Página 1 de 1

Detalhamento técnico da Linha 4

Enviado: 05 Jun 2008, 17:11
por Tiago Costa
Oi pessoal! O Metrô, por volta de 2002, disponibilizou uma audiência pública de apresentação da Linha 4. Ela mostrava todas as características técnicas (não detalhadas, pois os projetos ainda tinham que ser feitos, ou eles não queriam revelar detalhes) da linha, desde a topografia até os sistemas elétricos. Esse projeto foi pouco alterado, teve a mudança do método construtivo, substituindo um dos tatuzões (seriam dois :shock: ) pelo método NATM, mudando a forma do outro tatuzão escavar (o plano original era que ele fosse escavar de República a Fradique Coutinho, e depois de República a Luz, sem destruir a República original), a retirada da Estação Três Poderes e a diminuição do headway de projeto de 90 para 75 segundos (que baita diminuição :shock: !). Mas o restante pouco foi alterado. Só que o Metrô retirou o acesso a essa apresentação, mas eu sabia uma forma de chegar até lá, através do site http://www.webarchive.org , que guarda versões mais antigas das páginas da web (consigo muita coisa legal com essa ferramenta :) ). Os arquivos são apresentações do PowerPoint transformadas em PDF, portanto, com pouco texto e bem sucintos. Bom, aqui vão os links:

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo1.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo2.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo3.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo4.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo5.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo6.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo7.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo8.pdf
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sum ... itulo9.pdf

Reparem em algumas coisas:
1. A quantidade de modificações de quantidade de estações
2. A dificuldade da linha em conseguir financiamento (a primeira tentativa foi em 1994).

Espero que gostem! :lol: :lol: :lol:

Enviado: 09 Jun 2008, 15:02
por Tiago Costa
HGPFILHO escreveu:Eu só vou falar uma coisa::



Tu é foda pá caramba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:


Meu que achado!!!! Nossa, esse material tá muito bom , mesmo sendo de alguns anos... Cacete, desde de 1940 pensava-se na linha amarela.Nossa, como as coisas foram mudando, ainda bem que aqui está documentado o que eram os projetos e objetivos originais!

Enviado: 09 Jun 2008, 15:03
por Tiago Costa
Hahahaha, valeu, HGP :?: ! Então, eu já conhecia esses documentos já faz um bom tempo, mas achei (ingenuamente) que iam deixar eles no ar pra sempre. Daí quando certas discussões voltaram à tona, acabei lembrando deles, mas foi bem difícil achar de novo. O webarchive.org ficou um tempão fora do ar, faz mais de um mês que venho tentando recuperá-los. Tenho eles em algum backup antigo, só que estão em Rio Preto, e vai saber onde tinha colocado, ehehe.

Enviado: 09 Jun 2008, 15:03
por Tiago Costa
will.dh escreveu:ah...muito bom

chama atenção o desnivel pra ir em direção a estação paulista :shock: ...que alias tava comentando no ssc tambem

e tambem o fato de terem retirado algumas estações...sem falar da sua perna sudeste e mais o ramal ...

tambem tem seus acidentes...desencontro de tuneis...

manda o papa benzer essa linha !

meu sonho é ver essa linha operando... :o