[Notícia] Linha 4 se integrando à Linha 1 no Leblon?

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[Notícia] Linha 4 se integrando à Linha 1 no Leblon?

Mensagem não lida por Vinicius » 02 Nov 2008, 00:17

METRÔ ATÉ O LEBLON

Sérgio Cabral pretende levar o metrô ao Leblon e à Barra.
A nova linha, a ser licitada, ligará a estação de Ipanema, que deve ser inaugurada em dezembro de 2009, até o futuro Parque Bossa Nova, na área hoje ocupada pelo 23º BPM. A idéia de Cabral é que o novo trecho Ipanema-Leblon faça parte de um pacote único, que inclua, finalmente, o início das obras da chamada Linha 4 (metrô da Barra).

LEBLON-BARRA...

Cabral tem conversado com o consórcio Rio-Barra, pool de três empresas que, no apagar das luzes do governo Marcello Alencar, em 1998, ganhou uma licitação para a construção do metrô no bairro dos emergentes.

O contrato previa que o Rio-Barra seria responsável por 55% dos investimentos e o governo, por 45%. Mas o projeto nunca foi levado muito a sério.

E O JARDIM BOTÂNICO?...

A prevalecer este novo projeto, fica comprometido o traçado original da Linha 4, que iria da Barra a Botafogo, passando pelo Jardim Botânico.
Além disso, o novo projeto prevê uma passagem de R$ 2,40, bem mais em conta que os R$ 6 necessários para viabilizar a ligação Barra-Botafogo.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadea ... 2008-11-01


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 02 Nov 2008, 00:28

Vocês se lembram que o Governo do Estado falou que estava estudando a hipótese de mudar o traçado da Linha 4? Por essas notas do Ancelmo Gois, parece que o governo pretende abandonar a extensão até Botafogo e transformar a estação do Leblon na estação terminal da Linha 4 e também de integração com a Linha 1. Eu não sei se isso é uma boa idéia. O que vocês acham?

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Nov 2008, 10:04

Acho q a Linha 4 deveria partir da estação RioSul,dali ele seguiria ao Humaitá passando por debaixo do cemiterio São João Batista e assim faria o trajeto passando pelo Jardim Botânico.Do Botafogo seria apenas criada uma linha de manobra dos trens que viessem da Linha 1 para ir abastecer a Linha 4...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 04 Nov 2008, 11:16

02.10.2008

Imagem

Fonte: O Globo.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 04 Nov 2008, 11:16

Pelo que eu entendi da reportagem, há duas hipóteses. A primeira é extender a Linha 1 até o futuro Parque da Bossa Nova, no Leblon, e depois prolongá-la até a Gávea, construindo no bairro uma estação de integração com a Linha 4, mas num local um pouco antes do Jockey Club. A segunda hipótese é desviar o traçado da Linha 4 em direção ao Leblon e lá construir a estação de integração entre as duas linhas. É isso mesmo ou eu entendi errado?

A boa notícia é que a extensão da Linha 4 até Botafogo parece que não foi abandonada. Só falta eles decidirem se vão desviar ou não a linha para o Leblon.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Nov 2008, 22:14

Sempre quis q a Linha 4 começasse assim:
Imagem
Com base no Google Earth fiz esse início da Linha 4(em verde),partindo da estação Rio Sul e mais acima repare a Linha 1 partindo da Usina,sem a idéia extravagante do ''anel'' da Linha 1,e a mesma indo até a Gavea/Joquéi.
Da estação da Gávea os trens procedentes da Linha 1 poderiam seguir por uma linha ''auxiliar'' até a Rio Sul e atender a Linha 4.
A linha amarela mais acima seria a Linha 4 partindo da Carioca,um projeto bem mais caro e que já foi ''abandonado''...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Leoferlopes
USUÁRIO JR
Mensagens: 40
Registrado em: 14 Ago 2008, 23:58

Até o Méier

Mensagem não lida por Leoferlopes » 05 Nov 2008, 15:16

Que eu saiba o projeto da linha 1 é com a constrção da estação uruguai levar o metrô até o méier passando por VILA ISABEL para chegar ao MÉIER.
Aliás eu acho que essa proposta é bem melhor se tiver integração então! A pessoa que mora na zona oeste e precisa ir a tijuca se optar a ir de trem tem que ir até a central ou são cristóvão para fazer a integração sendo que podia ir só até o meier! Porém se o metrô ir até Engenho de Dentro é melhor para ter integração! :D


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 05 Nov 2008, 18:46

^^

Esse era o projeto original do metrô para a Linha 1, que foi resgatado ano passado pela Opportrans como uma possível expansão a ser estudada, mas o projeto atual (e ideal), da RIOTRILHOS, e de transformar a linha em um anel metroviário.

Avatar do usuário

Leoferlopes
USUÁRIO JR
Mensagens: 40
Registrado em: 14 Ago 2008, 23:58

Mensagem não lida por Leoferlopes » 05 Nov 2008, 20:17

André Vasconcellos escreveu:Sempre quis q a Linha 4 começasse assim:
Imagem
Com base no Google Earth fiz esse início da Linha 4(em verde),partindo da estação Rio Sul e mais acima repare a Linha 1 partindo da Usina,sem a idéia extravagante do ''anel'' da Linha 1,e a mesma indo até a Gavea/Joquéi.
Da estação da Gávea os trens procedentes da Linha 1 poderiam seguir por uma linha ''auxiliar'' até a Rio Sul e atender a Linha 4.
A linha amarela mais acima seria a Linha 4 partindo da Carioca,um projeto bem mais caro e que já foi ''abandonado''...
A estação Rio sul será inaugurada quando?


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 06 Nov 2008, 00:36

^^

Não há previsão.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante