[Notícia] Secretário Visita Obras do Metrô em Ipanema

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Renanfsouza
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[Notícia] Secretário Visita Obras do Metrô em Ipanema

Mensagem não lida por Renanfsouza » 05 Jun 2008, 14:46

02/05/2008 - 14h23

O secretário de Transportes, Julio Lopes, aproveitou o ponto facultativo desta sexta-feira (2/5), para fazer uma vistoria no canteiro de obras do metrô de Ipanema. Faltando 595 dias para a inauguração da Estação General Osório, ele constatou que as obras estão dentro do cronograma previsto para entrega à população, no dia 17 de dezembro de 2009, do trecho que vai levar a Linha 1 até Ipanema, na Zona Sul do Rio.
Com 903 metros de túneis já perfurados, o ritmo é acelerado nas três frentes de trabalho - nas ruas Sá Ferreira, Jangadeiros e Teixeira de Melo - locais dos futuros acessos à nova estação. Iniciadas em outubro do ano passado, cerca de 90% das escavações de galerias subterrâneas já foram feitas, tendo sido retirados 150 mil metros cúbicos de material escavado, de um total previsto de 170 mil, aproximados.

- Gostei do ritmo das obras. Estão com andamento normal, com operários trabalhando no subsolo 24 horas por dia, para que a obra seja entregue dentro do prazo, conforme determinou o governador Sérgio Cabral, que já marcou data e hora para a inauguração – disse Julio Lopes.

Um aspecto interessante observado pelo secretário de Transportes foi o processo de reciclagem de água adotado pela Odebrecht, construtora responsável pela obra. O gerente da obra, Eduardo Aguiar, explicou que parte da água usada pelas duas perfuratrizes durante as escavações estão sendo reaproveitadas.

Segundo o gerente, as duas máquinas utilizam cerca de 90 mil litros de água durante as 10 horas diárias do trabalho de perfuração para colocação de explosivos. Aproximadamente 30% desta água - que não é misturada com resíduos de rocha e terra - é desviada para tanques, onde passa por um processo de decantação e, em seguida, é filtrada em outro tanque-filtro preparado com areia e brita, para ser, então reutilizada pelas perfuratrizes.

- Com este processo, estamos obtendo uma economia considerável na conta de água. O restante da água não pode ser reaproveitado porque se mistura com restos de rocha e terra das escavações. Mas já é uma economia significativa, além de ser uma medida de grande ganho ambiental - argumenta o gerente, adiantando que a conta de água da obra chega a R$ 20 mil por mês, e que seria ainda maior não fosse o reaproveitamento feito por eles.

Uma curiosidade sobre a obra, segundo os geólogos e engenheiros que trabalham no acesso da Rua Jangadeiros, é que ele está sendo construído em um local onde, provavelmente, há alguns milênios atrás, era uma praia.

Um dos engenheiros responsáveis pelas escavações na Rua Jangadeiros explicou que o geólogo Johanes Stein, consultor da Promon, empresa que fez o projeto da obra, afirmou que o tipo de rocha encontrado no local - gnaisse facoidal e gnaisse kinzigítico - muito comuns no Rio de Janeiro, e o tipo de areia, além da conformação geológica, indicam que o trecho era uma praia, há cerca de seis ou sete mil anos atrás.

Ao saber da informação, Julio Lopes brincou, dizendo que talvez por isso a rua se chame Jangadeiros, fazendo uma referência às jangadas - embarcações muito comuns no litoral, antigamente - especialmente no nordeste do Brasil.

O secretário encerrou a visita vistoriando o acesso da Rua Teixeira de Melo, na subida do Morro Cantagalo, onde será feito, segundo ele, um grande trabalho de reurbanização, com a construção de um elevador, batizado de "Elevador Cabral", que dará acesso ao alto do morro.

- O elevador será construído entre a estação General Osório do metrô Ipanema e o alto do morro do Cantagalo e deve atender cerca de 10 mil pessoas que moram na comunidade, além de outras 12 mil do Pavão-Pavãozinho. É a facilidade e o conforto a serviço de quem mais precisa – esclareceu Julio Lopes.

O secretário pediu aos engenheiros responsáveis pela obra que separem dois blocos de rocha extraídos das escavações do túnel, que ficarão expostos na portaria da nova sede da Secretaria de Transportes, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, como símbolos da realização da obra, considerada, segundo ele, de grande importância para os moradores da Zona Sul.

Para que a população possa tirar dúvidas sobre a obra, foram montadas pela secretaria de Transportes três Centrais de Atendimento à Comunidade (CACs) - uma na Rua Sá Ferreira, uma na Praça General Osório, em Ipanema, e outra na esquina das ruas Barata Ribeiro e Gastão Bahiana, em Copacabana.

Fonte: SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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