[Notícia] Consórcio quer iniciar obra do TAV em Campinas

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

[Notícia] Consórcio quer iniciar obra do TAV em Campinas

Mensagem não lida por cataclism2 » 27 Ago 2008, 09:17

www.revistaferroviaria.com.br

===========

Consórcio quer iniciar obra do TAV em Campinas

23/08/2008 - Cosmo Online


Integrantes do consórcio sul-coreano que irá disputar o leilão para implantação do trem de alta velocidade (TAV) entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro disseram ontem, em visita a cidade, que irão defender junto ao governo federal que as obras sejam iniciadas por Campinas e não pelo Rio.

Segundo o representante do Instituto de Pesquisa Ferroviária da Coréia do Sul, Daniel Súh, o trecho de Campinas a Capital tem uma alta demanda de passageiros e, além disso, as mais importantes indústrias de material ferroviário e os centros de pesquisa, especialmente na área de tecnologia da informação, estão na região. “Nada mais natural que a construção comece por aqui e nossos esforços serão para que isso aconteça”, afirmou Súh.

Uma delegação da Coréia do Sul esteve ontem na Prefeitura de Campinas para apresentar a proposta preliminar de operação utilizando como modelo o KTX II, o TAV desenvolvido no País. Além de representantes de empresas — como Hyundai Rotem Company, Trends Engenharia e Tecnologia Ltda. e da quarta maior siderúrgica do mundo, a Posco —, a missão teve a presença do diretor do Ministério dos Transportes da Coréia do Sul, Bang Yoon Sock.

O projeto elaborado pelo consórcio sul-coreano prevê estações em Viracopos, Centro de Campinas, Jundiaí, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Também propõem a implantação de linhas expressas e linhas paradoras ao longo dos 518 quilômetros de extensão do trajeto. Eles calculam que o trem-bala poderia transportar entre 45 mil e 70 mil passageiros por dia, totalizando em um ano entre 16 milhões e 25 milhões de usuários. O percurso teria velocidades variando entre 205km/h e 260km/h.

Os sul-coreanos acreditam que será possível oferecer uma tarifa entre R$ 80,00 e R$ 140,00, como deseja o governo brasileiro, mas conforme Súh, tudo vai depender do quanto o governo irá investir no projeto e também a disponibilidade em conceder, para exploração imobiliária, das áreas nos arredores das estações aos administradores do trem. Os japoneses, que estão na disputa pelo TAV, também defendem a concessão de áreas para garantir a viabilidade futura do empreendimento, propiciando receita extra e, com isso, uma tarifa mais acessível.
Editado pela última vez por cataclism2 em 27 Ago 2008, 14:12, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Ago 2008, 13:11

Hum, vai dar briga....


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 27 Ago 2008, 13:19

Tá certo, o caso é parecido com a linha 5 do metrô-SP,se não começar por Campinas é bem provável que o TGV nem chegue lá.

Isso é prevenção, os campineiros estão com medo de ficarem na mão. :@:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Ago 2008, 13:32

Por ai...


Mas esse tipo de obra tem que se fazer em várias frentes simultâneas. Se for ao passo do que é a nossa linha 5, vai ser o trem balinha SP - Campinas muito tempo....

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes