Página 1 de 3

[MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 13 Jul 2008, 23:44
por Landrail
A GE U20C é uma locomotiva diesel - elétrica produzida pela GE entre os anos 60 e final dos anos 90, sendo muito utilizada em países em desenvolvimento.

Tendo sido produzida mais de 984 locomotivas U20C nos EUA, Brasil, Indonésia, África do Sul e Alemanha ao longo das últimas 4 décadas.

Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914 a 1,676m.

Fotos:
01
Imagem
02
Imagem
03
Imagem

04 - Duplex U-20C da MRS Logística atravessando Estudantes em direção à São Silvestre de Jacareí. Foto; Cacobianchi
Imagem

Enviado: 15 Jul 2008, 13:26
por Landrail
Foto de cacobianchi adicionada ao primeiro post :wink: !!!!
Toda contribuição é sempre bem vinda :wink: !!! :D

Enviado: 15 Jul 2008, 14:37
por L Fernandes
A boa e velha U-20C, adoro essa máquina!

Enviado: 03 Ago 2008, 18:26
por Landrail
18 novas fotos adicionadas ao primeiro post :wink: !!

Enviado: 03 Ago 2008, 19:56
por Inconfidente
Essa locomotiva é a que mais gosto, mas não entendi como ela pode operar em qualquer bitola. Logo se precebe que eu não entendo nada de transporte ferroviário. :oops: :lol:

Enviado: 03 Ago 2008, 20:13
por Landrail
Inconfidente escreveu:Essa locomotiva é a que mais gosto, mas não entendi como ela pode operar em qualquer bitola. Logo se percebe que eu não entendo nada de transporte ferroviário. :oops: :lol:
Bom, bitola é a distância entre as faces dos boletos internos dos trilhos (distância entre os trilhos) que no Brasil varia de 1,00 m(bitola métrica) e 1,60 m (bitola larga).
Há locomotivas muito pesadas que não podem trafegar na bitola métrica devido a restrição de peso da bitola métrica, a locomotiva U-20C é uma locomotiva mais leve,por isso ela pode trafegar em qualquer tipo de bitola.
Quando a locomotiva é trocada de bitola dizemos que ela foi "rebitolada".

Enviado: 07 Mar 2009, 10:27
por Vicente
Olha ela passando pelo Brás!
Imagem
E uma duplex em Santo André.
Imagem

Enviado: 07 Mar 2009, 10:47
por Landrail
Bela contribuição, CPTM também ferra com a MRS né, só 3 bobininhas por vagão... :@:

Enviado: 07 Mar 2009, 11:11
por Vicente
"O peso danifica a via".Porisso eu sou a favor do tráfego compartilhando faixa, e não a via.
A L10 é a SPR, Santos-Jundiaí. Pô, tem bastante empresa em volta. Se a MRS tivesse uma via pra ela, acaba a briga com a CPTM, e temos uma convivência pacífica, e benéfica para o país: as pessoas vão trabalhar de trem e as empresas escoam sua produção de trem.

Enviado: 07 Mar 2009, 11:29
por Landrail
Olha aí o exemplo de via segregada:

14 - Trem de carga da Vale

Imagem

15 - Idem

Imagem

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 08 Abr 2009, 12:49
por Vicente
Mais um pouco da U-20C!
No Brás:
Imagem

E em Santo André:
Imagem

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 08 Abr 2009, 18:45
por cataclism2
Belas contribuições!

Podem até aproveitar essas últimas imagens pra comparar a U-20 na bitola larga (1,6m) da MRS com a de bitola m´trica da Vale. Dá impressão de que a MRS tá igual a carro rebaixado, "engolindo" o caminho hehehe. Já a da Vale está numa linha com bitola mista, mas dá pra ver, pela centralização da locomotiva, que ela é métrica.

Tem coisa mais prática e bonita que essas vias de bitola mista?! :WUB:

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 14 Abr 2009, 12:19
por Fabrício Moretti
As primeiras fotos são entre Mooca e Ipiranga L10. Lá eles sempre tão movendo bobina e areia (?). Não sei pra onde a areia vai, mas ela parece ser carregada/descarregada lá na Mooca, em um gal´pão ao lado da Cervejaria Antartica, hoje vazia.

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 14 Abr 2009, 15:18
por Vicente
Acho que não é "areia", mas sim bauxita.

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 15 Abr 2009, 00:25
por Landrail
Pode ser areia ou escória de alto-forno, bauxita é laranja, tanto que na "Rota da bauxita" da FCA as locomotivas nem precisam de pintura laranja... b )

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 15 Abr 2009, 07:54
por cataclism2
Landrail escreveu:Pode ser areia ou escória de auto-forno, bauxita é laranja, tanto que na "Rota da bauxita" da FCA as locomotivas nem precisam de pintura laranja... b )
:lol: ... isso que é "padronização autossustentável" :lol:

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 15 Abr 2009, 08:35
por Fabrício Moretti
Bauxita não é. NUnca vi nada laranja lá! Ou to ficando cego?!

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 15 Abr 2009, 10:44
por AGV
Escória não pode ser pois na região não tem como ter alto-forno. tnk

Tampouco bauxita, a não ser que tragam de oputro lugar e haja algum local para transbordo deste material. Pode ser areia mesmo.

Em Altino, antes do páteo da CPTM há frequentemente composições paradas, em vias entre grandes quantidades de areia, com tratores carregando os vagões.

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 15 Abr 2009, 12:42
por Landrail
Os 2 RG´s das "crianças": :X: <O>

Fabricadas pela GE de Campinas/SP:

Imagem



Fabricadas pela GE de Contagem/MG: <O>

Imagem

Fonte:http://u20cabrita.googlepages.com/

Re: [MRS] locomotiva GE U-20C

Enviado: 15 Abr 2009, 13:01
por Landrail
AGV escreveu:Escória não pode ser pois na região não tem como ter alto-forno. tnk

Tampouco bauxita, a não ser que tragam de oputro lugar e haja algum local para transbordo deste material. Pode ser areia mesmo.

Em Altino, antes do páteo da CPTM há frequentemente composições paradas, em vias entre grandes quantidades de areia, com tratores carregando os vagões.
Mas é um auto-forno, ele se locomove
kkkkkkkk!!!!!!(errar é humano) :@: wll
Mas falando sério, tem alguma mina de minério aí perto?