Página 1 de 2

Retrospectiva CPTM 2008

Enviado: 01 Dez 2008, 18:20
por HGP
Hora de relembrarmos os avanços, as notícias, as inaugurações, os trens novos e reformados, enfim, tudo que foi importante no andamento da CPTM nesse ano.

Na minha opinião, não pode faltar falar

1)as novas estações que ganhamos na linha Esmeralda e na linha Safira, bem como a reforma de algumas.
2) lembrar dos novos trens que foram chegando, os trens reformados,
3)umento da demanda da linha Esmeralda e Safira,
4)s bicicletários e paraciclos,
5) O VLT de Mogi agora virando VLT Poá-Mogi

Enfim, o que mais marcou em você a CPTM em 2008?

Enviado: 01 Dez 2008, 18:57
por Will .
quando eu penso em CPTM nesse ano, vem logo na minha cabeça o grande aumento de passageiros transportados por ela...
além disso, lembro também das novas estações

e tambem acho que a CPTM termina o ano com um futuro mais claro e melhor em relação ao inicio do ano

é isso :D

Re: Retrospectiva CPTM 2008

Enviado: 01 Dez 2008, 19:31
por Tiago Costa
HGPFILHO escreveu:3)umento da demanda da linha Esmeralda e Safira
Grande aumento da demanda em TODAS AS LINHAS, eheheheh. A linha que cresceu menos foi a Linha 10, que cresceu incríveis 16,5%, ultrapassando os 300.000 passageiros diários transportados.

Em todas as linhas, o crescimento foi (até setembro):

Código: Selecionar todos

Linha      2007      2008/set  2007-2008/set
Linha 7   344.173    402.951    17,08%
Linha 8   331.091    409.577    23,71%
Linha 9   128.681    200.069    55,48%
Linha 10  264.805    308.598    16,54%
Linha 11  379.485    450.127    18,62%
Linha 12  135.716    159.498    17,52%
Rede      1.583.951  1.930.820  21,90%

Enviado: 01 Dez 2008, 21:24
por Thiago Dias
Não sei como cresceram tanto, mesmo com demanda reprimida :lol:
Mesmo com os 'Sóquebras' e os trens reformados, o serviço tem muito o que evoluir... Opinião de usuário :D
Pra mim, enquanto o povão não parar de chamar a CPTM de 'trenzão' nunca vai haver respeito :( Bem, isso é minha opinião... Que cada um faça sua parte ;)
Esses bicicletários são poucos ainda, há muito o que evoluir! A intenção é o que vale!
:beer:

Enviado: 01 Dez 2008, 21:49
por Vicente
Com certeza, Tiago!
A CPTM tá melhorando, e muito. mas o caminho é loooongo!
Existe o respeito do usuário à empresa (que aos poucos vem aumentando).
E o melhor de tudo é a "demanda reprimida" que vem sendo liberada. Sinal de que o povo tá quebrando o preconceito, devagarzinho.

Enviado: 01 Dez 2008, 22:13
por Thiago Dias
^^ Todo dia quando vou trabalhar, tá um p** trânsito lá na Marginal, e o que eu ouço de nego falando que quer comprar carro, moto, pra não andar mais nessa m*** de trem quente e lotado... Além do respeito, as pessoas precisam evoluir, entender que transporte público não é coisa de "pobre", é um bem de todos. Somos nós que pagamos por isso.
Quando a sociedade entender isso, o preconceito vai diminuir, vamos ver menos carros nas ruas, menos poluição, menos trânsito ;)
Bem, cada cabeça uma sentença :D

Re: Retrospectiva CPTM 2008

Enviado: 01 Dez 2008, 22:38
por HGP
Tiago Costa escreveu:
HGPFILHO escreveu:3)umento da demanda da linha Esmeralda e Safira
Grande aumento da demanda em TODAS AS LINHAS, eheheheh. A linha que cresceu menos foi a Linha 10, que cresceu incríveis 16,5%, ultrapassando os 300.000 passageiros diários transportados.

Em todas as linhas, o crescimento foi (até setembro):

Código: Selecionar todos

Linha      2007      2008/set  2007-2008/set
Linha 7   344.173    402.951    17,08%
Linha 8   331.091    409.577    23,71%
Linha 9   128.681    200.069    55,48%
Linha 10  264.805    308.598    16,54%
Linha 11  379.485    450.127    18,62%
Linha 12  135.716    159.498    17,52%
Rede      1.583.951  1.930.820  21,90%
Valeu pela correta informação. Ao menos acertei que proporcionalmente a 9 aumentou mais! :D

Enviado: 01 Dez 2008, 22:50
por Tiago Costa
Acertou sim :D! E as próximas linhas a registrarem grandes aumentos de passageiros transportados serão as linhas 7 e 12, com novos trens. Antes disso, linhas 11 ("banda B") e 12 vão registrar um aumento gradativo, com a chegada de mais trens reformados.

Enviado: 01 Dez 2008, 23:11
por HGP
Acho que o Thiago e o Vicente tocaram num ponto que em 2008 mudou na cptm - a percepção, por parte da população, de uma companhia que está tentando melhorar. Não é o ideal, mas em vista do que já foi, podemos dizer que houve avanços significativos. Passamos a ver a CPTM mais integrada ao metrô e com uma importância maior dentro do contexto transporte sobre trilhos metropolitanos. Ou vocês não acham:?

Enviado: 01 Dez 2008, 23:27
por Lipe Andreense
Eu me lembro que há um tempo atrás, num churrasco em família, alguem comentou de ir de Santo André pra São Paulo de trem, dizendo que usou em algum momento da década de 90, e que nunca mais ia usar.

Aí minha prima logo disse: "Ta precisando se informar mais. os trens aqui no ABC agora tem ar condicionado e bancos estofados. Mil vezes melhor.


Eu nem fiquei feliz nessa hora...





O que eu gostei mais nesse ano foi a sorte de poder acompanhar todas as inauguraçãoes das estações, na Zona Sul e Leste de SP (só ficou faltando estações fora de SP, mas não vou tocar nesse ponto... :rl: ).

A compra dos novos trens (embora sejam uma grande porcaria da Alstom...)
A reforma dos 5500 e 4400
A diminuição dos intervalos em todas as linhas, e não em uma só, como acontecia antes.


Eu observei que esse ano as manutenç~eos parecem ter aumentado de numero, embora aumentasse a espera no FDS, isso é bom, significa que estão investindo mais na preventiva, embora ainda tenham que correr muito atrás do tempo perdido.



Enfim, parece que o Governo olhou mais para a CPTM, mesmo sob essa ótica do "metro de superficie" que não me agrada muito, mas colocando trem novo e melhorando as condições operacionais, pode chamar do que quiser.


Só uma coisinha que me deixa ainda triste: cadê as melhorias na linha 10 ????????????
pelo menos agora estão reformando algumas estações, estão ficando muito boas (apesar da pessima escolha de cores)

Enviado: 01 Dez 2008, 23:35
por Tiago Costa
Também acho uma injustiça essa grande demora nas melhorias da Linha 10. Acho que estão deixando para melhorar pra valer só quando forem implantar o Expresso ABC. Mas ele está demorando muito para sair! Assim não dá, a Linha 10 precisa de melhorias AGORA. Espero que tenhamos boas notícias no início do ano que vem para ela.
HGPFILHO escreveu:Acho que o Thiago e o Vicente tocaram num ponto que em 2008 mudou na cptm - a percepção, por parte da população, de uma companhia que está tentando melhorar. Não é o ideal, mas em vista do que já foi, podemos dizer que houve avanços significativos. Passamos a ver a CPTM mais integrada ao metrô e com uma importância maior dentro do contexto transporte sobre trilhos metropolitanos. Ou vocês não acham:?
Bom, mais integrada não sei, porque em termos de integração continua tudo igual desde 2007. Em relação à oferta no pico, as linhas 7 e 8 melhoraram um pouquinho, com dois trens a mais na Linha 7 e um a mais na Linha 8, eu acho, mas essa mudança fez pouca diferença no pico. A única linha que teve um aumento significativo de oferta no pico foi a Linha 9. Mas o que mais fez diferença foi a ampliação do horário de pico, e a redução dos intervalos no vale entre picos em todas as linhas, com destaque para as linhas 9 e 11 (Expresso Leste), com intervalos de 8 minutos, Linha 8 com intervalos de 10 minutos, e linhas 7, 10, 11 ("banda B") e 12 com 12 minutos. Fora que nas linhas 9 e 11, o intervalo máximo agora é de 10 e 12 minutos, respectivamente. Acredito que com a recente mudança nas manobras do Expresso Leste na Estação da Luz, o intervalo no pico vai ser reduzido de 6 para 5 minutos, creio. Ou até mesmo para 4,5/4 minutos, quem sabe :D!

Enviado: 01 Dez 2008, 23:43
por HGP
Comparativamente, entre CPTM e Metrô, o ano de 2008 foi o ano da CPTM, no sentido de maiores e melhores intervenções no sistema....

Enviado: 01 Dez 2008, 23:47
por HGP
Mas concordo com o Lipe no sentido da linha 10 ter ficado atrás nesse ano no quesito de melhorias/intervenções, dada a região que atravessa, se bem que no final do ano começaram a aparecer algumas coisinhas como as que estão sendo feitas nas estações de Santo André para a frente....Talvez a integração linha 2 x linha 10 seja o START de um processo maior de revitalização como foi o da 9 e o da 12....

Enviado: 02 Dez 2008, 00:03
por Haiser
Nada de novo para a Linha 8 também (tirando o fato sobre 1 trem a mais q o Tiago acabou de comentar.)

Enviado: 02 Dez 2008, 00:06
por HGP
haiser escreveu:Nada de novo para a Linha 8 também (tirando o fato sobre 1 trem a mais q o Tiago acabou de comentar.)
Mas a PPP que saiu da reforma dos trens promete... Isso a 10 não teve ainda...

Enviado: 02 Dez 2008, 00:08
por Tiago Costa
Bom, o edital ainda tem que sair, mas acho que sai no ano que vem. Assim esperamos! Realmente nisso a Linha 8 está melhor que a Linha 10.

Enviado: 02 Dez 2008, 00:09
por Caco
Em 2008 passei a utilizar a Linha 11 da CPTM diariamente (segunda a sexta-feira), desde que comecei a trabalhar em Ferraz de Vasconcelos, deslocando-me entre aquela cidade e a minha Mogi das Cruzes (estação central).

Enviado: 02 Dez 2008, 00:10
por Tiago Costa
Você está devendo uns relatos de como está a extensão da Linha 11 :@: :lol:!

Enviado: 02 Dez 2008, 00:11
por HGP
cacobianchi escreveu:Em 2008 passei a utilizar a Linha 11 da CPTM diariamente (segunda a sexta-feira), desde que comecei a trabalhar em Ferraz de Vasconcelos, deslocando-me entre aquela cidade e a minha Mogi das Cruzes (estação central).
E o que você notou de evolução no sistema da 11 ao longo do ano?

Enviado: 02 Dez 2008, 00:24
por Caco
Na verdade eu passei a utilizá-la diariamente há cerca de um mês e farei este percurso pelo menos até janeiro de 2010, quando poderei tentar uma transferência aqui pra Mogi.

A maior diferença que vi neste ano foi a maior presença das composições reformadas operando na Linha 11, tendo em vista que no fim do ano passado a Linha 12 havia roubado quase a totalidade das composições que haviam sido reformadas. Ainda se vêem trens com vidros opacos e prenchas de madeira fazendo o lugar do piso, mas em bem menos quantidade.

Outra coisa que notei foi que quase todas as estações da Linha 11 estão passando por reformas, principalmente nas plataformas, que estão tendo os pisos trocados e nivelados e algumas coberturas foram ampliadas para toda a extensão das plataformas.