As 815 e 851 receberam um motor Caterpillar como experiência em 1988 nas oficinas de Tubarão, para testes de rendimento e potência, visando obter mais rendimento das DDM45. Esse motor era o 3612, de 3800hp brutos e 12 cilindros com 4 tempos, desenvolvido para substituir os já considerados obsoletos e "gastões" motores de 20 cilindros das SD45. Esses motores ficaram instalados nessas unidades até 1995 quando seus motores normais voltaram a elas, após não satisfeita com o custo beneficio dessa substituição, a EFVM começar um plano de repontencialização de suas DDM45 com a própria GM-EMD.
FOTOS:
![Imagem](http://www.IMAGEM NÃO PERMITIDA.net/pictures%5C14133%5COficinas%2091%20%2811%29.jpg)
![Imagem](http://www.IMAGEM NÃO PERMITIDA.net/pictures%5C3812%5C3961815_vespasiano_23set2004.jpg)
![Imagem](http://www.IMAGEM NÃO PERMITIDA.net/pictures%5C3812%5C832%20823_carvao_cruzando_862%20815_calcario_km_627_vespasiano_10jan2008%20.jpg)