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NOVO SISTEMA PARA VIA CHEGA AO BRASIL

Enviado: 05 Jun 2008, 15:12
por AGV
Senhores, esta novidade é sensacional para o transporte sobre trilhos:


Do site www.revistaferroviaria.com.br :


NOVO SISTEMA PARA VIA CHEGA AO BRASIL
13/12/2007

A Transnational assinou contrato com a empresa sul-africana Tubular Track para representar e fabricar um sistema de fixação direta para a via permanente, que dispensa a utilização de lastro e é construída diretamente na infra-estrutura. Duas vigas de concreto estrutural, unidas por anéis e barras de aço galvanizado, são lançadas longitudinalmente na via, sobre as quais os trilhos são instalados e fixados.

O sistema é concebido de acordo com as necessidades de cada ferrovia, levando em consideração: carga por eixo, velocidade dos trens, bitola e especificação da via permanente.

O principal benefício do sistema é a garantia de uma geometria fixa da via por tempo indeterminado, além de ser mais vantajoso que o método tradicional por ter menor custo e maior rapidez na instalação, que pode chegar a 4 mil metros por dia. “Nas centenas de quilômetros instalados na África do Sul, há mais de sete anos, até agora não foi necessária nenhuma intervenção de manutenção corretiva tanto na via como nos AMV's, afirma o engenheiro Edson Ghiro, diretor da empresa e responsável pelo desenvolvimento do sistema no Brasil.

A tecnologia foi apresentada na feira NT2007 em novembro último, em São Paulo, e despertou interesse de operadores de carga e de passageiros e empreiteiras, com as quais a empresa já vem tendo reuniões técnicas para apresentação de propostas.



Detalhe da via

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Detalhe dos amv's

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Num exemplo rápido, poderia ser construído em 24h, um trecho de via entre as estações (CPTM-SP) Jurubatuba e Autódromo, aproximadamente.



Abaixo, o site do fabricante. (Agradecimentos ao Tiago)
http://www.tubulartrack.co.za/

http://www.tubulartrack.co.za/whytmt.htm

Enviado: 09 Jun 2008, 15:39
por Tiago Costa
renanfsouza escreveu:Interessantíssimo.

No texto é falado que o custo é menor, mas nunca se sabe se isso é dito levando em conta o custo da instalação propriamente dita ou o custo a longo prazo, com a manutenção da via.

Mas pelas notícias da África do Sul é capaz dessa nova idéia vingar mundo a fora.

Enviado: 09 Jun 2008, 15:39
por Tiago Costa
TGVBR escreveu:Segundo o site, o preço da implementação é mais baixo, e com diferenciais sem similar.

Pode até ser, que o conjunto via/dormentes,em si, que permite a circulação dos trens custe mais caro. Mas, economiza ou elimina gastos nas outras operações, necessárias para se montar a via permanente.


Só pela velocidade de montagem da ferrovia (com o trecho já previamente nivelado), já representa um ganho de tempo sem precedentes num cronograma de obras.

Se me permitem, isto é quase ferreomodelismo em escala 1:1! hauauhahaua

Para o Brasil, não poderia haver novidade melhor.

Enviado: 09 Jun 2008, 15:40
por Tiago Costa
HGPFILHO escreveu:Isso é uma ótima notícia! Gostaria de ver essa tecnologia aplicada logo aqui no Brasil :D

Enviado: 05 Jul 2008, 17:42
por André Vasconcellos
Uma suposição:O futuro ramal da Supervia Bonsucesso-Ilha seria concluído num tempo menor que o prometido,acho q em menos de 5 anos 100% do ramal estaria concluído :D :D