[Notícia] Decisão judicial permite a compra de 40 trens

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[Notícia] Decisão judicial permite a compra de 40 trens

Mensagem não lida por Tiago Costa » 29 Out 2008, 23:06

DECISÃO DO STJ PERMITE O PROSSEGUIMENTO DA AQUISIÇÃO DE 40 TRENS PARA A CPTM
Decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, assegura o prosseguimento da compra de 40 trens para as Linhas 7-Rubi [antiga Linha A] e 12-Safira [antiga Linha F], da CPTM.

A medida suspendeu a execução de um de acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo [TJSP], que acolhia recurso da Siemens Ltda. para sustar contrato decorrente da licitação internacional feita pelo Estado para a compra dos trens. A empresa apresentou proposta muito maior do que o da CAF [Construciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A], vencedora da licitação.

Os trens fazem parte dos 99 previstos pelo Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que soma investimentos da ordem de R$ 19 bilhões até 2010. Entre os principais objetivos do plano está a redução do tempo de viagem durante os deslocamentos, o que propiciará mais qualidade de vida à população.

Segundo o governo estadual, além da urgência para aquisição dos trens em função do aumento da demanda [hoje a CPTM transporte quase 1,8 milhão de usuários por dia], o acórdão do TJSP causa grave lesão à ordem e à economia públicas, ao implicar "imediato retardamento na aquisição de trens". O Estado alega ainda que, devido ao recurso, "o erário, nos termos do Contrato de Financiamento celebrado entre o governo de São Paulo e o JBIC [Banco Mundial], está sendo onerado em cerca de US$ 82.479,00 [até 15 de outubro].

O presidente do STJ defendeu a decisão, alegando que a espera pelo encerramento do processo judicial representa um caminho "para o colapso total do transporte público na cidade de São Paulo, cuja paralisação diária, é sabido, traz prejuízos financeiros incalculáveis para o Estado e para o próprio Brasil".

O ministro Cesar Rocha destaca a diferença de preços apresentada pela empresa vencedora e pela autora da ação cautelar e conclui que "os custos, taxas e despesas relativos a contratos de financiamentos semelhantes ao dos presentes autos, sem dúvida, obrigam uma rápida execução da obra, observadas as limitações técnicas e de segurança, sobretudo em períodos de instabilidade econômica mundial hoje verificada".

Fonte: Portal do Superior Tribunal de Justiça www.stj.gov.br

Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=5140
______________________________________________________________
Caramba, finalmente!!! A Siemens tinha feito um recurso durante a licitação, e perdeu. Depois ela questionou o contrato judicialmente, paralisando mais uma vez o processo. O que essas empresas não fazem... Bem que o Portella tinha falado, as empresas fazem um "salve-se quem puder", ficam se engalfinhando pelas licitações. Com isso, os projetos ficam sempre atrasando wll.


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 29 Out 2008, 23:13

afe, eu achava ja que o contrato tava fechado e pronto pra fabricar :(


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 29 Out 2008, 23:32

Na verdade, ele estava, a CAF já está até projetando os trens. Mas a parte formal ficou totalmente paralisada nessa parte do contrato assinado, por causa do questionamento judicial, e enquanto o processo não terminasse não haveria a certeza de que a licitação não seria anulada :gr:. Finalmente, parece que as coisas vão caminhar. Tomara que isso não atrase a entrega desses trens, no final de 2009/início de 2010.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 30 Out 2008, 16:03

will . escreveu:afe, eu achava ja que o contrato tava fechado e pronto pra fabricar :(
eu tbm :(


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 30 Out 2008, 18:44

Chupem o dedo empresas perdedoras, nao deixam a população sofrendo nos trens velhos! que diminuissem seus ENORMEEES LUCROS entao!

cambada de chato, e a nossa justiça da muita brechas para protestos e CHORADEIRAS....deixa a cptm melhora em paz

duvido que alguns desses caras peguem o trem!

wll wll nnoo
que raiva!!!!!

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 31 Out 2008, 12:36

arqpaulo escreveu:Chupem o dedo empresas perdedoras, nao deixam a população sofrendo nos trens velhos! que diminuissem seus ENORMEEES LUCROS entao!

cambada de chato, e a nossa justiça da muita brechas para protestos e CHORADEIRAS....deixa a cptm melhora em paz

duvido que alguns desses caras peguem o trem!

wll wll nnoo
que raiva!!!!!
No dia em que eu ver algum juíz pegar trem pra se dirigir ao trabalho, eu como pizza (me dá náuseas só de sentir o cheiro daquele troço).
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 31 Out 2008, 12:39

Evandro escreveu:
arqpaulo escreveu:Chupem o dedo empresas perdedoras, nao deixam a população sofrendo nos trens velhos! que diminuissem seus ENORMEEES LUCROS entao!

cambada de chato, e a nossa justiça da muita brechas para protestos e CHORADEIRAS....deixa a cptm melhora em paz

duvido que alguns desses caras peguem o trem!

wll wll nnoo
que raiva!!!!!
No dia em que eu ver algum juíz pegar trem pra se dirigir ao trabalho, eu como pizza (me dá náuseas só de sentir o cheiro daquele troço).
voce não gosta de pizza ? o0

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante