
Fotos retiradas do SSC
03
![Imagem](http://i11.tinypic.com/2q23b13.jpg)
04 - O interior
![Imagem](http://i13.tinypic.com/49auydv.jpg)
05 - A cabine do TAV
![Imagem](http://i19.tinypic.com/30ro6fc.jpg)
06
![Imagem](http://i10.tinypic.com/30w7b5j.jpg)
07
![Imagem](http://i19.tinypic.com/43qdrt2.jpg)
08
![Imagem](http://img262.imageshack.us/img262/681/immagine2no8.png)
09
![Imagem](http://content.answers.com/main/content/wp/en/thumb/7/7f/250px-FS_ETR500-brandsAV.jpg)
10
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAABrTvqsO6XC-35fVG-BFYoU278NcSxImWGFuv3NpJDTWz6w-6pUhfAH5Wmm_yDZxDlzpRWjXnchSGF3Gla15zLxAJtU9VBx2mLI2SepH5NL9Qd1FJnuRBjQSw.jpg)
11
![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAAB6exLuYbZNZGfMhHruPzW8cwqOwqOeuhjqJ2ATArioEm7vP423jSWaCYjXr9UgPySgP98eOLIhUDxPG2H7lx4UAJtU9VDeE7JbGlkKZcFe5pziNr9O1tLmQg.jpg)