[Notícia] Escavações do Metrô de Ipanema estão no Fim

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[Notícia] Escavações do Metrô de Ipanema estão no Fim

Mensagem não lida por Landrail » 25 Set 2008, 22:51

Escavações do metrô de Ipanema estão no fim

25/09/2008 - O Globo Online

A luz chega com cada vez mais intensidade ao fim do túnel da obra do metrô de Ipanema. Nesta quinta-feira, durante a visita do governador Sérgio Cabral, anunciou-se que a obra está com 92% das escavações de galerias e 70% das estruturas das três plataformas de embarque e desembarque concluídas. O acesso da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, está 100% pronto. Na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, 80% das escavações foram concluídas. Ali será construído um elevador panorâmico até o alto do morro do Cantagalo. O metrô de Ipanema, que deve beneficiar mais de 20 mil moradores dos dois bairros, deverá ficar pronto em dezembro de 2009.

Cabral, acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes, conferiu as obras de expansão e conhece a conexão entre os túneis da galeria por onde circularão as composições e o túnel de acesso da Rua Jangadeiros, cujas escavações chegaram à superfície há 20 dias.

A Estação de Ipanema receberá cerca de 80 mil passageiros diariamente. Para concluir as perfurações e entregar o metrô no prazo estabelecido, 500 funcionários trabalham 24 horas por dia, de segunda a sábado. Desde abril do ano passado, quando começaram as intervenções, os operários escavaram 1.024 metros de túnel.

Além da construção da Estação Ipanema, as escavações revelaram fatos curiosos da história da cidade do Rio de Janeiro. Na Rua Visconde de Pirajá, foram encontrados restos de trilhos do antigo bonde que circulava pela região. Na Rua Jangadeiros, formações rochosas comprovaram que havia uma praia no local com características similares as da praia do Arpoador.

Fonte:
http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 25 Set 2008, 23:36

Uma notícia mais completa e com fotos :DD:

Governador visita obras de expansão do Metrô Ipanema

Por Marcelle Colbert

O governador Sérgio Cabral, acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes, conferiu as obras de expansão do Metrô Ipanema, na manhã desta quinta-feira (25/9). Durante a visita, Cabral conheceu a conexão entre os túneis da galeria por onde circularão as composições e o túnel de acesso da Rua Jangadeiros, cujas escavações chegaram à superfície há vinte dias.

Sérgio Cabral, que percorreu o túnel de Copacabana a Ipanema, afirmou que o metrô beneficiará toda a população do Rio de Janeiro, além de contribuir para a diminuição da poluição e o aumento da qualidade de vida.

- É uma felicidade em um momento como este, extremamente histórico para a nossa cidade, abrir o trecho dessa obra e ouvir da Secretaria de Transportes e da construtora (Odebrecht Engenharia) que o calendário será cumprido rigorosamente. É a primeira vez na história do Rio de Janeiro que uma obra começa e termina em um governo. Isso significa uma vitória de vinte anos – declarou.

A construção da Estação General Osório é uma das prioridades do governo do Estado do Rio de Janeiro para o transporte público. A obra está com 92% das escavações de galerias e 70% das estruturas das três plataformas de embarque e desembarque concluídas. O acesso da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, está 100% pronto. Na Rua Teixeira de Mello, em Ipanema, 80% das escavações foram concluídas. O Estado construirá no acesso da Teixeira de Mello um elevador panorâmico até o alto do morro do Cantagalo. O empreendimento beneficiará mais de 20 mil moradores das comunidades da região.

No percurso, o governador anunciou a elaboração de um conjunto de projetos que levará o metrô para a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado e Barra da Tijuca.

- O secretário Julio Lopes conduziu as audiências públicas da Linha 3 do metrô, que foram um sucesso tanto em Niterói quanto em São Gonçalo. Os recursos já estão garantidos para o começo da obra, além da parceria com o Governo Federal. Vamos avançar na Linha 3, ligando São Gonçalo, Itaboraí e Niterói. Temos que trabalhar para a integração do transporte, integração de ônibus com metrô, trens e barcas. Temos que racionalizar. Por isso, combatemos a ilegalidade e valorizamos a licitação das vans – afirmou.

A Estação de Ipanema, que deve ser inaugurada em dezembro de 2009, receberá cerca de 80 mil passageiros diariamente. Para concluir as perfurações e entregar o metrô no prazo estabelecido, 500 funcionários trabalham 24 horas por dia, de segunda a sábado. Desde abril do ano passado, quando começaram as intervenções, os operários escavaram 1.024 metros de túnel.

As obras da nova estação do metrô foram orçadas em R$ 308 milhões O valor está sendo financiado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com o término das obras civis, que incluem escavações, concretagem e acabamento das galerias, a Secretaria de Transportes inicia a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos, montagem de escadas, esteiras e elevadores para portadores de necessidades especiais, e sistema de ventilação.

Além da construção da Estação Ipanema, as escavações revelaram fatos curiosos da história da cidade do Rio de Janeiro. Na Rua Visconde de Pirajá, foram encontrados restos de trilhos do antigo bonde que circulava pela região. Na Rua Jangadeiros, formações rochosas comprovaram que havia uma praia no local com características similares as da praia do Arpoador.

Também estiveram na visitação das obras de expansão do Metrô Ipanema o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, o secretário de Governo Wilson Carlos, e os presidentes da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida, e da RioTrilhos e Central, Júlio Luiz Baptista Lopes. Engenheiros da construtora Odebrecht também participaram da visita.

Fotos:

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social - RJ e PORTAL DOS TRANSPORTES - RJ.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Set 2008, 00:03

Eu acho engraçado usarem o termo "metrô de ipanema", parece que Ipanema é uma cidade e estão construindo o sistema dela.
Por que não falam "obras da estação ipanema" ?
Imagem


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 26 Set 2008, 00:40

^^

Marketing?

Mais uma foto:

Imagem
O Globo Online.


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 26 Set 2008, 09:32

lipe_andreense escreveu:Eu acho engraçado usarem o termo "metrô de ipanema", parece que Ipanema é uma cidade e estão construindo o sistema dela.
Por que não falam "obras da estação ipanema" ?
Outra coisa que acho engraçado, é em São Paulo o pessoal principalmente em propagandas dizer:
Loja do João, Rua Tal, "próximo ao metrô Barra Funda"
Ou "metrô Consolação".
Por que não: Estação do metrô Barra Funda
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Set 2008, 11:36

landrail escreveu:
lipe_andreense escreveu:Eu acho engraçado usarem o termo "metrô de ipanema", parece que Ipanema é uma cidade e estão construindo o sistema dela.
Por que não falam "obras da estação ipanema" ?
Outra coisa que acho engraçado, é em São Paulo o pessoal principalmente em propagandas dizer:
Loja do João, Rua Tal, "próximo ao metrô Barra Funda"
Ou "metrô Consolação".
Por que não: Estação do metrô Barra Funda
Isso vem da cultura dos letreiros de onibus, que para poupar espaço escrevem apenas "metrô Barra Funda", ou ainda apenas a seta símbolo do metro seguido do nome da estação.

Imagem

Outro motivo é a diferenciação (preconceito) entre "Metrô" e "trem" (o Metro não deixa de ser um trem) que sempre existiu. Quando se fala "estação" aqui já se pensa em "trem"

e também é mais fácil falar "Metro" do que "estação" :lol:

===============
desculpa o megaOFF e desvio de assunto :ph34r:
Imagem

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Set 2008, 15:04

Será mais uma estação BATCAVERNA? :lol: Se mantivessem essa rocha escavada ia ser muito louco!


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 27 Set 2008, 17:43

^^

Eu acho que o aspecto de rocha aparente será mantido.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 0 visitante