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Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 16 Ago 2008, 19:36
por Lipe Andreense
Fabricação:
Mafersa(22)
Cobrasma(25)

Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 36.500kg
Peso máximo: 57.495kg
Peso nominal: 51.320kg

Carro B:
Peso vazio: 35.300kg
Peso máximo: 57.790kg
Peso nominal: 51.225kg

Lotação por carro (1)
Sentados: 61 passageiros
Em pé (1): 140/210 passageiros

Raio mínimo de curvatura: 150m
Modo operacional: Manual, ATO, MCS
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,75m
Largura do carro: 3,10m
Altura total: 3,57m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,11m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1300mm
Altura livre das portas: 1900mm
Tipo de mecanismo das portas: pneumático/porta

Truque
Bitola: 1600mm
Diâmetro das rodas: 820mm
Alimentação do 3º trilho: 750VCC
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: 2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo

Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: melamina/fibra de vidro
Ventilação: 6 exaustores e 8 insufladores
Capacidade de ventilação: 175 trocas/hora

Tração
Motores: 4 de 140kW (nominal) – 750VCC
Controle: chopper
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)

Auxiliares
Conversor estático: 750VCC/220VCA, 60Hz, trifásico, 30kVA
Retificador: 220VCA, 60Hz, trifásico/48VCC
Bateria: 48VCC (carro A)

Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)

Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²

Velocidade máxima: 100km/h
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(1) Considerados 4/6 passageiros em pé por m².

Enviado: 16 Ago 2008, 19:36
por Lipe Andreense
Exterior

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Interior

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Enviado: 16 Ago 2008, 20:09
por Landrail
Muito familiar o interior desse trem!! :rl: :beer:

Enviado: 16 Ago 2008, 23:00
por Sergio Silva
edit: texto incluído na 1ª mensagem.

Enviado: 17 Ago 2008, 00:38
por Lipe Andreense
ahn..........


isso já não está na imagem ??????????

Enviado: 17 Ago 2008, 00:56
por Sergio Silva
lipe_andreense escreveu:ahn..........


isso já não está na imagem ??????????
<_<

Quando eu abro tópicos com mais de 10 imagens, eu desabilito o "carregamento automático de imagens" do Firefox, para não ter que esperar uma eternidade para vê-las. :hihi:

Como eu não vi nenhuma imagem com alguma legenda do tipo "Características" ou parecido, então não sabia que já haviam sido postadas. Se quiser, pode apagar meus posts, para não ficar poluído. :rl:

wll

Enviado: 17 Ago 2008, 01:01
por Lipe Andreense
hehe, sem problemas, estou sendo chato mesmo.
eu colei imagem por preguiça de transcrever o PDF (que não está com texzto selecionavel)



vou passar seus textos para o post inicial, assim fica mais fácil caso alguem queira comentar alguma característica especifica

aí você edita seu post, ok ? :D

Ah, mais uma coisa: você teria informação de datas de entrega dos trens ?
Nada muito especifico, só pra citar o(s) ano(s) em que as séries entraram em operação

Enviado: 17 Ago 2008, 02:09
por Sergio Silva
ahh, tranquilo. Eu não digitei, nem tinha salvo, somente impresso. Botei no google "frota linha 1-azul", porque sabia que já tinham postado de outra vez, e o primeiro resultado foi esse:
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=1612

b )

Sobre as datas, tem um site que informa quantos carros estavam operacionais, por ano. Na prática, é só dividir por 6 para descobrir o número de trens:
http://br.geocities.com/zostratus20/sp-metro-pax.htm

Budd/Mafersa L1: sem dados. O 1º trem foi entregue para o Metrô em agosto de 1972, e, obviamente, entrou em operação em 1974.
Cobrasma L3: 1984-1986
Mafersa L3: 1986-1989
Alstom L2: 1999
Alstom L5: 2002

Enviado: 17 Ago 2008, 08:18
por Lipe Andreense
Sergio Silva escreveu:Sobre as datas, tem um site que informa quantos carros estavam operacionais, por ano. Na prática, é só dividir por 6 para descobrir o número de trens:
http://br.geocities.com/zostratus20/sp-metro-pax.htm

Budd/Mafersa L1: sem dados. O 1º trem foi entregue para o Metrô em agosto de 1972, e, obviamente, entrou em operação em 1974.
Cobrasma L3: 1984-1986
Mafersa L3: 1986-1989
Alstom L2: 1999
Alstom L5: 2002
Erea só isso que eu queria mesmo, uma faixa de anos de entrega. Em breve coloco no post inicial, valeu

Enviado: 01 Dez 2008, 01:35
por Lopes
Olhem que estranho... vocês vão perceber!


http://br.youtube.com/watch?v=qN8vfvLwYOw

Enviado: 01 Dez 2008, 03:26
por Haiser
Lopes escreveu:Olhem que estranho... vocês vão perceber!


http://br.youtube.com/watch?v=qN8vfvLwYOw

Não é estranho , é normal isso acontecer no Túnel entre BRE e BEL.

Enviado: 08 Jan 2009, 15:03
por Erick_UT440R
O projeto dos trens da Linha Leste / Oeste (atual Linha 3 - Vermelha) foi encomandado pelo Metrô à uma empresa de design, a GAPP - Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento LTDA.

Segundo a diretriz tomada pelo Metrô, o projeto deveria ser seguido a risca, de forma que, aos olhos dos usuários, não fosse percebida diferenças entre os trens das frotas COBRASMA e MAFERSA.

:X:

Enviado: 08 Jan 2009, 16:29
por Lopes
erick_UT440R escreveu:O projeto dos trens da Linha Leste / Oeste (atual Linha 3 - Vermelha) foi encomandado pelo Metrô à uma empresa de design, a GAPP - Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento LTDA.

Segundo a diretriz tomada pelo Metrô, o projeto deveria ser seguido a risca, de forma que, aos olhos dos usuários, não fosse percebida diferenças entre os trens das frotas COBRASMA e MAFERSA.

:X:
Trabalho muito bem feito.
A olho nú, a um usuário comum (Não doidos como nós :D ) não percebem a diferença entre um Mafersa e um Cobrasma.
Não seria interessante ter 2 tipos de trem, mafersas e cobrasmas do jeito deles?

Enviado: 08 Jan 2009, 17:07
por Vicente
Aí é que está, Lopes: o Metrô NÃO quis diferencas significativas, pra passar aos usuários a imagem de que é padronizada. Foi opção de projeto...
E outra, os desempenhos tinham que ser idênticos, pra permitir operação uniforme (veja a L9, os 2100 tem desempenho diferente dos 3000 e 2070 e olha o enrosco dá). okk

Enviado: 12 Fev 2009, 22:40
por Correia431M
Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?

Enviado: 12 Fev 2009, 23:18
por Lopes
Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.

Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!

Enviado: 13 Fev 2009, 07:18
por Erick_UT440R
Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?
Lopes escreveu:Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.

Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Hehehehe... Isso ocorreu por volta do ano 2000. Inicialmente, os Alstom Milênio iniciaram sua operação na Linha 3 - Vermelha. Ao mesmo tempo, foram enviados 11 trens da frota Mafersa / Villares da Linha 3 para a Linha 2 (devido à crônica falta de trens desta última linha). nnoo

Assim, os trens foram enviados para a Linha 2, onde prestaram serviços até 2003 (ou 2004, não tenho certeza). O engraçado é que eles eram recolhidos no pátio Jabaquara (exatamente do mesmo jeito de quando chegaram)!!! :lol: :lol: :lol:

:X:

Enviado: 13 Fev 2009, 15:19
por Haiser
erick_UT440R escreveu:
Rodrigo Leste 4 escreveu:Hoje ao andar num dos trens da Linha 3, notei que ao lado das placas co a estações, havia também uma outra placa com as estações da Linha 2-Verde (da época do trecho Ana Rosa-Vila Madalena). Por acaso, já rodou algum trem da Linha 3, na Linha 2? Ao todo quantos foram?
Lopes escreveu:Chará, já sim!
Não me lembro bem o período que foi mais sim que foi a partir de 1999 quando chegaram os Alstom Milênio.
Foram 11 trens, a mesma quantidade de Milênio que existe, já que tiveram que mandar os trens da L3 pra algum lugar quando os Alstom chegaram.

Acho que outra pessoa poderá dar informações mais precisas, o que eu sei é isso!
Hehehehe... Isso ocorreu por volta do ano 2000. Inicialmente, os Alstom Milênio iniciaram sua operação na Linha 3 - Vermelha. Ao mesmo tempo, foram enviados 11 trens da frota Mafersa / Villares da Linha 3 para a Linha 2 (devido à crônica falta de trens desta última linha). nnoo

Assim, os trens foram enviados para a Linha 2, onde prestaram serviços até 2003 (ou 2004, não tenho certeza). O engraçado é que eles eram recolhidos no pátio Jabaquara (exatamente do mesmo jeito de quando chegaram)!!! :lol: :lol: :lol:

:X:
Curiosidade :

44 trens rodam na Linha 1 , sendo que na pré operação 32 ficam no pátio e 12 de prontidão pela linha toda. Na linha 12 operam 15 (11 Milênio e 4 Budd), e de forma alguma pode faltar, ja que são poucos trens para linha. Pode faltar trem na Linha 1, mas na Linha 2 Jamais!.

Com os Novos Alstom , como todos ja sábem , os Budds darão Adeus da Linha 2!.

Enviado: 13 Fev 2009, 15:30
por Erick_UT440R
haiser escreveu:Com os Novos Alstom , como todos ja sábem , os Budds darão Adeus da Linha 2!.
:(

Enviado: 13 Fev 2009, 22:11
por Diego César
Logo logo os Budds na L2 serão só na mente de quem andou(e eu já andei também,hehehe.Foi no 09,no 10 e no 44).
Por acaso,alguém tem foto dele na L2?