[Notícia] Da Pavuna a Botafogo sem Baldeação

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Da Pavuna a Botafogo sem Baldeação

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Jul 2008, 14:27

29/07/2008 - SETRANS/RJ

Na noite de segunda-feira (28/07), os membros do Clube de Engenharia conheceram e aprovaram o projeto para a construção da Linha 1A do metrô, que ligará a Linha 2 à Linha 1 sem necessidade de desembarque na Estação Estácio. A apresentação foi feita pelo secretário de Transportes, Julio Lopes, na sede do clube, no Centro do Rio.

A ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 será feita por via elevada de São Cristóvão à Central. O projeto, orçado em R$ 1,15 bilhão, tem como objetivo reduzir o intervalo entre os trens e aumentar a oferta de lugares nos carros. De acordo com a proposta apresentada, a Linha 1A não implicará em aumento de tarifa.

O secretário de Transportes explicou que o investimento vai aumentar a capacidade do sistema metroviário de 550 mil passageiros por dia para 1,1 milhão. Para isso, duas novas estações serão construídas – Cidade Nova e Uruguai – e mais 114 carros, com novo layout interno, serão adquiridos para dar maior conforto aos usuários. Todos os trens da Linha 2 passarão a ter seis carros.

- Os trens na Linha 1A passarão a circular com intervalos médios de dois minutos até Botafogo. A construção da Linha 1A irá permitir que o passageiro vá da Pavuna a Botafogo sem precisar fazer baldeação e com redução de seis minutos no tempo de viagem. Apenas quem for para a Tijuca, nas estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, ou vier das estações de Copacabana terá que fazer a baldeação – informou Julio Lopes.

Pesquisa de opinião encomendada pela secretaria de Transportes ao Ibope no ano passado indicou que 93% dos entrevistados eram a favor da realização do projeto da Linha 1A. Segundo o secretário de Transportes os metrôs mais importantes do mundo, como o de Nova Iorque, Londres e Paris, utilizaram soluções semelhantes a que será adotada no Rio.

Julio Lopes aproveitou o evento no Clube de Engenharia para tratar de outro assunto relacionado ao transporte público: a gratuidade, concedida aos estudantes da rede pública de ensino, aos maiores de 65 anos e aos portadores de necessidades especiais e de doenças crônicas. O secretário de Transportes revelou que, a partir do ano que vem, pela primeira vez, a liquidação do pagamento das gratuidades será inserida no orçamento do estado.

- Quem paga as gratuidades são os cidadãos que moram mais longe, geralmente com renda mais baixa. Para começarmos a organizar o sistema, é necessário que o pagamento das gratuidades seja regulamentado. Como ainda não podemos realizar o valor total do pagamento, o governo sugeriu que 50% sejam pagos pelo estado e os outros 50% sejam pagos por meio da compensação de imposto. Ao longo de 2009, será realizada uma auditoria em todo o sistema de gratuidade do Rio – garantiu Julio Lopes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Dourado
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 09 Jun 2008, 15:26
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem não lida por Dourado » 30 Jul 2008, 16:35

É claro que 93% aprova isso! Agora aposto que se pedissem pra escolher entre o projeto da linha 1A e o do término da Linha 2 as respostas iam ser bem diferentes...

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 02 Ago 2008, 16:26

Dourado escreveu:É claro que 93% aprova isso! Agora aposto que se pedissem pra escolher entre o projeto da linha 1A e o do término da Linha 2 as respostas iam ser bem diferentes...
A linha 2 já não está totalmente concluída? Ou o que falta é a extensão até Balsas? Esse linha 1A vai gerar um sistema semelhante ao metrô de Brasília


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 02 Ago 2008, 16:58

A expansão da Linha 2 até as barcas já foi descartada, o trecho que vai até as barcas pertencerá a Linha 3 e será construido se Deus quiser antes de 2050.
O que falta a Linha 2 é o trecho Estácio Carioca e a compra de MUITOS carros para as duas linhas para que o intervalo de 90 segundos projetado para o metrô do Rio seja cumprido.
Na prática da para usar o valor das obras dessa Linha 1A (R$ 800 Milhões) para pagar o Shield (Supostamente 70 Milhões) que fará as escavações do trecho até a Carioca e as obras na superficie, o shield que escavou parte do trecho está inutilizado sob o hospital do exercito.

Com a frota que o metrô do Rio terá em 2010 e a capacidade de projeto é impraticável o sistema de ramais, precisamos das Linhas 1 e 2 idependentes uma das outras, o intervalo minimo do metrô será 3 minutos quando deveria ser no máximo de 2 minutos. :( :( :( :cry:

Eu estou pensando em fazer a minha própria pesquisa sobre os projetos do metrô com os usuários, duvido se eles vão escolher a Linha 1A depois que eu explicar direitinho que o intervalo será de 90 segundos no original e 5 minutos na Linha 2 com a L1A operando.

Ha, e ainda esta faltando a licitação dos 108 carros, tomara que não atrase por parte do governo e da concessionária.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Ago 2008, 23:15

É,nessa história da Linha 1A há o lado bom e o lado ruim,não pior,péssimo :evil: ...

Meu enviado especial no MetrôRio(meu pai :wink: )trouxe uma revisitinha que dão de grátis no Metrô,e veio os tempos de viagem aproximados das linhas:

Siqueira Campos-Cinelândia:14:56 min
" " -Saens Peña:28:28 min
Estácio-Maracanã-4:18 min(conta o tempo do transbordo L1/L2 :P ?? )
" -Pavuna-32:27 min

Estava pensando,qual seria o tempo de viagem mais curto:com a Linha 1A ou com a Linha 2 até a Carioca :| ???
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 07 Ago 2008, 22:31

Pelo que eu sei o projeto original é superior em todos os aspéctos, inclusive no tempo de viagem, pelas minhas contas de São Cristóvão a Carioca atravéz do "Remendo/Linha 01" que seria de aproximadamente 5 minutos e pelo trecho "Estácio-Carioca" 3 minutos em média. 8)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 30 Set 2008, 21:01

Ontem passei pelo CM e vi que tiraram o VLT acidentado do fim da via, agora ele está mais a frente perto da entrada dos galpõs, as obras já vão começar. <_< nnoo wll
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 30 Set 2008, 22:40

^^

E vão mesmo. Há umas duas semanas, eu vi um pessoal fazendo serviço de topografia em frente a passarela da prefeitura. E há mais ou menos um mês, outro pessoal estava fazendo esse mesmo serviço no canteiro central da Radial Oeste, perto da entrada do túnel que leva a estação Estácio.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 01 Out 2008, 09:17

e a linha 1Akhda vai sair do papel :brrb: :brrb: :brrb: ...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 14 Out 2008, 23:58

Foto tiradada em 13/10, painel publicitário em estação, sobre a Linha 1A:

Imagem
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 0 visitante