Página 1 de 4
Estação da Luz
Enviado: 05 Jun 2008, 14:31
por Lipe Andreense
A estação da Luz foi inaugurada em 1902, e teve todo o material de construção importado da Europa. Já foi a mais importante estação da cidade, de onde partiam trens para o interior do estado e para o litoral. Hoje serve apenas como estação terminal dos trens metropolitanos da CPTM que correm pelas linhas
7,
10 e
11.
O acesso às plataformas atualmente é feito por um saguão subterrâneo que também se integra ao Metrô (
linha 1 e futuramente à
linha 4.)
1 - Fachada da estação
2 -
3 -
4 - Tótem e acesso direto à parte subterrânea.
5 - Plataformas vistas do lado norte. Trem série 1100 indo para Francisco Morato
6 - Acesso pela Rua Mauá
7 -
8 - Acesso pela Avenida Cásper Líbero
9 - Acesso pela Praça da Luz
10 - Entrada do saguão principal
11 - O belíssimo saguão
12 -
13 -
14 - Passarela sobre as plataformas
15 - Plataformas vistas da passarela.
À direita: linhas A e D. À esquerda: Linha E e plataforma não utilizada
16 - Do outro lado
17 - Desembarque da linha A
18 -
19 - Saguão subterrâneo de acesso às plataformas
20 -
21 - Corredor de acesso ao Metrô. Essa parede à esquerda futuramente dará acesso à Linha 4.
22 - Trem da linha A chegando.
23 - Plataforma da linha D
24 -
25 -
26 - Plataforma da linha A, em horário de pico (18:00h)
27 - Plataforma central. À esquerda linha A, à direita Linha E.
Enviado: 21 Jun 2008, 23:12
por Lopes
Observe o esquema a seguir:
Plataforma 1 | Plataforma 2 e plataforma 3 | Plataforma 4
Rio Grande da Serra | Fco.Morato | Guaianases | Sem uso
O por quê a última plataforma, suspeito que seja a 4 não é utilizada?
Já vi passar trens de carga, mas vi também trem de carga passar pelas demais plataformas...
Será que essa plataforma está aguardando a Linha 8/B?
Enviado: 24 Jun 2008, 16:27
por ArqPaulo
tambem fiquei curioso do porque da nao utilização daquela plataforma, a linha 8 acaba poucos metros dali, na belissima julio prestes, quem sabe e tomara ela chegue também na luz, pois muita gente que pode vir de osasco, tem que descer na barra funda pra pegar a linha 3, e depois a linha 1 do metro pra ir pra minha regiao....a nao ser que desça la e ande a pé ate a luz...rs, mas ai paga passagem....
Lipe, que legal, nao sabia que seria naquela regiao o acesso a linha 4, estava pra perguntar isso no forum
abçs
Enviado: 24 Jun 2008, 16:53
por Lipe Andreense
Não sei se vocês percebem, mas para a linha B alcançar a plataforma 4, ela teria que cruzar todas as outras vias.. Seria mais facil, do meu ponto de vista leigo, remanejar a linha E pra plataforma 4, a A pra 3, a D pra 2 e a B ficaria com a 1.
Mas sou mais a favor de levar o Expresso Leste até a Barra Funda E também do túnel entre J. Prestes e Luz
Enviado: 24 Jun 2008, 16:59
por AGV
Lipe, realmente só me dei conta de como a J. PRestes é tão perto das estação da Luz, simplesmente olhando no guia de ruas.
E foi a 1a coisa que pensei, uma interligaçã entre as 2 estações.
Mas quanto a um túnel você re refere a um túnel para pedestres, interligando JP e Luz, ou uma via até Luz?
Na minha visão, se houver ao menos a ligação física para os passageiros, de qualquer forma eles, estando em uma estação, de certa forma estarão também na outra,
bastando para isto, usar o túnel.
Seria uma ótima interligação.
Enviado: 24 Jun 2008, 17:24
por Lipe Andreense
Sim, eu penso em um túnel para transferência dos passageiros, igual existe entre Luz-CPTM e Luz-Metrô
Re: Estação da Luz
Enviado: 26 Mar 2009, 21:00
por Lipe Andreense
Algumas fotos do saguão subterrâneo da Luz, mostrando as placas já com informação bilíngue, para o Expresso Turístico, e novos angulos da estação (fotos minhas e do Tiago, tiradas com a camera do Tiago, em breve serão adicionadas ao primeiro post)
28 -
29 -
30 -
31 -
32 -
33 - Bilheterias do Expresso Turístico
34 - Plataforma 4, onde os trens da linha 11 partem para Guaianazes.
35 -
36 - Trem partindo para Guaianazes
37 -
38 -
39 -
40 - Gare da estação
41 -
42 -
43 - Km Zero da CPTM, todas as linhas tem suas quilometragens contadas a partir daqui
44 - Saguão intermediário de acesso. Antes dos saguões subterrâneos, esse saghão dava acesso direto á plataforma 4 (de onde essa foto foi tirada)
45 -
46 - Outro trem da linha 11 chegando e desembarcando na plataforma 3, para manobra e embarcar na plataforma 4
47 -
48 - Não sei porque, mas gostei muito dessa foto
49 - Trem retornando para embarcar
50 - Placa do Expresso Turístico na plataforma 4
51 -
Re: Estação da Luz
Enviado: 26 Mar 2009, 22:10
por Lipe Andreense
E mais duas fotos que achei legais, tirei em formato Widescreen
Re: Estação da Luz
Enviado: 09 Abr 2009, 12:50
por Lipe Andreense
Já viram o projeto da Nova Luz??
Achei f*dastico!!!!!!
Re: Estação da Luz
Enviado: 09 Abr 2009, 16:59
por Lopes
Muito Foda!
Pátio da Luz parece que vai por água abaixo.
Penso também que com a construção dessa estação, a nossa boa e velha Luz de sempre, será desativada.
Pelos meus cálculos, cheguei a conclusão que há espaço para todas as linhas inclusive o TAV.
Da direita para esquerda:
Parte elevada à outras plataformas - TAV
plataformas baixas -
Itapevi - Rio Grande da Serra - Francisco Morato - Guaianases - Desembarque - Guarulhos - (Expresso Turístico
)
Só espero que seja cumprido, fiquei animado com tal projeto.
Re: Estação da Luz
Enviado: 09 Abr 2009, 17:29
por Francis
Lopes escreveu:Pátio da Luz parece que vai por água abaixo.
Sim, vai mesmo.
Lopes escreveu:Penso também que com a construção dessa estação, a nossa boa e velha Luz de sempre, será desativada.
Não, claro que não. Haverá um "rearranjo" nas linhas, só isso. A Luz não suporta a demanda que ela tem, e quando reformaram ela para o Integração Centro, acharam que ela suportaria 5 linhas, hoje vemos que ela não suporta 3. O projeto da Nova Luz prevê que ela seja o terminal das linhas 7, 8 e 14 (Expresso Aeroporto), enquanto na Luz ficariam as linhas 10 e 11.
Re: Estação da Luz
Enviado: 09 Abr 2009, 18:00
por AGV
Supus que na figura não aparecia o operacional e sim apenas o novo/proposto.
Re: Estação da Luz
Enviado: 09 Abr 2009, 22:51
por olhaotrem!
Futuramente com duas linhas de metrô, cinco linhas de trem metropolitano e o trem-bala RJ-SP, a Estação da Luz será a Meca dos amantes dos trasporte ferroviário!
PS: O 1100 entrosa muito bem com a arquitetura da Estação da Luz
Re: Estação da Luz
Enviado: 10 Abr 2009, 00:17
por Will .
ali na nova luz parece haver espaço para 4 linhas....segundo o Francis são as linhas 7,8 e 14...
e as duas plataformas que sobraram ? seriam usadas então para limpeza/estacionamento ?
além disso, acho que vai precisar de umas esteiras rolantes pra fazer baldeação
afinal, pelo GE, são um pouco mais de 300 metros de distãncia (pro Metrô uns 500), algo tipo Brás ou mais longo ainda
e parece então que morreu totalmente levar as 7/8 para o Brás e 10/11 para Barra Funda...
bom seria se o pessoal da 12 tambem tivesse acesso ao complexo da Luz
mas achei esse projeto muito bom... a Luz ja nao comporta da maneira ideal sua demanda, e com o crescente numero de passageiros na CPTM/Metrô alem da abertura da Linha 4, ficaria o inferno
espero que saia logo...quem sabe no ano que vem ja temos as obras dela
Re: Estação da Luz
Enviado: 10 Abr 2009, 01:17
por Lipe Andreense
é dificil ler essa imagem, então coloquei o que eu acho que deve ser (a ordem das plataformas deve ser diferente, claro, é so suposição minha)
Ali onde tem a linha 10 e 11, seria onde hoje é area de manobra da 7 e da 11, as linhas ficam exatamente nessa altura, então acho que li nem deve ter muitas obras, apenas será feita essa laje sobre as linhas. Como não mostra plataforma, logo elas pararão na (Velha) Luz.
as outras plataformas serão para as linhas que o Francis falou, e acho o que restar deve ser usado nos expressos (Sudeste, Oeste, Noroeste e outros que surgirem)
Ah, e tem a linha de carga, essa eu consegui ler na imagem, hehe
Re: Estação da Luz
Enviado: 10 Abr 2009, 01:21
por Lipe Andreense
Agora a grande dúvida : Júlio Prestes seria desativada para trens metropolitanos nesse projeto????
Re: Estação da Luz
Enviado: 10 Abr 2009, 01:50
por Will .
eu nem tinha me tocado ali nas 4 vias... e se for entao as vias das linhas 10 e 11, isso quer dizer que então elas podem ir para Barra Funda
ah, sobre a Julio Prestes...acho que entao ela seria desativada
apesar dos sentimentalismos e tals, a linha 8 acabando ali como esta hoje não é bom para o sistema...
mas quem sabe um dia (um diiiiiiaaa) ela pode ser utilizada para trens regionais...
Re: Estação da Luz
Enviado: 10 Abr 2009, 12:57
por Vidal
Gostei bastante do projeto da Estação Nova Luz. Da forma como está atualmente, a Estação Luz é um gargalo entre as estações Brás e Palmeiras-Barra Funda.
Atrai a possibilidade de reunir mais linhas, com ênfase à Linha B, e destinar uma via exclusiva ao tráfego de cargas. Que venham mais detalhes sobre a nova estação e do esquema que será utilizado pelas linhas.
E sobre a Estação Bom Retiro? Algo novo foi divulgado neste ou no mês anterior?
Sobre a Estação Júlio Prestes, imagino que seja desativada para a circulação de trens. Além de ser um gargalo à Linha B, também há a questão da eliminação da "ilha" que se formou entre os trilhos das antigas EFSJ e EFS, resultando na formação da favela do Moinho, e que é uma fonte de evasão de renda para a CPTM (é relativamente comum que pessoas adentrem às composições pela janela naquele trecho). Negociações com a União sobre os terrenos terão de ser feitas (o fato da RFFSA não existir mais dificulta bastante), mas certamente seria de benefício de todos, já que seria feita uma espécie de reurbanização no local. O centro histórico ficaria mais bonito.
Re: Estação da Luz
Enviado: 10 Abr 2009, 13:52
por ArqPaulo
Sem falar que andar a pé, da estação luz, até julio prestes é uma "aventura", voce da de cara com tanto maloqueiro que passa a ser um dos trechos mais feios e assustadores da cidade, apesar de termos 2 belos marcos arquitetonicos no local
Re: Estação da Luz
Enviado: 10 Abr 2009, 14:29
por olhaotrem!
lipe_andreense escreveu:é dificil ler essa imagem, então coloquei o que eu acho que deve ser (a ordem das plataformas deve ser diferente, claro, é so suposição minha)
Ali onde tem a linha 10 e 11, seria onde hoje é area de manobra da 7 e da 11, as linhas ficam exatamente nessa altura, então acho que li nem deve ter muitas obras, apenas será feita essa laje sobre as linhas. Como não mostra plataforma, logo elas pararão na (Velha) Luz.
as outras plataformas serão para as linhas que o Francis falou, e acho o que restar deve ser usado nos expressos (Sudeste, Oeste, Noroeste e outros que surgirem)
Ah, e tem a linha de carga, essa eu consegui ler na imagem, hehe
Tem um negócio meio estranho, como é movido a diesel, o trem de carga não pode ser subterrâneo (e está em via singela, não dupla), pois junto com as plataformas das linhas da CPTM e TAV, os passageiros morrerão asfixiados pelos gases explelidos pela locomotiva (Que são nocivos a saúde) quando o cargueiro passar.