Budd/Mafersa - Linha 1


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Dez 2008, 19:28

Pelo que tinha visto, os trens iriam para reforma quando chegassem os CAF, que supririam a frota enquanto os Budds iriam para reforma.
Ah, e vi que seriam lotes de 6 composições por vez.

Na linha 3 seriam 3 Mafersa e 3 Cobrasma por vez
Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 17 Dez 2008, 19:34

Francis escreveu:
Vicente A.O.Junior escreveu:Ah, vi um Alstom da L2 dando a cara na saída do PAT pra plataforma de JAB, estava de letreiro apagado.
Sim, é lá que eles ficam.
Vicente A.O.Junior escreveu:Mas acho que estava manobrando, ou abortou a saída por estar chegando um Budd em comercial.
Foi até a TF (Zona de Transferência) e voltou? Então estava em testes.
Sei que ficam lá e me disseram (na visita do "conheça seu metrô" que fui)que ocasionalmente tem tráfego do PIT (Páteo Itaquera) pro PAT, só em casos -muito- excepcionais de necessidade de manutenção...
A "TF (Zona de Transferência)" que você se refere é aquele conjunto de AMV's de saída do PAT pra plataforma de JAB??
Aliás, mais uma pergunta, Francis: vi numa cancela de túnel a inscrição "R2 - Retirar". O que é?? Quando tem a placa "BX" eu sei que é a condição de baixa aderência, mas essa;"R2" eu nunca vi antes...


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Dez 2008, 20:18

Vicente A.O.Junior escreveu:A "TF (Zona de Transferência)" que você se refere é aquele conjunto de AMV's de saída do PAT pra plataforma de JAB??
TF (Zona de Transferência) é a sigla usada para denominar "Zona de Transferência". É a área de transição entre o pátio (que tem seu tráfego contralado pela Torre do Pátio) e a "via remunerada", (que tem seu tráfego controlado pelo CCO). Não tem a ver com os AMV, apesar de ali estar o X-00. O processo é o seguinte: Quando um trem sai do pátio para a operação comercial (isto é definido pelo Programa de Oferta de Trens do dia ou a pedido do CCO à torre), a torre o autoriza ir até a TF (Zona de Transferência), onde o operador aguarda despacho verbal do CCO para só então adentrar a via remunerada. Só partir daí entra no carrossel.
Vicente A.O.Junior escreveu:Aliás, mais uma pergunta, Francis: vi numa cancela de túnel a inscrição "R2 - Retirar". O que é?? Quando tem a placa "BX" eu sei que é a condição de baixa aderência, mas essa;"R2" eu nunca vi antes...
É a mesma coisa :lol: . A nomenclatura "BX" não está mais em uso (formalmente, mas na verdade continuamos falando assim). R2 é o nível de restrição de velocidade imposto ao trem. okk

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 17 Dez 2008, 20:31

Valeu, Francis!
Aliás, falando do PAT:
Passei esses dias pela rua lateral a ele, e vi o painel da torre... Pena que estava muito longe pra pegar com o zoom da câmera, mas a imagem é legal!
Pensei na hora:" que visão deve ter o pessoal desses predinhos!!!" :DD


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 17 Dez 2008, 20:53

Meu tio mora muito perto do PIT (Páteo Itaquera)

Quando dá 1 da manhã, só vejo Cobrasmas e Mafersas chegando, só não entendo pq metade do trem se apaga quando ele entra no PIT (Páteo Itaquera)!
Rodrigo Lopes


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 18 Dez 2008, 01:17

[D.S.R] David SR escreveu:Pelo que eu sei reformarão 3 TUEs por vez e não haverá substituição, alguem me corrija se eu estiver errado, eu só escrevi o que entendi sobre o processo de reforma previsto para a frota do Metrô SP. ;)
Sergio Silva escreveu:Segundo o edital, os trens irão em lotes de 6 (em cada linha) para a reforma. Na linha 3, cada lote terá 3 Cobrasma e 3 Mafersa.
lipe_andreense escreveu:Pelo que tinha visto, os trens iriam para reforma quando chegassem os CAF, que supririam a frota enquanto os Budds iriam para reforma.
Ah, e vi que seriam lotes de 6 composições por vez.

Na linha 3 seriam 3 Mafersa e 3 Cobrasma por vez
;)


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 18 Dez 2008, 08:36

Há, pelos menos eu acertei numa coisa, os Trens que irão para a reforma não serão substituidos. :rl:

E acertei em parte que seriam 3 por vez, devo ter lido assim mesmo, 3 de cada modelo na L3 e na minha mente devo ter generalizado essa informação. =o
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 18 Dez 2008, 22:01

Lopes escreveu:Meu tio mora muito perto do PIT (Páteo Itaquera)

Quando dá 1 da manhã, só vejo Cobrasmas e Mafersas chegando, só não entendo pq metade do trem se apaga quando ele entra no PIT (Páteo Itaquera)!
Conversor...


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Fev 2009, 00:02

Olha, a linha 6 vai ter compatibilidade com as demais linhas (1,2 e 3?)

Se tiver, não seria interessante colocar os Budd's para realizar a inauguração da linha, como uma forma de "saudosismo" ou até então por tradição pois atualmente ele já rodou inicialmente em todas as linhas (excluindo a 5 e futuramente a 4), bem que eles poderiam não é?
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 14 Fev 2009, 00:37

Infelizmente não vai dar, porque a Linha 6 terá o padrão das linhas 4, 5 e 6, ou seja, terá alimentação via catenária (rígida nos túneis e convencional em trechos elevados e em superfície), e bitola de 1.435 mm.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Fev 2009, 23:03

Então se a L6 vai ser "compatível com a 4 e 5, vai ter enlace na Estação Higienópolis - Mackensie?

Então, prolongando pela última vez o assunto da L6, o ramal que então "será" da L2, será um "cirquito fechado" com um mini - pátio e tudo?
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 14 Fev 2009, 23:33

Tiago Costa escreveu:Infelizmente não vai dar, porque a Linha 6 terá o padrão das linhas 4, 5 e 6, ou seja, terá alimentação via catenária (rígida nos túneis e convencional em trechos elevados e em superfície), e bitola de 1.435 mm.
O Ramal da Vila Alpina vai ser compatível com a L2 ou com a L6? o0

(Aliás, imaginem um trecho com bitola mista, terceiro trilho e catenária O_O" *brisei*)

Se for compatível com a L6, vai precisar de um pátio, certo?
E compensa fazer isso numa (futura) linha que, por enquanto, vai ter 3 estações?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Fev 2009, 23:50

Se a L6 for totalmente isolada, vai me deixar com muitas esperanças, pois o trecho "central" da linha vai diminuir muuuuuitas distâncias, não só pra mim...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 14 Fev 2009, 23:57

Budd na Sé:

Imagem

Me chamou atenção a aparência "cansada" dele :(

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 15 Fev 2009, 00:00

Lopes escreveu:Se a L6 for totalmente isolada, vai me deixar com muitas esperanças, pois o trecho "central" da linha vai diminuir muuuuuitas distâncias, não só pra mim...
Entendo seu problema...

Por mim, o trecho Ipiranga - Oratório seria o primeiro da L6 a ser construído, e logo em seguida o trecho Ipiranga - São Joaquim.

Aliás, já repararam que exite um "buraco" na rede metroviária na região do Ipiranga/Cambuci?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 15 Fev 2009, 00:15

^^ é mesmo Eduardo, já ouvi várias desculpas, inclusive a do Fura - Fila ( :D ) e que a região é bem atendida de transporte de massa. <_<
Cada uma q me aparece... :ph34r:
Rodrigo Lopes


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 19 Fev 2009, 20:58

Tão bem-servida que no letreiro da linha 724P, na década de 80, marcava "Metrô Aclimação". É mole?
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Fev 2009, 21:44

Lopes escreveu:Então se a L6 vai ser "compatível com a 4 e 5, vai ter enlace na Estação Higienópolis - Mackensie?

Então, prolongando pela última vez o assunto da L6, o ramal que então "será" da L2, será um "cirquito fechado" com um mini - pátio e tudo?
Não sei quanto ao enlace, pois a Linha 4 não foi preparada para ter um enlace, como a Linha 5 foi. Por outro lado, a Linha 15 (que atualmente tinha como traçado Vila Maria-Água Espraiada), que terá enlace com a Linha 5, poderia ter enlace com a Linha 6. Com relação ao "ramal", sim, ele terá pátio próprio sim, e por acaso, caberão mais que os 4 trens previstos para operar no trecho inicial do "ramal". Olhando por alto, parece que caberão entre 6 e 8 trens nesse mini-pátio.

Eduardo GJF escreveu:O Ramal da Vila Alpina vai ser compatível com a L2 ou com a L6? o0

(Aliás, imaginem um trecho com bitola mista, terceiro trilho e catenária O_O" *brisei*)

Se for compatível com a L6, vai precisar de um pátio, certo?
E compensa fazer isso numa (futura) linha que, por enquanto, vai ter 3 estações?
Como oficialmente esse ramal é um pedaço da Linha 6, vai ser compatível somente com a Linha 6, e é por isso que terá pátio próprio, eheheh.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 20 Fev 2009, 01:23

Bem, creio que, na parte em shield, se não impossível, é muito trabalhoso fazer um enlace.


Trabalhoso = Muito caro, muito trabalhoso mesmo, transtornos e etc.

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Re:

Mensagem não lida por Ramos » 10 Abr 2009, 15:16

Eduardo GJF escreveu:Budd na Sé:

Imagem

Me chamou atenção a aparência "cansada" dele :(
Esse teto meio alaranjado se deve ao fato do metrô ter particiapado na campanha pela economia de água, onde os trens só tinham as laterais e o interior limpos, enquanto que o teto recebia limpezas esporádicas (de 6 em 6 meses).

Inauguração do trecho Sé -Brás
Imagem
Budd na Sé com letreiro Brás

Interior do Budd
Imagem
Observe o 1º mapa da linha. Os últimos mapas dos trens com a nomenclatura Linha Norte-Sul foram substituídos no fim de 2006

Imagem
Outra foto do interior do Budd, onde é possível reparar na ausência do balaústre ao redor do ventilador, além do balaústre superior central

Imagem
Fim dos anos 70:Budd com cores do Brasil. A foto pode ser de alguma comemoração (provavelmente 7 de setembro, onde trens eram enfeitados com bandeiras e listras).


Fotos:acervo governador Paulo Egydio Martins
http://www.pauloegydio.com.br
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante