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[ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Enviado: 03 Ago 2008, 19:01
por Landrail
Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.

Enviado: 03 Ago 2008, 19:51
por Inconfidente
Essa composição com locomotivas de procedências diferentes ficou bem engraçada. :lol:

Enviado: 03 Ago 2008, 20:57
por André Vasconcellos
Essa locomotiva tem uma pintura interessante... :roll:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela&

Enviado: 18 Fev 2009, 09:17
por Erick_UT440R
metropolitano escreveu:Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
Corrigindo algumas informações... <_<

1°) Elas foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (no total de 07 unidades), numeradas dentro da série 72 (7201 a 7207). Porém oficialmente apenas a 7201 recebeu a nomenclatura da Cutrale-Quintella. Pouco antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade foi desfeita. Entretanto, a Quintella resolveu manter a sigla CQ nas locomotivas, onde o CQ significava "Comercial Quintella".

2°) O modelo oficial dessas locomotivas são C30-7A. Isso é devido ao fato das mesmas utilizarem o motor GE 7FDL12 (de 12 cilindros), no lugar do motor GE 7FDL16 (de 16 cilindros). Para o cliente, é uma bela vantagem, pois a locomotiva possui a mesma potência (3000 HP), apresentando um menor consumo.

3°) Desde 2005, a 7205 encontra-se estacionada no pátio de Campinas da Ferroban (posteriormente BF e atualmente ALL). A mesma sofreu um acidente na Serra do Mar (na Mairinque - Santos), e desde então a mesma aguarda uma solução para suas avarias. :(

4°) As máquinas são operadas pela ALL, entretanto as mesmas ainda pertencem à Quintella.

Bem, esses foram os pontos onde detectei alguns pequenos errinhos, já devidamente corrigidos... ;)

<O>

Enviado: 18 Fev 2009, 09:27
por Erick_UT440R
André Vasconcellos escreveu:Essa locomotiva tem uma pintura interessante... :roll:
Essas locomotivas possuem essa pintura por causa de um estudo de marketing realizado na época da aquisição pela Cutrale-Quintella.
Segundo esse estudo, a cor branca sugere higiene, condição indispensável para o transporte / manuseio de produtos alimentícios. ;)

Na época de sua aquisição (1989), elas foram compradas devido a um projeto em parceria com a #FEPASA. A CQ compraria as locomotivas, e a FEPASA montaria um terminal em Pederneiras para o transporte de soja entre o Mato Grosso e Santos (o trecho Pedeerneiras - Santos era o braço ferroviário do projeto). b )

:X:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela&

Enviado: 18 Fev 2009, 12:23
por Landrail
erick_UT440R escreveu:
metropolitano escreveu:Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
Corrigindo algumas informações... <_<

1°) Elas foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (no total de 07 unidades), numeradas dentro da série 72 (7201 a 7207). Porém oficialmente apenas a 7201 recebeu a nomenclatura da Cutrale-Quintella. Pouco antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade foi desfeita. Entretanto, a Quintella resolveu manter a sigla CQ nas locomotivas, onde o CQ significava "Comercial Quintella".

2°) O modelo oficial dessas locomotivas são C30-7A. Isso é devido ao fato das mesmas utilizarem o motor GE 7FDL12 (de 12 cilindros), no lugar do motor GE 7FDL16 (de 16 cilindros). Para o cliente, é uma bela vantagem, pois a locomotiva possui a mesma potência (3000 HP), apresentando um menor consumo.

3°) Desde 2005, a 7205 encontra-se estacionada no pátio de Campinas da Ferroban (posteriormente BF e atualmente ALL). A mesma sofreu um acidente na Serra do Mar (na Mairinque - Santos), e desde então a mesma aguarda uma solução para suas avarias. :(

4°) As máquinas são operadas pela ALL, entretanto as mesmas ainda pertencem à Quintella.

Bem, esses foram os pontos onde detectei alguns pequenos errinhos, já devidamente corrigidos... ;)

<O>
Informações fornecidas por alguns amigos, máfia do CTC.

Enviado: 18 Fev 2009, 15:16
por Erick_UT440R
^^ Não estou te desmentindo, metropolitano, não me leve a mal... ;)

Apenas estou agregando informações a este tópico. E posso escrevê-lo com bases sólidas, baseado em dois fatores importantes:

1°) O fato de gostar destas locomotivas da CQ me fez pesquisar bastante sobre elas;

2°) Após ler o livro "O livro das U-Boats no Brasil", escrito por ninguém mais ninguém menos que José Emílio de Castro Horta Buzelin, um dos railfans mais respeitados no Brasil ( o qual tenho o prazer de conhecer).

:X:

Enviado: 19 Fev 2009, 07:33
por Erick_UT440R
Mais algumas informações:

1°) As locomotivas General Eletric C30-7A foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (posteriormente Comercial Quintella e atualmente pertencente ao grupo Coimbra) foram adquiridas em 1990, num total de 07 unidades (numeradas de 7201 a 7207);

2°) Antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade entre a Cutrale e a Comercial Quintella foi desfeita. Porém, a 7201 já estava pintada com o nome da sociedade, e assim ela retornou à GE para ser retirada a inscrição CUTRALE-QUINTELLA, restando apenas o logotipo CQ;

3°) A aquisição destas locomotivas aprtiu de uma parceria entre a Cutrale-Quintella e a FEPASA. À CQ coube a aquisição de material rodante (07 locomotivas e 500 vagões), enquanto que à FEPASA coube "atacar" a via permanente e melhorar sua logística de transportes. A aquisição destas máquinas foi revertida em fretes futuros a serem pagos pela CQ;

3°) No início dos anos 2000 (não sei precisar a data certa), a C30-7A #7205 sofreu um acidente na Mairinque - Santos (provavelmente o acidente que baixou a 9039 (?)). Desde então, a #7205 encontra-se nas oficinas de Campinas, aguardando restauro;

4°) Nenhuma destas locomotivas foi baixada. Todas ainda pertencem à Coimbra / Comercial Quintella (inclusive a #7205 acidentada).

FONTES:
José Emílio de Castro H. Buzelin; "O livro das U-Boats no Brasil"
IGL - Inventário Geral de Locomotivas; Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem

:X:

Enviado: 19 Fev 2009, 10:14
por Erick_UT440R
Xiii.... Acho que aqui no TGVBR o pessoal não curte muito as ferrovias de carga...

:TW:

Enviado: 19 Fev 2009, 10:20
por Vicente
Não, senhor!!!
Eu, pelo menos, gosto! E acredito numa convivência pacífica entre eles na mesma faixa de domínio. (olha a foto do meu avatar!!)
O problema é a nossa realidade, o dia-a -dia extremamente urbano... Por isso, o que tem muito mais comentários aqui são os sistemas urbanos! ;)
Sou favorável a termos trens de carga cortando áreas industriais nas cidades, rodando em vias exclusivas, para atender as indústrias lindeiras (gastei o português!!! <O> ) às ferrovias.
É importante termos estações para atender os bairros populosos, mas também é importante termos uma distribuição de algumas atividades industriais e logísticas ao longo da via férrea, em àreas próximas às estações, para termos empregos distribuídos, gerando demandas mais equilibradas, não pendulares.

Enviado: 19 Fev 2009, 10:24
por HGP
erick_UT440R escreveu:Xiii.... Acho que aqui no TGVBR o pessoal não curte muito as ferrovias de carga...

:TW:

Concordo com o Vicente... com a maioria dos foristas são "urbanos" de "grandes centros", não faz tanta parte do seu dia. Mas esta seção está crescendo com a contribuição do cataclism, do metropolitano e outros... Tempo ao Tempo Erick, aos poucos novos ferrofans chegarão :rl:

Enviado: 19 Fev 2009, 11:13
por Erick_UT440R
Sei disso... Só acho estranho que ninguém tenha postado nada!!!

Eu adoro ferrovias (principalmente as urbanas, que é a grande maioria aqui)... :lol:

Mas pra mim já é um bom começo, pelo menos alguém postou algo aqui!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Enviado: 19 Fev 2009, 11:38
por Vicente
Outro parêntese, Erick: pelo fato de eu morar no ABC, vejo de maneira mais comum trens da MRS. Quando vou trabalhar em SJC, sempre vejo a linha do Parateí e seus cargueiros quilométricos.
Das linhas da FEPASA, que hoje são ALL, conheço muito pouco, e por ouvir falar de um de nossos gerentes daqui que foi gerente dela.
No dia 10, estive na fábrica da Mangels, em Três Corações, e eles possuem um ramal ferroviário métrico da FCA para o recebimento de bobinas de aço para fabricação de tanques de ar e cilindros de gás. Se o trem estivesse lá na minha visita ( :( ), com certeza, teríamos fotos aqui já. Mas comentei que estou fazendo maquete, e pedi fotos... Se der certo, teremos fotos de uma operação de descarga real. okk

Enviado: 19 Fev 2009, 11:44
por Erick_UT440R
Vicente A.O.Junior escreveu:Outro parêntese, Erick: pelo fato de eu morar no ABC, vejo de maneira mais comum trens da MRS. Quando vou trabalhar em SJC, sempre vejo a linha do Parateí e seus cargueiros quilométricos.
Das linhas da FEPASA, que hoje são ALL, conheço muito pouco, e por ouvir falar de um de nossos gerentes daqui que foi gerente dela.
No dia 10, estive na fábrica da Mangels, em Três Corações, e eles possuem um ramal ferroviário métrico da FCA para o recebimento de bobinas de aço para fabricação de tanques de ar e cilindros de gás. Se o trem estivesse lá na minha visita ( :( ), com certeza, teríamos fotos aqui já. Mas comentei que estou fazendo maquete, e pedi fotos... Se der certo, teremos fotos de uma operação de descarga real. okk
Putz, que legal Vicente!!! :lol:
Explicação: Quando postei que parecia que ninguém gostava de cargueiros aqui no TGVBR escrevi porque o tópico estava sem nenhum tipo de resposta (coisas como "Valeu, obrigado" ou então "você tá errado, não é bem assim", etc). Entendo que muitas pessoas aqui estão mais ligadas com as ferrovias urbanas (CPTM, por exemplo), e que só esporadicamente vê um trem da MRS na malha da CPTM (puxado por uma das "certeiras" GE U20C)...
Eu mesmo, quando vejo um cargueiro, deve-se ao fato de que, ao lado da minha casa há um pátio da ALL, o pátio Bolívia.
Voltando ao tema: Legal isso, muito bacana mesmo!!! Será uma visão interessante nào só pra mim, mas acredito que para a maioria do pessoal daqui do TGVBR!!!! <O>

Enviado: 19 Fev 2009, 16:34
por Landrail
erick_UT440R escreveu:^^ Não estou te desmentindo, metropolitano, não me leve a mal... ;)

Apenas estou agregando informações a este tópico. E posso escrevê-lo com bases sólidas, baseado em dois fatores importantes:

1°) O fato de gostar destas locomotivas da CQ me fez pesquisar bastante sobre elas;

2°) Após ler o livro "O livro das U-Boats no Brasil", escrito por ninguém mais ninguém menos que José Emílio de Castro Horta Buzelin, um dos railfans mais respeitados no Brasil ( o qual tenho o prazer de conhecer).

:X:
ok, continue postando ;) , quanto ao gosto por "generos " acho que deveriamos convidar mais pessoas. <O> :X:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Enviado: 29 Mar 2009, 20:51
por Correia431M
Olha só quem apareceu sábado em Engenheiro Marsilac. Quase que a perco, se o Erick não tivesse me avisado, que ela estava engatada nesse trem.

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Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Enviado: 30 Mar 2009, 13:37
por Lopes
Acho que cores claras não ficam boas, dão uma apareência de "velha" e judiada.

Exceto a pintura da Brasil Ferrovias :rl:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Enviado: 30 Mar 2009, 13:44
por Landrail
eu acho essa pintura linda e original, bem melhor que uma parecida com banco Real. :gr: :@: :@: :@: :@: :@: :@: :@:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Enviado: 11 Abr 2009, 20:22
por Erick_UT440R
Lopes escreveu:Acho que cores claras não ficam boas, dão uma apareência de "velha" e judiada.

Exceto a pintura da Brasil Ferrovias :rl:
Realmente Lopes... Mas a pintura atual das "CQ's" está relamente gasta.
Quem as viu novas, sabe que era uma pintura extremamente bonita.

Ao meu ver, apenas a pintura adotada pela Brasil Ferrovias foi tão bonita quanto o esquema de pintura das CQ's.

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Enviado: 22 Jun 2009, 19:15
por R E N F E
Eu como muitos aqui, adoro essa C30 CQ, vou postar aqui alguns dos registros que fiz dela no trecho. ;)

01- CQ em "High Speed"
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02- A 7207:
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03- Cabine:
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04- O logotipo da CQ na cabine:
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05- O logotipo da saudosa Fepasa sob a asa do radiador e as grades sob o radiador:
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06- O logotipo da CQ no meio da C30:
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07- A C30 de perfil, vista a partir do Nariz Longo:
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08- A 7201 em Cubatao:
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09- A 7201:
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10- Agora de angulo baixo:
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Tenho outros registros mas sao em video =P
Por enquanto é soh :D
Abraços