30/07/2008 - Metrofor
Trem do Cariri atraiu 98 mil pessoas na última Expocrato
Os trens e metrôs são as principais opções de transporte de massa, que o mundo adotou, para diminuir parte considerável dos problemas de transporte enfrentados pelos grandes centros urbanos. Os veículos sobre trilhos não enfrentam engarrafamentos, possuem preços acessíveis para o usuário e possuem baixos níveis de poluição. Na Europa, na América do Norte e na Ásia, o trem é o meio prioritário de transporte. O Brasil andou na contramão desta tendência e desativou seu sistema na década de 60.
Na idéia de modificar esse cenário, O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve investir R$ 2,5 bilhões até 2010, em obras de melhoria e expansão nos sistemas de metrôs e de trens urbanos e suburbanos de passageiros em todo o País. Os recursos são destinados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades.
A CBTU atua nos sistemas próprios dos metrôs de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), e nos sistemas de trens urbanos de João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN). Além disso, a Companhia também acompanha os Metrôs de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), que passaram por processo de estadualização.
Em 2006, foi idealizada a reativação de uma linha que ligasse as cidades de Juazeiro do Norte a Crato, no Cariri, região Sul do Ceará. O território que envolve as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha é conhecido como Crajubar e representa o segundo maior pólo econômico do Estado, depois da região Metropolitana de Fortaleza.
Neste mesmo ano, o projeto saiu do papel e os recursos foram liberados pelo Governo do Estado do Ceará, através da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR. O custo total do empreendimento está orçado em R$ 21,5 milhões para 14 km, proveniente do Tesouro Estadual, sem nenhum tipo de subsídio do Governo Federal, compreendendo, material rodante, centro de controle, oficinas, nove estações, remodelação de 10 km e reconstrução de 4 km de via.
No último dia 29 de abril, o povo caririense assistiu a entrega do primeiro trem de passageiros construído nos últimos 20 anos em solo brasileiro. Para viabilizar a obra, a Bom Sinal, empresa fabricante dos trens, construiu um projeto 100% nacional, onde todos os detalhes foram pensados, criados e finalizados dentro da realidade brasileira.
A customização entrou em cada item do veículo, desde o fechamento das portas até o motor utilizado, passando por adequações estruturais. Um dos grandes diferenciais é a tecnologia utilizada em todo o revestimento do Trem do Cariri. O material é conhecido com Sheet Moulding Compound (S.M.C.).
Trata-se de um tipo de plástico termo-fixo, de alta tecnologia empregado em veículos ferroviários do mundo desenvolvido, como Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) e Trens de Grande Velocidade (TGVs). A composição e o processo de moldagem do S.M.C garantem durabilidade, resistência ao fogo e impacto, e agentes químicos ou naturais como o Sol, chuva, neve e a salinidade. Isso tudo sem afetar os padrões de modelagem.
Com sedes em Botucatu (SP) e Barbalha (CE), a Bom Sinal evidenciou a região do Cariri como um pólo metroferroviário de referência nacional. Desta forma, a Região assiste a mão de obra local trabalhar em projetos de alta tecnologia. O preço competitivo e a inteligência industrial adaptam o transporte de trilhos para o Brasil sem perder o padrão de qualidade.
Denominado de Transporte Rápido Automotriz (TRAM), o Metrô do Cariri ligará as cidades de Juazeiro e Crato em uma velocidade máxima de 60km/h. São duas composições, com capacidade para 330 passageiros, sendo 100 sentados e 230 em pé. O trajeto de 13km terá uma duração de até 30 minutos e custará em média R$ 1,00 para cada passageiro.
Movidos por motor à diesel, os trens da Bom Sinal possuem tração hidráulica e sistema de truques apropriados para bitola métrica (modelo de trilhos, com 1 metro de largura, utilizados em 90% do sistema ferroviário brasileiro). Climatizado com ar-condicionado, cada carro possui duas cabines de comando (uma em cada extremidade) e duas composições ligadas por um sistema de gangway (passagem sanfonada que liga um carro ao outro e permite o deslocamento dos passageiros entre os vagões de forma rápida e segura).
O interior do Ceará está vivendo algo realmente novo com estas composições. No primeiro dia de testes havia pessoas chorando com a possibilidade do retorno, do sistema metroferroviário na região. A região do Cariri tem uma grande identificação com esse tipo de transporte. Cerca de 40 anos atrás, a linha “Sonho Azul”, ligava Fortaleza à Recife, passando pelo Cariri. Isso potencializava os negócios do povo caririense. Durante uma semana de exposição pública, na Exposição Centro Nordestino Agropecuário do Crato (Expocrato), o Metrô recebeu a visita de 98.000 pessoas no seu interior.
[Notícia] Cariri quer ver VLT em Funcionamento
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Notícia] Cariri quer ver VLT em Funcionamento
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 916
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Legal que apareceram algumas outras informações com esse tal Trem Regional daqui do RS.
www.cbtu.gov.br
============
27/08/08
VLT da Bom Sinal tem componentes fabricados em Caxias do Sul
Mesmo sem data definida para a implantação do Trem Regional de Passageiros e Cargas, Caxias do Sul já se destaca no fornecimento de componentes para a indústria nacional de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). É o que revelou durante o Seminário Serra Gaúcha nos Trilhos – Trem e Desenvolvimento Regional, que foi encerrado ontem (26), em Caxias do Sul, o diretor-presidente da empresa Bom Sinal, Fernando Marins, que está construindo o VLT do Trem do Cariri, no Ceará e já venceu a licitação para o fornecimento de trens para o Metrô de Fortaleza (Metrofor).
De acordo com Fernando Marins, o VLT pode ser construído em Caxias do Sul porque os seus trens já recebem peças importantes, que possibilitam o baixo custo do produto final, com participação da indústria caxiense. ”Daqui de Caxias, foram produzidos diversos itens para o trem do Cariri, como por exemplo, os pega-mão; o sistema de refrigeração, que tem sido preponderante para a redução dos custos, e alguns sistemas de controle dos painéis de fiação; engates de terminais; sistemas elétricos e os revestimentos internos. Tudo feitos aqui em Caixas” revelou.
Para a Bom Sinal, o mercado está em plena expansão e a indústria ferroviária nacional já avança com a participação em licitações internacionais e vencendo algumas delas. “A composição do Trem do Cariri é a primeira montagem, agora a montagem pode ser feito perfeitamente em Caxias do Sul, pode ser feita em São Paulo, enfim, onde você agrega componentes de diversos fabricantes e termina montando a sua máquina”, acrescenta.
Os trens da Bom Sinal são montados a partir de componentes de fabricas nacionais e internacionais. O diretor-presidente da empresa, afirma que 90% dos componentes são fabricados no Brasil. “Nós não tivemos grandes dificuldades em fazer esse trem. Fazemos de acordo com as especificações e exigência da indústria brasileira, comprovando todos os itens e vamos trabalhar para oferecer alternativas de transporte com qualidade e durabilidade”, acrescenta.
www.cbtu.gov.br
============
27/08/08
VLT da Bom Sinal tem componentes fabricados em Caxias do Sul
Mesmo sem data definida para a implantação do Trem Regional de Passageiros e Cargas, Caxias do Sul já se destaca no fornecimento de componentes para a indústria nacional de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). É o que revelou durante o Seminário Serra Gaúcha nos Trilhos – Trem e Desenvolvimento Regional, que foi encerrado ontem (26), em Caxias do Sul, o diretor-presidente da empresa Bom Sinal, Fernando Marins, que está construindo o VLT do Trem do Cariri, no Ceará e já venceu a licitação para o fornecimento de trens para o Metrô de Fortaleza (Metrofor).
De acordo com Fernando Marins, o VLT pode ser construído em Caxias do Sul porque os seus trens já recebem peças importantes, que possibilitam o baixo custo do produto final, com participação da indústria caxiense. ”Daqui de Caxias, foram produzidos diversos itens para o trem do Cariri, como por exemplo, os pega-mão; o sistema de refrigeração, que tem sido preponderante para a redução dos custos, e alguns sistemas de controle dos painéis de fiação; engates de terminais; sistemas elétricos e os revestimentos internos. Tudo feitos aqui em Caixas” revelou.
Para a Bom Sinal, o mercado está em plena expansão e a indústria ferroviária nacional já avança com a participação em licitações internacionais e vencendo algumas delas. “A composição do Trem do Cariri é a primeira montagem, agora a montagem pode ser feito perfeitamente em Caxias do Sul, pode ser feita em São Paulo, enfim, onde você agrega componentes de diversos fabricantes e termina montando a sua máquina”, acrescenta.
Os trens da Bom Sinal são montados a partir de componentes de fabricas nacionais e internacionais. O diretor-presidente da empresa, afirma que 90% dos componentes são fabricados no Brasil. “Nós não tivemos grandes dificuldades em fazer esse trem. Fazemos de acordo com as especificações e exigência da indústria brasileira, comprovando todos os itens e vamos trabalhar para oferecer alternativas de transporte com qualidade e durabilidade”, acrescenta.
Ainda tem a randon, né Cataclism??? Que fabrica outros componentes ferroviários em Caxias do Sul.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 916
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Sim. Mas esses já nadam na fama hehehe. Acho até que, a cada ano, eles inventam alguma coisa diferente pra competir no ramo.landrail escreveu:Ainda tem a randon, né Cataclism??? Que fabrica outros componentes ferroviários em Caxias do Sul.
Eu achei uma boa os caras terem mencionado isso no seminário porque, ainda hoje, tem MUITA gente que não gosta de ver "coisa do nordeste" por aqui. Aí o pessoal vem e apresenta o belo projeto do Cariri, já em funcionamento, e o pessoal fica todo mordido :brv: . Só mesmo mencionando vantagens também pra quem está aqui pra baixar um pouco a bola dos bairristas
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes