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[Notícia]: Estacionamentos

Enviado: 17 Jul 2008, 15:37
por Francis
Se alguém estranhar Guaianazes estar citada nos estacionamentos do Metrô, é porque a mesma é de propriedade do Metrô, sendo apenas operada pela CPTM.

Mais estacionamentos no metrô
Quinta-feira, 17 de Julho de 2008 às 10h09

O Estado de S.Paulo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) adiantou ontem a lista de locais adjacentes a estações que ganharão estacionamentos para carros em um prazo de 12 a 15 meses. Essas vagas ficarão em terrenos nas Estações Marechal Deodoro, Brás, Vila Matilde, Tucuruvi, Tamanduateí, Imigrantes, Corinthians-Itaquera e Guaianases (operação conjunta com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O Metrô ainda abriu negociações com a Prefeitura e estuda mais sete áreas municipais - incluindo vizinhanças das Estações Santa Cecília, Patriarca, Artur Alvim, Armênia e Jardim São Paulo - que também podem ganhar vagas. As Estações Corinthians-Itaquera e Imigrantes terão estacionamentos abertos até dezembro - o edital sai em até 30 dias.

Hoje, ocorre a inauguração do primeiro estacionamento em área da CPTM, ao lado da Estação Jandira da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi). Mais quatro estações - São Caetano, Guaianases, Jaraguá e Pitiruba - terão vagas em operação em até três meses, segundo o gerente da CPTM Renato Bellelis. A diferença entre os projetos está no fato de que os estacionamentos da companhia serão operados pela iniciativa privada.

INTEGRAÇÃO

Na iniciativa do Metrô, chamada de "Metrô Fácil Estacionamento", o motorista poderá pagar a estadia do veículo com o bilhete único. O valor a ser desembolsado pelo motorista (ainda a ser determinado) dará direito a estacionamento e duas passagens (ida e volta), válidas por até 12 horas, em uma integração metrô-carro.

"Se a pessoa ultrapassar as 12 horas, pagará R$ 1 por hora adicional", explicou o assistente da Gerência de Negócios do Metrô, Marcio Mazziero. "Vamos pesquisar os valores dos estacionamentos nos arredores para oferecer sempre uma tarifa mais atrativa."

Enviado: 17 Jul 2008, 15:43
por Lipe Andreense
Em Imigrantes já não tem um estacionamento ??

Enviado: 17 Jul 2008, 16:00
por Francis
lipe_andreense escreveu:Em Imigrantes já não tem um estacionamento ??
Do Metrô, não.

Enviado: 17 Jul 2008, 16:02
por Lipe Andreense
Aquele estacionamento bem ao lado é do que então ???
dos funcionarios ???

porque eu vi muitos carros lá (na verdade estava lotado)

E não pereceu ser da iniciativa privada, já que era livre

Enviado: 17 Jul 2008, 16:59
por HGP
Legal essa idéia ressurgindo, quase 30 anos depois do estacionamento do metro Santa Cruz... Até tão considerando Tamanduateí já,rsrsrsr.

Francis, as 3 estações : D. Bosco, J. Bonifacio e Guaianazes pertencem ao metrô no papel entao???

Enviado: 17 Jul 2008, 18:52
por Francis
lipe_andreense escreveu:Aquele estacionamento bem ao lado é do que então ???
dos funcionarios ???

porque eu vi muitos carros lá (na verdade estava lotado)

E não pereceu ser da iniciativa privada, já que era livre
Se o estacionamento que você se refere for aquele com entrada na Ricardo Jafet, é nosso sim, para funcionários.

Enviado: 17 Jul 2008, 18:55
por Francis
HGPFILHO escreveu: Francis, as 3 estações : D. Bosco, J. Bonifacio e Guaianazes pertencem ao metrô no papel entao???
Sim. Mais precisamente, de Artur Alvim a Guaianazes, toda a faixa patrimonial pertence ao Metrô.

Enviado: 18 Jul 2008, 13:58
por HGP
Francis escreveu:
HGPFILHO escreveu: Francis, as 3 estações : D. Bosco, J. Bonifacio e Guaianazes pertencem ao metrô no papel entao???
Sim. Mais precisamente, de Artur Alvim a Guaianazes, toda a faixa patrimonial pertence ao Metrô.

Ocorre o inverso na linha 5, ela ainda pertence à CPTM???

Enviado: 18 Jul 2008, 16:34
por Francis
HGPFILHO escreveu:

Ocorre o inverso na linha 5, ela ainda pertence à CPTM???
Sim, pelo menos até quando trabalhei por lá, tudo pertence à CPTM, já que o patrimônio é seu, inclusive equipamentos e trens. Mas não posso afirmar, por exemplo, que continua(rá) sendo assim, já que há uma clara tendência há algum tempo, de se passar cada vez mais o comando para o Metrô. Muitos cargos gerenciais da CPTM hoje são ocupados por metroviários, inclusive a Diretoria de Planejamento e Expansão na CPTM não existe, a do Metrô é responsável pelo planejamento de todo o transporte metroferroviário e também pelo da EMTU.