[Notícia] Halcrow Apresenta Traçado do TAV no Rio
Enviado: 10 Set 2008, 14:00
10/09/2008 - O Globo
A Halcrow Group, inglesa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade do trem-bala Rio-São Paulo, faz hoje e amanhã duas rodadas de apresentação do projeto a prefeitos de duas dezenas de municípios da Baixada Fluminense e do Centro-Sul do estado. A empresa vai submeter aos governos locais um primeiro traçado da linha férrea. A idéia é que os prefeitos forneçam informações sobre áreas de conservação ambiental, concentração populacional, empreendimentos industriais que estejam na rota do trem-bala, além de indicação de espaços passíves de desapropriação.
É certo que o trajeto começará na Estação Barão de Mauá (ou Leopoldina), passará pelo Aeroporto do Galeão e terá duas estações intermediárias — uma no Rio, outra em São Paulo — antes de Guarulhos, São Paulo capital e Campinas, antecipa Delmo Pinho, subsecretário estadual de Transportes.
No território paulista, a estação intermediária deve ficar em São José dos Campos. No estado do Rio, Resende, Porto Real e Volta Redonda são candidatas, com certa tendência à primeira. A Prefeitura do Rio será a única representante dos municípios envolvidos fora da reunião. O estado, explica, quer marcar um encontro exclusivo para tratar de um novo plano urbanístico, com prédios comerciais e residenciais, em área de 1,5 milhão de m² nos arredores da Leopoldina.
A Halcrow Group, inglesa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade do trem-bala Rio-São Paulo, faz hoje e amanhã duas rodadas de apresentação do projeto a prefeitos de duas dezenas de municípios da Baixada Fluminense e do Centro-Sul do estado. A empresa vai submeter aos governos locais um primeiro traçado da linha férrea. A idéia é que os prefeitos forneçam informações sobre áreas de conservação ambiental, concentração populacional, empreendimentos industriais que estejam na rota do trem-bala, além de indicação de espaços passíves de desapropriação.
É certo que o trajeto começará na Estação Barão de Mauá (ou Leopoldina), passará pelo Aeroporto do Galeão e terá duas estações intermediárias — uma no Rio, outra em São Paulo — antes de Guarulhos, São Paulo capital e Campinas, antecipa Delmo Pinho, subsecretário estadual de Transportes.
No território paulista, a estação intermediária deve ficar em São José dos Campos. No estado do Rio, Resende, Porto Real e Volta Redonda são candidatas, com certa tendência à primeira. A Prefeitura do Rio será a única representante dos municípios envolvidos fora da reunião. O estado, explica, quer marcar um encontro exclusivo para tratar de um novo plano urbanístico, com prédios comerciais e residenciais, em área de 1,5 milhão de m² nos arredores da Leopoldina.