[Notícia] Estado lança em 30 dias edital do Expresso Aero...

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[Notícia] Estado lança em 30 dias edital do Expresso Aero...

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Nov 2008, 22:24

Estado lança em 30 dias edital do Expresso Aeroporto
Segunda-feira, 03 de Novembro de 2008 às 21h10

O Governo do Estado deve lançar no próximo mês o edital de licitação do Expresso Aeroporto, linha de trem rápido entre o bairro da Luz na Capital e o Aeroporto Internacional governador André Franco Montoro, localizado no bairro de Cumbica, em Guarulhos. A previsão foi anunciada pelo governador José Serra, na tarde desta segunda-feira, 3, durante audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o prefeito Gilberto Kassab no Palácio dos Bandeirantes.

“Nós deveremos soltar no próximo mês a licitação do Expresso Aeroporto, que incluirá o projeto executivo e as obras. Ao mesmo tempo, temos o plano de fazer o metrô leve, um veículo leve de transportes, da Estação São Judas do Metrô até Congonhas”, observou Serra.

Após o processo concluído, a expectativa é que em seis meses o vencedor da licitação possa assinar o contrato com o governo estadual. A concessão será de 35 anos para explorar o serviço, sendo três destes para concluir as obras e colocá-lo em funcionamento.

Vence o processo a empresa que apresentar a menor tarifa cujo teto foi fixado em R$ 28,00, valor que representa cerca de 1/3 do cobrado pelos táxis para o mesmo percurso. As tarifas serão reajustadas anualmente com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O Expresso ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de São Paulo “governador André Franco Montoro”. Será implementada uma nova via de 28,3 quilômetros de extensão. A estação central, que ficará em uma área entre as atuais estações Luz e Julio Prestes, funcionará como terminal aeroportuário com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, podendo realizar “check-in” de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. Também vão oferecer equipamentos como os existentes nos mais modernos aeroportos do mundo: escadas e esteiras rolantes, amplos estacionamento, shopping Center e remessa de encomendas.

O tempo de viagem é estimado em 20 minutos e a velocidade máxima do trem deverá ser de, no mínimo, 120 km/h. Estima-se no início da operação, o número médio de 19 mil usuários/dia, entre viajantes, acompanhantes e funcionários. Esse número poderá chegar a 42 mil com a expansão do aeroporto de Guarulhos. O intervalo entre os trens, com ar-condicionado e compartimentos especiais para bagagens, inicialmente será de 15 minutos, com redução para 12 minutos ao longo do período de concessão. Esse tempo poderá chegar a dez minutos, na plenitude do sistema.

O Expresso Aeroporto garantirá mais confiabilidade, conforto, comodidade e segurança para os deslocamentos entre o centro da capital e o Aeroporto de Guarulhos, resultando em economia de R$ 71 milhões/ano, considerando os tempos gastos nos deslocamentos. Segundo estudos da Secretaria de Transportes Metropolitanos, serão 100 ônibus a menos por dia na marginal do Tietê e redução de até 20 mil carros na mesma via. Somente com a queda do número de acidentes, a economia poderá chegar a R$ 18 milhões por ano.

Trem Guarulhos

A Linha 13-Jade fará a ligação entre a capital paulista e a segunda cidade mais populosa do Estado. As obras de infra-estrutura serão inteiramente realizadas pela concessionária, como obrigação contratual definida pelo Governo do Estado para a outorga do Expresso Aeroporto.

De acordo com o projeto de referência desenvolvido pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, a linha terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, ao longo de 20,8 quilômetros. Uma nova estação será erguida próxima ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães – CECAP. O serviço também obedecerá parada nas estações da Linha 12-Safira: Engenheiro Goulart, que ganhará um novo prédio, Penha (que será construída), Tatuapé e Brás, onde há acesso gratuito ao Metrô.

A grande vantagem do Trem de Guarulhos é que a integração entre as linhas ferroviárias e as do Metrô dará rapidez aos deslocamentos dos usuários de Guarulhos e acesso importante à região metropolitana de São Paulo.

Cleber Mata e Manoel Schlindwein com informações do da CPTM

Fonte: São Paulo - Notícias
Link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenot ... ?id=100211
__________________________________________________________________________
Espero que agora saia, porque já deveriam ter lançado o edital de licitação desde o final de setembro.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 03 Nov 2008, 23:20

Projeto executivo !!!!!! :DD :DD :DD :DD
Imagem


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Nov 2008, 23:37

Nossa, é mesmo :DD! Excelente, assim a empresa que ganhar vai poder começar as obras imediatamente!


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 04 Nov 2008, 10:39

Maravilha Alberto, fiquei feliz por estarem agilizando o expresso aeroporto!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 04 Nov 2008, 12:27

Ainda me paira uma dúvida muito grande. Hoje, existem dois "Airport Service": Um executivo, com ônibus que partem de hotéis, Av. Paulista, Congonhas e Shoppings, que custa R$ 27, se não me engano. Mas existe outro serviço, com ônibus comuns, que sai da estação Tatuapé, e custa R$ 3. Com certeza, quem trabalha no aeroporto, quem tem coisas para fazer no aeroporto e não tem dinheiro para gastar à toa, usa este serviço (eu mesmo só usei este nas vezes que precisei ir até lá). Levando-se em conta que este é o único jeito de chegar ao aeroporto de transporte coletivo (os ônibus intermunicipais que vão para Guarulhos não param no terminal de passageiros) e que o Trem de Guarulhos só irá até o Cecap, eis minha dúvida: Para ir até Cumbica, a pessoa será obrigada a gastar R$ 28, já que deve ser extinto o serviço da EMTU?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 04 Nov 2008, 13:12

^^

Ponte Orca Aeroporto de Cumbica :lol: :lol: :lol: :lol:


:( :( :(
Imagem


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 04 Nov 2008, 16:01

O traçado do expresso aeroporto até que é interessante, mais o projeto do "trem de guarulhos" pra mim ´parece mais um "puxadinho"! Olçha que coisa mais mal pensada, vai concentrar todos os deslocamentos de guarulhos para o bairro do CECAP, isso um bairro residencial, e muito bom atualmente, vão acabar com o bairro, não seria mais proveitoso fazer um traçado que atendesse mais a cidade de guarulhos, alguma coisa partindo da estação abandonada que existe abaixo da Pedro II, passando pela vila maria, centro de guarulhos e chegando ao aeroporto, não seria mais eficiente e atenderia melhor a cidade, que mesmo sendo a segunda maior do estado, não possui infra-estrutura de transporte, não possui um terminal de ônibus sequer, sendo que cidade menores possuem vários??? Melhorar, pra mim, a única coisa boa para a região será o TEU metropolitano, que partira da estação tucuruvi, e terá um trajeto que benificiará a cidade.

Para quem tiver curiosidade, procure sobre o projeto ALTA VIA, e a proposta do CONSÓRCIO NOVA METROPOLE para o projeto do expresso aeroporto e o trem de guarulhos muito mais interessante.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 04 Nov 2008, 16:41

^^
não vai concentrar TODOS os deslocamentos de Guarulhos, ainda existirão as linhas de ônibus que irão para o Metrô Armenia e Tucuruvi, que para muitas pessoas é muito mais interessante que dar a volt6a pela ZL


O projeto do trem de guarulhos é exatamente isso, um "puxadinho".
Se fizessem só a via do EA, iriam reclamar que a CPTM não atende a populaçãoda Guarulhos, daí aproveitaram a faixa de dominio pra incluir a linha 13/G
Imagem


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 04 Nov 2008, 18:07

com todo respeito, sei que talvez nao tenha muito a ver...mas tem um pouco sim...mas

Guarulhos joga 100% do esgoto deles sem tratamento nenhum direto no rio Tietê, so' poria trem pra eles depois que eles parassem de fazer essa sacanagem, seria uma especie de outorga honerosa, é muita folga!

ouvi uma entrevista no novo prefeito de Guarulhos onde ele prometeu tratar o esgoto agora!!! tomara!

a situação poderia melhorar com o terminal de onibus no metro tucuruvi, a estação armenia e' uma boa opção tambem.

fiquei com medo agora, so' falta o povo do CECAP dar uma de estação tres poderes ou galeria adolfo pinheiro :O

enfim, pra mim ja ta otimo essas duas novas linhas pra Guarulhos

abçs


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 04 Nov 2008, 19:07

E mais uma duvida me paira sobre este assunto:

As linhas 13 e 14, irão fazer compartilhamento de vias com a linha 12, entre Engº Goulart e Brás? Se for desse jeito, já imagino a bagunça que vai ser nesse trecho.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Nov 2008, 23:58

Não, só a Linha 13 vai compartilhar vias com a Linha 12 entre as estações Eng. Goulart e Brás. A Linha 14 vai ter vias exclusivas. Aliás, como o intervalo projetado para a Linha 14 não vai ser de menos de 10 minutos, grande parte da via será singela, com alguns pontos de cruzamento. Acredito que a quantidade de cruzamentos a serem construídos permitirá até 10 trens rodando simultaneamente.


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 05 Nov 2008, 10:10

Sobre os deslocamentos, creio eu que não seria 100%, mais uns 80% seriam concentrado na estação CECAP, pelo menos, se a linha 13 sair antes que o corredor tucuruvi aeroporto, isso pode acontecer, pois a cidade não possui uma infra-estrutura de transporte, não existe terminais de transferencias, e são dependentes dos terminais que existem em são paulo, como o armenia, metro penha, mercado da penha e metro braz. Os deslocamentos de são paulo para guarulhos acontece para os bairros além do CECAP, pois são bairros dormitórios, pode se ver pelas linhas que partem do armenia sempre super carregadas, com destino ao Pq. Continental, Taboão, Haroldo Velozo, Santos Dummont, etc...

Sobre o compartilhamento com a linha 12, a linha 13 parece que irá compartilhar até à estação Engenheiro Goulart, que será construida uma nova, e será construida uma estação na Penha 9que poderá ter o nome de Cangaiba ou Vila Andrade), próximo às pontes que ligam a Av. Tiquatira com a Marginal e a Fernão Dias, e ali também terá um terminal rodoviário com ligação pela Marginal...


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Nov 2008, 18:14

^^
Sim, Eng Goulart seria reconstruída, e a nova estação teria duas plataformas centrais e 4 vias.


Acho que a estação Penha/Tiquatira/Vila Andrade/Cangaíba também deveria contemplar a linha 13.
Imagem


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 06 Nov 2008, 09:23

Como citei anteriormente ai vai a proposta do CONSÓRCIO METROPOLE, o traçado de um "outro" projeto para o trem de Guarulhos (linha 13), que seria mais uma linha de metro, e o expresso aeroporto.

Imagem

Desculpe se não está bem nitido, mais dá pra se ter uma idéia...

ela partiria da estação Barra Fumda, seria via elevada, passaria por cima da marginal, em via elevada, teria uma estação no Pq. do anhembi, e outra na estação Tiete do Metro, Seguiria elevada pela Dutra, teria uma estação na Vila Maria, até chegar guarulhos, onde seria subterranea, e teria uma estação no centro, e continuaria subterranea, parece que por baixo da Av. tiradentes em guarulhos, até o CECAP, onde ficaria em superficie, e teria uma estação intermodal, que intregaria essa "linha de metro", com o futuro corredor EMTU, e os ônibus urbanos, e seguiria até o aeroporto, onde teria uma estação, em Taboão ficaria o patio.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 06 Nov 2008, 19:16

Expresso Aeroporto: edital pode sair em 1 mês

06/11/2008

O presidente da CPTM, Sergio Avelleda, afirmou nesta quinta-feira (6), após palestra no seminário da feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo, que o edital de concessão do Expresso Aeroporto deve ser divulgado em um prazo de 30 dias. Para tal, a operadora precisa responder ás questões levantadas durante audiência pública ocorrida no último mês de agosto. “Dentro de 15 dias vamos publicar as respostas e, 15 dias depois, lançaremos o edital”, afirmou Avelleda.

Sobre a possível inclusão do aeroporto de Guarulhos no traçado do TAV Rio-SP-Campinas, o que poderia afastar investidores da futura linha da CPTM, Avelleda afirmou que “o Expresso Aeroporto é incumbência do Governo de São Paulo, e que cabe ao Governo federal” – que ainda não definiu o traçado do TAV – “integrar as linhas, não fazê-las que se tornem concorrentes”.

Fonte: Revista Ferroviária - Notícias
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7261
_____________________________________________________________
Então é esse o problema: as perguntas ainda não foram respondidas. Sem isso, a licitação fica travada. Tomara que eles divulguem logo as respostas. Para quem não sabe, foram feitas "apenas" 51 perguntas na audiência pública :O.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 07 Nov 2008, 16:05

Existem duas linhas com projetos de traçado até Guarulhos, a 4 e a 5. Creio que Guarulhos (centro) ainda será atendida por uma delas. O mais lógico seria a 4, pois é curta e não será tão carregada, além de seguir em linha reta. A linha 5 também tem este projeto (entre outros), mas seria menos inteligente, pois ficaria longa demais, o que não é bom operacionalmente, por vários motivos. A linha da CPTM realmente é um puxadinho, e não tem pretensão de ser outra coisa, como mostram as próprias projeções de demanda, frota e headway, da própria CPTM. Mas será um puxadinho útil para quem mora no CECAP e Taboão, bairros pupolosos e que tem como único acesso decente a Dutra, que é uma indecência no horário de pico, além de levar diretamente à Penha, um dos pólos de atração de Guarulhos. Mas na minha opinião, o problema de Guarulhos não é unicamente uma linha que atenda ao centro, mas sim a periferia. Já trabalhei em Guarulhos, e todo ano faço treinamento de brigada de incêndio lá e, com todo o respeito a quem mora lá, Guarulhos é a segunda maior cidade do estado, mas isto não se traduz em desenvolvimento: é uma imensa "cidade-dormitório". Há bairros extremamentes populosos, como Pimentas e Bonsucesso, que são carentes em tudo, inclusive em transporte, e que não seriam tão beneficiados com uma linha no centro de Guarulhos, pois estes bairros também são longe do centro. Esta região de Guarulhos está próxima da linha 12, e pela lógica, depois da linha reformada e com capacidade condizente de transporte, a dinâmica de transporte da região mudará: ao invés de dezenas de linhas sobrepostas com destino às estações Armênia e Tietê, estas linhas deverão abastecer o sistema troncal metroferroviário em São Miguel e Itaim Paulista, reduzindo o percurso de ônibus, mas dando pleno acesso à rede mais próximo das residências.


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 10 Nov 2008, 13:39

O que aconteceu com Guarulhos em seu processo de formação urbana, não foi um Desenvolvimento, mais sim um Crescimento, pois hoje a maioria das empresas que ajudaram Guarulhos a crescer não estão mais lá, então a cidade é super dependente de São Paulo, se falar que o aeroporto e os hoteis que hoje tem lá, são o impusso da economia, então logo a cidade vai falir, por isso a cidade tem ZERO de infra-estrutura de tyransporte, não falando de trens e metros, mais sim de ônibus.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 10 Nov 2008, 15:35

gospelrafa escreveu:O que aconteceu com Guarulhos em seu processo de formação urbana, não foi um Desenvolvimento, mais sim um Crescimento, pois hoje a maioria das empresas que ajudaram Guarulhos a crescer não estão mais lá, então a cidade é super dependente de São Paulo, se falar que o aeroporto e os hoteis que hoje tem lá, são o impusso da economia, então logo a cidade vai falir, por isso a cidade tem ZERO de infra-estrutura de transporte, não falando de trens e metros, mais sim de ônibus.
Sim, mas esta falta de estrutura vem justamente do crescimento desordenado que ocorreu na cidade. Já trabalhei no Pimentas, e vi isso de perto. A reforma estrutural tem de ser grande, e com certeza um transporte troncalizado de média (corredor EMTU) e alta capacidade (trens) além de necessário, contribuirá para a mudança de perfil da cidade, passando de dormitório para um pólo regional. Tamanho e população para isso, tem de sobra.


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 28 Nov 2008, 14:18

Aqui vai uma imagem do Atual traçado do Expresso Aeroporto e do Trem de Guarulhos.

Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante