Página 1 de 1

[Vídeo] Sofrimento para quem depende dos Trens em Guapimirim

Enviado: 22 Set 2008, 20:19
por André Vasconcellos
Aí está o vídeo da reportagem do RJTV 1ªEdição do dia 22/09,no quadro RJMóvel,as reclamações dos moradores após o retorno da circulação dos trens no ramal de Guapimirim<>Saracuruna:
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0 ... MIRIM.html

----------------------------------------------------------------------------------------
O que me deixou inquieto foi a resposta;
A Secretaria de Transportes reconheceu que o serviço oferecido é precário e disse que tem quase R$ 11 milhões em caixa para as obras.
Estão previstas a substituição dos dormentes, dos trilhos, a recuperação dos vagões e das estações em todo o trecho, e também a construção de uma oficina para a manutenção constante dos trens.


1°:Se já tinha 11mi.em caixa para obras conforme a resposta da Secretaria de Transportes,pq as obras ainda não haviam começado há mais tempo?Só agora que a ''bomba explodiu'' q aparecem esses 11milhões,SE A SECRETARIA DE TRANSPORTES REALMENTE TEM 11 MILHÕES PARA INVESTIR NESSE RAMAL?

2°:“Em 1972, 16 trens subiam e 16 desciam, 32 trens. Hoje está reduzido a três horários”
Realmente tenho q confessar que naquela época não só esse ramal,mas o de Vila Inhomirim(que apresenta as MESMAS características do de Guapi-como bitola métrica e não-eletrificado-mas que sendo operado pela S.Via dá um banho em questão de limpeza e conservação dos carros-vagões)tinham as mesmas características na questão horária,mas que com certeza isso se devia a quantidade de GEs UC-13 em uso,e aí a questão:o sucateamento de muitas locomotivas a diesel por ''canibalização''(dá-se a vida a uns com pártes de outros)causou essa redução de horários ou a falta de demanda causada pela precariedade do ramal que vem se arrastando há anos foi a causadora dessa diminuição de horários?
:X:

Enviado: 22 Set 2008, 23:17
por Renanfsouza
André...

A SETRANS tem 11 milhões em caixa para:

1) Trocar os dormentes
2) Trocar os trilhos
3) Recuperar os "vagões" e as estações em todo o trecho
4) Construção de uma oficina

Com 11 milhões a SETRANS não troca NEM OS DORMENTES. Não precisa ser técnico pra avaliar isso. É um ramal enorme que passa por três municípios.

Supervia no ramal de Guapi pra ontem !!!!! wll wll wll

Enviado: 22 Set 2008, 23:20
por HGP
O que falta para a Supervia assumir o trecho?

Enviado: 22 Set 2008, 23:22
por Renanfsouza
^^ Boa pergunta... Mas provavelmente não deve ser tão fácil quanto nós gostaríamos infelizmente :(

Enviado: 22 Set 2008, 23:28
por HGP
renanfsouza escreveu:^^ Boa pergunta... Mas provavelmente não deve ser tão fácil quanto nós gostaríamos infelizmente :(
O duro é que é passar de uma empresa privada para outra, por isso a merda... se a Central ainda fosse de domínio público, mais fácil seria...

Enviado: 22 Set 2008, 23:33
por Renanfsouza
^^ Mas é...

CENTRAL significa Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística. Na prática ela é o que restou da Flumitrens.

Enviado: 22 Set 2008, 23:37
por HGP
renanfsouza escreveu:^^ Mas é...

CENTRAL significa Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística. Na prática ela é o que restou da Flumitrens.
Pensei que ela fosse privada... Então é mais fácil, mas precisa um pouco de pressão popular para sensibilizar o Governo Estadual.... :X:

Enviado: 22 Set 2008, 23:49
por André Vasconcellos
HGPFILHO escreveu:
renanfsouza escreveu:^^ Mas é...

CENTRAL significa Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística. Na prática ela é o que restou da Flumitrens.
Pensei que ela fosse privada... Então é mais fácil, mas precisa um pouco de pressão popular para sensibilizar o Governo Estadual.... :X:
Mas a Central além desse ramal ela opera ou controla mais o quê?Pq ela poderia fazer uma parceria com a Supervia:A Central ficava responsável pelas manutenção das estações e da linha,a Supervia ficava responsável pela manutenção e conservação do material rodante,ou até isso não pode?
E convencer os usuários de que a passagem do ramal para as mãos da Supervia traria melhorias para o ramal seria muito bem aceito ;) ...

Enviado: 23 Set 2008, 00:10
por Renanfsouza
HGP,

Por falar nisso, é exatamente por isso que eu sempre escrevi "CENTRAL" e não "Central", porque é uma sigla hehe

André,

Bem... Mas é justamente essa a minha dúvida. Será que os passageiros querem que mude ? Será que a Supervia realmente quer assumir ? Todo mundo sabe a minha opinião - quero mais é que mude, mas quais serão as consequencias ?

A Supervia vai implantar o valor da tarifa de 2,20 nesse ramal ? Se sim, os passageiros serão contra porque hoje pagam 0,60. Será que a Supervia vai fazer o esquema de embarque gratuito como no ramal de Vila Inhomirim ? Se sim, será que os embarques em Saracuruna oriundos desse ramal darão lucro suficiente para cobrir as despezas do ramal de Guapimirim ?

Se a Supervia um dia assumir esse ramal, com certeza ela desativará metade dessas paradas no meio do nada por falta de demanda, mas os poucos passageiros dessas estações irão reagir como ? Com o aumento natural da demanda com uma eventual administração da Supervia, Saracuruna estaria preparada para receber esses passageiros a mais ?

Ou seja......... Tipo, é lógico que queremos o ramal nas mãos da Supervia mas que tudo isso seja levado em conta primeiro, claro... Se, sei lá, amanhã a Supervia assumir o ramal devemos olhar a notícia com felicidade, claro, mas não com euforia...

Enviado: 09 Out 2008, 12:58
por Vinicius
A SuperVia só assumirá esse ramal quando todas as reformas previstas pelo Governo do Estado saírem do papel. Foi esse o boato que eu ouvi. Ou seja, a SuperVia não que arcar com essas reformas, quer é mesmo tudo pronto para operar por lá.