Detalhamento técnico da Linha 5 - Adolfo Pinheiro-Campo Belo

Área para discussões sobre aspectos técnicos e de Engenharia dos elementos que compõem as ferrovias e seu material rodante.

Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Detalhamento técnico da Linha 5 - Adolfo Pinheiro-Campo Belo

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Jun 2008, 17:06

O material original pode ser consultado em: http://www.metro.sp.gov.br/zip/L5_Audie ... -04-08.zip

1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem


20 -
Imagem


21 -
Imagem


22 -
Imagem


23 -
Imagem


24 -
Imagem


25 -
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem


28 -
Imagem


29 -
Imagem


30 -
Imagem


31 -
Imagem


32 -
Imagem


33 -
Imagem


34 -
Imagem


35 -
Imagem


36 -
Imagem


37 -
Imagem


38 -
Imagem


39 -
Imagem


40 -
Imagem


41 -
Imagem


42 -
Imagem


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:45

cataclism2 escreveu:Gente antenada é outra coisa..... beleza de slides! :o


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:45

Valeu, cataclism! Estou sempre acompanhando de perto a Linha 5, porque é a "minha linha", e afeta diretamente minha vida. E aguardo essas obras desde 2002, quando foi inaugurado o trecho atual. Que comece logo esse novo trecho :) (já sei que vai começar um pouco conturbado, devido às desapropriações)!


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:45

TGVBR escreveu:Maravilhoso. Gostaria de fazer uma apresentação assim para a linha Jabaquara-Jurubatuba, rs.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:49

HGPFILHO escreveu::) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)


Nossa Tiago, valeu, muito legal essa apresentação.
Eu queria comentar algumas coisas que os slides mostraram....


1) Portas de Plataformas - Será que no futuro o Metrô instalará essas portas também no trecho já construído Capão - Largo XIII?

2) Eu achava que a Vereador José Diniz seria mais utilizada como trajeto da linha, mas pelo visto, dá-lhe Avenida Santo Amaro,rsrsr :lol:

3) Pelo mapinha, a estação Servidor está cada vez mais próxima ou do Viaduto Pedro de Toledo ou o Borges Lagoa. Se a Rubem Berta fosse mais funda um pouco, teríamos talvez uma nova estação cujo Teto é um Viaduto, :wink:

4) 300.000 pessoas é um número de respeito, era o que a linha 2 transportava quando era constituída apenas pelo trecho Imigrantes-Vila Madalena


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:50

Obrigado, HGP! Fico muito feliz de ver que você leu a apresentação, que é bem grande :D. Vou responder aos seus comentários:

1) Não tenho certeza se nas outras estações, mas em todas as estações movimentadas existentes sim, e todas as novas estações terão portas de plataformas, e isso é válido para as linhas 2, 4 e 5, e muito provavelmente a Linha 6 também.

2) Também achava isso. Na verdade, foram simulados vários trajetos, combinando a passagem por partes das duas avenidas ou somente uma delas, e o trajeto escolhido foi esse, não lembro bem por quê. Mas acho que esse trecho da Avenida Santo Amaro tem mais demanda que o trecho "paralelo" da Avenida Vereador José Diniz.

3) É mesmo, né? Pena que não vamos ter uma estação com vista para a Rubem Berta, seria uma vista linda :(.

4) Na verdade, a Linha 2 ainda não atingiu os 300.000 passageiros diários. Ela já deve transportar por volta de 250.000 passageiros/dia, sendo que em 2007 a média de passageiros transportados por dia (contando as transferências) era de 225.000. Agora uma coisa é interessante: A média de entradas de passageiros por estação da Linha 5 hoje é igual à média de entradas por estação da Linha 2 antes de 2005. Se a Linha 5 tivesse 8 estações como tinha a Linha 2, e elas tivessem a média de hoje, a Linha 5 com certeza transportaria a mesma quantidade de passageiros que a Linha 2 naquela época (A Linha 5 carrega por volta de 115.000 passageiros/dia e a Linha 2 em 2004 carregava 147.000 passageiros/dia).


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:52

dmo.fepasa escreveu:Dá-lhe linha 5! :) :) :)


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:52

HGPFILHO escreveu:Poxa... eu nao sei aonde tinha lido que a linha 2 ja estava esse ano tranportando 350.000.... :oops: :oops:
Mas entao Tiago, isso aponta para o seguinte. Se o metro transporta 3.350.000 pessoas por dia, quantos sao que entram no sistema pelo Metro e quantos vem pela CPTM.... Será que já ta na proporção 2 milhões para 1 milhão??? :wink:


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:52

will.dh escreveu:quantas novidades ultimamente :)

a estação campo belo vai ficar um pouco mais pra frente do que eu achava... e vão construir nessa etapa um bom trecho alem de campo belo tambem...
bem... portas de plataforma, bloqueios com portas de vidro... :D

alem disso,... shield... 2 tuneis singelos, então 2 shields, correto ?... mas demora um tempinho pra ele ser entregue não é ?

ansioso pra ver os tapumes sendo colocados !


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:52

LANDRAIL escreveu:UAI!!!!! não vai ter " traveções" entre Alto da Bao Vista e Brooklin"????
e essa mudança do CCO para vergueiro???o CCO da linha 5 é um dos mais modernos que já vi!!!! :)


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:53

LANDRAIL escreveu:UAI!!!!! não vai ter " traveções" entre Alto da Bao Vista e Brooklin"????

Não entendi :shock:


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:53

LANDRAIL escreveu:
lipe_andreense escreveu:
LANDRAIL escreveu:UAI!!!!! não vai ter " traveções" entre Alto da Bao Vista e Brooklin"????

Não entendi :shock:
AMV's!!!! :roll: entre ALTO DA BOA VISTA e BROKLIN


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:53

lipe_andreense escreveu:Por enquanto não, pois essas estações não vão ser construídas agora, e são dois túneis separados, sem ligação (ainda)


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:54

Mas pela forma que os túneis estão sendo construídos, parece que não vai haver AMVs ali nem futuramente também. Mas é normal alguns trechos de linha entre dois AMVs possuírem mais de uma estação. Na Linha 1, por exemplo, existe um trecho de 5 estações sem nenhum AMV, entre Tiradentes e Santana. Só existem AMVs antes de Tiradentes e após Santana.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:54

LANDRAIL escreveu:
Tiago Costa escreveu:Mas pela forma que os túneis estão sendo construídos, parece que não vai haver AMVs ali nem futuramente também. Mas é normal alguns trechos de linha entre dois AMVs possuírem mais de uma estação. Na Linha 1, por exemplo, existe um trecho de 5 estações sem nenhum AMV, entre Tiradentes e Santana. Só existem AMVs antes de Tiradentes e após Santana.
isso deve comprometer muito a operação e manutenção da via permanente!!!!!
aqui existe até 2 AMV's entre as estações, se ocorrer algum problema com trem ou catenária fecha-se o trecho problemático e passa a operação em apenas uma via, sem comprometer "muito" o tráfego!!!
geralmente isso acontece em uma estação ou trecho, dessa forma apenas um pequeno trecho fica interrompido cerca de 1000 metros!!!!


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:54

bs.eduardo escreveu:Legal Tiago! Valeu pelos slides!!!

Qual a vantagem dos bloqueios com portas de vidro em relação aos bloqueios convencionais?


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:54

[D.S.R] David SR escreveu:A meu ver os bloqueios com portas funcionam praticamente da mesma forma que os bloqueios usados na Supervia, só que aqui eles são giratórios. :?


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:55

409 escreveu:Com a aquisição de mais 25 trens de 6 carros é póssível headway de 75s ?

Tem que levar em consideração muito cálculo fisico mais o imprevisto pra chegar em um valor comum, mas por cima dá a entender que os trens desenvolverão uma velocidade muito boa.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:55

Tiago Costa escreveu:
bs.eduardo escreveu:Legal Tiago! Valeu pelos slides!!!

Qual a vantagem dos bloqueios com portas de vidro em relação aos bloqueios convencionais?
Bom, além da estética (acho que são lindos :D), acho que eles são mais difíceis de serem "furados", pois eles são bem mais altos. Não sei se você chegou a ver fotos desses bloqueios, mas aqui tem fotos (de um post meu do SSC):

Imagem

Imagem

Imagem

Existem dois tipos de portas: as que abrem como portas "normais", pra frente, e as que abrem como as portas de elevadores, para os lados. Parecem hiper frágeis, mas tentar furar bloqueios como esses (principalmente os da primeira foto) é uma tarefa bem trabalhosa. Eles são bem resistentes.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Jun 2008, 11:55

LANDRAIL escreveu:Gostei mais da terceira foto!! :o
Com certeza são bem melhores!!! 8)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “SEÇÃO TÉCNICA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante