[Mosaico] Projeto Metrô Ipanema Lote 2

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[Mosaico] Projeto Metrô Ipanema Lote 2

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Jul 2008, 15:54

Olhem que interessante:

Imagem

Dá para ver bem a localização exata da estação e os seus acessos.

Fonte: my zoom.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Jul 2008, 16:05

O mosaico no tamanho original: http://www.myzoom.com.br/cat.php?id=6


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 18 Jul 2008, 16:08

Por qe as estações ficam dentro da rocha, e não acompanham abaixo das ruas ??
Imagem


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Jul 2008, 16:23

^^

Eu acredito que é para evitar desapropriações e grandes transtornos para a população. Se já foi difícil implantar um minúsculo canteiro de obras na Praça General Osório, imagine destruir toda a praça para a construção da nova estação. Eu também já li que obras na rocha são mais baratas, mas eu não tenho certeza disso.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 18 Jul 2008, 20:06

Já eu não acredito nessa hipótese das desapropriações já que no centro da cidade aspéctos como transito que afetou diretamente o transporte coletivo foram dimencionados e não foram motivo relevante para impedir o uso do método Cut and Cover (VCA) para construção dos túneis da Linha 1.

Traçado original do trecho após Botafogo, observem que pelo traçado previsto o método escolhido seria o VCA e a localização das estações é muito mais racional, e reparem que em Copacabana seriam 4 ao invés das 3 atuais, se esse projeto fosse seguido juntamente com o método VCA pela localização das trincheiras causaria o mínimo transtorno ao transito e seria de uma rapidez incomparável com o método utilizado a partir da Cardeal Arcoverde que foi o NATM que no Rio se mostrou extremamente lento e caro pois um trecho de 1200 metros sai na média de 350 Milhões. :shock:
Eu acho que isso é superfaturamento mesmo, atrasos nas inaugurações das estações.... :roll:
Imagem

Seguindo este projeto a estação General Osório já poderia estar funcionando desde 1995. :x :shock: :shock: :shock: :shock:
Sem falar que provavelmente já teriamos a Linha 1 na Gávea facilmente. :|
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Jul 2008, 21:50

^^

David, de acordo com os relatos da época, o método de trincheiras, utilizado na construção da Linha 1, causou muitos transtornos à cidade. Grandes congestionamentos, destruição de vários imóveis históricos - desapropriações em massa eram necessárias para a cosntrução das estações - falência de diversos estabelecimentos comercias, obras que se arrastaram por anos, etc. E pelo que eu li, o traçado foi modificado, a partir de Botafogo, para justamente evitar que novamente grandes desapropriações fossem feitas e também para que o trânsito de Copacabana não entrasse em colapso. Imagine como ficaria o bairro com várias trincheiras abertas por lá.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 18 Jul 2008, 23:18

Pelo o que eu observei em vários lugares do mundo o histórico das obras dos Metrô mostra que o método construtivo é escolhido em virtude de caracteristicas como: local a ser escavado, terreno, tempo de duração estimado das obras, velocidade que se pretende alcançar na contrução da Linha ou do trecho, gral de necessidade do Metrô para a cidade que é o principal (que determina todos os fatores anteriores e determina o método mais eficaz a ser usado).

Durante os estudos de viabilidade do Metrô do Rio nos anos 60 chegou-se a conclusão que o devido ao tipo de solo da cidade e da urgência em que a cidade precisava de um Metrô funcionando a curto prazo se escolheu o VCA, embora cause muitos transtornos ao transito e a cidade como um todo chegou-se a conclusão que na questão econômica da cidade seria muito menos lucrativo escolher por economia de verbas em se escolher um método construtivo mais lento causando pouco impacto a cidade ao preço caro de se terminar as obras do trecho prioritário mais tarde.
mas a cidade não podia esperar, precisava do Metrô pra ontem, então era muito mais lucrativo gastar com desapropriações, caos no transito e destruição em massa para o progresso da cidade e entregar um transporte eficiente que pudesse ajudar os outros que já se encontravam saturados.

Podemos ver hoje que foi a melhor decisão a ser tomada mesmo, pois o trecho prioritário da Linha 1 (Saens Peña-Botafogo) foi concluído em um prazo satisfatório, isto é, entre 1974 e 1990 a população perdeu com as obras mas ganhou quase que imediatamente o "reembolso" por toda essa dor de cabeça porque ajudou a revitalizar todos os locais que foram destruidos pelas obras e que agora contam com uma estrutura de transportes mais organizada e desenvolvida.
Percebe-se que o tempo que se gastou com o trecho foi construido deu pra fazer MUITA coisa, e que agora não conseguimos nem 50% da eficiência obtida pelo VCA nas obras da Linha 1 em um trecho infinitamente menor que foi em Copacabana e Ipanema, foram gastos em torno de 19 anos para se fazer um trecho de menos de 10km, tenho CERTEZA de que foi muito lucrativo modificar o traçado, eliminar uma estação do projeto original de Copacabana e mudar a localização das estações, a um custo de mais ou menos 1,3 Bilhão... Definitivamente não foi um bom negócio.

O projeto original da Linha 1 prioritária era perfeito, foi modificado muito tempo depois, então tem dedo de ladrão ae, só é preciso procurar, teve um governador ae que eu não tenho certeza mas eu acho que foi o Chagas Freitas, ele disse que o Metrô estava equacionado para chegar em Ipanema na década de 90... e agora o Cabral disse que a General Osório será o terminal da parte sul, cadê a estação Nossa Senhora da Paz que tem o poço semi-escavado e tudo mais???
Muito mistério no metrô do Rio que não conseguiu terminar sua primeira linha até agora. :| :roll:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante