[Notícia] Resende oferece terreno para estação do TAV

Avatar do usuário

Autor do tópico
André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

[Notícia] Resende oferece terreno para estação do TAV

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 29 Set 2008, 21:26

Prefeitura oferece terreno para estação do TAV

13/09/2008 - Jornal A Voz da Cidade

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança de Resende (RJ), Ruy Saldanha, saiu otimista do workshop de otimização do traçado do Trem de Alta Velocidade (TAV – Trem Bala), Campinas ao Rio de Janeiro, que aconteceu na sede do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico), no Centro do Rio, na última quinta-feira. Durante a reunião, o município ofereceu um terreno de cinco milhões de metros quadrados para instalar uma estação do TAV.
Segundo Saldanha, do total de cinco milhões de área, 3,6 milhões de metros quadrados são de propriedade federal e o restante, 1,4 milhões de metros quadrados, é privado e o proprietário já está disposto a negociar a desapropriação. O terreno fica na região Sul de Resende, próximo ao bairro Surubi. “Saímos muito otimistas da reunião e estamos confiantes na escolha de Resende para abrigar uma estação do Trem-Bala”, conta o secretário. Ele salienta que embora a decisão saia em alguns dias, até o momento, Resende é a cidade mais cotada para implementar a estação por ter melhor condições de infra-estrutura e por abrigar investimento nas áreas de energia, logística e indústria.
“A topografia é favorável; Resende é uma cidade plana que beneficia a parada do Trem-Bala. Além disso, Resende vai ganhar nos próximos anos uma Termoelétrica com a capacidade de gerar 532 megawatts na região do distrito de Bulhões, que ficará próximo ao terreno oferecido por Resende, e isso fundamental para o funcionamento do Trem-Bala”, argumenta, citando também o aeroporto, passagem de fibra ótica, gasoduto, localização estratégica entre Rio e São Paulo e a extensão da Zona Franca de Manaus.
Além do secretário, a comitiva de Resende para o workshop contou com o deputado estadual e secretário Estadual de Habitação, Noel de Carvalho; a assessora técnica municipal, Dilza Thomaz; e o representante da Amar (Agência de Meio Ambiente de Resende), Rogério Vianna; além de dois consultores técnicos da PUC-Rio, Gilson Oswald Costa e Simone Costa. “Além das terras do governo, o município dispõe ainda de 60 milhões de metros quadrados de áreas particulares. Resende é um local estratégico, tem uma localização privilegiada, possui gasoduto e não tem favelas. Não tenho dúvidas que Resende é a melhor opção do Vale Paraíba para receber a estação do TAV”, disse o secretário de Habitação Noel de Carvalho.

Situação do processo

Durante o Workshop será descrita a situação atual do processo de definição do traçado e analisada a melhor maneira de atender os aspectos técnicos, sociais e ambientais. “Vamos participar do Workshop e mostrar a importância econômica de Resende para os dois principais pólos industriais do país”, afirma Ruy Saldanha.
Ao todo vão ser três Workshops: o primeiro, o que teve a participação de representantes de Resende, foi analisado o TAV no Estado do Rio. O segundo, que vai acontecer na segunda semana de outubro, vai reunir os municípios do Estado de São Paulo. O último Workshop, previsto para final de outubro de 2008, será a avaliação e a conclusão dos dois Workshops anteriores.

http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=2

Ou seja,é de Rezende e ninguém mais mexe!!!!! :lol: É bom ver isso hoje,onde para se construir algo há sempre uma série de impasses,burrocracia,pressões populares,etc...Uma demonstração de que Rezende está interessada e muito no início da construção do TAV imediatamente...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 02 Out 2008, 13:26

Que ótima notícia. É bom saber que as prefeituras estão se empenhando para receber o TAV, o que diminui o tempo com desapropriações, etc.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes