[Notícia] As paradas do trem-bala (Revista Veja)
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Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
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[Notícia] As paradas do trem-bala (Revista Veja)
Felipe Patury
O governo apresentará em setembro o percurso do trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. Ele terá, pelo menos, oito estações: Centro do Rio, Galeão, Resende, São José dos Campos, Guarulhos, Centro de São Paulo, Centro de Campinas e Viracopos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer inaugurar o trecho paulista do projeto antes do fim de seu governo, em 2010. Para isso, o presidente da Agência Nacional de Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, seguirá um cronograma mensal de anúncios. Em outubro, divulgará as exigências ambientais do projeto. Em novembro, as projeções de passageiros e de retorno do investimento. No fim do ano, o edital da obra, estimada entre 10 e 15 bilhões de reais. O BNDES financiará de 50% a 70% desse valor. Devem participar da concorrência a francesa Alstom, a alemã Siemens, as japonesas Kawasaki e Mitsui e, possivelmente, a canadense Bombardier.
Revista Veja, edição nº 2076, 3 de setembro de 2008
O governo apresentará em setembro o percurso do trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. Ele terá, pelo menos, oito estações: Centro do Rio, Galeão, Resende, São José dos Campos, Guarulhos, Centro de São Paulo, Centro de Campinas e Viracopos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer inaugurar o trecho paulista do projeto antes do fim de seu governo, em 2010. Para isso, o presidente da Agência Nacional de Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, seguirá um cronograma mensal de anúncios. Em outubro, divulgará as exigências ambientais do projeto. Em novembro, as projeções de passageiros e de retorno do investimento. No fim do ano, o edital da obra, estimada entre 10 e 15 bilhões de reais. O BNDES financiará de 50% a 70% desse valor. Devem participar da concorrência a francesa Alstom, a alemã Siemens, as japonesas Kawasaki e Mitsui e, possivelmente, a canadense Bombardier.
Revista Veja, edição nº 2076, 3 de setembro de 2008
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- MODERADOR CPTM
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Legal que o projeto federal sobrepõe totalmente o expresso aeroporto...
tudo bem que vai ser usado para quem vem de campinas/rio direto pro aeroporto, não vai precisar trocar para o EA na Luz
Agora, onde vai ficar essa estação do centro de SP ??? 100m abaixo da Luz ??
Espero que esse projeto salve a Júlio Prestes, seria demais !!
tudo bem que vai ser usado para quem vem de campinas/rio direto pro aeroporto, não vai precisar trocar para o EA na Luz
Agora, onde vai ficar essa estação do centro de SP ??? 100m abaixo da Luz ??
Espero que esse projeto salve a Júlio Prestes, seria demais !!
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- COORDENADOR
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Pôxa, se tem o EA, pra quê levar o "trem-bala-pinga-pinga" até GRU?lipe_andreense escreveu:Legal que o projeto federal sobrepõe totalmente o expresso aeroporto...
tudo bem que vai ser usado para quem vem de campinas/rio direto pro aeroporto, não vai precisar trocar para o EA na Luz
Agora, onde vai ficar essa estação do centro de SP ??? 100m abaixo da Luz ??
Espero que esse projeto salve a Júlio Prestes, seria demais !!
O passageiro desce em SP e pega o outro pra GRU....oras.
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- MODERADOR - CARGAS
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- MODERADOR CPTM
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Exemplo 1: você vem de Campinas para São Paulo, pagando , digamos, R$60 (trem de alto padrão e velocidade), com 3 malas bem grandes.AGV escreveu:Pôxa, se tem o EA, pra quê levar o "trem-bala-pinga-pinga" até GRU?lipe_andreense escreveu:Legal que o projeto federal sobrepõe totalmente o expresso aeroporto...
tudo bem que vai ser usado para quem vem de campinas/rio direto pro aeroporto, não vai precisar trocar para o EA na Luz
Agora, onde vai ficar essa estação do centro de SP ??? 100m abaixo da Luz ??
Espero que esse projeto salve a Júlio Prestes, seria demais !!
O passageiro desce em SP e pega o outro pra GRU....oras.
- Opção 1: você pega o trem bala e desce na Luz. Já tem que se locomover do terminal do Trem Bala para o terminal do EA. Pagar mais R$30 no Expresso Aeroporto
- Opção 2: você vai direto de Campinas para Guarulhos, com com um acréscimo de R$ 10 na passagem
me diga qual a melhor ? ( e não se esqueça das 3 malas)
Exemplo 2: Você sai de Rezende para pegar um vôo em Guarulhos.
O que é mais rápido, barato e viável ??
ir até o centro de São paulo e depois pagar outro serviço até o aeroporto, fazendo um trajeto negativo ao que você já tinha feito ? (parte dele)
você faria isso ? Gastando mais dinheiro e tempo, que podem ser preciosos
O TAV não vai concorrer com o EA, o foco do TAV é trazer passageiros de muito mais longe para São Paulo, Rio, e seus aeroportos internacionais.
O EA serve primariamente à demanda da RMSP mesmo, eu por exemplo, o dia que for a GRU, vou até a Luz e de lá pra Guarulhos, com check in feito, e não pegar um TAV, que nem vai ter espaço pra acelerar tanto
Em minha opinião nem vai existir o serviço Luz - GRU, é um trecho muito curto. Existiriam sim Campinas - GRU, e outros de maior extensão
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- MEMBRO SENIOR
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Sim, também concordo que não tem problema existirem os dois sistemas, basta que planejem para que os dois sistemas não sejam concorrentes diretos (quem mora em São Paulo usaria o Expresso Aeroporto, e quem veio de outra estação do TAV que não seja São Paulo não precisaria fazer baldeação). Aliás, eu li em algum lugar (acho que foi na Revista Ferroviária) que poderiam até estudar o compartilhamento da mesma estrutura ferroviária, ou seja, eles andariam pelas mesmas vias, ou então compartilhariam a mesma faixa ferroviária, onde isso fosse possível. Enfim, isso é possível, mas não pode ser feito sem planejamento, pois será ruim para os dois sistemas.
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- MODERADOR RJ
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Re: [Notícia] As paradas do trem-bala (Revista Veja)
Será que vão ressuscitar a Leopoldina???Até pq no meu ponto de vista a única estação em que seria melhor pra colocar o TAVBR para o Galeão é a Br.de Mauá,pq se for partindo da Central ele deve compartilhar o leito da via com o trêm do futuro ramal Bonsucesso-Ilha...cacobianchi escreveu: Ele terá, pelo menos, oito estações: Centro do Rio, Galeão, Resende, São José dos Campos, Guarulhos, Centro de São Paulo, Centro de Campinas e Viracopos.
Tomara que a Alstom vença,aí sim poderíamos chamar esse projeto realmente de TGV BR !!!Devem participar da concorrência a francesa Alstom, a alemã Siemens, as japonesas Kawasaki e Mitsui e, possivelmente,a canadense Bombardier
Falando em Expresso Aeroporto,olhem essa aí:
http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=1
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Droga, estou offline!
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Re: [Notícia] As paradas do trem-bala (Revista Veja)
Rapaz, não fala isso nem brincando!cacobianchi escreveu:Tomara que a Alstom vença,aí sim poderíamos chamar esse projeto realmente de TGV BR !!!
Passei uma raiva ontem com um Milzinho (1100) que foi revisado pela Alstom (o 17º trem [reformado] adesivado) que perdeu a tração das duas cabines. Tiveram que chamar uma Alco RS3 para rebocá-lo.
Editado pela última vez por Anonymous em 04 Set 2008, 12:17, em um total de 1 vez.
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- MODERADOR CPTM
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