Página 1 de 1

[notícia] Lula quer trecho paulista do TAV até 2010

Enviado: 24 Set 2008, 23:02
por Landrail
Lula quer trecho paulista do TAV até 2010

24/09/2008 - DCI


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende inaugurar parte do trecho paulista do trem de alta velocidade (TAV), ou trem-bala, entre Campinas e São Paulo, antes do fim do seu governo, em 2010, segundo fontes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trajeto total, até o Rio de Janeiro, tem previsão de operação em 2014, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo.

A ANTT vai publicar, nos próximos dias, a primeira parte dos estudos de viabilidade técnica e financeira do trem rápido - sob coordenação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - trazendo uma proposta de traçado e já abrirá consulta pública, via Internet, para que técnicos e a população possam opinar.

Técnicos do governo, no entanto, acham temerário estabelecer 2010 para a conclusão do trecho paulista porque existe um cronograma de procedimentos a serem adotados e que irão demandar tempo. Mesmo assim, consideram possível, uma vez que o trajeto terá menos dificuldades de implantação, ao contrário do percurso fluminense, que terá de passar pela Serra das Araras, além da chegada a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Estes são os três principais gargalos do trajeto, e precisarão ser resolvidos.

A ANTT divulgará, em seu site, mensalmente, detalhes do projeto. Primeiro, sairão as diretrizes do traçado com a idéia de que as empresas possam agilizar os planos na área de engenharia, a parte mais complicada. Estão previstas para outubro informações sobre as exigências ambientais do projeto e, em novembro, serão publicadas as projeções de passageiros e o retorno do investimento. Em janeiro, sairá o edital do leilão de concessão e, em março, a escolha do consórcio de empresas.

Encontro

A Prefeitura de Campinas promove um encontro no dia 29, às 15h30, no Paço Municipal, para apresentar um estudo denominado Potencial Imobiliário de Sustentação da Viabilidade do TAV na área de Campinas.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=

Enviado: 25 Set 2008, 11:32
por André Vasconcellos
E a parte do Rio fica por último,hahaha wll wll wll wll wll wll wll :brv: :brv: :brv: :brv: :brv: !!!!!

Por isso que eu digo:tinham que ter múltiplas frentes de obras,uma em São Paulo e a outra no Rio para então ter um encontro dessas frentes em alguma das cidades em que o TAV vai parar.Ficaria mais rápido e a entrega parcial de algum trecho mais próxima. ;)

Enviado: 25 Set 2008, 11:52
por AGV
^^ Também, seria uma boa estratégia começar as frentes em lados opostos, para que já possa haver tráfego nelas, e consequentemente, receita.

Só não sei se é viável do ponto de vista logístico.

Enviado: 25 Set 2008, 12:23
por Evandro
2010? Lula, no máximo, vai inaugurar uma obra em início de construção... ridículo!!! wll wll wll

Enviado: 25 Set 2008, 15:03
por Lipe Andreense
^^

O "TAV" vai ser um trem qualquer que vai sair de Campinas usando trilhos já existentes até SP :lol: :lol:

Enviado: 25 Set 2008, 18:54
por AGV
Um Toshiba inaugurando o trajeto.

Trem de Alta Velhice

:ph34r:

Enviado: 25 Set 2008, 19:13
por Evandro
AGV escreveu:Um Toshiba inaugurando o trajeto.

Trem de Alta Velhice

:ph34r:
Já até imagino a foto-símbolo do dia da inauguração do nosso TGV:

Imagem

:D :D :D

Enviado: 26 Set 2008, 09:54
por cataclism2
hahahah galera do TGV-BR em peso na inauguração! :D

Enviado: 26 Set 2008, 10:56
por André Vasconcellos
hahahahahahhaaa :lol: :lol: :lol: :lol:

Enviado: 26 Set 2008, 21:38
por [D.S.R] David SR
Concerteza, e nos últimos tempos to deixando o meu "lado Tomé" de lado pois estou começando a acreditar que mesmo que seja por um curto periodo de tempo o Brasil andará nos trilhos novamente e com segurança.